Centro de interpretação do Manauara
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32727 |
Resumo: | Um complexo arquitetônico do início do século XX em estado de ruínas e com a possibilidade de se transformar em shopping. Essa foi a proposta de projeto concebida para o Complexo Booth Line; localizado no Centro Histórico de Manaus, o qual é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Apesar de ser tombado, o que sugere que o mesmo seria de grande importância para a história da capital amazonense, esse conjunto arquitetônico apresenta-se cada dia mais deteriorado e esquecido pela população da cidade. O Complexo Booth Line ficou conhecido assim em razão de uma de suas casas pertencer à companhia marítima Booth Steamship, que dentre seus navios, um fazia o trajeto Inglaterra – Manaus. Esse conjunto arquitetônico foi construído durante a “Belle Époque Amazônica”, período no qual grandes edificações foram erguidas. Dentre elas, o Teatro Amazonas (inaugurado em 1896), tão moderno e luxuoso que levou Manaus ser considerada uma das cidades mais desenvolvidas do país. Tudo devido ao dinheiro obtido com a extração de látex para a produção de borracha. Mesmo sendo o conjunto arquitetônico propriedade privada, acredito que ele deva ter uma destinação nobre, em razão do mesmo evocar uma época importante para cidade e por estar localizado na área mais vibrante do Centro Histórico, em frente ao Rio Negro. Proponho repensar a maneira com que o patrimônio histórico vem sendo feito em Manaus. Não é somente tombar uma edificação privada e permitir que ela se torne o que o proprietário queira que ela seja, sem considerar que certas edificações tem um caráter mais urbano, portanto mais especial para a cidade. Algumas edificações, como é o caso do Complexo Booth Line, precisam ser pensadas a partir de uma dimensão mais pública. Nem todos os edifícios históricos devem se tornar clínicas médicas, shoppings ou hotéis boutique. Entender o que tem em volta do Complexo Booth Line, compreender as diferenças entre os diversos tipos de manauaras que habitam a cidade e as demandas dela, me fizeram chegar ao Centro de Interpretação do Manauara. Este, dividido em cinco segmentos – dança, comida, descanso, praça e diversão –, apresenta-se como um espaço que gera encontros. É um lugar em que é possível ver o manauara realizando diferentes atividades, sem a ótica museológica exclusiva da exposição para a contemplação. Você deve entender o manauara ao frequentar o centro de interpretação |
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Dentre elas, o Teatro Amazonas (inaugurado em 1896), tão moderno e luxuoso que levou Manaus ser considerada uma das cidades mais desenvolvidas do país. Tudo devido ao dinheiro obtido com a extração de látex para a produção de borracha. Mesmo sendo o conjunto arquitetônico propriedade privada, acredito que ele deva ter uma destinação nobre, em razão do mesmo evocar uma época importante para cidade e por estar localizado na área mais vibrante do Centro Histórico, em frente ao Rio Negro. Proponho repensar a maneira com que o patrimônio histórico vem sendo feito em Manaus. Não é somente tombar uma edificação privada e permitir que ela se torne o que o proprietário queira que ela seja, sem considerar que certas edificações tem um caráter mais urbano, portanto mais especial para a cidade. Algumas edificações, como é o caso do Complexo Booth Line, precisam ser pensadas a partir de uma dimensão mais pública. Nem todos os edifícios históricos devem se tornar clínicas médicas, shoppings ou hotéis boutique. Entender o que tem em volta do Complexo Booth Line, compreender as diferenças entre os diversos tipos de manauaras que habitam a cidade e as demandas dela, me fizeram chegar ao Centro de Interpretação do Manauara. Este, dividido em cinco segmentos – dança, comida, descanso, praça e diversão –, apresenta-se como um espaço que gera encontros. É um lugar em que é possível ver o manauara realizando diferentes atividades, sem a ótica museológica exclusiva da exposição para a contemplação. Você deve entender o manauara ao frequentar o centro de interpretaçãohttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/32727Universidade Presbiteriana MackenzieFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccesspatrimônioManausmuseológicaexposiçãoCentro de interpretação do Manauarainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALCAMILOgilcabralfilho_41405277.pdfCAMILOgilcabralfilho_41405277.pdfapplication/pdf40059455https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/bdd17948-9b6f-4890-802c-6a49de54cd83/download533307ae37528fbe95d4fa23face9daaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/1d38f1e4-1885-441c-b1a9-1cfa08cc899c/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/a5238967-57c8-437b-945c-f6a6d8953df1/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTCAMILOgilcabralfilho_41405277.pdf.txtCAMILOgilcabralfilho_41405277.pdf.txtExtracted texttext/plain52536https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0ecc7b0b-b613-41be-91e2-b187e498da4e/download5e545f224a3edc9e91c165b8ba99c204MD54THUMBNAILCAMILOgilcabralfilho_41405277.pdf.jpgCAMILOgilcabralfilho_41405277.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1078https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ef59ab11-8184-4ccd-ac14-773d2e5c0730/downloadcd3e348788caed69d363f4294cbe7e10MD5510899/327272023-11-17 13:37:56.841http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/32727https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772023-11-17T13:37:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
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