No labirinto chamado “Sociedade do Conhecimento” : um olhar etnográfico no museu de futuras escolas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172716 |
Resumo: | Este trabalho é um estudo de caso etnográfico que problematiza as influências da cibercultura no ambiente escolar, considerando-o um sistema simbólico, tendo como plano de fundo momentos de mediação em Educação em Ciências em uma instituição de ensino pública no litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul. As problematizações são feitas a partir do campo epistemológico da antropologia da educação, tendo como cerne a perspectiva freireana de dialogicidade. Neste estudo a escola é considerada em sua dimensão cultural: são apresentadas descrições densas de episódios que ilustram aspectos da cultura da escola e evidências de como a mediação na Educação em Ciências vem sendo transformada pela cibercultura. Nas metáforas “labirinto” e “museu” no título da tese, trago descrições sobre os imaginários acerca de termos abstratos como internet, ciência e termos mais concretos como escola e professor(a). Nesta tese, argumento que a midiatização de discursos que difundem informações científicas passam a ter um relevo diferente em comparação ao discurso de professores em suas mediações na escola. Em breves linhas, alguns resultados da pesquisa: a) Quanto ao conhecimento cultural (sabedoria digital) em relação ao uso das TICs, formaram-se três categorias (letrados, aprendizes e aversos); b) quanto ao imaginário acerca da “internet” (no labirinto, no oceano); c) quanto ao sentido de pertença à profissão de professor(a) de Ciências Naturais (ser e estar professor). Como plano de fundo dessa análise - indo do particular ao geral - trago uma discussão sobre a proclamação da “Sociedade do Conhecimento” propondo a análise de que uma “Sociedade da Ignorância” teria maior verossimilhança com a(s) realidade(s). Dentro dessa argumentação recorro à referência emblemática de Piérre Levy autor que defende que as tecnologias digitais representam democratização, diálogo entre culturas; em contraponto trago a leitura de Jean Baudrillard nos conceitos de hiper-realidade, simulacro acerca das novas tecnologias de informação e comunicação. Assim destaco, que as formas de adaptação à cibercultura podem se apresentar tanto como um processo de alienação quanto como um meio que encaminha uma educação libertária. No último capítulo destaco desdobramentos desta pesquisa, na “devolução” à comunidade pesquisada. |
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Kutter, Ana Paula ZandonaiEichler, Marcelo Leandro2018-02-21T02:30:46Z2017http://hdl.handle.net/10183/172716001060092Este trabalho é um estudo de caso etnográfico que problematiza as influências da cibercultura no ambiente escolar, considerando-o um sistema simbólico, tendo como plano de fundo momentos de mediação em Educação em Ciências em uma instituição de ensino pública no litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul. As problematizações são feitas a partir do campo epistemológico da antropologia da educação, tendo como cerne a perspectiva freireana de dialogicidade. Neste estudo a escola é considerada em sua dimensão cultural: são apresentadas descrições densas de episódios que ilustram aspectos da cultura da escola e evidências de como a mediação na Educação em Ciências vem sendo transformada pela cibercultura. Nas metáforas “labirinto” e “museu” no título da tese, trago descrições sobre os imaginários acerca de termos abstratos como internet, ciência e termos mais concretos como escola e professor(a). Nesta tese, argumento que a midiatização de discursos que difundem informações científicas passam a ter um relevo diferente em comparação ao discurso de professores em suas mediações na escola. Em breves linhas, alguns resultados da pesquisa: a) Quanto ao conhecimento cultural (sabedoria digital) em relação ao uso das TICs, formaram-se três categorias (letrados, aprendizes e aversos); b) quanto ao imaginário acerca da “internet” (no labirinto, no oceano); c) quanto ao sentido de pertença à profissão de professor(a) de Ciências Naturais (ser e estar professor). Como plano de fundo dessa análise - indo do particular ao geral - trago uma discussão sobre a proclamação da “Sociedade do Conhecimento” propondo a análise de que uma “Sociedade da Ignorância” teria maior verossimilhança com a(s) realidade(s). Dentro dessa argumentação recorro à referência emblemática de Piérre Levy autor que defende que as tecnologias digitais representam democratização, diálogo entre culturas; em contraponto trago a leitura de Jean Baudrillard nos conceitos de hiper-realidade, simulacro acerca das novas tecnologias de informação e comunicação. Assim destaco, que as formas de adaptação à cibercultura podem se apresentar tanto como um processo de alienação quanto como um meio que encaminha uma educação libertária. No último capítulo destaco desdobramentos desta pesquisa, na “devolução” à comunidade pesquisada.This thesis consists of an ethnographic case study that problematizes the kinds of influence cyberculture exerts in the school environment; it considers it a symbolic system which has moments of mediation in its background reflected in Science Education in a public school institution in the north coast of the State of Rio Grande do Sul, Brazil. The problematizations derive from the epistemological field of anthropology of education, as well as from the Freirean perspective of dialogicity. In this study, the cultural dimension of the school is taken into account; episodes are described in detail to illustrate aspects of the school culture, and also evidence of how the mediation in Science Education has been transformed by cyberculture. The title of this thesis includes words such as “labyrinth“ and ”museum“. These refer to, respectively, descriptions of both abstract terms, such as internet and science, and concrete ones, such as school and teacher. In this paper, I argue that the mediatization of discourse that disseminates scientific information takes on a different dimension in comparison to the discourse of teachers in their mediations in school. In this research, we examined three categories: a) Cultural knowledge - digital knowledge, those who are literate, apprentices, or averse); b) Concerning the imaginary about the “internet” (in the labyrinth, in the ocean); c) As to the sense of belonging to the teaching profession of Natural Sciences (being a born or a temporary teacher). As a background, a discussion on the proclamation of the “Knowledge Society” is brought up, proposing the analysis that a “Society of Ignorance” would have a greater likelihood of reality, as well as the emblematic reference of Piérre Levy, who argues that digital technologies represent democratization, and a dialogue among cultures; in contrast , there is Jean Baudrillard on the concepts of hyper-reality, simulacrum about the new technologies of information and communication.Thus, the forms of adaptation to cyberculture can be presented both as a process of alienation and as well as a means that leads to libertarian education. In the last chapter, developments of this research are presented, so as to contribute with insights to the researched community.application/pdfporEtnografiaEnsino de ciênciasCiberculturaNo labirinto chamado “Sociedade do Conhecimento” : um olhar etnográfico no museu de futuras escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001060092.pdf.txt001060092.pdf.txtExtracted Texttext/plain277664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172716/2/001060092.pdf.txt07e00ed8e38ce43567c5be494ff7b072MD52ORIGINAL001060092.pdf001060092.pdfTexto completoapplication/pdf1126835http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172716/1/001060092.pdf5c4088d6f1cf0ac13a72415286bcb738MD5110183/1727162019-09-28 03:47:26.566862oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-09-28T06:47:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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