Vizinhança 3k para busca de caminhos em ambientes 3D representados por grids cúbicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chagas, Caroline
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252522
Resumo: Planejamento de rotas é uma importante área de estudo da Inteligência Artificial (IA), visto seu emprego em diversos domínios de aplicação. A execução de jogos e simulações considerando espaço tridimensional (3D) se enquadram nesse contexto apresentando ele vado grau de complexidade. Consequentemente, os algoritmos usados nesse caso também apresentam maior complexidade, visto que há mais aspectos a serem tratados quando comparados a ambientes 2D. Adaptar um algoritmo 2D para ambientes 3D não é uma tarefa trivial. Muitos dos algoritmos que funcionam de forma adequada em ambientes planos, no espaço não oferecem mesmo desempenho. Perante este cenário, foi pensada uma nova abordagem de expansão da vizinhança no processo de busca, visando contri buir para o planejamento de caminhos de forma que a técnica desenvolvida possa compor implementações básicas de tais algoritmos, visando resolver o problema em ambientes 3D. Poucos trabalhos na literatura abordam técnicas de ampliação da vizinhança que pos sibilitem ao algoritmo de busca de caminhos ampliar suas direções de movimento. Essa é uma forma dos algoritmos de busca melhorarem a qualidade das soluções retornadas, promovendo suavização dos caminhos encontrados. Partindo deste princípio, o trabalho apresenta uma nova e extensa expansão de vizinhança para ambientes 3D. A chamada "Vizinhança 3 k " foi desenvolvida com a finalidade de fornecer benefícios próximos aos dos algoritmos any-angle, porém com implementações mais simples. A Vizinhança 3 k pode ser aplicada a qualquer algoritmo que não tenha como característica fundamental uma expansão de vizinhança própria. Porém, por ser uma expansão mais ampla e com plexa, a principal ideia é que seja aplicada a implementações simples, de forma a produzir caminhos de melhor qualidade, resultados próximos aos de implementações complexas. Os resultados dos experimentos, realizados com os algoritmos A*, JPS e Lazy Theta*, demonstraram que o uso da técnica de vizinhança proposta proporcionou suavização dos caminhos retornados pelos algoritmos testados, melhorando a qualidade final dos cami nhos resultantes.
id URGS_0107d6f8bf2a8f7b7ea2dcd09e7cb1ed
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252522
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Chagas, CarolineFreitas, Edison Pignaton de2022-12-08T05:02:48Z2022http://hdl.handle.net/10183/252522001156098Planejamento de rotas é uma importante área de estudo da Inteligência Artificial (IA), visto seu emprego em diversos domínios de aplicação. A execução de jogos e simulações considerando espaço tridimensional (3D) se enquadram nesse contexto apresentando ele vado grau de complexidade. Consequentemente, os algoritmos usados nesse caso também apresentam maior complexidade, visto que há mais aspectos a serem tratados quando comparados a ambientes 2D. Adaptar um algoritmo 2D para ambientes 3D não é uma tarefa trivial. Muitos dos algoritmos que funcionam de forma adequada em ambientes planos, no espaço não oferecem mesmo desempenho. Perante este cenário, foi pensada uma nova abordagem de expansão da vizinhança no processo de busca, visando contri buir para o planejamento de caminhos de forma que a técnica desenvolvida possa compor implementações básicas de tais algoritmos, visando resolver o problema em ambientes 3D. Poucos trabalhos na literatura abordam técnicas de ampliação da vizinhança que pos sibilitem ao algoritmo de busca de caminhos ampliar suas direções de movimento. Essa é uma forma dos algoritmos de busca melhorarem a qualidade das soluções retornadas, promovendo suavização dos caminhos encontrados. Partindo deste princípio, o trabalho apresenta uma nova e extensa expansão de vizinhança para ambientes 3D. A chamada "Vizinhança 3 k " foi desenvolvida com a finalidade de fornecer benefícios próximos aos dos algoritmos any-angle, porém com implementações mais simples. A Vizinhança 3 k pode ser aplicada a qualquer algoritmo que não tenha como característica fundamental uma expansão de vizinhança própria. Porém, por ser uma expansão mais ampla e com plexa, a principal ideia é que seja aplicada a implementações simples, de forma a produzir caminhos de melhor qualidade, resultados próximos aos de implementações complexas. Os resultados dos experimentos, realizados com os algoritmos A*, JPS e Lazy Theta*, demonstraram que o uso da técnica de vizinhança proposta proporcionou suavização dos caminhos retornados pelos algoritmos testados, melhorando a qualidade final dos cami nhos resultantes.Path planning is an important area of study in Artificial Intelligence (AI) employed in dif ferent application domains. Games and simulations running in three-dimensional space (3D) are in this context presenting an important complexity. Consequently, their algo rithms are also more complex, since there are more aspects to be dealt with compared to 2D environments. Adapting 2D algorithms to 3D environments is not a trivial task. Many of the algorithms that work adequately in flat environments, do not offer the same per formance in 3D spaces. Given this scenario, a new approach of neighborhood expansion in the search process was conceived, aiming to contribute to path planning by composing with basic implementations of such algorithms, aiming to solve the problem in 3D envi ronments. Few works in the literature address neighborhood expansion techniques that allow pathfinding algorithms to expand the possible movement directions. This is a way the algorithms can improve the qualities of the provided solutions, smoothing the result ing paths. Based on this principal, this paper presents a new and extended neighborhood expansion