Educação problematizadora em curso técnico para agentes comunitários de saúde : experiência de produção de significados e sentimentos no trabalho em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Helena Pereira Rodrigues da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196653
Resumo: INTRODUÇÃO: A profissão „Agente Comunitário de Saúde‟ (ACS) é recente no contexto das profissões em saúde. O ACS integra a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), tendo a atribuição de realizar a aproximação com a comunidade. Seu trabalho é complexo e abrange além da área da saúde, conhecimentos de áreas como ciências humanas, políticas e sociais. A formação técnica desse profissional foi proposta pelos Ministérios da Educação e da Saúde por meio do referencial teórico de curso técnico lançado em 2014. O curso foi organizado em três etapas com diferentes cargas horária e temáticas. As temáticas estavam relacionadas com os âmbitos de atuação do ACS (1ª etapa com financiamento federal e 2ª e 3ª etapas necessitavam da contrapartida estadual e municipal) e poucos foram os municípios que finalizaram a totalidade do curso. Novo Hamburgo, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, teve uma turma de ACS formados pelo curso técnico (três etapas), em 2017, por meio de uma parceria com instituições de ensino. OBJETIVO: Analisar os significados do processo de educação no curso técnico para ACS em Novo Hamburgo, na perspectiva dos educandos e gestores da saúde e do curso. METODOLOGIA: Trata-se de estudo de abordagem qualitativa (estudo de caso), realizado com ACS e gestores da saúde e gestores pedagógicos do curso. O estudo aconteceu no município de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Foram convidados a participar da pesquisa todos os 45 ACS que finalizaram o curso técnico e os gestores envolvidos com o curso. O método de amostragem utilizado foi o da saturação (n=17). A produção das informações ocorreu por meio da realização de entrevistas individuais, semiestruturadas, as quais foram gravadas por equipamento digital e posteriormente transcritas, além da observação dos portfólios dos alunos e do material didático do curso. O material textual foi interpretado pela análise de conteúdo de Bardin com o apoio do software Visual Qualitative Data Analysis (ATLAS.ti). A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa. PRINCIPAIS RESULTADOS: Os resultados mostraram que as aprendizagens no curso foram além do conhecimento adquirido nas capacitações que os ACS estavam habituados a participar, constituindo-se em uma experiência de educação permanente. A proposta de educação problematizadora valorizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem-avaliação mostrou-se essencial para produzir um aprendizado significativo e conectado com as vivências profissionais dos ACS. Foi uma formação que agregou conhecimentos e informações que facilitaram a abordagem e orientação do ACS às famílias, melhoraram sua habilidade de comunicação e interpessoais, ampliaram o conceito de saúde incluindo os determinantes sociais do processo saúde-doença, preparando-os para lidar com problemas complexos, o que trouxe segurança, confiança e tranquilidade ao processo de trabalho. O curso auxiliou, ainda, os ACS a entenderem suas atribuições e seu papel dentro da equipe, o que gerou um sentimento de pertencimento desse profissional à equipe. Desafios foram observados em relação aos docentes-facilitadores e supervisores no desenvolvimento das atividades do curso. PRODUTO: Foi desenvolvido material de caráter educativo-informativo – Boletim Informativo – com foco no ACS e nas estratégias para a educação permanente desse profissional. É direcionado tanto aos ACS e demais profissionais das equipes da ESF, quanto aos estudantes de graduação e de programas de Residência e docentes que estiverem em atividades de ensino nesses serviços e aos gestores da saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A vivência educativa em curso técnico para Agentes Comunitários de Saúde baseado no referencial curricular proposto pelos Ministérios da Saúde e da Educação constituiu-se em uma experiência que marcou seus participantes, trazendo significados e sentimentos que expressaram a qualificação do trabalho em saúde. Os ACS reforçaram a necessidade de continuação das atividades de educação permanente.
