Supervisão escolar e os/as docentes de educação física : relações e efeitos na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colvara, Marcela do Nascimento
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258352
Resumo: A presente pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa através de um estudo de dois casos e inscreve-se na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. A relação da supervisão escolar com os/as docentes de Educação Física (EF), articulada com os temas do trabalho docente, cultura docente e micropolítica escolar permeia este estudo. A presente pesquisa teve por objetivo compreender como as relações entre a supervisão escolar e os/as docentes de Educação Física influenciam nas suas práticas pedagógicas em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Guaíba/RS. O referencial teórico discute o trabalho docente e sua complexidade nas escolas (TARDIF; TARDIF E LESSARD, 2014) trata sobre o trabalho interativo e suas relações com os sujeitos inscritos no contexto escolar, assim como a precarização e seus efeitos no trabalho docente. Também dialoga sobre a supervisão escolar e suas funções (PRIETSCH, 2001; SILVA JUNIOR 2003a; 2003b; RONCA e GONÇALVES, 2003; SAVIANI, 2003; LAVAL, 2004; ALARCÃO, 2005) e com conceitos da cultura docente (MOLINA NETO, 1997, 1998a, 1998b) e micropolítica escolar (BALL,1989; BARDISA RUIZ, 1997; GONZÁLEZ GONZÁLEZ, 1997) ao compreender que as relações vão se constituindo entre os agentes micropolíticos através das relações entre os indivíduos envolvidos. Os seguintes objetivos específicos balizaram a realização da pesquisa: a) Descrever de que forma as escolas organizam seus processos ordinários no seu cotidiano escolar; b) Identificar e compreender quais relações são construídas entre a educação física e a supervisão escolar; c) Descrever de que forma a supervisão escolar se reconhece e concebe a Educação Física escolar; d) Descrever de que forma os docentes de Educação Física se reconhece entendem o trabalho da supervisão escolar e suas demandas. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede Municipal de Guaíba/RS, denominadas ficticiamente no estudo de Escola Guarda do Embaú e Escola Garopaba. Através dos diários de campo e entrevistas com 3 professores e professoras de Educação Física e 2 duas supervisoras como colaboradores, foram produzidas informações que dialogassem com o problema de pesquisa e objetivos do estudo. Através da análise de conteúdo (BARDIN, 1997) foram construídas categorias que resultaram em capítulos de análises, onde discuto três temas centrais: gestão do trabalho e das relações e dos contextos, relações identificadas no contexto escolar e as compreensões dos colaboradores sobre supervisão escolar e Educação Física escolar. Pude compreender que as estruturas ordinárias, a intensificação de tarefas, a e a micropolítica escolar através de seus diferentes arranjos afetam o trabalho docente do professorado e da supervisão escolar. As relações diretas entre os/as docentes e as suas supervisoras também foram compreendidas como decisivas no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Um movimento de estrutura celular (TARDIF, 2005) e a própria intensificação das tarefas afetam o suporte pedagógico, ocorrendo auxílios sobre dúvidas pontuais e demandas burocráticas. Um suporte pedagógico contextualizado com uma compreensão das práticas de educação física foi mais bem identificado nas ações da supervisora que possui formação em educação física. O trabalho coletivo da EF em parceria com a supervisão se dá como peça fundamental para que as compreensões da EF possam ressoar e renovar os significados da cultura corporal e movimento dentro das escolas. Considerar que as relações entre os agentes micropolíticos através de alianças, conflitos, coalisões e outras relações se constituem como ponto chave para que o ambiente escolar siga sendo forjado de forma dinâmica.
