Dançando com o Parkinson : impactos na qualidade de vida e atravessamentos no contexto da pandemia do covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delabary, Marcela dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255254
Resumo: Introdução: Com característica crônica e progressiva, a Doença de Parkinson (DP) causa diversos sintomas motores e não-motores, e um consequente impacto negativo na qualidade de vida (QV) das pessoas acometidas por esta enfermidade neurológica. A prática da dança tem sido abordada como uma intervenção capaz de proporcionar melhorias físicas, mentais, emocionais e sociais para esta população. No contexto de distanciamento social provocado pela pandemia da COVID-19, alguns sintomas característicos da DP podem ser agravados, provocando um impacto ainda mais negativo na QV. O presente trabalho busca compreender como a dança pode contribuir para QV de pessoas com DP, antes e durante o isolamento social no contexto da pandemia de COVID-19. Métodos: A tese é dividida em três estudos: A) “Dance for Parkinson’s: Effects on Cognition and Quality of Life”; B) “Online dance classes during the Covid-19 pandemic: New challenges and teaching strategies for the Dance & Parkinson’s at home project”; C) “Perceived impacts of Brazilian Dance on people with Parkinson’s Quality of Life before and during the covid-19 pandemic”. Os instrumentos de coletas de dados utilizados foram: formulário de perfil e dados pessoais, formulário de acessibilidade para aulas online e Avaliação Cognitiva Montreal (MoCA), realizados através de ligação telefônica; e entrevista semiestruturada, realizada por vídeo chamada através da plataforma ZOOM meeting. As médias, desvios padrão e porcentagem dos dados de caracterização dos participantes foram calculados usando o Programa Excel versão 2013. Para a análise dos dados qualitativos foi utilizado o programa de Análise Qualitativa de Texto, Som e Vídeo denominado Nvivo versão 8.0. Resultados: Foi realizada uma revisão narrativa que reúne importantes pesquisas que avaliaram os impactos da dança na cognição e na QV de pessoas com DP (Estudo A). Os estudos presentes na literatura atual da área demonstram resultados inconsistentes a respeito dos impactos da dança na percepção da QV de pessoas com DP e, em sua maioria, avalia esta variável de forma quantitativa. Foram descritas as estratégias de ensino desenvolvidas para oferecer aulas de dança online para pessoas com DP durante a pandemia de COVID-19, destacando as adaptações na estrutura metodológica, os desafios e os benefícios do projeto “Dance & Parkinson's at home” (Estudo B). O programa online se mostrou viável para os participantes do projeto de extensão que se engajaram nas aulas e, apesar dos desafios percebidos, relatam os benefícios de poder seguir participando das aulas de dança em casa, com segurança, durante o isolamento social. E, por fim, foi realizado um estudo qualitativo que destacou os principais impactos percebidos da Dança Brasileira na QV (aspectos físicos, mentais, emocionais e sociais) de pessoas com DP antes e durante a pandemia de COVID-19 (Estudo C). 14 participantes do Projeto Dança & Parkinson (9 mulheres e 5 homens), com idade média de 71,1 ± 8,9 anos foram inseridos no estudo qualitativo. As aulas de dança brasileira presenciais e online do projeto Dança & Parkinson se mostraram eficientes apresentando impactos físicos, mentais, emocionais e sociais positivos para os seus participantes antes e durante a pandemia de COVID-19. Conclusões: A partir da elaboração desta tese, foi possível compreender o estado da arte a respeito das potencialidades da dança em sua prática artística, criativa, lúdica e social enquanto aliada no tratamento complementar da DP. Dar voz e protagonismo aos participantes que vivem com o Parkinson permitiu um melhor entendimento sobre os impactos das aulas de dança do projeto Dança & Parkinson na promoção 14 da QV desta população, bem como as consequências da pandemia de COVID-19 e adaptações necessárias para enfrentar o isolamento social neste contexto. As aulas de dança brasileira se mostraram eficientes apresentando impactos físicos, mentais, emocionais e sociais positivos antes e durante a pandemia de COVID-19.