approach for 3D environments. The so-called "3k Neighborhood" was devel oped with the purpose of providing benefits close to those of any-angle algorithms, but with simpler implementations. The "3 k Neighborhood" can be applied to any algorithm that does not have as a fundamental characteristic a particular neighborhood expansion. Nevertheless, because it is a broader and more complex expansion, the main idea is to ap ply it to easy implementations, in order to produce better quality paths, with results close to those of complex implementations. The results of the experiments, performed with the A*, JPS and Lazy Theta* algorithms, demonstrated that the use of the proposed neigh borhood technique provided smoothing to the paths provided by the tested algorithms, improving the quality of the resulting paths.application/pdfengTrafego : Rotas : Planejamento3DAlgorítmoLarge neighborhood3k neighborhood3D environmentsPathfindingVizinhança 3k para busca de caminhos em ambientes 3D representados por grids cúbicosThe 3k neighborhood for grid path planning in 3D environments info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001156098.pdf.txt001156098.pdf.txtExtracted Texttext/plain215844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252522/2/001156098.pdf.txt738879f6cec61f76655bcf7756488c38MD52ORIGINAL001156098.pdfTexto completoapplication/pdf7721753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252522/1/001156098.pdf840803aae340b6027d81ef5622cb23e3MD5110183/2525222023-03-05 03:23:23.810205oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-05T06:23:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Vizinhança 3k para busca de caminhos em ambientes 3D representados por grids cúbicos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The 3k neighborhood for grid path planning in 3D environments
title Vizinhança 3k para busca de caminhos em ambientes 3D representados por grids cúbicos
spellingShingle Vizinhança 3k para busca de caminhos em ambientes 3D representados por grids cúbicos
Chagas, Caroline
Trafego : Rotas : Planejamento
3D
Algorítmo
Large neighborhood
3k neighborhood
3D environments
Pathfinding
title_short Vizinhança 3k para busca de caminhos em ambientes 3D representados por grids cúbicos
title_full Vizinhança 3k para busca de caminhos em ambientes 3D representados por grids cúbicos
title_fullStr Vizinhança 3k para busca de caminhos em ambientes 3D representados por grids cúbicos
title_full_unstemmed Vizinhança 3k para busca de caminhos em ambientes 3D representados por grids cúbicos
title_sort Vizinhança 3k para busca de caminhos em ambientes 3D representados por grids cúbicos
author Chagas, Caroline
author_facet Chagas, Caroline
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chagas, Caroline
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Edison Pignaton de
contributor_str_mv Freitas, Edison Pignaton de
dc.subject.por.fl_str_mv Trafego : Rotas : Planejamento
3D
Algorítmo
topic Trafego : Rotas : Planejamento
3D
Algorítmo
Large neighborhood
3k neighborhood
3D environments
Pathfinding
dc.subject.eng.fl_str_mv Large neighborhood
3k neighborhood
3D environments
Pathfinding
description Planejamento de rotas é uma importante área de estudo da Inteligência Artificial (IA), visto seu emprego em diversos domínios de aplicação. A execução de jogos e simulações considerando espaço tridimensional (3D) se enquadram nesse contexto apresentando ele vado grau de complexidade. Consequentemente, os algoritmos usados nesse caso também apresentam maior complexidade, visto que há mais aspectos a serem tratados quando comparados a ambientes 2D. Adaptar um algoritmo 2D para ambientes 3D não é uma tarefa trivial. Muitos dos algoritmos que funcionam de forma adequada em ambientes planos, no espaço não oferecem mesmo desempenho. Perante este cenário, foi pensada uma nova abordagem de expansão da vizinhança no processo de busca, visando contri buir para o planejamento de caminhos de forma que a técnica desenvolvida possa compor implementações básicas de tais algoritmos, visando resolver o problema em ambientes 3D. Poucos trabalhos na literatura abordam técnicas de ampliação da vizinhança que pos sibilitem ao algoritmo de busca de caminhos ampliar suas direções de movimento. Essa é uma forma dos algoritmos de busca melhorarem a qualidade das soluções retornadas, promovendo suavização dos caminhos encontrados. Partindo deste princípio, o trabalho apresenta uma nova e extensa expansão de vizinhança para ambientes 3D. A chamada "Vizinhança 3 k " foi desenvolvida com a finalidade de fornecer benefícios próximos aos dos algoritmos any-angle, porém com implementações mais simples. A Vizinhança 3 k pode ser aplicada a qualquer algoritmo que não tenha como característica fundamental uma expansão de vizinhança própria. Porém, por ser uma expansão mais ampla e com plexa, a principal ideia é que seja aplicada a implementações simples, de forma a produzir caminhos de melhor qualidade, resultados próximos aos de implementações complexas. Os resultados dos experimentos, realizados com os algoritmos A*, JPS e Lazy Theta*, demonstraram que o uso da técnica de vizinhança proposta proporcionou suavização dos caminhos retornados pelos algoritmos testados, melhorando a qualidade final dos cami nhos resultantes.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-08T05:02:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252522
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001156098
url http://hdl.handle.net/10183/252522
identifier_str_mv 001156098
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252522/2/001156098.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252522/1/001156098.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 738879f6cec61f76655bcf7756488c38
840803aae340b6027d81ef5622cb23e3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085603529719808