Nocaute ! : procedimentos composicionais e categorias estéticas em um portfolio de composições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/7799 |
Resumo: | O presente trabalho é uma reflexão sobre os aspectos técnicos e estéticos do processo de criação de um portfolio de composições. Esta reflexão está fundamentada nos trabalhos de Leonard B. Meyer (1973), Étienne Souriau (1999) e Ilza Nogueira (2003). Os aspectos técnicos estão ligados aos procedimentos composicionais “paródia” e “relações de correspondência” e os aspectos estéticos referem-se às categorias estéticas “bizarro”, “cômico”, “fantástico” e “insólito”. Em todas as composições deste portfolio ocorrem esses procedimentos composicionais e categorias estéticas, em algumas composições mais, em outras menos. São realizadas reflexões sobre o processo composicional de cada uma das peças, individualmente, e, em seguida, considerações sobre como a “paródia”, as “relações de correspondência” e as categorias estéticas atuam em cada uma das composições. |
id |
URGS_025cf2aca74e0eb0229486dcad292914 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7799 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Laitano, Yanto dos SantosChaves, Celso Giannetti Loureiro2007-06-06T19:10:16Z2006http://hdl.handle.net/10183/7799000557173O presente trabalho é uma reflexão sobre os aspectos técnicos e estéticos do processo de criação de um portfolio de composições. Esta reflexão está fundamentada nos trabalhos de Leonard B. Meyer (1973), Étienne Souriau (1999) e Ilza Nogueira (2003). Os aspectos técnicos estão ligados aos procedimentos composicionais “paródia” e “relações de correspondência” e os aspectos estéticos referem-se às categorias estéticas “bizarro”, “cômico”, “fantástico” e “insólito”. Em todas as composições deste portfolio ocorrem esses procedimentos composicionais e categorias estéticas, em algumas composições mais, em outras menos. São realizadas reflexões sobre o processo composicional de cada uma das peças, individualmente, e, em seguida, considerações sobre como a “paródia”, as “relações de correspondência” e as categorias estéticas atuam em cada uma das composições.This work is a discussion on the technical and aesthetic aspects of the composition of a group of pieces. The discussion is based on works by Leonard B. Meyer (1973), Étienne Souriau (1999) and Ilza Nogueira (2003). The technical aspects of the composition are related to the compositional procedures "parody" and "conformant relationships"; its aesthetic aspects are related to the aesthetic categories to it "bizarre", "comical", "fantastic" and "uncommon". Such procedures and aesthetic categories occur in the entire group of pieces, to various degrees of importance. A discussion is made on the composicional process of each individual piece followed by considerations on how "parody", "the conformant relationships" and aesthetical categories are integrated throughout the group of pieces.application/zipapplication/zipapplication/zipapplication/pdfporAnálise musicalMúsica contemporâneaComposição musicalCategorias estéticas : MúsicaCompositionContemporary musicAesthetical categoriesMusical analysisNocaute ! : procedimentos composicionais e categorias estéticas em um portfolio de composiçõesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2006mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000557173.pdf000557173.pdfTexto completoapplication/pdf2410253http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7799/1/000557173.pdfeeafcca399b85e9c5ba0df86efa29e8aMD51000557173.zip000557173.zipMúsicaapplication/zip30206632http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7799/2/000557173.zip5ab30c41de2823a29eb9e43cebba2696MD52000557173-02.zip000557173-02.zipVídeoapplication/zip16852700http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7799/3/000557173-02.zipaf002da49720522f9777828241dc5210MD53000557173-03.zip000557173-03.zipTrabalho completo zipadoapplication/zip49310752http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7799/4/000557173-03.zipbec57ba395f98afda1d5fa1382bbcfaeMD54TEXT000557173.pdf.txt000557173.pdf.txtExtracted Texttext/plain367858http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7799/5/000557173.pdf.txtdddc489acb0d5178404a9d0ebe778db6MD55THUMBNAIL000557173.pdf.jpg000557173.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7799/6/000557173.pdf.jpg473e2a8699bec19087305d299256de39MD5610183/77992018-10-05 07:45:08.19oai:www.lume.ufrgs.br:10183/7799Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:45:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Nocaute ! : procedimentos composicionais e categorias estéticas em um portfolio de composições |
title |
Nocaute ! : procedimentos composicionais e categorias estéticas em um portfolio de composições |
spellingShingle |
Nocaute ! : procedimentos composicionais e categorias estéticas em um portfolio de composições Laitano, Yanto dos Santos Análise musical Música contemporânea Composição musical Categorias estéticas : Música Composition Contemporary music Aesthetical categories Musical analysis |
title_short |
Nocaute ! : procedimentos composicionais e categorias estéticas em um portfolio de composições |
title_full |
Nocaute ! : procedimentos composicionais e categorias estéticas em um portfolio de composições |
title_fullStr |
Nocaute ! : procedimentos composicionais e categorias estéticas em um portfolio de composições |
title_full_unstemmed |
Nocaute ! : procedimentos composicionais e categorias estéticas em um portfolio de composições |
title_sort |
Nocaute ! : procedimentos composicionais e categorias estéticas em um portfolio de composições |
author |
Laitano, Yanto dos Santos |
author_facet |
Laitano, Yanto dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Laitano, Yanto dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Chaves, Celso Giannetti Loureiro |
contributor_str_mv |
Chaves, Celso Giannetti Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise musical Música contemporânea Composição musical Categorias estéticas : Música |
topic |
Análise musical Música contemporânea Composição musical Categorias estéticas : Música Composition Contemporary music Aesthetical categories Musical analysis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Composition Contemporary music Aesthetical categories Musical analysis |
description |
O presente trabalho é uma reflexão sobre os aspectos técnicos e estéticos do processo de criação de um portfolio de composições. Esta reflexão está fundamentada nos trabalhos de Leonard B. Meyer (1973), Étienne Souriau (1999) e Ilza Nogueira (2003). Os aspectos técnicos estão ligados aos procedimentos composicionais “paródia” e “relações de correspondência” e os aspectos estéticos referem-se às categorias estéticas “bizarro”, “cômico”, “fantástico” e “insólito”. Em todas as composições deste portfolio ocorrem esses procedimentos composicionais e categorias estéticas, em algumas composições mais, em outras menos. São realizadas reflexões sobre o processo composicional de cada uma das peças, individualmente, e, em seguida, considerações sobre como a “paródia”, as “relações de correspondência” e as categorias estéticas atuam em cada uma das composições. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:10:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/7799 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000557173 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/7799 |
identifier_str_mv |
000557173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/zip application/zip application/zip application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7799/1/000557173.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7799/2/000557173.zip http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7799/3/000557173-02.zip http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7799/4/000557173-03.zip http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7799/5/000557173.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/7799/6/000557173.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
eeafcca399b85e9c5ba0df86efa29e8a 5ab30c41de2823a29eb9e43cebba2696 af002da49720522f9777828241dc5210 bec57ba395f98afda1d5fa1382bbcfae dddc489acb0d5178404a9d0ebe778db6 473e2a8699bec19087305d299256de39 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085080900567040 |