id URGS_019abd040cc4c3069c51dc95ae1f002b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196653
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Helena Pereira Rodrigues daToassi, Ramona Fernanda CeriottiGai, Daniele Noal2019-07-09T02:38:16Z2019http://hdl.handle.net/10183/196653001093608INTRODUÇÃO: A profissão „Agente Comunitário de Saúde‟ (ACS) é recente no contexto das profissões em saúde. O ACS integra a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), tendo a atribuição de realizar a aproximação com a comunidade. Seu trabalho é complexo e abrange além da área da saúde, conhecimentos de áreas como ciências humanas, políticas e sociais. A formação técnica desse profissional foi proposta pelos Ministérios da Educação e da Saúde por meio do referencial teórico de curso técnico lançado em 2014. O curso foi organizado em três etapas com diferentes cargas horária e temáticas. As temáticas estavam relacionadas com os âmbitos de atuação do ACS (1ª etapa com financiamento federal e 2ª e 3ª etapas necessitavam da contrapartida estadual e municipal) e poucos foram os municípios que finalizaram a totalidade do curso. Novo Hamburgo, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, teve uma turma de ACS formados pelo curso técnico (três etapas), em 2017, por meio de uma parceria com instituições de ensino. OBJETIVO: Analisar os significados do processo de educação no curso técnico para ACS em Novo Hamburgo, na perspectiva dos educandos e gestores da saúde e do curso. METODOLOGIA: Trata-se de estudo de abordagem qualitativa (estudo de caso), realizado com ACS e gestores da saúde e gestores pedagógicos do curso. O estudo aconteceu no município de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Foram convidados a participar da pesquisa todos os 45 ACS que finalizaram o curso técnico e os gestores envolvidos com o curso. O método de amostragem utilizado foi o da saturação (n=17). A produção das informações ocorreu por meio da realização de entrevistas individuais, semiestruturadas, as quais foram gravadas por equipamento digital e posteriormente transcritas, além da observação dos portfólios dos alunos e do material didático do curso. O material textual foi interpretado pela análise de conteúdo de Bardin com o apoio do software Visual Qualitative Data Analysis (ATLAS.ti). A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa. PRINCIPAIS RESULTADOS: Os resultados mostraram que as aprendizagens no curso foram além do conhecimento adquirido nas capacitações que os ACS estavam habituados a participar, constituindo-se em uma experiência de educação permanente. A proposta de educação problematizadora valorizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem-avaliação mostrou-se essencial para produzir um aprendizado significativo e conectado com as vivências profissionais dos ACS. Foi uma formação que agregou conhecimentos e informações que facilitaram a abordagem e orientação do ACS às famílias, melhoraram sua habilidade de comunicação e interpessoais, ampliaram o conceito de saúde incluindo os determinantes sociais do processo saúde-doença, preparando-os para lidar com problemas complexos, o que trouxe segurança, confiança e tranquilidade ao processo de trabalho. O curso auxiliou, ainda, os ACS a entenderem suas atribuições e seu papel dentro da equipe, o que gerou um sentimento de pertencimento desse profissional à equipe. Desafios foram observados em relação aos docentes-facilitadores e supervisores no desenvolvimento das atividades do curso. PRODUTO: Foi desenvolvido material de caráter educativo-informativo – Boletim Informativo – com foco no ACS e nas estratégias para a educação permanente desse profissional. É direcionado tanto aos ACS e demais profissionais das equipes da ESF, quanto aos estudantes de graduação e de programas de Residência e docentes que estiverem em atividades de ensino nesses serviços e aos gestores da saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A vivência educativa em curso técnico para Agentes Comunitários de Saúde baseado no referencial curricular proposto pelos Ministérios da Saúde e da Educação constituiu-se em uma experiência que marcou seus participantes, trazendo significados e sentimentos que expressaram a qualificação do trabalho em saúde. Os ACS reforçaram a necessidade de continuação das atividades de educação permanente.INTRODUCTION: The profession of 'Community Health Worker' (CHW) is recent in the context of health professions in Brazil. The CHW is a part of the Family Health Strategy team, with the attribution of reaching out to the community. Their work is complex and goes beyond community health, requiring them to be also trained in diverse areas, such as social and political science. Thus, the Ministries of Education and Health proposed a certification program to train these professionals, which was launched in 2014. The course was organized in three stages with different schedules and thematic loads. The themes were related to the scope of action of the CHW (1st stage with federal funding and 2nd and 3rd steps required counterpart from states and cities) and few cities that completed the