A fotografia como instrumento de educação visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24798 |
Resumo: | A imagem foi, e ainda é, um dos principais meios de comunicação da história da humanidade, ganhando extrema importância com o advento das tecnologias e mídias inovadoras, as quais tem se tornado, paulatinamente, indispensáveis no cotidiano do homem contemporâneo. A necessidade de uma alfabetização visual, que se expressa em várias referências, como leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Neste trabalho será abordada a imagem fotográfica como elemento importante no desenvolvimento da alfabetização visual, conhecimento estético e a capacidade de ler e interpretar signos imagéticos, tendo como ponto de partida a educação pela arte. Assim este trabalho propõem uma leitura de imagens fotográficas fundamentada na sintaxe visual, analisando elementos básicos como ponto, linha, forma, cor, luz e sombra e perspectiva que serão apresentadas de forma independente e autônoma, para uma compreensão mais ampla de imagens fotográficas e ao mesmo tempo uma alfabetização visual. |
id |
UPM_e5df6a4bfac18f45222e913734993368 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24798 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/4808339542698874Afonso, Diogo RodriguesRizolli, Marcoshttp://lattes.cnpq.br/77472033632142412016-03-15T19:42:49Z2020-05-28T18:10:56Z2014-10-212020-05-28T18:10:56Z2014-08-15A imagem foi, e ainda é, um dos principais meios de comunicação da história da humanidade, ganhando extrema importância com o advento das tecnologias e mídias inovadoras, as quais tem se tornado, paulatinamente, indispensáveis no cotidiano do homem contemporâneo. A necessidade de uma alfabetização visual, que se expressa em várias referências, como leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Neste trabalho será abordada a imagem fotográfica como elemento importante no desenvolvimento da alfabetização visual, conhecimento estético e a capacidade de ler e interpretar signos imagéticos, tendo como ponto de partida a educação pela arte. Assim este trabalho propõem uma leitura de imagens fotográficas fundamentada na sintaxe visual, analisando elementos básicos como ponto, linha, forma, cor, luz e sombra e perspectiva que serão apresentadas de forma independente e autônoma, para uma compreensão mais ampla de imagens fotográficas e ao mesmo tempo uma alfabetização visual.This was, and still is, a major means of communication in human history, gaining utmost importance with the advent of innovative technologies and media, which has become, gradually, in the everyday essentials of contemporary man. The need for visual literacy, which is expressed in several references, such as image reading and critical understanding of visual culture. This work will look at the photographic image as an important element in the development of visual literacy, aesthetic knowledge and the ability to read and interpret pictorial signs, taking as a starting point for art education. So this paper proposes a strategy based on visual syntax reading, analyzing basic elements such as point, line, shape, color, light and shadow, perspective separately, for a broader understanding and reading of images while a possible visual literacy.Instituto Presbiteriano Mackenzieapplication/pdfAFONSO, Diogo Rodrigues. A fotografia como instrumento de educação visual. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24798porUniversidade Presbiteriana Mackenziefotografiaeducação do olharsintaxe visualcultura visualinterdisciplinaridadephotographysyntax visualvisual cultureinterdisciplinary educationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4182/Diogo%20Rodrigues%20Afonso.pdf.jpgA fotografia como instrumento de educação visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMello, Regina Lara Silveirahttp://lattes.cnpq.br/0439114372762829Almeida Junior, João Baptista dehttp://lattes.cnpq.br/5318059095732281BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALDiogo Rodrigues Afonso.pdfDiogo Rodrigues Afonso.pdfapplication/pdf10692955https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e0af5def-3142-4a95-b66c-7d0909f2fd39/download83768886e142c047067946ad0c00e72dMD51TEXTDiogo Rodrigues Afonso.pdf.txtDiogo Rodrigues Afonso.pdf.txtExtracted texttext/plain88120https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4e97f183-121c-4ca3-b18b-4ed4f3343bd9/downloadccacd73d65e8a637ca9807c8e80ee130MD52THUMBNAILDiogo Rodrigues Afonso.pdf.jpgDiogo Rodrigues Afonso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/02a53f68-8290-40c5-8560-674d7e3d2d3e/download4bcac5975d06df7ef323a38cbc229ce7MD5310899/247982022-03-14 17:19:36.338oai:dspace.mackenzie.br:10899/24798https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:19:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A fotografia como instrumento de educação visual |
title |
A fotografia como instrumento de educação visual |
spellingShingle |
A fotografia como instrumento de educação visual Afonso, Diogo Rodrigues fotografia educação do olhar sintaxe visual cultura visual interdisciplinaridade photography syntax visual visual culture interdisciplinary education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA |
title_short |
A fotografia como instrumento de educação visual |
title_full |
A fotografia como instrumento de educação visual |
title_fullStr |
A fotografia como instrumento de educação visual |
title_full_unstemmed |
A fotografia como instrumento de educação visual |
title_sort |
A fotografia como instrumento de educação visual |
author |
Afonso, Diogo Rodrigues |
author_facet |
Afonso, Diogo Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4808339542698874 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Diogo Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rizolli, Marcos |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7747203363214241 |
contributor_str_mv |
Rizolli, Marcos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
fotografia educação do olhar sintaxe visual cultura visual interdisciplinaridade |
topic |
fotografia educação do olhar sintaxe visual cultura visual interdisciplinaridade photography syntax visual visual culture interdisciplinary education CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
photography syntax visual visual culture interdisciplinary education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA |
description |
A imagem foi, e ainda é, um dos principais meios de comunicação da história da humanidade, ganhando extrema importância com o advento das tecnologias e mídias inovadoras, as quais tem se tornado, paulatinamente, indispensáveis no cotidiano do homem contemporâneo. A necessidade de uma alfabetização visual, que se expressa em várias referências, como leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Neste trabalho será abordada a imagem fotográfica como elemento importante no desenvolvimento da alfabetização visual, conhecimento estético e a capacidade de ler e interpretar signos imagéticos, tendo como ponto de partida a educação pela arte. Assim este trabalho propõem uma leitura de imagens fotográficas fundamentada na sintaxe visual, analisando elementos básicos como ponto, linha, forma, cor, luz e sombra e perspectiva que serão apresentadas de forma independente e autônoma, para uma compreensão mais ampla de imagens fotográficas e ao mesmo tempo uma alfabetização visual. |
publishDate |
2014 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-10-21 2020-05-28T18:10:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-08-15 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:42:49Z 2020-05-28T18:10:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
AFONSO, Diogo Rodrigues. A fotografia como instrumento de educação visual. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24798 |
identifier_str_mv |
AFONSO, Diogo Rodrigues. A fotografia como instrumento de educação visual. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e0af5def-3142-4a95-b66c-7d0909f2fd39/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4e97f183-121c-4ca3-b18b-4ed4f3343bd9/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/02a53f68-8290-40c5-8560-674d7e3d2d3e/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
83768886e142c047067946ad0c00e72d ccacd73d65e8a637ca9807c8e80ee130 4bcac5975d06df7ef323a38cbc229ce7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819962095042560 |