"Bom barulho da baixada" em modo digital : uma etnografia virtual sobre cultura lo-fi entre músicos da periferia do Rio de Janeiro (RJ)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gabriel Islaz Gonçalves dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238302
Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo etnomusicológico construído dialogicamente com um grupo de músicos associados à produtora cultural Escritório da Transfusão, Rio de Janeiro (RJ), a fim de compreender “de dentro“ a categoria estético-musical denominada lo-fi, abarcada nas correntes da cultura Do It Yourself(DIY). Criado em 2013 como base do coletivo e selo Transfusão Noise, o Escritório localiza-se no centro do Rio de Janeiro, onde são abrigados ensaios, gravações e festas, sendo ponto expressivo e de referência entre músicos praticantes da cultura DIY, lo-fi e indie rock, servindo como pólo para práticas de suas tecnomusicalidades, recursos tecnológicos sonoro-musicais em métodos criativos. Na posição de jovem branco e universitário, em contraponto aos meus colaboradores, carrego a experiência de um trabalho de conclusão de graduação sobre o lo-fi a partir da gravação solitária de um álbum caseiro, com inspiração metodológica da Pesquisa Artística. Atento a isto, o trabalho propõe-se compreender as seguintes questões: quais discursos e práticas estético-musicais são criados a partir das tecnomusicalidades do lo-fi? Quais são as categorias nativas mobilizadas em seus processos criativos? De que maneiras são concebidos os envolvimentos com as tecnologias do som em termos de aprendizagem e manipulação criativa? Devido à pandemia de COVID-19 fez-se necessário desenvolver uma preparação diferenciada para o trabalho de campo seguro frente às condições sanitárias correntes. O trabalho etnográfico colaborativo, realizado em ambiente virtual, foi então desenvolvido graças à revisão e ao acompanhamento intensivo de experiências globais atualizadoras das etnografias do/no ciberespaço.
id URGS_000f7c9ec2fcef3d269ccf91931485c3
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238302
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santos, Gabriel Islaz Gonçalves dosLucas, Maria Elizabeth da Silva2022-05-05T04:46:52Z2022http://hdl.handle.net/10183/238302001140615O presente trabalho consiste em um estudo etnomusicológico construído dialogicamente com um grupo de músicos associados à produtora cultural Escritório da Transfusão, Rio de Janeiro (RJ), a fim de compreender “de dentro“ a categoria estético-musical denominada lo-fi, abarcada nas correntes da cultura Do It Yourself(DIY). Criado em 2013 como base do coletivo e selo Transfusão Noise, o Escritório localiza-se no centro do Rio de Janeiro, onde são abrigados ensaios, gravações e festas, sendo ponto expressivo e de referência entre músicos praticantes da cultura DIY, lo-fi e indie rock, servindo como pólo para práticas de suas tecnomusicalidades, recursos tecnológicos sonoro-musicais em métodos criativos. Na posição de jovem branco e universitário, em contraponto aos meus colaboradores, carrego a experiência de um trabalho de conclusão de graduação sobre o lo-fi a partir da gravação solitária de um álbum caseiro, com inspiração metodológica da Pesquisa Artística. Atento a isto, o trabalho propõe-se compreender as seguintes questões: quais discursos e práticas estético-musicais são criados a partir das tecnomusicalidades do lo-fi? Quais são as categorias nativas mobilizadas em seus processos criativos? De que maneiras são concebidos os envolvimentos com as tecnologias do som em termos de aprendizagem e manipulação criativa? Devido à pandemia de COVID-19 fez-se necessário desenvolver uma preparação diferenciada para o trabalho de campo seguro frente às condições sanitárias correntes. O trabalho etnográfico colaborativo, realizado em ambiente virtual, foi então desenvolvido graças à revisão e ao acompanhamento intensivo de experiências globais atualizadoras das etnografias do/no ciberespaço.The present text consists of an ethnomusicological study dialogically constructed alongside a group of musicians involved with the Escritório da Transfusão, Rio de Janeiro (RJ), Brazil, seeking to comprehend “from the inside” the aesthetical-musical category called lo-fi, covered in branches of the Do It Yourself (DIY) culture. Created in 2013 as a base for the collective and label Transfusão Noise, the Escritório is located in downtown Rio de Janeiro, where are hosted rehearsals, recordings and parties, being an expressive and referential point for musicians who are practitioners of the DIY, lo-fi and indie rock cultures, and serving as a headquarter for similar practices of their technomusicalities, sound and technological resources in creative methods. In the position of a young and white scholar, in contrast to my collaborators, I bring the experience of an undergraduate monographic research concerning lo-fi from the lonely recording of a home album, with methodological inspiration from Artistic Research; as such, the work proposes to understand the following questions: which discourses and aesthetical-musical practices are created from lo-fi’s technomusicalities? Which native categories are employed in its creative processes? In which ways are the involvements with technology conceived, in terms of learning and