O ethos do professor como agente de mudanças de situações de conflito em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25430 |
Resumo: | A complexidade do discurso em sala de aula o torna possível de análise sob diversas perspectivas. Neste trabalho, se apresenta uma abordagem que se baseia no desenvolvimento dos estudos do discurso e da retórica; é uma abordagem que analisa a potencialidade do discurso do professor como instrumento modificador das situações de conflito em sala de aula. Mais especificamente, a partir dos sentidos construídos em determinadas situações de interação verbal com alunos. A abordagem interacional em sala de aula permite observar que os sentidos constituídos, por meio da linguagem, dos modos de dizer e das condições de produção dos discursos influenciam as ações dos interlocutores. A interatividade supõe que todos no cenário escolar têm características que são percebidas pelos outros, de modo que a forma como cada professor constrói a sua identidade profissional, tanto pela adoção de métodos e práticas, quanto por suas palavras , sua maneira de se expressar, tudo isso exerce grande influência em seu auditório (seus alunos). O estilo do professor tem a ver com seu comportamento, seu ethos. Nesta pesquisa, mostra-se que o ethos, por natureza, é um comportamento que, como tal, articula verbal e não verbal, provocando nos destinatários efeitos multisensoriais. A Análise do Discurso, indica pistas concretas para uma análise dos elementos e das condições da enunciação. É necessário observar, contudo, que não se trata da aplicação da Análise do Discurso (AD) como tal, a um objeto de reflexão pedagógica, mas de, a partir da reflexão sobre princípios teóricos e metodológicos da AD, pensar as relações pedagógicas. |
id |
UPM_fe7124f9d735032ac226785ecc18bee6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25430 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/7764188151603056Silva, Jeanny Meiry SombraFaccina, Rosemeire Leão da Silvahttp://lattes.cnpq.br/96820975176964212016-03-15T19:46:57Z2020-05-28T18:13:27Z2010-07-162020-05-28T18:13:27Z2010-02-26A complexidade do discurso em sala de aula o torna possível de análise sob diversas perspectivas. Neste trabalho, se apresenta uma abordagem que se baseia no desenvolvimento dos estudos do discurso e da retórica; é uma abordagem que analisa a potencialidade do discurso do professor como instrumento modificador das situações de conflito em sala de aula. Mais especificamente, a partir dos sentidos construídos em determinadas situações de interação verbal com alunos. A abordagem interacional em sala de aula permite observar que os sentidos constituídos, por meio da linguagem, dos modos de dizer e das condições de produção dos discursos influenciam as ações dos interlocutores. A interatividade supõe que todos no cenário escolar têm características que são percebidas pelos outros, de modo que a forma como cada professor constrói a sua identidade profissional, tanto pela adoção de métodos e práticas, quanto por suas palavras , sua maneira de se expressar, tudo isso exerce grande influência em seu auditório (seus alunos). O estilo do professor tem a ver com seu comportamento, seu ethos. Nesta pesquisa, mostra-se que o ethos, por natureza, é um comportamento que, como tal, articula verbal e não verbal, provocando nos destinatários efeitos multisensoriais. A Análise do Discurso, indica pistas concretas para uma análise dos elementos e das condições da enunciação. É necessário observar, contudo, que não se trata da aplicação da Análise do Discurso (AD) como tal, a um objeto de reflexão pedagógica, mas de, a partir da reflexão sobre princípios teóricos e metodológicos da AD, pensar as relações pedagógicas.The complexity of discourse in education brings the possibility to analysis under a few perspectives. At this work, is presented an approach based on the development of the studies of discourse and rhetoric; it is an approach that analyses the potentiality of the teacher s discourse as an instrument to change conflict situations in classrooms. More specifically, from the senses constructed in some situations of verbal interaction with students. The interactional approach in classrooms allows to observe the senses constructed, through the language, of the manners of saying and the conditions of production of discourse that influence the actions of the interlocutors. The interactivity supposes that everyone in school scene have qualities noticed by others, in a way that how teachers build their professional identity, since the methods and practicals adopted or by the words used until the way of expression, everything have an influence in your spectators (students). Teacher s style has to do with his behaviour, his ethos. At this research, is noticed that ethos is a behaviour that articulates verbal and nonverbal, causing at its recipients multisensories effects. The Discourse Analysis indicates concrete ways to an analysis of the elements and conditions of enunciation. It is necessary to observe that it is not the application of Discourse Analysis to an object of pedagogic reflexion, but, from the reflexion about theoric and methodologic principles of Discourse Analysis to think the pedagogical relations.