id URGS_040d7341b0f4869d8724fc7478fec231
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258352
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Colvara, Marcela do NascimentoWittizorecki, Elisandro Schultz2023-05-20T03:47:59Z2023http://hdl.handle.net/10183/258352001169258A presente pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa através de um estudo de dois casos e inscreve-se na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. A relação da supervisão escolar com os/as docentes de Educação Física (EF), articulada com os temas do trabalho docente, cultura docente e micropolítica escolar permeia este estudo. A presente pesquisa teve por objetivo compreender como as relações entre a supervisão escolar e os/as docentes de Educação Física influenciam nas suas práticas pedagógicas em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Guaíba/RS. O referencial teórico discute o trabalho docente e sua complexidade nas escolas (TARDIF; TARDIF E LESSARD, 2014) trata sobre o trabalho interativo e suas relações com os sujeitos inscritos no contexto escolar, assim como a precarização e seus efeitos no trabalho docente. Também dialoga sobre a supervisão escolar e suas funções (PRIETSCH, 2001; SILVA JUNIOR 2003a; 2003b; RONCA e GONÇALVES, 2003; SAVIANI, 2003; LAVAL, 2004; ALARCÃO, 2005) e com conceitos da cultura docente (MOLINA NETO, 1997, 1998a, 1998b) e micropolítica escolar (BALL,1989; BARDISA RUIZ, 1997; GONZÁLEZ GONZÁLEZ, 1997) ao compreender que as relações vão se constituindo entre os agentes micropolíticos através das relações entre os indivíduos envolvidos. Os seguintes objetivos específicos balizaram a realização da pesquisa: a) Descrever de que forma as escolas organizam seus processos ordinários no seu cotidiano escolar; b) Identificar e compreender quais relações são construídas entre a educação física e a supervisão escolar; c) Descrever de que forma a supervisão escolar se reconhece e concebe a Educação Física escolar; d) Descrever de que forma os docentes de Educação Física se reconhece entendem o trabalho da supervisão escolar e suas demandas. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede Municipal de Guaíba/RS, denominadas ficticiamente no estudo de Escola Guarda do Embaú e Escola Garopaba. Através dos diários de campo e entrevistas com 3 professores e professoras de Educação Física e 2 duas supervisoras como colaboradores, foram produzidas informações que dialogassem com o problema de pesquisa e objetivos do estudo. Através da análise de conteúdo (BARDIN, 1997) foram construídas categorias que resultaram em capítulos de análises, onde discuto três temas centrais: gestão do trabalho e das relações e dos contextos, relações identificadas no contexto escolar e as compreensões dos colaboradores sobre supervisão escolar e Educação Física escolar. Pude compreender que as estruturas ordinárias, a intensificação de tarefas, a e a micropolítica escolar através de seus diferentes arranjos afetam o trabalho docente do professorado e da supervisão escolar. As relações diretas entre os/as docentes e as suas supervisoras também foram compreendidas como decisivas no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Um movimento de estrutura celular (TARDIF, 2005) e a própria intensificação das tarefas afetam o suporte pedagógico, ocorrendo auxílios sobre dúvidas pontuais e demandas burocráticas. Um suporte pedagógico contextualizado com uma compreensão das práticas de educação física foi mais bem identificado nas ações da supervisora que possui formação em educação física. O trabalho coletivo da EF em parceria com a supervisão se dá como peça fundamental para que as compreensões da EF possam ressoar e renovar os significados da cultura corporal e movimento dentro das escolas. Considerar que as relações entre os agentes micropolíticos através de alianças, conflitos, coalisões e outras relações se constituem como ponto chave para que o ambiente escolar siga sendo forjado de forma dinâmica.application/pdfporEducação física escolarSupervisão escolarPolíticaCultura docentePhysical Education at schoolEducational supervisionEducational micropoliticsTeaching cultureSupervisão escolar e os/as docentes de educação física : relações e efeitos na prática pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2023.mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169258.pdf.txt001169258.pdf.txtExtracted Texttext/plain501349http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258352/2/001169258.pdf.txtc8299bbe2f24574edaaa454ac159c481MD52ORIGINAL001169258.pdfTexto completoapplication/pdf1343042http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258352/1/001169258.pdf485c0f0a201c6e003b1cb6319c546e8cMD5110183/2583522023-05-21 03:28:04.050844oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-21T06:28:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Supervisão escolar e os/as docentes de educação física : relações e efeitos na prática pedagógica
title Supervisão escolar e os/as docentes de educação física : relações e efeitos na prática pedagógica
spellingShingle Supervisão escolar e os/as docentes de educação física : relações e efeitos na prática pedagógica
Colvara, Marcela do Nascimento
Educação física escolar
Supervisão escolar
Política
Cultura docente
Physical Education at school
Educational supervision
Educational micropolitics
Teaching culture
title_short Supervisão escolar e os/as docentes de educação física : relações e efeitos na prática pedagógica