entire course. Novo Hamburgo, a city in the metropolitan region of Porto Alegre, had a group of CHW graduated from the technical course (three stages) in 2017, through a partnership with educational institutions. OBJECTIVE: To analyze the meanings of the education process in the technical course for CHW in Novo Hamburgo, from the perspective of the students, health managers and course´s managers. MAIN RESULTS: The CHWs considered that the learning experience in the training program evaluated was better than the regular training that they were used to having, resulting in a permanent education experience. The program methodology adopts the proposal of problematizing education, valuing an active teaching-learning-evaluation. This methodology was essential for producing a meaningful learning experience, connected with professional experiences from the CHWs. The training improved the CHWs knowledge, facilitating their approach and orientation to families, improving their communication and interpersonal skills, broadening their concept of health, including social determinants of the health-disease process. The course also prepared them to deal with complex problems, which brought security, confidence and tranquility to their work process. Furthermore, the course also helped CHWs to understand their roles, both individually and within the Family Health Strategy team, generating a sense of belonging to the team. Challenges were observed in relation to faculty facilitators and supervisors in the development of course activities. PRODUCT: Material of educational and informative nature - Informative Report - was developed with a focus on CHW and strategies for their permanent education. It is directed to the CHW, other professionals of the ESF teams, undergraduate students, Residency programs´ students, teachers who are in teaching activities in these services and health managers. CONCLUSIONS: The training experience for Community Health Workers based on the curricular framework proposed by the Ministries of Health and Education was a meaningful experience for participants, improving their perception of their own capabilities as health workers. The CHWs reinforced the need to continue the training program.application/pdfporAgentes comunitários de saúdeEducação continuadaAtenção primária à saúdeEducação em saúdeCommunity Health WorkersUnified Health SystemPrimary Health CareFamily Health StrategyPermanent EducationEducação problematizadora em curso técnico para agentes comunitários de saúde : experiência de produção de significados e sentimentos no trabalho em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Ensino na SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001093608.pdf.txt001093608.pdf.txtExtracted Texttext/plain176438http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196653/2/001093608.pdf.txt6373c03b53eab2415284173e022869a4MD52ORIGINAL001093608.pdfTexto completoapplication/pdf2625263http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196653/1/001093608.pdf56357e0a47afe6216b2896f3540ab35cMD5110183/1966532022-09-01 05:01:07.336307oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196653Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-01T08:01:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação problematizadora em curso técnico para agentes comunitários de saúde : experiência de produção de significados e sentimentos no trabalho em saúde
title Educação problematizadora em curso técnico para agentes comunitários de saúde : experiência de produção de significados e sentimentos no trabalho em saúde
spellingShingle Educação problematizadora em curso técnico para agentes comunitários de saúde : experiência de produção de significados e sentimentos no trabalho em saúde
Silva, Helena Pereira Rodrigues da
Agentes comunitários de saúde
Educação continuada
Atenção primária à saúde
Educação em saúde
Community Health Workers
Unified Health System
Primary Health Care
Family Health Strategy
Permanent Education
title_short Educação problematizadora em curso técnico para agentes comunitários de saúde : experiência de produção de significados e sentimentos no trabalho em saúde
title_full Educação problematizadora em curso técnico para agentes comunitários de saúde : experiência de produção de significados e sentimentos no trabalho em saúde
title_fullStr Educação problematizadora em curso técnico para agentes comunitários de saúde : experiência de produção de significados e sentimentos no trabalho em saúde
title_full_unstemmed Educação problematizadora em curso técnico para agentes comunitários de saúde : experiência de produção de significados e sentimentos no trabalho em saúde
title_sort Educação problematizadora em curso técnico para agentes comunitários de saúde : experiência de produção de significados e sentimentos no trabalho em saúde
author Silva, Helena Pereira Rodrigues da
author_facet Silva, Helena Pereira Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Helena Pereira Rodrigues da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Gai, Daniele Noal
contributor_str_mv Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Gai, Daniele Noal
