Dignidade organizacional: um estudo em uma organização financeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23384 |
Resumo: | Dignidade é um tema discutido principalmente pela filosofia quando referente ao ser humano.No âmbito das organizações, as discussões vêm ocorrendo principalmente relacionadas à dignidade no trabalho e do trabalhador. Alguns esforços vêm sendo feitos para conceituar o que seja dignidade organizacional. Este trabalho objetivou identificar as práticas, atributos e valores relativos à dignidade organizacional de uma instituição financeira, na percepção de seus empregados. A pesquisa foi desenvolvida em um banco privado e classifica-se como descritivo-exploratória, utilizando o método quantitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário sobre práticas, atributos e valores relativos à dignidade organizacional,desenvolvido e validado por Teixeira et al. (2011). A amostra não-probabilística foi composta por 103 casos válidos. Os dados foram tratados mediante estatística descritiva e técnicas paramétricas e não paramétricas. A análise dos dados revelou que algumas práticas relativas à dignidade organizacional não são percebidas pelos empregados do banco como tal. As práticas referentes a promover o desenvolvimento do empregado foram as menos percebidas pelos respondentes, ao passo que as práticas que compõem o fator não engana os stakeholders foram as práticas que mais caracterizam a dignidade do banco pesquisado,segundo os respondentes. A análise de dados também revelou que homens e mulheres percebem diferentemente as práticas referentes a promover o desenvolvimento dos empregados. A pesquisa comparou, ainda, os resultados dessa amostra com o estudo de Teixeira et al. (2011) com trabalhadores brasileiros e os resultados apontaram diferenças estatisticamente significativas em práticas e atributos relativos à dignidade organizacional entre os dois grupos: trabalhadores brasileiros e bancários. |
id |
UPM_e5bc846773e2a93a5a0a3ee92d441b04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/23384 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/8337097124162117Santana, Magda MagnoliaDomenico, Silvia Marcia Russi dehttp://lattes.cnpq.br/75694087915353862016-03-15T19:25:46Z2020-05-28T18:03:50Z2012-02-072020-05-28T18:03:50Z2011-12-15Dignidade é um tema discutido principalmente pela filosofia quando referente ao ser humano.No âmbito das organizações, as discussões vêm ocorrendo principalmente relacionadas à dignidade no trabalho e do trabalhador. Alguns esforços vêm sendo feitos para conceituar o que seja dignidade organizacional. Este trabalho objetivou identificar as práticas, atributos e valores relativos à dignidade organizacional de uma instituição financeira, na percepção de seus empregados. A pesquisa foi desenvolvida em um banco privado e classifica-se como descritivo-exploratória, utilizando o método quantitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário sobre práticas, atributos e valores relativos à dignidade organizacional,desenvolvido e validado por Teixeira et al. (2011). A amostra não-probabilística foi composta por 103 casos válidos. Os dados foram tratados mediante estatística descritiva e técnicas paramétricas e não paramétricas. A análise dos dados revelou que algumas práticas relativas à dignidade organizacional não são percebidas pelos empregados do banco como tal. As práticas referentes a promover o desenvolvimento do empregado foram as menos percebidas pelos respondentes, ao passo que as práticas que compõem o fator não engana os stakeholders foram as práticas que mais caracterizam a dignidade do banco pesquisado,segundo os respondentes. A análise de dados também revelou que homens e mulheres percebem diferentemente as práticas referentes a promover o desenvolvimento dos empregados. A pesquisa comparou, ainda, os resultados dessa amostra com o estudo de Teixeira et al. (2011) com trabalhadores brasileiros e os resultados apontaram diferenças estatisticamente significativas em práticas e atributos relativos à dignidade organizacional entre os dois grupos: trabalhadores brasileiros e bancários.Dignity is a subject discussed mainly by philosophy when referring to human beings. Within organizations, the discussions have been occurring mainly related to dignity at work and the worker. Some efforts have been made to conceptualize what is organizational dignity. This study aimed to identify the practices, attributes and values for the dignity of a financial organization, according to the perception of its employees. The study was conducted in a private bank and is classified as descriptive and exploratory, using the quantitative method.The data collection was conducted through a questionnaire on practices, attributes and values related to organizational dignity, developed and validated by Teixeira et al . (2011). The nonprobability sample consisted of 103 valid cases. The data were processed by descriptive statistics and parametric and nonparametric techniques. Data analysis revealed that some organizational practices relating to dignity are not perceived by employees of the bank as such. Practices related to promoting employee development were the least perceived by the respondents, while the practices of the factor 'did not fool the stakeholders were that most characterized the dignity of the bank, according to respondents. Data analysis also revealed that men and women perceive differently practices related to promoting the development of employees. The research compared also the results of this sample with the study of Teixeira et al. (2011) with Brazilian workers and the results showed statistically significant differences in practices and attributes relating to organizational dignity between the two groups: Brazilian workers and bankers.