"Ali é o satanás que está manifestado", "vira homem, tenta ficar com uma menina" : masculinidades, docência e pertencimento religioso na cidade sol
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266150 |
Resumo: | Esta tese se insere na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero e tem a pretensão de contribuir para a produção científica no campo da Educação, em articulação com as discussões propostas pelo Pós-estruturalismo, pelos Estudos de Gênero, Sexualidade e Masculinidades. A pesquisa teve como objetivo analisar de que modo docências atravessadas por um forte pertencimento religioso lidam com as relações de gênero e sexualidade, de modo especial, com a produção das masculinidades, em escolas de um município do interior da Bahia. Buscou-se identificar como diferentes discursos sobre masculinidades se interconectam com o pertencimento religioso dos/as professores/as, além de identificar como este pertencimento produz a pedagogia do silêncio, a atualização do poder pastoral e o proselitismo nas escolas, bem como mapear quais são os recursos utilizados por esses professores/as para produzirem as masculinidades de seus alunos. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores homens, duas professoras mulheres e cinco estudantes homens gays. As análises foram empreendidas em diálogo com as teorizações foucaultianas. Dentre os resultados da investigação, foi possível registar que dadas as práticas excludentes e violentas inscritas na ordem do discurso religioso fundamentalista, direitos são violados e o princípio da laicidade é constantemente desconsiderado. Ao ocupar um espaço normalizador nas salas de aula, por meio do forte pertencimento religioso dos professores, esses discursos fazem com que essa instituição se afaste dos seus ideais republicanos e negue aos seus estudantes uma formação que compreenda não somente aprendizagens científicas, mas também aprendizagens sociais. O conjunto de entrevistas analisado na tese apontou que o modo que as docências atravessadas pelo pertencimento religioso lidam com as relações de gênero e sexualidade, em especial, com a produção das masculinidades, é marcado pela construção e vigilância da ordem do gênero e da sexualidade e uma constante produção de masculinidades aos moldes do que é prescrito pela bíblia e pelo ideal de masculinidade hegemônica construído culturalmente. |
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Xavier, Antonio Jeferson BarretoSeffner, Fernando2023-10-21T03:42:06Z2023http://hdl.handle.net/10183/266150001186359Esta tese se insere na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero e tem a pretensão de contribuir para a produção científica no campo da Educação, em articulação com as discussões propostas pelo Pós-estruturalismo, pelos Estudos de Gênero, Sexualidade e Masculinidades. A pesquisa teve como objetivo analisar de que modo docências atravessadas por um forte pertencimento religioso lidam com as relações de gênero e sexualidade, de modo especial, com a produção das masculinidades, em escolas de um município do interior da Bahia. Buscou-se identificar como diferentes discursos sobre masculinidades se interconectam com o pertencimento religioso dos/as professores/as, além de identificar como este pertencimento produz a pedagogia do silêncio, a atualização do poder pastoral e o proselitismo nas escolas, bem como mapear quais são os recursos utilizados por esses professores/as para produzirem as masculinidades de seus alunos. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores homens, duas professoras mulheres e cinco estudantes homens gays. As análises foram empreendidas em diálogo com as teorizações foucaultianas. Dentre os resultados da investigação, foi possível registar que dadas as práticas excludentes e violentas inscritas na ordem do discurso religioso fundamentalista, direitos são violados e o princípio da laicidade é constantemente desconsiderado. Ao ocupar um espaço normalizador nas salas de aula, por meio do forte pertencimento religioso dos professores, esses discursos fazem com que essa instituição se afaste dos seus ideais republicanos e negue aos seus estudantes uma formação que compreenda não somente aprendizagens científicas, mas também aprendizagens sociais. O conjunto de entrevistas analisado na tese apontou que o modo que as docências atravessadas pelo pertencimento religioso lidam com as relações de gênero e sexualidade, em especial, com a produção das masculinidades, é marcado pela construção e vigilância da ordem do gênero e da sexualidade e uma constante produção de masculinidades aos moldes do que é prescrito pela bíblia e pelo ideal de masculinidade hegemônica construído culturalmente.This thesis falls within the research field of Education, Sexuality, and Gender Relations and aims to contribute to scientific production in the field of Education, in conjunction with discussions proposed by Post-structuralism, and Gender, Sexuality and Masculinities studies. The research aimed to analyze how teaching practices influenced by strong religious affiliations deal with gender and sexuality relations, particularly in the construction of masculinities, in schools in a municipality in the interior of Bahia. The study sought to identify how different discourses on masculinities intersect with the religious affiliations of teachers and how this religious affiliation produces the pedagogy of silence, the reinforcement of pastoral power, and proselytism in schools. Additionally, it aimed to map the resources used by these teachers to shape the masculinities of their students.To achieve this, semistructured interviews were conducted with four male teachers, two female teachers, and five gay male students. The analysis was conducted in dialogue with Foucauldian theories. Among the results of the investigation, it was observed that due to exclusionary and violent practices inherent in fundamentalist religious discourse, rights are violated, and the principle of secularism is constantly disregarded. By normalizing religious discourse in the classrooms due to the strong religious affiliation of teachers, these institutions end up deviating from its republican ideals and deny students an education that encompasses not only scientific learning but also social learning. The collection of interviews analyzed in the thesis revealed that teaching practices influenced by religious affiliations tend to construct and surveil gender and sexuality norms and constantly produce masculinities in accordance with what is prescribed by the Bible and by the ideals of the culturally constructed hegemonic masculinity.application/pdfporRelação de gêneroSexualidadeMasculinidadePertencimentoReligiosidadeReligious affiliationMasculinitiesGenderSexualityEducation"Ali é o satanás que está manifestado", "vira homem, tenta ficar com uma menina" : masculinidades, docência e pertencimento religioso na cidade solinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186359.pdf.txt001186359.pdf.txtExtracted Texttext/plain591577http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266150/2/001186359.pdf.txt93351fe71f429b6a4f0fa04790db5be6MD52ORIGINAL001186359.pdfTexto completoapplication/pdf1810205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266150/1/001186359.pdf8c9d86a5e3f8c27af2f9d6b043332c4fMD5110183/2661502023-10-22 03:37:52.483789oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-22T06:37:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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