Supervisão escolar e os/as docentes de educação física : relações e efeitos na prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258352 |
Resumo: | A presente pesquisa foi realizada com uma abordagem qualitativa através de um estudo de dois casos e inscreve-se na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. A relação da supervisão escolar com os/as docentes de Educação Física (EF), articulada com os temas do trabalho docente, cultura docente e micropolítica escolar permeia este estudo. A presente pesquisa teve por objetivo compreender como as relações entre a supervisão escolar e os/as docentes de Educação Física influenciam nas suas práticas pedagógicas em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Guaíba/RS. O referencial teórico discute o trabalho docente e sua complexidade nas escolas (TARDIF; TARDIF E LESSARD, 2014) trata sobre o trabalho interativo e suas relações com os sujeitos inscritos no contexto escolar, assim como a precarização e seus efeitos no trabalho docente. Também dialoga sobre a supervisão escolar e suas funções (PRIETSCH, 2001; SILVA JUNIOR 2003a; 2003b; RONCA e GONÇALVES, 2003; SAVIANI, 2003; LAVAL, 2004; ALARCÃO, 2005) e com conceitos da cultura docente (MOLINA NETO, 1997, 1998a, 1998b) e micropolítica escolar (BALL,1989; BARDISA RUIZ, 1997; GONZÁLEZ GONZÁLEZ, 1997) ao compreender que as relações vão se constituindo entre os agentes micropolíticos através das relações entre os indivíduos envolvidos. Os seguintes objetivos específicos balizaram a realização da pesquisa: a) Descrever de que forma as escolas organizam seus processos ordinários no seu cotidiano escolar; b) Identificar e compreender quais relações são construídas entre a educação física e a supervisão escolar; c) Descrever de que forma a supervisão escolar se reconhece e concebe a Educação Física escolar; d) Descrever de que forma os docentes de Educação Física se reconhece entendem o trabalho da supervisão escolar e suas demandas. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede Municipal de Guaíba/RS, denominadas ficticiamente no estudo de Escola Guarda do Embaú e Escola Garopaba. Através dos diários de campo e entrevistas com 3 professores e professoras de Educação Física e 2 duas supervisoras como colaboradores, foram produzidas informações que dialogassem com o problema de pesquisa e objetivos do estudo. Através da análise de conteúdo (BARDIN, 1997) foram construídas categorias que resultaram em capítulos de análises, onde discuto três temas centrais: gestão do trabalho e das relações e dos contextos, relações identificadas no contexto escolar e as compreensões dos colaboradores sobre supervisão escolar e Educação Física escolar. Pude compreender que as estruturas ordinárias, a intensificação de tarefas, a e a micropolítica escolar através de seus diferentes arranjos afetam o trabalho docente do professorado e da supervisão escolar. As relações diretas entre os/as docentes e as suas supervisoras também foram compreendidas como decisivas no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Um movimento de estrutura celular (TARDIF, 2005) e a própria intensificação das tarefas afetam o suporte pedagógico, ocorrendo auxílios sobre dúvidas pontuais e demandas burocráticas. Um suporte pedagógico contextualizado com uma compreensão das práticas de educação física foi mais bem identificado nas ações da supervisora que possui formação em educação física. O trabalho coletivo da EF em parceria com a supervisão se dá como peça fundamental para que as compreensões da EF possam ressoar e renovar os significados da cultura corporal e movimento dentro das escolas. Considerar que as relações entre os agentes micropolíticos através de alianças, conflitos, coalisões e outras relações se constituem como ponto chave para que o ambiente escolar siga sendo forjado de forma dinâmica. |
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Também dialoga sobre a supervisão escolar e suas funções (PRIETSCH, 2001; SILVA JUNIOR 2003a; 2003b; RONCA e GONÇALVES, 2003; SAVIANI, 2003; LAVAL, 2004; ALARCÃO, 2005) e com conceitos da cultura docente (MOLINA NETO, 1997, 1998a, 1998b) e micropolítica escolar (BALL,1989; BARDISA RUIZ, 1997; GONZÁLEZ GONZÁLEZ, 1997) ao compreender que as relações vão se constituindo entre os agentes micropolíticos através das relações entre os indivíduos envolvidos. Os seguintes objetivos específicos balizaram a realização da pesquisa: a) Descrever de que forma as escolas organizam seus processos ordinários no seu cotidiano escolar; b) Identificar e compreender quais relações são construídas entre a educação física e a supervisão escolar; c) Descrever de que forma a supervisão escolar se reconhece e concebe a Educação Física escolar; d) Descrever de que forma os docentes de Educação Física se reconhece entendem o trabalho da supervisão escolar e suas demandas. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede Municipal de Guaíba/RS, denominadas ficticiamente no estudo de Escola Guarda do Embaú e Escola Garopaba. Através dos diários de campo e entrevistas com 3 professores e professoras de Educação Física e 2 duas supervisoras como colaboradores, foram produzidas informações que dialogassem com o problema de pesquisa e objetivos do estudo. Através da análise de conteúdo (BARDIN, 1997) foram construídas categorias que resultaram em capítulos de análises, onde discuto três temas centrais: gestão do trabalho e das relações e dos contextos, relações identificadas no contexto escolar e as compreensões dos colaboradores sobre supervisão escolar e Educação Física escolar. Pude compreender que as estruturas ordinárias, a intensificação de tarefas, a e a micropolítica escolar através de seus diferentes arranjos afetam o trabalho docente do professorado e da supervisão escolar. As relações diretas entre os/as docentes e as suas supervisoras também foram compreendidas como decisivas no desenvolvimento de novas práticas pedagógicas. Um movimento de estrutura celular (TARDIF, 2005) e a própria intensificação das tarefas afetam o suporte pedagógico, ocorrendo auxílios sobre dúvidas pontuais e demandas burocráticas. Um suporte pedagógico contextualizado com uma compreensão das práticas de educação física foi mais bem identificado nas ações da supervisora que possui formação em educação física. O trabalho coletivo da EF em parceria com a supervisão se dá como peça fundamental para que as compreensões da EF possam ressoar e renovar os significados da cultura corporal e movimento dentro das escolas. 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