Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breno, Felipe Rafael
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23636
Resumo: Com esta dissertação tem-se como objetivo analisar se o domínio de aprendizagem exerce um efeito mediador na relação entre a capacidade de absorção individual e a capacidade de inovação individual no desenvolvimento de marca própria. Foram objeto de considerações: capacidade de absorção individual, capacidade de inovação individual e domínio de aprendizagem (cognitivo, afetivo e psicomotor). O domínio – cognitivo, afetivo e psicomotor são objeto de estudos relacionados a objetivos educacionais (Krathwohl, 2002). Os dois últimos – afetivo e psicomotor - ainda não foram considerados com intensidade nos estudos sobre capacidade de absorção do conhecimento organizacional. Assim, é devido a essa lacuna de conhecimento que o presente estudo foi desenvolvido. Outros três objetivos específicos foram definidos: 1. Avaliar a intensidade de predominância da capacidade de absorção individual no desenvolvimento de marcas próprias; 2. Avaliar a intensidade de predominância do domínio de aprendizagem cognitivo, afetivo e psicomotor no desenvolvimento de marcas próprias; 3. Avaliar a intensidade de capacidade de inovação individual no desenvolvimento de marcas próprias. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo porque foi aplicado um questionário estruturado e fechado. Entendendo-se que essa pesquisa foi exploratória porque, a priori, pela revisão da literatura não foi identificado estudos similares, que envolvam o relacionamento entre a capacidade de absorção individual, capacidade de inovação individual e o domínio da aprendizagem. Considerando-se descritivo porque teve como objetivo a descrição, a análise e interpretação das avaliações dos informantes quanto a esses construtos. O ambiente da pesquisa foram redes varejistas/supermercadistas localizadas em São Paulo capital. Foram pesquisadas quatro grandes redes com 76 respondentes. Visando obter as informações necessárias para a compreensão do fenômeno estudado, os informantes foram gestores nas áreas de desenvolvimento de marcas próprias das redes varejistas. A coleta de dados foi feita pessoalmente através de perguntas e respostas do questionário. O entrevistado poderia optar por ele mesmo ler e responder as perguntas on line ou em papel. Como resultante da pesquisa, identificou-se que ao se considerar a o domínio de aprendizagem como uma variável mediadora, o relacionamento entre a capacidade de absorção individual e a capacidade de inovação individual se altera, implicando em um efeito mediador.
id UPM_fa0455dd658c860cf7002121f4bbd8ae
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/23636
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/1784002683973468Breno, Felipe RafaelPopadiuk, Silviohttp://lattes.cnpq.br/29186606501650292018-06-11T18:43:40Z2020-05-28T18:04:31Z2020-05-28T18:04:31Z2018-08-21Com esta dissertação tem-se como objetivo analisar se o domínio de aprendizagem exerce um efeito mediador na relação entre a capacidade de absorção individual e a capacidade de inovação individual no desenvolvimento de marca própria. Foram objeto de considerações: capacidade de absorção individual, capacidade de inovação individual e domínio de aprendizagem (cognitivo, afetivo e psicomotor). O domínio – cognitivo, afetivo e psicomotor são objeto de estudos relacionados a objetivos educacionais (Krathwohl, 2002). Os dois últimos – afetivo e psicomotor - ainda não foram considerados com intensidade nos estudos sobre capacidade de absorção do conhecimento organizacional. Assim, é devido a essa lacuna de conhecimento que o presente estudo foi desenvolvido. Outros três objetivos específicos foram definidos: 1. Avaliar a intensidade de predominância da capacidade de absorção individual no desenvolvimento de marcas próprias; 2. Avaliar a intensidade de predominância do domínio de aprendizagem cognitivo, afetivo e psicomotor no desenvolvimento de marcas próprias; 3. Avaliar a intensidade de capacidade de inovação individual no desenvolvimento de marcas próprias. