Abertura de capitais no Brasil : processos e custos para as empresas que ingressam no mercado de capitais através de Oferta Pública de Ações (IPO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zorzan, Marcos Antonio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147482
Resumo: Ao longo do tempo o contexto da economia mundial e brasileira é de expansão, salvo alguns períodos de retração, onde a economia fica estagnada, a exemplo do momento atual que vivemos. Apesar disso, as produções de riqueza vêm crescendo nos últimos anos e, por consequência, as empresas brasileiras, de um modo geral, têm buscado se desenvolver da mesma forma. Para financiar este desenvolvimento as empresas podem captar recursos através de instituições financeiras com que se relacionam. Entretanto este modelo apresenta limitações em relação ao volume de crédito disponível e também tem se mostrado um dos mais caros do mundo. Desta forma buscam-se outras alternativas de financiamentos não convencionais, como por exemplo o Mercado de Capitais. Este mercado tem amadurecido bastante no Brasil nos últimos anos, tornando-se uma alternativa para as empresas que buscam acompanhar este crescimento. São inúmeras as vantagens proporcionadas, mas, por outro lado, também são muitas as dificuldades do processo de preparação para acessar a este mercado, principalmente pelo pouco preparo das empresas para atender níveis elevados de governança corporativa. O objetivo, então, nesse contexto, na esfera do mercado de capitais é de identificar quais são as adaptações necessárias para as empresas ingressarem neste mercado, através da Oferta Pública de Ações (IPO), bem como identificar quais as mudanças necessárias na empresa, suas regras e principais custos que envolvem a operação, além das exigibilidades legais com a implantação de IPO. Conclui-se que alternativas e soluções existem para as dificuldades encontradas, e que o desafio é justamente enfrenta-las, para o próprio amadurecimento da empresa e também para criar diferencial competitivo frente à concorrência.
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