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Métodos: A tese é dividida em três estudos: A) “Dance for Parkinson’s: Effects on Cognition and Quality of Life”; B) “Online dance classes during the Covid-19 pandemic: New challenges and teaching strategies for the Dance & Parkinson’s at home project”; C) “Perceived impacts of Brazilian Dance on people with Parkinson’s Quality of Life before and during the covid-19 pandemic”. Os instrumentos de coletas de dados utilizados foram: formulário de perfil e dados pessoais, formulário de acessibilidade para aulas online e Avaliação Cognitiva Montreal (MoCA), realizados através de ligação telefônica; e entrevista semiestruturada, realizada por vídeo chamada através da plataforma ZOOM meeting. As médias, desvios padrão e porcentagem dos dados de caracterização dos participantes foram calculados usando o Programa Excel versão 2013. Para a análise dos dados qualitativos foi utilizado o programa de Análise Qualitativa de Texto, Som e Vídeo denominado Nvivo versão 8.0. Resultados: Foi realizada uma revisão narrativa que reúne importantes pesquisas que avaliaram os impactos da dança na cognição e na QV de pessoas com DP (Estudo A). Os estudos presentes na literatura atual da área demonstram resultados inconsistentes a respeito dos impactos da dança na percepção da QV de pessoas com DP e, em sua maioria, avalia esta variável de forma quantitativa. Foram descritas as estratégias de ensino desenvolvidas para oferecer aulas de dança online para pessoas com DP durante a pandemia de COVID-19, destacando as adaptações na estrutura metodológica, os desafios e os benefícios do projeto “Dance & Parkinson's at home” (Estudo B). O programa online se mostrou viável para os participantes do projeto de extensão que se engajaram nas aulas e, apesar dos desafios percebidos, relatam os benefícios de poder seguir participando das aulas de dança em casa, com segurança, durante o isolamento social. E, por fim, foi realizado um estudo qualitativo que destacou os principais impactos percebidos da Dança Brasileira na QV (aspectos físicos, mentais, emocionais e sociais) de pessoas com DP antes e durante a pandemia de COVID-19 (Estudo C). 14 participantes do Projeto Dança & Parkinson (9 mulheres e 5 homens), com idade média de 71,1 ± 8,9 anos foram inseridos no estudo qualitativo. As aulas de dança brasileira presenciais e online do projeto Dança & Parkinson se mostraram eficientes apresentando impactos físicos, mentais, emocionais e sociais positivos para os seus participantes antes e durante a pandemia de COVID-19. Conclusões: A partir da elaboração desta tese, foi possível compreender o estado da arte a respeito das potencialidades da dança em sua prática artística, criativa, lúdica e social enquanto aliada no tratamento complementar da DP. Dar voz e protagonismo aos participantes que vivem com o Parkinson permitiu um melhor entendimento sobre os impactos das aulas de dança do projeto Dança & Parkinson na promoção 14 da QV desta população, bem como as consequências da pandemia de COVID-19 e adaptações necessárias para enfrentar o isolamento social neste contexto. As aulas de dança brasileira se mostraram eficientes apresentando impactos físicos, mentais, emocionais e sociais positivos antes e durante a pandemia de COVID-19.Introduction: With a chronic and progressive characteristic, Parkinson's Disease (PD) causes several motor and non-motor symptoms, and a consequent negative impact on the quality of life (QoL) of people affected by this neurological disease. The practice of dance has been approached as an intervention capable of providing physical, mental, emotional, and social improvements for this population. In the context of social distancing caused by the pandemic of COVID-19, some characteristic symptoms of PD can be aggravated, causing an even more negative impact on QL. The present work seeks to understand how dance can contribute to the QL of people with PD, before and during social isolation in the context of the COVID-19 pandemic. Methods: The thesis is divided into three studies: A) "Dance for Parkinson's: Effects on Cognition and Quality of Life"; B) "Online dance classes during the Covid-19 pandemic: New challenges and teaching strategies for the Dance & Parkinson's at home project"; C) "Perceived impacts of Brazilian Dance on people with Parkinson's Quality of Life before and during the covid-19 pandemic". The data collection instruments used were: profile and personal data form, accessibility form for online classes and Montreal Cognitive Assessment (MoCA), done by phone call; and semi-structured interview, done by video call through the ZOOM meeting platform. The means, standard deviations, and percentage of the participants' characterization data were calculated using the Excel Program version 2013. The Qualitative Analysis of Text, Sound and Video program called Nvivo version 8.0 was used to analyze the qualitative data. Results: A narrative review was conducted that gathers important studies that evaluated the impacts of dance on cognition and QL of people with PD (Study A). The studies present in the current literature in the area demonstrate inconsistent results regarding the impacts of dance on the perception of QL of people with PD and, for the most part, evaluate this variable in a quantitative way. The teaching strategies developed to offer online dance classes for people with PD during the COVID-19 pandemic were described, highlighting the adaptations in the methodological framework, the challenges, and the benefits of the "Dance & Parkinson's at home" project (Study B). The online program proved to be viable for the participants of the extension project who engaged in the classes and, despite the perceived challenges, report the benefits of being able to continue participating in dance classes at home safely during social isolation. And finally, a qualitative study was conducted that highlighted the main perceived impacts of Brazilian Dance on the QL (physical, mental, emotional and social aspects) of people with PD before and during the COVID-19 pandemic (Study C). 14 participants of the Dance & Parkinson's Project (9 women and 5 men), with a mean age of 71.1 ± 8.9 years were entered into the qualitative study. The inperson and online Brazilian dance classes of the Dance & Parkinson's Project proved to be efficient, presenting positive physical, mental, emotional and social impacts to its participants before and during the COVID-19 pandemic. Conclusions: From the elaboration of this thesis, it was possible to understand the state of the art regarding the potentialities of dance in its artistic, creative, playful and social practice as an ally in the complementary treatment of PD. Giving voice and protagonism to participants living with Parkinson's disease allowed for a better understanding of the impacts of the dance classes of the Dance & Parkinson's project in promoting the QL of this population, as well as the consequences of the COVID-19 pandemic and adaptations necessary to face social isolation in this 16 context. The Brazilian dance classes proved to be efficient presenting positive physical, mental, emotional and social impacts before and during the COVID-19 pandemic.application/pdfporTranstornos parkinsonianosTerapia através da dançaQualidade de vidaIsolamento socialCOVID-19Parkinsonian DisordersTherapy through DanceQuality of LifeSocial IsolationDançando com o Parkinson : impactos na qualidade de vida e atravessamentos no contexto da pandemia do covid-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2022.doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163589.pdf.txt001163589.pdf.txtExtracted Texttext/plain158765http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255254/2/001163589.pdf.txt0d9889cfbb2d9741ccfd920bde14fa09MD52ORIGINAL001163589.pdfTexto parcialapplication/pdf2978265http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255254/1/001163589.pdf81e4b660cd80099fbc764a023645d2b2MD5110183/2552542023-04-26 03:29:48.796731oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255254Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-26T06:29:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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