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo porque foi aplicado um questionário estruturado e fechado. Entendendo-se que essa pesquisa foi exploratória porque, a priori, pela revisão da literatura não foi identificado estudos similares, que envolvam o relacionamento entre a capacidade de absorção individual, capacidade de inovação individual e o domínio da aprendizagem. Considerando-se descritivo porque teve como objetivo a descrição, a análise e interpretação das avaliações dos informantes quanto a esses construtos. O ambiente da pesquisa foram redes varejistas/supermercadistas localizadas em São Paulo capital. Foram pesquisadas quatro grandes redes com 76 respondentes. Visando obter as informações necessárias para a compreensão do fenômeno estudado, os informantes foram gestores nas áreas de desenvolvimento de marcas próprias das redes varejistas. A coleta de dados foi feita pessoalmente através de perguntas e respostas do questionário. O entrevistado poderia optar por ele mesmo ler e responder as perguntas on line ou em papel. Como resultante da pesquisa, identificou-se que ao se considerar a o domínio de aprendizagem como uma variável mediadora, o relacionamento entre a capacidade de absorção individual e a capacidade de inovação individual se altera, implicando em um efeito mediador.This dissertation aimed to analyze the domain of learning to exert a mediating effect on the relationship between an individual absorptive capacity and an individual innovativeness to innovate in the development of a brand. Purpose of consideration: individual absorptive capacity, individual innovativeness and domain of learning (cognitive, affective and psychomotor). The domain - cognitive, affective and psychomotor are object of studies related to educational objectives (Krathwohl, 2002). The last two - affective and psychomotor - have not yet been approached with intensity in the studies on the absorptive capacity of the organizational knowledge. Thus, it is due to this gap of knowledge that the present study was developed. Others results: 1. Evaluate the intensity of predominance of individual absorptive capacity; 2. Evaluate the dominance intensity of cognitive, affective and psychomotor domain of learning in brand development; 3. Evaluate the intensity of individual innovativeness in brand development. The research method was used for the quantitative because a structured and closed questionnaire was applied. It is understood that this research was exploratory because, a priori, a literature review was not identified, which involves the relationship between an, individual absorptive capacity, individual innovativeness capacity and domain of learning. Considerations on the interpretation of a description, analysis and interpretation of the informants assessments of these constructs. The research was in a networks retailers / supermarkets located in São Paulo capital. Four large networks were surveyed with 76 respondents. In order to obtain the necessary information for an understanding of the phenomena studied, the informants were managers in the areas of brand development. Data collection was done in person through questionnaire questions and answers. The interviewee can be heard by himself and respond as questions online or physically. As a result of the research, identifying itself as a domain of learning enterprise as a mediating variable, or as an individual absorptive capacity and an individual innovativeness for innovation.application/pdfBRENO, Felipe Rafael. Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23636individual absorptive capacityindividual innovativenesslearning domainsporUniversidade Presbiteriana Mackenziehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccesscapacidade de absorção individualcapacidade de inovação individualdomínio de aprendizagemCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/16719/FELIPE%20RAFAEL%20BRENO.pdf.jpgEfeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEFranklin, Marcos AntônioSteil, Andrea ValeriaBrasilCentro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA)UPMAdministração de EmpresasORIGINALFELIPE RAFAEL BRENO.pdfFELIPE RAFAEL BRENO.pdfapplication/pdf1359576https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8faf7737-875f-4092-8a3d-b2c86115cdb2/download1f9d91c4c414df3a536d58e3b8312826MD51TEXTFELIPE RAFAEL BRENO.pdf.txtFELIPE RAFAEL BRENO.pdf.txtExtracted texttext/plain165004https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/10dc8da3-1393-43b5-bb76-e5ca3cd6ec92/download8be7e64930fd62e2f7209e5011e7862aMD52THUMBNAILFELIPE RAFAEL BRENO.pdf.jpgFELIPE RAFAEL BRENO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1184https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ef4a7c8e-ba92-4f87-a8d9-f1e741b6abe7/download8ef28aa9f082d38f23220599b8f81bf1MD5310899/236362022-03-14 16:24:25.622http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/Acesso Abertooai:dspace.mackenzie.br:10899/23636https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T16:24:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria
title Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria
spellingShingle Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria
