Ensi[g]nar/apre[e]nder : pesquisaria[r] em fabulografemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Alexandre Sobral Loureiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/267036
Resumo: Esta tese articula a fabulação à dimensão da experiência acadêmica/literária e é exatamente assim que interessa tomá-la: ao modo de uma produção capaz de introduzir a potência de novas expressões em um movimento de produção de pensamento. Nos percursos [intuídos] de tornar-se um escritor/pesquisador [da diferença] em educação, ocupar-se de delírios ficcionais distópicos; permitir-se extrair fragmentos desordenados para compor para si um outro corpo [de escrita/pesquisa] afirmando o desejo subversivo de uma vida que tenta incansavelmente escapar. Para tanto, produz-se uma artesania conceitual [dadaísta, desejante, falsária, caótica e no entanto prudente] no qual é proposto estranhar-se para por-se a pensar em/a educação. Uma Pesquisaria [de signos] em educação que dá-se compondo fabulografemas: encontros fortuitos e fundamentais da educação com a ficção científica forçando inesperadas instabilidades para fazer pensar/produzir pensamento [máquinas-texto em uma intensa produção]. Espera-se com isto proceder uma relação em dobra — ensi[G]nar/apre[E]nder — um ensinar/aprender dos signos, para enfatizar o necessário afastamento dos relatos pretendentes à verdade única e permitir a aproximação de uma abordagem inusitada dos aspectos interativos, abertos, polimórficos e subversivos que podem compor a experimentação [improvável] de um escreversar — uma escrita criativa e insistentemente poética — no pesquisar [n]a educação.
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Uma Pesquisaria [de signos] em educação que dá-se compondo fabulografemas: encontros fortuitos e fundamentais da educação com a ficção científica forçando inesperadas instabilidades para fazer pensar/produzir pensamento [máquinas-texto em uma intensa produção]. Espera-se com isto proceder uma relação em dobra — ensi[G]nar/apre[E]nder — um ensinar/aprender dos signos, para enfatizar o necessário afastamento dos relatos pretendentes à verdade única e permitir a aproximação de uma abordagem inusitada dos aspectos interativos, abertos, polimórficos e subversivos que podem compor a experimentação [improvável] de um escreversar — uma escrita criativa e insistentemente poética — no pesquisar [n]a educação.This thesis articulates the fabulation to the dimension of academic/literary experience and this is exactly how it is to take it: in a certain way of a production capable of introducing the potency of new expressions into a movement of thought production. In the [intuited] paths of becoming a writer/researcher [of difference] in education, deal with dystopian fictional delusions; produce for yourself the allowance to extract disordered fragments regarding to compose another body [of writing/researching] affirming the subversive desire of a life that tries tirelessly to escape. Therefore, a conceptual craftwork [dadaist, desiring, falsary, chaotic and yet prudent] is produced, in which it is proposed to weird out in order to think about/into education. A researchery [for signs] in education that makes i t self happen composing fablegraphemes: fortuitous and fundamental encounters of education with science fiction, forcing unexpected instabilities to make think/ produce thoughts [text-machines in a intensive production]. Is expected to proceed with a folded relationship — [S]i[G]nstruct/apprehend — a signs’ instructing/learning activity, to emphasize the necessary detachment of singletruth- telling reports and allow a unusual approaching of the interactive, open, polymorphic and subversive aspects that can compose the [improbable] experimentation of a write-versing — a creative and insistently poetic writing — [in] the education researching.Esta tesis articula la fabulación a la dimensión de la experiencia académica/literaria y es exatamente así que interesa tomarla: a la manera de una producción capaz de introducir la potencia de nuevas expresiones en un movimiento de producción de pensamiento. En los percursos [intuidos] de tornarse un escritor/ investigador [de la diferencia] en educación, ocuparse de delirios ficcionales distópicos; permitirse extrair fragmentos desordenados para componer para si un otro cuerpo [de escrita/investigación] asegurando el deseo subversivo de una vida que intenta incansablemente escapar. Para tanto, se produce una artesanía conceptual [dadaísta, deseante, falsaria, caótica y, sin embargo, prudente] en el cual está propuesto extrañarse para ponerse a pensar en/en la educación. Una Pesquisaría [de signos] en educación que va a ocurrir componiendo fabulografemas: encuentros fortuitos y fundamentales de la educación con la ficción científica forzando inesperadas instabilidades para que se haga pensar/producir pensamiento [máquinastexto en una intensa producción. Se espera con eso proceder una relación en dobla — ense[G]ñar/apre[E]nder — un enseñar/aprender de los signos, para enfatizar el necesario alejamiento de los relatos pretendientes a la verdad única y permitir el acercamiento a un abordaje inusitado de los aspectos interactivos, abiertos, polimórficos y subversivos que pueden componer la experimentación [improbable] de un escriversar — una escrita creativa y insistentemente poética — en el investigar [en l]a educaciónapplication/pdfporInclusão escolarPráticas pedagógicasPedagogiaTeaching/learningScience-fictionWritingSignsText-machineFablegraphemeEnseñanza/aprendizajeFicción-científicaEscrituraSignosMáquina-textoFabulografemEnsi[g]nar/apre[e]nder : pesquisaria[r] em fabulografemasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186398.pdf.txt001186398.pdf.txtExtracted Texttext/plain429363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267036/2/001186398.pdf.txt35e98a10cea4291c82a1ca1236337d5dMD52ORIGINAL001186398.pdfTexto completoapplication/pdf15127614http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/267036/1/001186398.pdff30c87cd2076b004d0c9a3f21c5dc1d0MD5110183/2670362023-11-12 04:24:27.169768oai:www.lume.ufrgs.br:10183/267036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-11-12T06:24:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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