Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23636 |
Resumo: | Com esta dissertação tem-se como objetivo analisar se o domínio de aprendizagem exerce um efeito mediador na relação entre a capacidade de absorção individual e a capacidade de inovação individual no desenvolvimento de marca própria. Foram objeto de considerações: capacidade de absorção individual, capacidade de inovação individual e domínio de aprendizagem (cognitivo, afetivo e psicomotor). O domínio – cognitivo, afetivo e psicomotor são objeto de estudos relacionados a objetivos educacionais (Krathwohl, 2002). Os dois últimos – afetivo e psicomotor - ainda não foram considerados com intensidade nos estudos sobre capacidade de absorção do conhecimento organizacional. Assim, é devido a essa lacuna de conhecimento que o presente estudo foi desenvolvido. Outros três objetivos específicos foram definidos: 1. Avaliar a intensidade de predominância da capacidade de absorção individual no desenvolvimento de marcas próprias; 2. Avaliar a intensidade de predominância do domínio de aprendizagem cognitivo, afetivo e psicomotor no desenvolvimento de marcas próprias; 3. Avaliar a intensidade de capacidade de inovação individual no desenvolvimento de marcas próprias. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo porque foi aplicado um questionário estruturado e fechado. Entendendo-se que essa pesquisa foi exploratória porque, a priori, pela revisão da literatura não foi identificado estudos similares, que envolvam o relacionamento entre a capacidade de absorção individual, capacidade de inovação individual e o domínio da aprendizagem. Considerando-se descritivo porque teve como objetivo a descrição, a análise e interpretação das avaliações dos informantes quanto a esses construtos. O ambiente da pesquisa foram redes varejistas/supermercadistas localizadas em São Paulo capital. Foram pesquisadas quatro grandes redes com 76 respondentes. Visando obter as informações necessárias para a compreensão do fenômeno estudado, os informantes foram gestores nas áreas de desenvolvimento de marcas próprias das redes varejistas. A coleta de dados foi feita pessoalmente através de perguntas e respostas do questionário. O entrevistado poderia optar por ele mesmo ler e responder as perguntas on line ou em papel. Como resultante da pesquisa, identificou-se que ao se considerar a o domínio de aprendizagem como uma variável mediadora, o relacionamento entre a capacidade de absorção individual e a capacidade de inovação individual se altera, implicando em um efeito mediador. |
id |
UPM_fa0455dd658c860cf7002121f4bbd8ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/23636 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/1784002683973468Breno, Felipe RafaelPopadiuk, Silviohttp://lattes.cnpq.br/29186606501650292018-06-11T18:43:40Z2020-05-28T18:04:31Z2020-05-28T18:04:31Z2018-08-21Com esta dissertação tem-se como objetivo analisar se o domínio de aprendizagem exerce um efeito mediador na relação entre a capacidade de absorção individual e a capacidade de inovação individual no desenvolvimento de marca própria. Foram objeto de considerações: capacidade de absorção individual, capacidade de inovação individual e domínio de aprendizagem (cognitivo, afetivo e psicomotor). O domínio – cognitivo, afetivo e psicomotor são objeto de estudos relacionados a objetivos educacionais (Krathwohl, 2002). Os dois últimos – afetivo e psicomotor - ainda não foram considerados com intensidade nos estudos sobre capacidade de absorção do conhecimento organizacional. Assim, é devido a essa lacuna de conhecimento que o presente estudo foi desenvolvido. Outros três objetivos específicos foram definidos: 1. Avaliar a intensidade de predominância da capacidade de absorção individual no desenvolvimento de marcas próprias; 2. Avaliar a intensidade de predominância do domínio de aprendizagem cognitivo, afetivo e psicomotor no desenvolvimento de marcas próprias; 3. Avaliar a intensidade de capacidade de inovação individual no desenvolvimento de marcas próprias. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo porque foi aplicado um questionário estruturado e fechado. Entendendo-se que essa pesquisa foi exploratória porque, a priori, pela revisão da literatura não foi identificado estudos similares, que envolvam o relacionamento entre a capacidade de absorção individual, capacidade de inovação individual e o domínio da aprendizagem. Considerando-se descritivo porque teve como objetivo a descrição, a análise e interpretação das avaliações dos informantes quanto a esses construtos. O ambiente da pesquisa foram redes varejistas/supermercadistas localizadas em São Paulo capital. Foram pesquisadas quatro grandes redes com 76 respondentes. Visando obter as informações necessárias para a compreensão do fenômeno estudado, os informantes foram gestores nas áreas de desenvolvimento de marcas próprias das redes varejistas. A coleta de dados foi feita pessoalmente através de perguntas e respostas do questionário. O entrevistado poderia optar por ele mesmo ler e responder as perguntas on line ou em papel. Como resultante da pesquisa, identificou-se que ao se considerar a o domínio de aprendizagem como uma variável mediadora, o relacionamento entre a capacidade de absorção individual e a capacidade de inovação individual se altera, implicando em um efeito mediador.This dissertation aimed to analyze the domain of learning to exert a mediating effect on the relationship between an individual absorptive capacity and an individual innovativeness to innovate in the development of a brand. Purpose of consideration: individual absorptive capacity, individual innovativeness and domain of learning (cognitive, affective and psychomotor). The domain - cognitive, affective and psychomotor are object of studies related to educational objectives (Krathwohl, 2002). The last two - affective and psychomotor - have not yet been approached with intensity in the studies on the absorptive capacity of the organizational knowledge. Thus, it is due to this gap of knowledge that the present study was developed. Others results: 1. Evaluate the intensity of predominance of individual absorptive capacity; 2. Evaluate the dominance intensity of cognitive, affective and psychomotor domain of learning in brand development; 3. Evaluate the intensity of individual innovativeness in brand development. The research method was used for the quantitative because a structured and closed questionnaire was applied. It is understood that this research was exploratory because, a priori, a literature review was not identified, which involves the relationship between an, individual absorptive capacity, individual innovativeness capacity and domain of learning. Considerations on the interpretation of a description, analysis and interpretation of the informants assessments of these constructs. The research was in a networks retailers / supermarkets located in São Paulo capital. Four large networks were surveyed with 76 respondents. In order to obtain the necessary information for an understanding of the phenomena studied, the informants were managers in the areas of brand development. Data collection was done in person through questionnaire questions and answers. The interviewee can be heard by himself and respond as questions online or physically. As a result of the research, identifying itself as a domain of learning enterprise as a mediating variable, or as an individual absorptive capacity and an individual innovativeness for innovation.application/pdfBRENO, Felipe Rafael. Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23636individual absorptive capacityindividual innovativenesslearning domainsporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesscapacidade de absorção individualcapacidade de inovação individualdomínio de aprendizagemCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16719/FELIPE%20RAFAEL%20BRENO.pdf.jpgEfeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEFranklin, Marcos AntônioSteil, Andrea ValeriaBrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMAdministração de EmpresasORIGINALFELIPE RAFAEL BRENO.pdfFELIPE RAFAEL BRENO.pdfapplication/pdf1359576https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8faf7737-875f-4092-8a3d-b2c86115cdb2/download1f9d91c4c414df3a536d58e3b8312826MD51TEXTFELIPE RAFAEL BRENO.pdf.txtFELIPE RAFAEL BRENO.pdf.txtExtracted texttext/plain165004https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/10dc8da3-1393-43b5-bb76-e5ca3cd6ec92/download8be7e64930fd62e2f7209e5011e7862aMD52THUMBNAILFELIPE RAFAEL BRENO.pdf.jpgFELIPE RAFAEL BRENO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ef4a7c8e-ba92-4f87-a8d9-f1e741b6abe7/download8ef28aa9f082d38f23220599b8f81bf1MD5310899/236362022-03-14 16:24:25.622http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/23636https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:24:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria |
title |
Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria |
spellingShingle |
Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria Breno, Felipe Rafael capacidade de absorção individual capacidade de inovação individual domínio de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
title_short |
Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria |
title_full |
Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria |
title_fullStr |
Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria |
title_full_unstemmed |
Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria |
title_sort |
Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria |
author |
Breno, Felipe Rafael |
author_facet |
Breno, Felipe Rafael |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1784002683973468 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Breno, Felipe Rafael |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Popadiuk, Silvio |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2918660650165029 |
contributor_str_mv |
Popadiuk, Silvio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
capacidade de absorção individual capacidade de inovação individual domínio de aprendizagem |
topic |
capacidade de absorção individual capacidade de inovação individual domínio de aprendizagem CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS |
description |
Com esta dissertação tem-se como objetivo analisar se o domínio de aprendizagem exerce um efeito mediador na relação entre a capacidade de absorção individual e a capacidade de inovação individual no desenvolvimento de marca própria. Foram objeto de considerações: capacidade de absorção individual, capacidade de inovação individual e domínio de aprendizagem (cognitivo, afetivo e psicomotor). O domínio – cognitivo, afetivo e psicomotor são objeto de estudos relacionados a objetivos educacionais (Krathwohl, 2002). Os dois últimos – afetivo e psicomotor - ainda não foram considerados com intensidade nos estudos sobre capacidade de absorção do conhecimento organizacional. Assim, é devido a essa lacuna de conhecimento que o presente estudo foi desenvolvido. Outros três objetivos específicos foram definidos: 1. Avaliar a intensidade de predominância da capacidade de absorção individual no desenvolvimento de marcas próprias; 2. Avaliar a intensidade de predominância do domínio de aprendizagem cognitivo, afetivo e psicomotor no desenvolvimento de marcas próprias; 3. Avaliar a intensidade de capacidade de inovação individual no desenvolvimento de marcas próprias. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo porque foi aplicado um questionário estruturado e fechado. Entendendo-se que essa pesquisa foi exploratória porque, a priori, pela revisão da literatura não foi identificado estudos similares, que envolvam o relacionamento entre a capacidade de absorção individual, capacidade de inovação individual e o domínio da aprendizagem. Considerando-se descritivo porque teve como objetivo a descrição, a análise e interpretação das avaliações dos informantes quanto a esses construtos. O ambiente da pesquisa foram redes varejistas/supermercadistas localizadas em São Paulo capital. Foram pesquisadas quatro grandes redes com 76 respondentes. Visando obter as informações necessárias para a compreensão do fenômeno estudado, os informantes foram gestores nas áreas de desenvolvimento de marcas próprias das redes varejistas. A coleta de dados foi feita pessoalmente através de perguntas e respostas do questionário. O entrevistado poderia optar por ele mesmo ler e responder as perguntas on line ou em papel. Como resultante da pesquisa, identificou-se que ao se considerar a o domínio de aprendizagem como uma variável mediadora, o relacionamento entre a capacidade de absorção individual e a capacidade de inovação individual se altera, implicando em um efeito mediador. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-11T18:43:40Z 2020-05-28T18:04:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-21 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-05-28T18:04:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRENO, Felipe Rafael. Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23636 |
identifier_str_mv |
BRENO, Felipe Rafael. Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23636 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8faf7737-875f-4092-8a3d-b2c86115cdb2/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/10dc8da3-1393-43b5-bb76-e5ca3cd6ec92/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ef4a7c8e-ba92-4f87-a8d9-f1e741b6abe7/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1f9d91c4c414df3a536d58e3b8312826 8be7e64930fd62e2f7209e5011e7862a 8ef28aa9f082d38f23220599b8f81bf1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813819984093118464 |