Quais vozes se reúnem em um acervo literário? : a relevância do acervo literário de Érico Veríssimo para a afirmação de uma memória cultural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250366 |
Resumo: | Os vestígios do processo de criação das obras de Erico Verissimo, deixados por ele ou interpretados por críticos em seu Acervo Literário de Erico Verissimo (ALEV), hoje guardado pelo Instituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, são parte importante da memória cultural, termo empregado por Stuart Hall (2006) que determina a preservação, pela narrativa, de uma identidade e de uma herança simbólica. Rastreando e conectando esses traços, referentes ao livro do escritor cruz-altense selecionado para o presente trabalho, O resto é silêncio (1943), é possível reconstituir cenários de escrita de tal obra apontando, especificamente, o papel da literatura como objeto de conhecimento e de manutenção da memória coletiva. Interessam, pois, os estudos que versem sobre o papel dos acervos literários na tarefa de análise de textos e, na mesma proporção, matérias que abordem o valor social e cultural agregado aos acervos, em especial as da teoria de Pierre Bordieu sobre o capital simbólico. Busca-se estabelecer uma associação entre acervo-memória-identidade para fundamentar a afirmação de que um acervo literário proporciona mais do que a percepção de uma obra, uma vez que comporta parte de uma cultura, a partir da perpetuação de traços de memória coletiva contidos nas entrelinhas dos textos (encontrados na obra e no acervo sobre a obra). |
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