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23384porUniversidade Presbiteriana Mackenziedignidade organizacionalempresa dignabancosorganizational dignitydignity companybanksCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/2852/Magda%20Magnolia%20Santana.pdf.jpgDignidade organizacional: um estudo em uma organização financeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIETeixeira, Maria Luisa Mendeshttp://lattes.cnpq.br/2179893747302901Dias, Sonia Maria Rodrigues Caladohttp://lattes.cnpq.br/2605415146843412BRAdministraçãoUPMAdministração de EmpresasORIGINALMagda Magnolia Santana.pdfMagda Magnolia Santana.pdfapplication/pdf872968https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/00f2a364-435e-4ce1-b812-c70105f93e6f/download46547ddc1f60d13ec598e04862f90148MD51TEXTMagda Magnolia Santana.pdf.txtMagda Magnolia Santana.pdf.txtExtracted texttext/plain182308https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/809ca0ef-b243-4052-95e9-d03f0669dc31/downloadc9276440475be7692d89a4457946629dMD52THUMBNAILMagda Magnolia Santana.pdf.jpgMagda Magnolia Santana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1208https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/397fdc62-7787-411c-a677-1079829047b6/downloadfa9c3d0384095b494b7a06cb73ea2a58MD5310899/233842022-03-14 16:11:50.973oai:dspace.mackenzie.br:10899/23384https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:11:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Dignidade organizacional: um estudo em uma organização financeira |
title |
Dignidade organizacional: um estudo em uma organização financeira |
spellingShingle |
Dignidade organizacional: um estudo em uma organização financeira Santana, Magda Magnolia dignidade organizacional empresa digna bancos organizational dignity dignity company banks CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
title_short |
Dignidade organizacional: um estudo em uma organização financeira |
title_full |
Dignidade organizacional: um estudo em uma organização financeira |
title_fullStr |
Dignidade organizacional: um estudo em uma organização financeira |
title_full_unstemmed |
Dignidade organizacional: um estudo em uma organização financeira |
title_sort |
Dignidade organizacional: um estudo em uma organização financeira |
author |
Santana, Magda Magnolia |
author_facet |
Santana, Magda Magnolia |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8337097124162117 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Magda Magnolia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Domenico, Silvia Marcia Russi de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7569408791535386 |
contributor_str_mv |
Domenico, Silvia Marcia Russi de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
dignidade organizacional empresa digna bancos |
topic |
dignidade organizacional empresa digna bancos organizational dignity dignity company banks CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
organizational dignity dignity company banks |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
description |
Dignidade é um tema discutido principalmente pela filosofia quando referente ao ser humano.No âmbito das organizações, as discussões vêm ocorrendo principalmente relacionadas à dignidade no trabalho e do trabalhador. Alguns esforços vêm sendo feitos para conceituar o que seja dignidade organizacional. Este trabalho objetivou identificar as práticas, atributos e valores relativos à dignidade organizacional de uma instituição financeira, na percepção de seus empregados. A pesquisa foi desenvolvida em um banco privado e classifica-se como descritivo-exploratória, utilizando o método quantitativo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário sobre práticas, atributos e valores relativos à dignidade organizacional,desenvolvido e validado por Teixeira et al. (2011). A amostra não-probabilística foi composta por 103 casos válidos. Os dados foram tratados mediante estatística descritiva e técnicas paramétricas e não paramétricas. A análise dos dados revelou que algumas práticas relativas à dignidade organizacional não são percebidas pelos empregados do banco como tal. As práticas referentes a promover o desenvolvimento do empregado foram as menos percebidas pelos respondentes, ao passo que as práticas que compõem o fator não engana os stakeholders foram as práticas que mais caracterizam a dignidade do banco pesquisado,segundo os respondentes. A análise de dados também revelou que homens e mulheres percebem diferentemente as práticas referentes a promover o desenvolvimento dos empregados. A pesquisa comparou, ainda, os resultados dessa amostra com o estudo de Teixeira et al. (2011) com trabalhadores brasileiros e os resultados apontaram diferenças estatisticamente significativas em práticas e atributos relativos à dignidade organizacional entre os dois grupos: trabalhadores brasileiros e bancários. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-12-15 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-02-07 2020-05-28T18:03:50Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:25:46Z 2020-05-28T18:03:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23384 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23384 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/00f2a364-435e-4ce1-b812-c70105f93e6f/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/809ca0ef-b243-4052-95e9-d03f0669dc31/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/397fdc62-7787-411c-a677-1079829047b6/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
46547ddc1f60d13ec598e04862f90148 c9276440475be7692d89a4457946629d fa9c3d0384095b494b7a06cb73ea2a58 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819967442780160 |