title_full Supervisão escolar e os/as docentes de educação física : relações e efeitos na prática pedagógica
title_fullStr Supervisão escolar e os/as docentes de educação física : relações e efeitos na prática pedagógica
title_full_unstemmed Supervisão escolar e os/as docentes de educação física : relações e efeitos na prática pedagógica
title_sort Supervisão escolar e os/as docentes de educação física : relações e efeitos na prática pedagógica
author Colvara, Marcela do Nascimento
author_facet Colvara, Marcela do Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colvara, Marcela do Nascimento
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
contributor_str_mv Wittizorecki, Elisandro Schultz
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Supervisão escolar
Política
Cultura docente
topic Educação física escolar
Supervisão escolar
Política
Cultura docente
Physical Education at school
Educational supervision
Educational micropolitics
Teaching culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Physical Education at school
Educational supervision
Educational micropolitics
Teaching culture
description A presente pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa através de um estudo de dois casos e inscreve-se na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. A relação da supervisão escolar com os/as docentes de Educação Física (EF), articulada com os temas do trabalho docente, cultura docente e micropolítica escolar permeia este estudo. A presente pesquisa teve por objetivo compreender como as relações entre a supervisão escolar e os/as docentes de Educação Física influenciam nas suas práticas pedagógicas em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Guaíba/RS. O referencial teórico discute o trabalho docente e sua complexidade nas escolas (TARDIF; TARDIF E LESSARD, 2014) trata sobre o trabalho interativo e suas relações com os sujeitos inscritos no contexto escolar, assim como a precarização e seus efeitos no trabalho docente. Também dialoga sobre a supervisão escolar e suas funções (PRIETSCH, 2001; SILVA JUNIOR 2003a; 2003b; RONCA e GONÇALVES, 2003; SAVIANI, 2003; LAVAL, 2004; ALARCÃO, 2005) e com conceitos da cultura docente (MOLINA NETO, 1997, 1998a, 1998b) e micropolítica escolar (BALL,1989; BARDISA RUIZ, 1997; GONZÁLEZ GONZÁLEZ, 1997) ao compreender que as relações vão se constituindo entre os agentes micropolíticos através das relações entre os indivíduos envolvidos. Os seguintes objetivos específicos balizaram a realização da pesquisa: a) Descrever de que forma as escolas organizam seus processos ordinários no seu cotidiano escolar; b) Identificar e compreender quais relações são construídas entre a educação física e a supervisão escolar; c) Descrever de que forma a supervisão escolar se reconhece e concebe a Educação Física escolar; d) Descrever de que forma os docentes de Educação Física se reconhece entendem o trabalho da supervisão escolar e suas demandas. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede Municipal de Guaíba/RS, denominadas ficticiamente no estudo de Escola Guarda do Embaú e Escola Garopaba. Através dos diários de campo e entrevistas com 3 professores e professoras de Educação Física e 2 duas supervisoras como colaboradores, foram produzidas informações que dialogassem com o problema de pesquisa e objetivos do estudo. Através da análise de conteúdo (BARDIN, 1997) foram construídas categorias que resultaram em capítulos de análises, onde discuto três temas centrais: gestão do trabalho e das relações e dos contextos, relações identificadas no contexto escolar e as compreensões dos colaboradores sobre supervisão escolar e Educação Física escolar. Pude compreender que as estruturas ordinárias, a intensificação de tarefas, a e a micropolítica escolar através de seus diferentes arranjos afetam o trabalho docente do professorado e da supervisão escolar. As relações diretas entre os/as docentes e as suas supervisoras também foram compreendidas como decisivas no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Um movimento de estrutura celular (TARDIF, 2005) e a própria intensificação das tarefas afetam o suporte pedagógico, ocorrendo auxílios sobre dúvidas pontuais e demandas burocráticas. Um suporte pedagógico contextualizado com uma compreensão das práticas de educação física foi mais bem identificado nas ações da supervisora que possui formação em educação física. O trabalho coletivo da EF em parceria com a supervisão se dá como peça fundamental para que as compreensões da EF possam ressoar e renovar os significados da cultura corporal e movimento dentro das escolas. Considerar que as relações entre os agentes micropolíticos através de alianças, conflitos, coalisões e outras relações se constituem como ponto chave para que o ambiente escolar siga sendo forjado de forma dinâmica.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-20T03:47:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258352
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001169258
url http://hdl.handle.net/10183/258352
identifier_str_mv 001169258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258352/2/001169258.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258352/1/001169258.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c8299bbe2f24574edaaa454ac159c481
485c0f0a201c6e003b1cb6319c546e8c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085617827053568