A fotografia como instrumento de educação visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Diogo Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24798
Resumo: A imagem foi, e ainda é, um dos principais meios de comunicação da história da humanidade, ganhando extrema importância com o advento das tecnologias e mídias inovadoras, as quais tem se tornado, paulatinamente, indispensáveis no cotidiano do homem contemporâneo. A necessidade de uma alfabetização visual, que se expressa em várias referências, como leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Neste trabalho será abordada a imagem fotográfica como elemento importante no desenvolvimento da alfabetização visual, conhecimento estético e a capacidade de ler e interpretar signos imagéticos, tendo como ponto de partida a educação pela arte. Assim este trabalho propõem uma leitura de imagens fotográficas fundamentada na sintaxe visual, analisando elementos básicos como ponto, linha, forma, cor, luz e sombra e perspectiva que serão apresentadas de forma independente e autônoma, para uma compreensão mais ampla de imagens fotográficas e ao mesmo tempo uma alfabetização visual.
id UPM_e5df6a4bfac18f45222e913734993368
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24798
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/4808339542698874Afonso, Diogo RodriguesRizolli, Marcoshttp://lattes.cnpq.br/77472033632142412016-03-15T19:42:49Z2020-05-28T18:10:56Z2014-10-212020-05-28T18:10:56Z2014-08-15A imagem foi, e ainda é, um dos principais meios de comunicação da história da humanidade, ganhando extrema importância com o advento das tecnologias e mídias inovadoras, as quais tem se tornado, paulatinamente, indispensáveis no cotidiano do homem contemporâneo. A necessidade de uma alfabetização visual, que se expressa em várias referências, como leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Neste trabalho será abordada a imagem fotográfica como elemento importante no desenvolvimento da alfabetização visual, conhecimento estético e a capacidade de ler e interpretar signos imagéticos, tendo como ponto de partida a educação pela arte. Assim este trabalho propõem uma leitura de imagens fotográficas fundamentada na sintaxe visual, analisando elementos básicos como ponto, linha, forma, cor, luz e sombra e perspectiva que serão apresentadas de forma independente e autônoma, para uma compreensão mais ampla de imagens fotográficas e ao mesmo tempo uma alfabetização visual.This was, and still is, a major means of communication in human history, gaining utmost importance with the advent of innovative technologies and media, which has become, gradually, in the everyday essentials of contemporary man. The need for visual literacy, which is expressed in several references, such as image reading and critical understanding of visual culture. This work will look at the photographic image as an important element in the development of visual literacy, aesthetic knowledge and the ability to read and interpret pictorial signs, taking as a starting point for art education. So this paper proposes a strategy based on visual syntax reading, analyzing basic elements such as point, line, shape, color, light and shadow, perspective separately, for a broader understanding and reading of images while a possible visual literacy.Instituto Presbiteriano Mackenzieapplication/pdfAFONSO, Diogo Rodrigues. A fotografia como instrumento de educação visual. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24798porUniversidade Presbiteriana Mackenziefotografiaeducação do olharsintaxe visualcultura visualinterdisciplinaridadephotographysyntax visualvisual cultureinterdisciplinary educationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4182/Diogo%20Rodrigues%20Afonso.pdf.jpgA fotografia como instrumento de educação visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEMello, Regina Lara Silveirahttp://lattes.cnpq.br/0439114372762829Almeida Junior, João Baptista dehttp://lattes.cnpq.br/5318059095732281BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALDiogo Rodrigues Afonso.pdfDiogo Rodrigues Afonso.pdfapplication/pdf10692955https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e0af5def-3142-4a95-b66c-7d0909f2fd39/download83768886e142c047067946ad0c00e72dMD51TEXTDiogo Rodrigues Afonso.pdf.txtDiogo Rodrigues Afonso.pdf.txtExtracted texttext/plain88120https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4e97f183-121c-4ca3-b18b-4ed4f3343bd9/downloadccacd73d65e8a637ca9807c8e80ee130MD52THUMBNAILDiogo Rodrigues Afonso.pdf.jpgDiogo Rodrigues Afonso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/02a53f68-8290-40c5-8560-674d7e3d2d3e/download4bcac5975d06df7ef323a38cbc229ce7MD5310899/247982022-03-14 17:19:36.338oai:dspace.mackenzie.br:10899/24798https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:19:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv A fotografia como instrumento de educação visual
title A fotografia como instrumento de educação visual
spellingShingle A fotografia como instrumento de educação visual
Afonso, Diogo Rodrigues
fotografia
educação do olhar
sintaxe visual
cultura visual
interdisciplinaridade
photography
syntax visual
visual culture
interdisciplinary education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
title_short A fotografia como instrumento de educação visual
title_full A fotografia como instrumento de educação visual
title_fullStr A fotografia como instrumento de educação visual
title_full_unstemmed A fotografia como instrumento de educação visual
title_sort A fotografia como instrumento de educação visual
author Afonso, Diogo Rodrigues
author_facet Afonso, Diogo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4808339542698874
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Diogo Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rizolli, Marcos
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7747203363214241
contributor_str_mv Rizolli, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv fotografia
educação do olhar
sintaxe visual
cultura visual
interdisciplinaridade
topic fotografia
educação do olhar
sintaxe visual
cultura visual
interdisciplinaridade
photography
syntax visual
visual culture
interdisciplinary education
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
dc.subject.eng.fl_str_mv photography
syntax visual
visual culture
interdisciplinary education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
description A imagem foi, e ainda é, um dos principais meios de comunicação da história da humanidade, ganhando extrema importância com o advento das tecnologias e mídias inovadoras, as quais tem se tornado, paulatinamente, indispensáveis no cotidiano do homem contemporâneo. A necessidade de uma alfabetização visual, que se expressa em várias referências, como leitura de imagens e compreensão crítica da cultura visual. Neste trabalho será abordada a imagem fotográfica como elemento importante no desenvolvimento da alfabetização visual, conhecimento estético e a capacidade de ler e interpretar signos imagéticos, tendo como ponto de partida a educação pela arte. Assim este trabalho propõem uma leitura de imagens fotográficas fundamentada na sintaxe visual, analisando elementos básicos como ponto, linha, forma, cor, luz e sombra e perspectiva que serão apresentadas de forma independente e autônoma, para uma compreensão mais ampla de imagens fotográficas e ao mesmo tempo uma alfabetização visual.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-10-21
2020-05-28T18:10:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:42:49Z
2020-05-28T18:10:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv AFONSO, Diogo Rodrigues. A fotografia como instrumento de educação visual. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24798
identifier_str_mv AFONSO, Diogo Rodrigues. A fotografia como instrumento de educação visual. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2014.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e0af5def-3142-4a95-b66c-7d0909f2fd39/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/4e97f183-121c-4ca3-b18b-4ed4f3343bd9/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/02a53f68-8290-40c5-8560-674d7e3d2d3e/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 83768886e142c047067946ad0c00e72d
ccacd73d65e8a637ca9807c8e80ee130
4bcac5975d06df7ef323a38cbc229ce7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819962095042560