As relações afetivas na pós-modernidade e a dramaturgia teatral: o teatro contemporâneo é contemporâneo?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Mateus Monteiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24999
Resumo: A presente pesquisa analisa a maneira como as relações afetivas se estabelecem na atualidade e a forma como são retratadas na dramaturgia teatral contemporânea. O conceito de pós-modernidade é estudado no primeiro capítulo, sendo traçado um panorama que abarca algumas das principais transformações que a sociedade (sobretudo a ocidental) tem experimentado neste afastamento da modernidade em direção ao que se tem denominado de pós-modernidade. A negação dos grandes esquemas interpretativos (metanarrativas), a supervalorização da individualidade e a aceitação do mundo caótico e fragmentado são algumas das características do homem pós-moderno que são abordadas neste estudo. No segundo capítulo o foco da pesquisa recai sobre as relações afetivas. A maneira como as pessoas se relacionam hoje em dia é analisada sob três principais aspectos e seus desdobramentos: casamento, sexo e fidelidade. Os ideais burgueses, que no século XVIII definiram as bases do amor romântico, são revisitados na contemporaneidade. A relação democrática entre os componentes do casal (e de toda família), é o ponto de partida para que novas bases sejam estabelecidas rumo ao amor confluente. O referido conceito de amor confluente prevê a conquista gradual da intimidade dentro do casal que deseja investir na sua maior duração, partindo do pressuposto de que a relação se mantém enquanto for proveitosa para as partes. Por fim, foram analisadas três dramaturgias contemporâneas sob o prisma dos conceitos abordados nos dois primeiros capítulos. Os textos e os autores estudados são: Quartos de Hotel, de Mário Bortolotto, Só... Entre Nós, de Franz Keppler e Love, Love, Love, de Mike Bartlett.
id UPM_e655e29d2c51eea8862f942924320e8b
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24999
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/9520043604080391Barbosa, Mateus MonteiroAraujo, Paulo Roberto Monteiro dehttp://lattes.cnpq.br/07122806485040562017-03-20T14:27:59Z2020-05-28T18:11:28Z2020-05-28T18:11:28Z2017-01-31A presente pesquisa analisa a maneira como as relações afetivas se estabelecem na atualidade e a forma como são retratadas na dramaturgia teatral contemporânea. O conceito de pós-modernidade é estudado no primeiro capítulo, sendo traçado um panorama que abarca algumas das principais transformações que a sociedade (sobretudo a ocidental) tem experimentado neste afastamento da modernidade em direção ao que se tem denominado de pós-modernidade. A negação dos grandes esquemas interpretativos (metanarrativas), a supervalorização da individualidade e a aceitação do mundo caótico e fragmentado são algumas das características do homem pós-moderno que são abordadas neste estudo. No segundo capítulo o foco da pesquisa recai sobre as relações afetivas. A maneira como as pessoas se relacionam hoje em dia é analisada sob três principais aspectos e seus desdobramentos: casamento, sexo e fidelidade. Os ideais burgueses, que no século XVIII definiram as bases do amor romântico, são revisitados na contemporaneidade. A relação democrática entre os componentes do casal (e de toda família), é o ponto de partida para que novas bases sejam estabelecidas rumo ao amor confluente. O referido conceito de amor confluente prevê a conquista gradual da intimidade dentro do casal que deseja investir na sua maior duração, partindo do pressuposto de que a relação se mantém enquanto for proveitosa para as partes. Por fim, foram analisadas três dramaturgias contemporâneas sob o prisma dos conceitos abordados nos dois primeiros capítulos. Os textos e os autores estudados são: Quartos de Hotel, de Mário Bortolotto, Só... Entre Nós, de Franz Keppler e Love, Love, Love, de Mike Bartlett.This research analyzes the way that affective relationships are established nowadays and the manner in which they are portrayed in contemporary playwriting. The concept of postmodernity is explored in the first chapter. It presents an overview that embraces some of the most important transformations that society (Western society, mainly) has experienced through this detachment of modernity toward the so-called postmodernity. The denial of great interpretative schemes (metanarratives), the overrated individuality, and the acceptance of the chaotic and fragmented world are some of the characteristics of this postmodern man that are studied therein. In the second chapter the research focuses on affective relationships. The way that people enter into a relationship these days is investigated under three aspects and their outcomes: marriage, sex and fidelity. The bourgeois ideals, that in the 17th century defined the basis of the romantic love, are revisited in the contemporaneity. The democratic relationship between the parts of the couple (and the entire family) is the starting point for the establishment of a new basis toward confluent love. The referred concept of confluent love foresees the gradual conquest of intimacy between the couple that wish to invest in a long-term relationship, assuming that this relationship should be maintained while it is worthwhile for the couple. Lastly, the study looks at three contemporary plays under the concepts presented in the first two chapters. The texts and writers chosen are: Quartos de Hotel (Hotel Rooms), by Mario Bortolotto, Só… Entre Nós (Alone… Between Us), by Franz Keppler, and Love, Love, Love, by Mike Barteltt.application/pdfBARBOSA, Mateus Monteiro. As relações afetivas na pós-modernidade e a dramaturgia teatral: o teatro contemporâneo é contemporâneo?. 2017. 120 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24999postmodernityaffective relationshipsplaywritingtheaterpostdramaticporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesspós-modernidaderelações afetivasdramaturgiateatro, pósdramáticoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRALhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/13377/Mateus%20Monteiro%20Barbosa.pdf.jpgAs relações afetivas na pós-modernidade e a dramaturgia teatral: o teatro contemporâneo é contemporâneo?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIECarpigiani, Berenicehttp://lattes.cnpq.br/9171436621723378Ramos, Rosangela Patriotahttp://lattes.cnpq.br/8434935867197930BrasilCentro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT)UPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALMateus Monteiro Barbosa.pdfMateus Monteiro Barbosa.pdfapplication/pdf875840https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/77d45fbe-a94f-435b-a1fe-9ee065064d1b/downloadbab2fc3ff25e4b7153f31f9e4ace8436MD51TEXTMateus Monteiro Barbosa.pdf.txtMateus Monteiro Barbosa.pdf.txtExtracted texttext/plain278109https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/59be0f6b-6bef-433e-845b-bcc088ec8f4d/downloadfe6159e34c3e2a28aa71dd28a4017047MD52THUMBNAILMateus Monteiro Barbosa.pdf.jpgMateus Monteiro Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1259https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9578177f-f8c3-4536-8e44-4810a9d1e5e7/downloadafb3422edd76f75a41747c342c7d7a21MD5310899/249992022-03-14 17:34:42.102http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/24999https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:34:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv As relações afetivas na pós-modernidade e a dramaturgia teatral: o teatro contemporâneo é contemporâneo?