dc.subject.por.fl_str_mv Agentes comunitários de saúde
Educação continuada
Atenção primária à saúde
Educação em saúde
topic Agentes comunitários de saúde
Educação continuada
Atenção primária à saúde
Educação em saúde
Community Health Workers
Unified Health System
Primary Health Care
Family Health Strategy
Permanent Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Community Health Workers
Unified Health System
Primary Health Care
Family Health Strategy
Permanent Education
description INTRODUÇÃO: A profissão „Agente Comunitário de Saúde‟ (ACS) é recente no contexto das profissões em saúde. O ACS integra a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), tendo a atribuição de realizar a aproximação com a comunidade. Seu trabalho é complexo e abrange além da área da saúde, conhecimentos de áreas como ciências humanas, políticas e sociais. A formação técnica desse profissional foi proposta pelos Ministérios da Educação e da Saúde por meio do referencial teórico de curso técnico lançado em 2014. O curso foi organizado em três etapas com diferentes cargas horária e temáticas. As temáticas estavam relacionadas com os âmbitos de atuação do ACS (1ª etapa com financiamento federal e 2ª e 3ª etapas necessitavam da contrapartida estadual e municipal) e poucos foram os municípios que finalizaram a totalidade do curso. Novo Hamburgo, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, teve uma turma de ACS formados pelo curso técnico (três etapas), em 2017, por meio de uma parceria com instituições de ensino. OBJETIVO: Analisar os significados do processo de educação no curso técnico para ACS em Novo Hamburgo, na perspectiva dos educandos e gestores da saúde e do curso. METODOLOGIA: Trata-se de estudo de abordagem qualitativa (estudo de caso), realizado com ACS e gestores da saúde e gestores pedagógicos do curso. O estudo aconteceu no município de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Foram convidados a participar da pesquisa todos os 45 ACS que finalizaram o curso técnico e os gestores envolvidos com o curso. O método de amostragem utilizado foi o da saturação (n=17). A produção das informações ocorreu por meio da realização de entrevistas individuais, semiestruturadas, as quais foram gravadas por equipamento digital e posteriormente transcritas, além da observação dos portfólios dos alunos e do material didático do curso. O material textual foi interpretado pela análise de conteúdo de Bardin com o apoio do software Visual Qualitative Data Analysis (ATLAS.ti). A pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa. PRINCIPAIS RESULTADOS: Os resultados mostraram que as aprendizagens no curso foram além do conhecimento adquirido nas capacitações que os ACS estavam habituados a participar, constituindo-se em uma experiência de educação permanente. A proposta de educação problematizadora valorizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem-avaliação mostrou-se essencial para produzir um aprendizado significativo e conectado com as vivências profissionais dos ACS. Foi uma formação que agregou conhecimentos e informações que facilitaram a abordagem e orientação do ACS às famílias, melhoraram sua habilidade de comunicação e interpessoais, ampliaram o conceito de saúde incluindo os determinantes sociais do processo saúde-doença, preparando-os para lidar com problemas complexos, o que trouxe segurança, confiança e tranquilidade ao processo de trabalho. O curso auxiliou, ainda, os ACS a entenderem suas atribuições e seu papel dentro da equipe, o que gerou um sentimento de pertencimento desse profissional à equipe. Desafios foram observados em relação aos docentes-facilitadores e supervisores no desenvolvimento das atividades do curso. PRODUTO: Foi desenvolvido material de caráter educativo-informativo – Boletim Informativo – com foco no ACS e nas estratégias para a educação permanente desse profissional. É direcionado tanto aos ACS e demais profissionais das equipes da ESF, quanto aos estudantes de graduação e de programas de Residência e docentes que estiverem em atividades de ensino nesses serviços e aos gestores da saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A vivência educativa em curso técnico para Agentes Comunitários de Saúde baseado no referencial curricular proposto pelos Ministérios da Saúde e da Educação constituiu-se em uma experiência que marcou seus participantes, trazendo significados e sentimentos que expressaram a qualificação do trabalho em saúde. Os ACS reforçaram a necessidade de continuação das atividades de educação permanente.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-09T02:38:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196653
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001093608
url http://hdl.handle.net/10183/196653
identifier_str_mv 001093608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196653/2/001093608.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196653/1/001093608.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6373c03b53eab2415284173e022869a4
56357e0a47afe6216b2896f3540ab35c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085486458306560