creative manipulation? Due to the COVID-19 pandemic, it has been necessary to develop a differentiated preparation for a safe fieldwork, in face of the then current sanitary conditions. The collaborativa ethnographical work, made in a virtual environment, was then developed thanks to my revision and intensive attention to global experiences which updated ethnography from/in cyberspace.application/pdfporEtnomusicologiaLo-fiRio de Janeiro (RJ)EthnomusicologyLo-fi culture"Bom barulho da baixada" em modo digital : uma etnografia virtual sobre cultura lo-fi entre músicos da periferia do Rio de Janeiro (RJ)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001140615.pdf.txt001140615.pdf.txtExtracted Texttext/plain291030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238302/2/001140615.pdf.txte233a48f89dbef39cd2a2ff0bd20e1fcMD52ORIGINAL001140615.pdfTexto completoapplication/pdf16470040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238302/1/001140615.pdf7d7b9f097d91b03ac85b8cc42be61dd1MD5110183/2383022022-05-06 04:41:06.911349oai:www.lume.ufrgs.br:10183/238302Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-05-06T07:41:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Bom barulho da baixada" em modo digital : uma etnografia virtual sobre cultura lo-fi entre músicos da periferia do Rio de Janeiro (RJ)
title "Bom barulho da baixada" em modo digital : uma etnografia virtual sobre cultura lo-fi entre músicos da periferia do Rio de Janeiro (RJ)
spellingShingle "Bom barulho da baixada" em modo digital : uma etnografia virtual sobre cultura lo-fi entre músicos da periferia do Rio de Janeiro (RJ)
Santos, Gabriel Islaz Gonçalves dos
Etnomusicologia
Lo-fi
Rio de Janeiro (RJ)
Ethnomusicology
Lo-fi culture
title_short "Bom barulho da baixada" em modo digital : uma etnografia virtual sobre cultura lo-fi entre músicos da periferia do Rio de Janeiro (RJ)
title_full "Bom barulho da baixada" em modo digital : uma etnografia virtual sobre cultura lo-fi entre músicos da periferia do Rio de Janeiro (RJ)
title_fullStr "Bom barulho da baixada" em modo digital : uma etnografia virtual sobre cultura lo-fi entre músicos da periferia do Rio de Janeiro (RJ)
title_full_unstemmed "Bom barulho da baixada" em modo digital : uma etnografia virtual sobre cultura lo-fi entre músicos da periferia do Rio de Janeiro (RJ)
title_sort "Bom barulho da baixada" em modo digital : uma etnografia virtual sobre cultura lo-fi entre músicos da periferia do Rio de Janeiro (RJ)
author Santos, Gabriel Islaz Gonçalves dos
author_facet Santos, Gabriel Islaz Gonçalves dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gabriel Islaz Gonçalves dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lucas, Maria Elizabeth da Silva
contributor_str_mv Lucas, Maria Elizabeth da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomusicologia
Lo-fi
Rio de Janeiro (RJ)
topic Etnomusicologia
Lo-fi
Rio de Janeiro (RJ)
Ethnomusicology
Lo-fi culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethnomusicology
Lo-fi culture
description O presente trabalho consiste em um estudo etnomusicológico construído dialogicamente com um grupo de músicos associados à produtora cultural Escritório da Transfusão, Rio de Janeiro (RJ), a fim de compreender “de dentro“ a categoria estético-musical denominada lo-fi, abarcada nas correntes da cultura Do It Yourself(DIY). Criado em 2013 como base do coletivo e selo Transfusão Noise, o Escritório localiza-se no centro do Rio de Janeiro, onde são abrigados ensaios, gravações e festas, sendo ponto expressivo e de referência entre músicos praticantes da cultura DIY, lo-fi e indie rock, servindo como pólo para práticas de suas tecnomusicalidades, recursos tecnológicos sonoro-musicais em métodos criativos. Na posição de jovem branco e universitário, em contraponto aos meus colaboradores, carrego a experiência de um trabalho de conclusão de graduação sobre o lo-fi a partir da gravação solitária de um álbum caseiro, com inspiração metodológica da Pesquisa Artística. Atento a isto, o trabalho propõe-se compreender as seguintes questões: quais discursos e práticas estético-musicais são criados a partir das tecnomusicalidades do lo-fi? Quais são as categorias nativas mobilizadas em seus processos criativos? De que maneiras são concebidos os envolvimentos com as tecnologias do som em termos de aprendizagem e manipulação criativa? Devido à pandemia de COVID-19 fez-se necessário desenvolver uma preparação diferenciada para o trabalho de campo seguro frente às condições sanitárias correntes. O trabalho etnográfico colaborativo, realizado em ambiente virtual, foi então desenvolvido graças à revisão e ao acompanhamento intensivo de experiências globais atualizadoras das etnografias do/no ciberespaço.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-05T04:46:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/238302
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001140615
url http://hdl.handle.net/10183/238302
identifier_str_mv 001140615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238302/2/001140615.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/238302/1/001140615.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e233a48f89dbef39cd2a2ff0bd20e1fc
7d7b9f097d91b03ac85b8cc42be61dd1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085583044739072