Mulheres modernas: a ação de arquitetas peregrinas em São Luís do Maranhão
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/30573 |
Resumo: | Esta dissertação tem o objetivo de reconhecer as arquitetas e urbanistas de formação moderna que estão ou estiveram presentes e atuantes na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, entendendo por formação mo derna as profissionais que estudaram e receberam seus diplomas no século XX. A pesquisa adota como embasamento teórico os estudos recentes aten tando para os problemas e questões definidos pela condição recorrente de invisibilidade feminina e perspectiva de gênero em diversas áreas, em espe cial na de Arquitetura e no Urbanismo, e busca colaborar para superar a invi sibilização da atuação de profissionais arquitetas, com destaque ao caso lu dovicense. A pesquisa realizou um amplo, mas não exaustivo levantamento a partir de diversas fontes, buscando situar e nomear essas arquitetas; a listagem obtida foi organizada usando como recurso de categorização suas respecti vas condições como “peregrinas, migrantes e oriundas”, conforme sugestão proposta por Segawa (1997). Para aprofundamento desse reconhecimento, foram escolhidos três casos de estudo destacando arquitetas peregrinas, e algumas das suas obras realizadas na capital ludovicense, a saber: Janete Costa (reformas e ampliações do Teatro Arthur Azevedo e Palácio dos Leões, 1993), Dora Alcântara (Inventário do centro histórico de patrimônio mundial da UNESCO, 1998) e Rosa Kliass (Plano de Paisagem de São Luís, 2003). |
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Costa, Júlia MendonçaZein, Ruth Verde2022-09-05T15:28:31Z2022-09-05T15:28:31Z2022-08-01Esta dissertação tem o objetivo de reconhecer as arquitetas e urbanistas de formação moderna que estão ou estiveram presentes e atuantes na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, entendendo por formação mo derna as profissionais que estudaram e receberam seus diplomas no século XX. A pesquisa adota como embasamento teórico os estudos recentes aten tando para os problemas e questões definidos pela condição recorrente de invisibilidade feminina e perspectiva de gênero em diversas áreas, em espe cial na de Arquitetura e no Urbanismo, e busca colaborar para superar a invi sibilização da atuação de profissionais arquitetas, com destaque ao caso lu dovicense. A pesquisa realizou um amplo, mas não exaustivo levantamento a partir de diversas fontes, buscando situar e nomear essas arquitetas; a listagem obtida foi organizada usando como recurso de categorização suas respecti vas condições como “peregrinas, migrantes e oriundas”, conforme sugestão proposta por Segawa (1997). Para aprofundamento desse reconhecimento, foram escolhidos três casos de estudo destacando arquitetas peregrinas, e algumas das suas obras realizadas na capital ludovicense, a saber: Janete Costa (reformas e ampliações do Teatro Arthur Azevedo e Palácio dos Leões, 1993), Dora Alcântara (Inventário do centro histórico de patrimônio mundial da UNESCO, 1998) e Rosa Kliass (Plano de Paisagem de São Luís, 2003).CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nívelhttps://dspace.mackenzie.br/handle/10899/30573Universidade Presbiteriana MackenzieAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessarquitetura modernaarquitetas peregrinasmulheres modernasvisibilidade femininaMulheres modernas: a ação de arquitetas peregrinas em São Luís do Maranhãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEhttp://lattes.cnpq.br/8375309081976653https://orcid.org/0000-0003-0923-4914http://lattes.cnpq.br/4691707071885263https://orcid.org/0000-0002-9504-182XLima, Ana Gabriela Godinhohttp://lattes.cnpq.br/2010070403291740https://orcid.org/0000-0003-2529-0596Pflueger , Grete Soareshttp://lattes.cnpq.br/5611676699113069https://orcid.org/0000-0002-9376-8689This dissertation has as main objective to recognize the female modern archi tects and urban planners who are or were present and active in the city of São Luiz, capital of the state of Maranhão, Brazil, understanding by modern training the professionals who studied and received their diplomas in the 20th century. The research adopts as a theoretical basis recent studies considering the problems and issues defined by the recurring condition of female invisibility and by gender perspective studies in several areas, especially Architecture and Urbanism, and seeks to collaborate to overcome the invisibilities of pro fessional female architect’s performance, emphasizing the Ludovicense case. The research carried out an ample but not exhaustive survey, based on several sources, trying to locate and name these female architects; the list obtained was organized using as a categorization resource their respective conditions as "pilgrims, migrants, and natives", as suggested by Segawa (1997). To deep en this recognition, three case studies were chosen, highlighting "pilgrim" ar chitects and some of their works in the Ludovicense capital, namely: Janete Costa (renovations and expansions of the Teatro Arthur Azevedo and Palácio dos Leões, 1993), Dora Alcântara (Inventory of the historical center for UNESCO World Heritage Declaration, 1998) and Rosa Kliass (São Luís Landscape Plan, 2003).modern architecturepilgrim architectsmodern womenfeminine visibilityBrasilFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)UPMArquitetura e UrbanismoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOORIGINALJulia Mendonça Costa....pdfJulia Mendonça Costa....pdfJulia Mendonça Costaapplication/pdf6006069https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/3858a9a0-571b-4163-a000-96d101f202ee/downloada0e311cee685faafafe050bcdbf1ce4fMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/c6b4fa7f-e59d-472e-8bb1-8ad53ee5dd13/downloade39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81997https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/dbe57f22-61d1-40e7-81b6-33869a259d46/downloadfb735e1a8fa1feda568f1b61905f8d57MD53TEXTJulia Mendonça Costa....pdf.txtJulia Mendonça Costa....pdf.txtExtracted texttext/plain218081https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/9836bcc0-22de-49b6-a35c-73e2b34facb0/downloadfe012421b991d64d6fbae99c232f2606MD54THUMBNAILJulia Mendonça Costa....pdf.jpgJulia Mendonça Costa....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg957https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/29d15b37-dc7d-4e57-94dc-1c07826ac16b/download5236f38619ae77f31ba8d1a45e2e1cb7MD5510899/305732022-09-06 02:02:18.211http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Braziloai:dspace.mackenzie.br:10899/30573https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-09-06T02:02:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)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 |
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