title As relações afetivas na pós-modernidade e a dramaturgia teatral: o teatro contemporâneo é contemporâneo?
spellingShingle As relações afetivas na pós-modernidade e a dramaturgia teatral: o teatro contemporâneo é contemporâneo?
Barbosa, Mateus Monteiro
pós-modernidade
relações afetivas
dramaturgia
teatro, pósdramático
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
title_short As relações afetivas na pós-modernidade e a dramaturgia teatral: o teatro contemporâneo é contemporâneo?
title_full As relações afetivas na pós-modernidade e a dramaturgia teatral: o teatro contemporâneo é contemporâneo?
title_fullStr As relações afetivas na pós-modernidade e a dramaturgia teatral: o teatro contemporâneo é contemporâneo?
title_full_unstemmed As relações afetivas na pós-modernidade e a dramaturgia teatral: o teatro contemporâneo é contemporâneo?
title_sort As relações afetivas na pós-modernidade e a dramaturgia teatral: o teatro contemporâneo é contemporâneo?
author Barbosa, Mateus Monteiro
author_facet Barbosa, Mateus Monteiro
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9520043604080391
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Mateus Monteiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0712280648504056
contributor_str_mv Araujo, Paulo Roberto Monteiro de
dc.subject.por.fl_str_mv pós-modernidade
relações afetivas
dramaturgia
teatro, pósdramático
topic pós-modernidade
relações afetivas
dramaturgia
teatro, pósdramático
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
description A presente pesquisa analisa a maneira como as relações afetivas se estabelecem na atualidade e a forma como são retratadas na dramaturgia teatral contemporânea. O conceito de pós-modernidade é estudado no primeiro capítulo, sendo traçado um panorama que abarca algumas das principais transformações que a sociedade (sobretudo a ocidental) tem experimentado neste afastamento da modernidade em direção ao que se tem denominado de pós-modernidade. A negação dos grandes esquemas interpretativos (metanarrativas), a supervalorização da individualidade e a aceitação do mundo caótico e fragmentado são algumas das características do homem pós-moderno que são abordadas neste estudo. No segundo capítulo o foco da pesquisa recai sobre as relações afetivas. A maneira como as pessoas se relacionam hoje em dia é analisada sob três principais aspectos e seus desdobramentos: casamento, sexo e fidelidade. Os ideais burgueses, que no século XVIII definiram as bases do amor romântico, são revisitados na contemporaneidade. A relação democrática entre os componentes do casal (e de toda família), é o ponto de partida para que novas bases sejam estabelecidas rumo ao amor confluente. O referido conceito de amor confluente prevê a conquista gradual da intimidade dentro do casal que deseja investir na sua maior duração, partindo do pressuposto de que a relação se mantém enquanto for proveitosa para as partes. Por fim, foram analisadas três dramaturgias contemporâneas sob o prisma dos conceitos abordados nos dois primeiros capítulos. Os textos e os autores estudados são: Quartos de Hotel, de Mário Bortolotto, Só... Entre Nós, de Franz Keppler e Love, Love, Love, de Mike Bartlett.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-03-20T14:27:59Z
2020-05-28T18:11:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-01-31
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:11:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BARBOSA, Mateus Monteiro. As relações afetivas na pós-modernidade e a dramaturgia teatral: o teatro contemporâneo é contemporâneo?. 2017. 120 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24999
identifier_str_mv BARBOSA, Mateus Monteiro. As relações afetivas na pós-modernidade e a dramaturgia teatral: o teatro contemporâneo é contemporâneo?. 2017. 120 f. Dissertação( Educação, Arte e História da Cultura) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/77d45fbe-a94f-435b-a1fe-9ee065064d1b/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/59be0f6b-6bef-433e-845b-bcc088ec8f4d/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9578177f-f8c3-4536-8e44-4810a9d1e5e7/download
bitstream.checksum.fl_str_mv bab2fc3ff25e4b7153f31f9e4ace8436
fe6159e34c3e2a28aa71dd28a4017047
afb3422edd76f75a41747c342c7d7a21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820019946029056