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfhttp://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25430porUniversidade Presbiteriana Mackenziediscursoethosargumentaçãoconflitointeração professor-alunodiscourseethosargumentationconflictinteraction teacher-studentsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4554/Jeanny%20Meiry%20Sombra%20Silva.pdf.jpgO ethos do professor como agente de mudanças de situações de conflito em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEVasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548Casagrande, Nancy dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002BRLetrasUPMLetrasORIGINALJeanny Meiry Sombra Silva.pdfJeanny Meiry Sombra Silva.pdfapplication/pdf2000524https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/83971405-c773-498d-819b-a48e1fefe48f/downloada9d3a3ec3266032398e94b8d83ace536MD51TEXTJeanny Meiry Sombra Silva.pdf.txtJeanny Meiry Sombra Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain493189https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/bef0e69c-902a-4830-885e-77dd9a64d653/download7a1e26dc04f4218680d2f994a7b2c0bbMD52THUMBNAILJeanny Meiry Sombra Silva.pdf.jpgJeanny Meiry Sombra Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1119https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/31f02e33-d24b-4638-ab23-e5dd074ae39b/download9b41e64fac6dff24465680837be0c011MD5310899/254302022-03-14 18:04:44.2oai:dspace.mackenzie.br:10899/25430https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T18:04:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O ethos do professor como agente de mudanças de situações de conflito em sala de aula |
title |
O ethos do professor como agente de mudanças de situações de conflito em sala de aula |
spellingShingle |
O ethos do professor como agente de mudanças de situações de conflito em sala de aula Silva, Jeanny Meiry Sombra discurso ethos argumentação conflito interação professor-aluno discourse ethos argumentation conflict interaction teacher-students CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
O ethos do professor como agente de mudanças de situações de conflito em sala de aula |
title_full |
O ethos do professor como agente de mudanças de situações de conflito em sala de aula |
title_fullStr |
O ethos do professor como agente de mudanças de situações de conflito em sala de aula |
title_full_unstemmed |
O ethos do professor como agente de mudanças de situações de conflito em sala de aula |
title_sort |
O ethos do professor como agente de mudanças de situações de conflito em sala de aula |
author |
Silva, Jeanny Meiry Sombra |
author_facet |
Silva, Jeanny Meiry Sombra |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7764188151603056 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jeanny Meiry Sombra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Faccina, Rosemeire Leão da Silva |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9682097517696421 |
contributor_str_mv |
Faccina, Rosemeire Leão da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
discurso ethos argumentação conflito interação professor-aluno |
topic |
discurso ethos argumentação conflito interação professor-aluno discourse ethos argumentation conflict interaction teacher-students CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
discourse ethos argumentation conflict interaction teacher-students |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
A complexidade do discurso em sala de aula o torna possível de análise sob diversas perspectivas. Neste trabalho, se apresenta uma abordagem que se baseia no desenvolvimento dos estudos do discurso e da retórica; é uma abordagem que analisa a potencialidade do discurso do professor como instrumento modificador das situações de conflito em sala de aula. Mais especificamente, a partir dos sentidos construídos em determinadas situações de interação verbal com alunos. A abordagem interacional em sala de aula permite observar que os sentidos constituídos, por meio da linguagem, dos modos de dizer e das condições de produção dos discursos influenciam as ações dos interlocutores. A interatividade supõe que todos no cenário escolar têm características que são percebidas pelos outros, de modo que a forma como cada professor constrói a sua identidade profissional, tanto pela adoção de métodos e práticas, quanto por suas palavras , sua maneira de se expressar, tudo isso exerce grande influência em seu auditório (seus alunos). O estilo do professor tem a ver com seu comportamento, seu ethos. Nesta pesquisa, mostra-se que o ethos, por natureza, é um comportamento que, como tal, articula verbal e não verbal, provocando nos destinatários efeitos multisensoriais. A Análise do Discurso, indica pistas concretas para uma análise dos elementos e das condições da enunciação. É necessário observar, contudo, que não se trata da aplicação da Análise do Discurso (AD) como tal, a um objeto de reflexão pedagógica, mas de, a partir da reflexão sobre princípios teóricos e metodológicos da AD, pensar as relações pedagógicas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2010-07-16 2020-05-28T18:13:27Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-02-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:46:57Z 2020-05-28T18:13:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25430 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/83971405-c773-498d-819b-a48e1fefe48f/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/bef0e69c-902a-4830-885e-77dd9a64d653/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/31f02e33-d24b-4638-ab23-e5dd074ae39b/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a9d3a3ec3266032398e94b8d83ace536 7a1e26dc04f4218680d2f994a7b2c0bb 9b41e64fac6dff24465680837be0c011 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820049107976192 |