Aprendizagem de competências gerenciais: um estudo com gestores de diferentes formações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D´amelio, Marcia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23590
Resumo: The aim of this study is to identify and to analyze the learning processes that permeate the development of people's managerial competences of different professional formations. The investigation belongs to the basic or generic qualitative studies category and the data gathering was collected by using semi-structured interviews accomplished with fifteen managers. The analytical process was based on procedures of textual interpretative analysis and templates techniques. The results demonstrated that the development of the managers capacities happened in a varied manners. The formal learning was shown significant, mainly when integrated into the informal learning. Larger emphasis, however, was verified in the contribution of the informal learning based on experiences obtained in elapsing of their professional career and in the exercise of the management. The relevance of the social interaction and also the reflection were prominences in the managers learning process of the three professions.
id UPM_ed5d8a1ad57cac886173a05a84389ef1
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23590
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling 2016-04-15T00:46:22Z2020-05-28T18:04:23Z2008-01-302020-05-28T18:04:23Z2007-12-18D´AMELIO, Marcia. Aprendizagem de competências gerenciais: um estudo com gestores de diferentes formações. 2007. 247 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23590The aim of this study is to identify and to analyze the learning processes that permeate the development of people's managerial competences of different professional formations. The investigation belongs to the basic or generic qualitative studies category and the data gathering was collected by using semi-structured interviews accomplished with fifteen managers. The analytical process was based on procedures of textual interpretative analysis and templates techniques. The results demonstrated that the development of the managers capacities happened in a varied manners. The formal learning was shown significant, mainly when integrated into the informal learning. Larger emphasis, however, was verified in the contribution of the informal learning based on experiences obtained in elapsing of their professional career and in the exercise of the management. The relevance of the social interaction and also the reflection were prominences in the managers learning process of the three professions.O estudo proposto tem como objetivo identificar e analisar os processos de aprendizagem que permeiam o desenvolvimento de competências gerenciais de pessoas com diferentes formações profissionais. A investigação pertence à categoria dos estudos qualitativos básicos ou genéricos. Utilizou como estratégia fundamental de coleta de dados entrevistas semiestruturadas realizadas com quinze gerentes: engenheiros, psicólogos e administradores de empresas. O processo analítico foi baseado na análise textual interpretativa e na técnica de templates. Os resultados demonstraram que o desenvolvimento das capacidades dos gerentes deste estudo ocorreu de modos variados. A aprendizagem formal se mostrou significativa, principalmente quando integrada à informal. No entanto, foi verificada mais ênfase na contribuição da aprendizagem informal baseada em experiências obtidas no decorrer da carreira profissional e no exercício da função gerencial. A relevância da interação social e da reflexão foram destaques no processo de aprendizagem dos gerentes das três profissões.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieAdministração de EmpresasUPMBRAdministraçãocompetência gerencialaprendizagem pela experiênciaaprendizagem formalaprendizagem informalmanagerial competenceexperiential learningformal learninginformal learningCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASAprendizagem de competências gerenciais: um estudo com gestores de diferentes formaçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisGodoy, Arilda Schmidthttp://lattes.cnpq.br/8335648990336274Brunstein, Janettehttp://lattes.cnpq.br/8568710701792092Antonello, Cláudia Simonehttp://lattes.cnpq.br/1477430317063576http://lattes.cnpq.br/0856575481434169D´amelio, Marciahttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4910/Marcia%20DAmelio1.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4911/Marcia%20DAmelio2.pdf.jpghttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2560/1/Marcia%20DAmelio1.pdfhttp://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2560/2/Marcia%20DAmelio2.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIE10899/235902020-05-28 15:04:23.681Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI
dc.title.por.fl_str_mv Aprendizagem de competências gerenciais: um estudo com gestores de diferentes formações
title Aprendizagem de competências gerenciais: um estudo com gestores de diferentes formações
spellingShingle Aprendizagem de competências gerenciais: um estudo com gestores de diferentes formações
D´amelio, Marcia
competência gerencial
aprendizagem pela experiência
aprendizagem formal
aprendizagem informal
managerial competence
experiential learning
formal learning
informal learning
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short Aprendizagem de competências gerenciais: um estudo com gestores de diferentes formações
title_full Aprendizagem de competências gerenciais: um estudo com gestores de diferentes formações
title_fullStr Aprendizagem de competências gerenciais: um estudo com gestores de diferentes formações
title_full_unstemmed Aprendizagem de competências gerenciais: um estudo com gestores de diferentes formações
title_sort Aprendizagem de competências gerenciais: um estudo com gestores de diferentes formações
author D´amelio, Marcia
author_facet D´amelio, Marcia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Godoy, Arilda Schmidt
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8335648990336274
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brunstein, Janette
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8568710701792092
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Antonello, Cláudia Simone
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1477430317063576
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0856575481434169
dc.contributor.author.fl_str_mv D´amelio, Marcia
contributor_str_mv Godoy, Arilda Schmidt
Brunstein, Janette
Antonello, Cláudia Simone
dc.subject.por.fl_str_mv competência gerencial
aprendizagem pela experiência
aprendizagem formal
aprendizagem informal
topic competência gerencial
aprendizagem pela experiência
aprendizagem formal
aprendizagem informal
managerial competence
experiential learning
formal learning
informal learning
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.eng.fl_str_mv managerial competence
experiential learning
formal learning
informal learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description The aim of this study is to identify and to analyze the learning processes that permeate the development of people's managerial competences of different professional formations. The investigation belongs to the basic or generic qualitative studies category and the data gathering was collected by using semi-structured interviews accomplished with fifteen managers. The analytical process was based on procedures of textual interpretative analysis and templates techniques. The results demonstrated that the development of the managers capacities happened in a varied manners. The formal learning was shown significant, mainly when integrated into the informal learning. Larger emphasis, however, was verified in the contribution of the informal learning based on experiences obtained in elapsing of their professional career and in the exercise of the management. The relevance of the social interaction and also the reflection were prominences in the managers learning process of the three professions.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-12-18
dc.date.available.fl_str_mv 2008-01-30
2020-05-28T18:04:23Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-04-15T00:46:22Z
2020-05-28T18:04:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv D´AMELIO, Marcia. Aprendizagem de competências gerenciais: um estudo com gestores de diferentes formações. 2007. 247 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23590
identifier_str_mv D´AMELIO, Marcia. Aprendizagem de competências gerenciais: um estudo com gestores de diferentes formações. 2007. 247 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2007.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração de Empresas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UPM
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Administração
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1757177250041561088