Breno, Felipe Rafael
capacidade de absorção individual
capacidade de inovação individual
domínio de aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
title_short Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria
title_full Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria
title_fullStr Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria
title_full_unstemmed Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria
title_sort Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria
author Breno, Felipe Rafael
author_facet Breno, Felipe Rafael
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1784002683973468
dc.contributor.author.fl_str_mv Breno, Felipe Rafael
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Popadiuk, Silvio
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2918660650165029
contributor_str_mv Popadiuk, Silvio
dc.subject.por.fl_str_mv capacidade de absorção individual
capacidade de inovação individual
domínio de aprendizagem
topic capacidade de absorção individual
capacidade de inovação individual
domínio de aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
description Com esta dissertação tem-se como objetivo analisar se o domínio de aprendizagem exerce um efeito mediador na relação entre a capacidade de absorção individual e a capacidade de inovação individual no desenvolvimento de marca própria. Foram objeto de considerações: capacidade de absorção individual, capacidade de inovação individual e domínio de aprendizagem (cognitivo, afetivo e psicomotor). O domínio – cognitivo, afetivo e psicomotor são objeto de estudos relacionados a objetivos educacionais (Krathwohl, 2002). Os dois últimos – afetivo e psicomotor - ainda não foram considerados com intensidade nos estudos sobre capacidade de absorção do conhecimento organizacional. Assim, é devido a essa lacuna de conhecimento que o presente estudo foi desenvolvido. Outros três objetivos específicos foram definidos: 1. Avaliar a intensidade de predominância da capacidade de absorção individual no desenvolvimento de marcas próprias; 2. Avaliar a intensidade de predominância do domínio de aprendizagem cognitivo, afetivo e psicomotor no desenvolvimento de marcas próprias; 3. Avaliar a intensidade de capacidade de inovação individual no desenvolvimento de marcas próprias. O método de pesquisa utilizado foi o quantitativo porque foi aplicado um questionário estruturado e fechado. Entendendo-se que essa pesquisa foi exploratória porque, a priori, pela revisão da literatura não foi identificado estudos similares, que envolvam o relacionamento entre a capacidade de absorção individual, capacidade de inovação individual e o domínio da aprendizagem. Considerando-se descritivo porque teve como objetivo a descrição, a análise e interpretação das avaliações dos informantes quanto a esses construtos. O ambiente da pesquisa foram redes varejistas/supermercadistas localizadas em São Paulo capital. Foram pesquisadas quatro grandes redes com 76 respondentes. Visando obter as informações necessárias para a compreensão do fenômeno estudado, os informantes foram gestores nas áreas de desenvolvimento de marcas próprias das redes varejistas. A coleta de dados foi feita pessoalmente através de perguntas e respostas do questionário. O entrevistado poderia optar por ele mesmo ler e responder as perguntas on line ou em papel. Como resultante da pesquisa, identificou-se que ao se considerar a o domínio de aprendizagem como uma variável mediadora, o relacionamento entre a capacidade de absorção individual e a capacidade de inovação individual se altera, implicando em um efeito mediador.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-11T18:43:40Z
2020-05-28T18:04:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-21
dc.date.available.fl_str_mv 2020-05-28T18:04:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRENO, Felipe Rafael. Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23636
identifier_str_mv BRENO, Felipe Rafael. Efeitos da capacidade de absorção na capacidade para inovação mediada pelo domínio de aprendizagem no desenvolvimento de marca própria. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/23636
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/8faf7737-875f-4092-8a3d-b2c86115cdb2/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/10dc8da3-1393-43b5-bb76-e5ca3cd6ec92/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/ef4a7c8e-ba92-4f87-a8d9-f1e741b6abe7/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 1f9d91c4c414df3a536d58e3b8312826
8be7e64930fd62e2f7209e5011e7862a
8ef28aa9f082d38f23220599b8f81bf1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813819984093118464