Sustentabilidade : um conceito em expansão e sua influência nos universos empresariais e de consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/168 |
Resumo: | Fomentado pela crescente divulgação de assuntos relacionados ao meio ambiente e a conscientização dos consumidores e organizações quanto à importância de utilização dos recursos provenientes do planeta de forma sustentável, o presente trabalho objetivou avaliar a influência deste conceito sobre as decisões das partes (organizações e consumidores) através de pesquisa teórica nas obras de autores como Kotler, Savitz, Olsen, entre outros e pesquisas realizadas por institutos e organizações de destaque na área do desenvolvimento sustentável. Analisando aspectos teóricos que envolvem o comportamento do consumidor, os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, os resultados de pesquisas comportamentais e estudo de caso de empresas voltadas à sustentabilidade como a DuPont pudemos compreender que mesmo estando engajado em manter a preservação do ambiente, o consumidor ainda não se vê como parte significativa do processo ou não entende plenamente os aspectos envolvidos no consumo consciente. Enquanto isso, um número crescente de empresas vislumbra o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social corporativa como meio de criar um ambiente inovador e capaz de impulsionar sua perpetuação. |
id |
UPM_fb0e1d5db208d366abccb18ef5fad638 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/168 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
Santana, Daniel EstevesUniversidade Presbiteriana Mackenzie2013-05-13T13:24:37Z2013-05-13T13:24:37Z2012http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/168Fomentado pela crescente divulgação de assuntos relacionados ao meio ambiente e a conscientização dos consumidores e organizações quanto à importância de utilização dos recursos provenientes do planeta de forma sustentável, o presente trabalho objetivou avaliar a influência deste conceito sobre as decisões das partes (organizações e consumidores) através de pesquisa teórica nas obras de autores como Kotler, Savitz, Olsen, entre outros e pesquisas realizadas por institutos e organizações de destaque na área do desenvolvimento sustentável. Analisando aspectos teóricos que envolvem o comportamento do consumidor, os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, os resultados de pesquisas comportamentais e estudo de caso de empresas voltadas à sustentabilidade como a DuPont pudemos compreender que mesmo estando engajado em manter a preservação do ambiente, o consumidor ainda não se vê como parte significativa do processo ou não entende plenamente os aspectos envolvidos no consumo consciente. Enquanto isso, um número crescente de empresas vislumbra o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social corporativa como meio de criar um ambiente inovador e capaz de impulsionar sua perpetuação.Fostered by the increasing dissemination of matters related to the environment and raising awareness of consumers and organizations about the importance of using resources from the planet in a sustainable way, the present study aimed to evaluate the influence of this concept on the decisions of the parties (organizations and consumers) through theoretical research in the works of authors such as Kotler, Savitz, Olsen, among others and research by institutes and prominent organizations in the area of sustainable development. Analyzing theoretical aspects involving consumer behavior, the concepts of sustainability and sustainable development, corporate social responsibility, the results of behavioral research and cases by focused on sustainability companies like DuPont, we could understand that even while engaged in maintaining of environment, the consumer still does not see himself as a significant part of the process or do not fully understand the issues involved in conscious consumption. Meanwhile, a growing number of companies see sustainable development and corporate social responsibility as a way to create an innovative workplace and become able to boost its perpetuation.Universidade Presbiteriana MackenzieDesenvolvimento sustentávelSustentabilidadeComportamento do consumidorResponsabilidade social corporativaDuPontSustentabilidade : um conceito em expansão e sua influência nos universos empresariais e de consumoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILDANIEL ESTEVES SANTANA1.pdf.jpgDANIEL ESTEVES SANTANA1.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1128http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/168/4/DANIEL%20ESTEVES%20SANTANA1.pdf.jpg4102590b82f5d31ce09dbda2abe78612MD54TEXTDANIEL ESTEVES SANTANA1.pdf.txtDANIEL ESTEVES SANTANA1.pdf.txtExtracted texttext/plain97525http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/168/3/DANIEL%20ESTEVES%20SANTANA1.pdf.txt1b0b077cf4f56045456bfadb84c28952MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/168/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDANIEL ESTEVES SANTANA1.pdfDANIEL ESTEVES SANTANA1.pdfDANIEL ESTEVES SANTANAapplication/pdf720509http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/168/1/DANIEL%20ESTEVES%20SANTANA1.pdf28fa25faaef6f6f4a07d7868bee8553eMD5110899/1682020-03-04 11:52:08.699Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sustentabilidade : um conceito em expansão e sua influência nos universos empresariais e de consumo |
title |
Sustentabilidade : um conceito em expansão e sua influência nos universos empresariais e de consumo |
spellingShingle |
Sustentabilidade : um conceito em expansão e sua influência nos universos empresariais e de consumo Santana, Daniel Esteves Desenvolvimento sustentável Sustentabilidade Comportamento do consumidor Responsabilidade social corporativa DuPont |
title_short |
Sustentabilidade : um conceito em expansão e sua influência nos universos empresariais e de consumo |
title_full |
Sustentabilidade : um conceito em expansão e sua influência nos universos empresariais e de consumo |
title_fullStr |
Sustentabilidade : um conceito em expansão e sua influência nos universos empresariais e de consumo |
title_full_unstemmed |
Sustentabilidade : um conceito em expansão e sua influência nos universos empresariais e de consumo |
title_sort |
Sustentabilidade : um conceito em expansão e sua influência nos universos empresariais e de consumo |
author |
Santana, Daniel Esteves |
author_facet |
Santana, Daniel Esteves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Daniel Esteves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento sustentável Sustentabilidade Comportamento do consumidor Responsabilidade social corporativa DuPont |
topic |
Desenvolvimento sustentável Sustentabilidade Comportamento do consumidor Responsabilidade social corporativa DuPont |
description |
Fomentado pela crescente divulgação de assuntos relacionados ao meio ambiente e a conscientização dos consumidores e organizações quanto à importância de utilização dos recursos provenientes do planeta de forma sustentável, o presente trabalho objetivou avaliar a influência deste conceito sobre as decisões das partes (organizações e consumidores) através de pesquisa teórica nas obras de autores como Kotler, Savitz, Olsen, entre outros e pesquisas realizadas por institutos e organizações de destaque na área do desenvolvimento sustentável. Analisando aspectos teóricos que envolvem o comportamento do consumidor, os conceitos de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade, responsabilidade social corporativa, os resultados de pesquisas comportamentais e estudo de caso de empresas voltadas à sustentabilidade como a DuPont pudemos compreender que mesmo estando engajado em manter a preservação do ambiente, o consumidor ainda não se vê como parte significativa do processo ou não entende plenamente os aspectos envolvidos no consumo consciente. Enquanto isso, um número crescente de empresas vislumbra o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social corporativa como meio de criar um ambiente inovador e capaz de impulsionar sua perpetuação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-13T13:24:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-05-13T13:24:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/168 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/168 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/168/4/DANIEL%20ESTEVES%20SANTANA1.pdf.jpg http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/168/3/DANIEL%20ESTEVES%20SANTANA1.pdf.txt http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/168/2/license.txt http://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/168/1/DANIEL%20ESTEVES%20SANTANA1.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4102590b82f5d31ce09dbda2abe78612 1b0b077cf4f56045456bfadb84c28952 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 28fa25faaef6f6f4a07d7868bee8553e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757177239243325440 |