"Bom barulho da baixada" em modo digital : uma etnografia virtual sobre cultura lo-fi entre músicos da periferia do Rio de Janeiro (RJ)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/238302 |
Resumo: | O presente trabalho consiste em um estudo etnomusicológico construído dialogicamente com um grupo de músicos associados à produtora cultural Escritório da Transfusão, Rio de Janeiro (RJ), a fim de compreender “de dentro“ a categoria estético-musical denominada lo-fi, abarcada nas correntes da cultura Do It Yourself(DIY). Criado em 2013 como base do coletivo e selo Transfusão Noise, o Escritório localiza-se no centro do Rio de Janeiro, onde são abrigados ensaios, gravações e festas, sendo ponto expressivo e de referência entre músicos praticantes da cultura DIY, lo-fi e indie rock, servindo como pólo para práticas de suas tecnomusicalidades, recursos tecnológicos sonoro-musicais em métodos criativos. Na posição de jovem branco e universitário, em contraponto aos meus colaboradores, carrego a experiência de um trabalho de conclusão de graduação sobre o lo-fi a partir da gravação solitária de um álbum caseiro, com inspiração metodológica da Pesquisa Artística. Atento a isto, o trabalho propõe-se compreender as seguintes questões: quais discursos e práticas estético-musicais são criados a partir das tecnomusicalidades do lo-fi? Quais são as categorias nativas mobilizadas em seus processos criativos? De que maneiras são concebidos os envolvimentos com as tecnologias do som em termos de aprendizagem e manipulação criativa? Devido à pandemia de COVID-19 fez-se necessário desenvolver uma preparação diferenciada para o trabalho de campo seguro frente às condições sanitárias correntes. O trabalho etnográfico colaborativo, realizado em ambiente virtual, foi então desenvolvido graças à revisão e ao acompanhamento intensivo de experiências globais atualizadoras das etnografias do/no ciberespaço. |
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Santos, Gabriel Islaz Gonçalves dosLucas, Maria Elizabeth da Silva2022-05-05T04:46:52Z2022http://hdl.handle.net/10183/238302001140615O presente trabalho consiste em um estudo etnomusicológico construído dialogicamente com um grupo de músicos associados à produtora cultural Escritório da Transfusão, Rio de Janeiro (RJ), a fim de compreender “de dentro“ a categoria estético-musical denominada lo-fi, abarcada nas correntes da cultura Do It Yourself(DIY). Criado em 2013 como base do coletivo e selo Transfusão Noise, o Escritório localiza-se no centro do Rio de Janeiro, onde são abrigados ensaios, gravações e festas, sendo ponto expressivo e de referência entre músicos praticantes da cultura DIY, lo-fi e indie rock, servindo como pólo para práticas de suas tecnomusicalidades, recursos tecnológicos sonoro-musicais em métodos criativos. Na posição de jovem branco e universitário, em contraponto aos meus colaboradores, carrego a experiência de um trabalho de conclusão de graduação sobre o lo-fi a partir da gravação solitária de um álbum caseiro, com inspiração metodológica da Pesquisa Artística. Atento a isto, o trabalho propõe-se compreender as seguintes questões: quais discursos e práticas estético-musicais são criados a partir das tecnomusicalidades do lo-fi? Quais são as categorias nativas mobilizadas em seus processos criativos? De que maneiras são concebidos os envolvimentos com as tecnologias do som em termos de aprendizagem e manipulação criativa? Devido à pandemia de COVID-19 fez-se necessário desenvolver uma preparação diferenciada para o trabalho de campo seguro frente às condições sanitárias correntes. O trabalho etnográfico colaborativo, realizado em ambiente virtual, foi então desenvolvido graças à revisão e ao acompanhamento intensivo de experiências globais atualizadoras das etnografias do/no ciberespaço.The present text consists of an ethnomusicological study dialogically constructed alongside a group of musicians involved with the Escritório da Transfusão, Rio de Janeiro (RJ), Brazil, seeking to comprehend “from the inside” the aesthetical-musical category called lo-fi, covered in branches of the Do It Yourself (DIY) culture. Created in 2013 as a base for the collective and label Transfusão Noise, the Escritório is located in downtown Rio de Janeiro, where are hosted rehearsals, recordings and parties, being an expressive and referential point for musicians who are practitioners of the DIY, lo-fi and indie rock cultures, and serving as a headquarter for similar practices of their technomusicalities, sound and technological resources in creative methods. In the position of a young and white scholar, in contrast to my collaborators, I bring the experience of an undergraduate monographic research concerning lo-fi from the lonely recording of a home album, with methodological inspiration from Artistic Research; as such, the work proposes to understand the following questions: which discourses and aesthetical-musical practices are created from lo-fi’s technomusicalities? Which native categories are employed in its creative processes? In which ways are the involvements with technology conceived, in terms of learning and creative manipulation? Due to the COVID-19 pandemic, it has been necessary to develop a differentiated preparation for a safe fieldwork, in face of the then current sanitary conditions. The collaborativa ethnographical work, made in a virtual environment, was then developed thanks to my revision and intensive attention to global experiences which updated ethnography from/in cyberspace.application/pdfporEtnomusicologiaLo-fiRio de Janeiro (RJ)EthnomusicologyLo-fi culture"Bom barulho da baixada" em modo digital : uma etnografia virtual sobre cultura lo-fi entre músicos da periferia do Rio de Janeiro (RJ)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140615.pdf.txt001140615.pdf.txtExtracted Texttext/plain291030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238302/2/001140615.pdf.txte233a48f89dbef39cd2a2ff0bd20e1fcMD52ORIGINAL001140615.pdfTexto completoapplication/pdf16470040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238302/1/001140615.pdf7d7b9f097d91b03ac85b8cc42be61dd1MD5110183/2383022022-05-06 04:41:06.911349oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238302Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-06T07:41:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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