A representação do ensino jurídico no Brasil e o poder: do império à república, das humanidades à cientificidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Mariana Ferreira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/20128
Resumo: Esta pesquisa pretende entender como se dava o ensino jurídico na primeira Faculdade de Direito do Brasil, em São Paulo, também conhecida por Arcadas de São Francisco, em busca de compreender quais eram os embates sobre teorias e metodologias para o ensino do direito, mediante os grandes planos sociais e políticos de tal faculdade, quais sejam, constituir um corpo de elite social e política para a administração do país, compor um ideário que organizasse o Estado Nacional republicano. A pesquisa é conduzida por meio de uma pergunta norteadora: Como era o ensino jurídico na primeira faculdade de Direito do Brasil no período do Império ao início da República? Qual seu impacto na tradição jurídica no país? Procura-se captar, pelos documentos coletados, quais eram os objetivos de tal ensino, a forma como ele é apresentado no aspecto curricular e o que se esperava do jovem formado na construção de uma nova ideia de nação.
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