Características de saúde e nível de dependência na deficiência intelectual : impactos da saúde do cuidador na saúde bucal do escolar deficiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baumgarten, Alexandre
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/211265
Resumo: Introdução: A Deficiência Intelectual (DI) impacta em limitações funcionais na vida da pessoa afetada, incluindo a saúde bucal desses indivíduos. A compreensão dos múltiplos fatores biológicos e sociais envolvidos nas doenças bucais desses sujeitos pode contribuir para a obtenção de melhores níveis de qualidade nos cuidados das pessoas com deficiência intelectual. Objetivos: Analisar a situação de saúde bucal e fatores associados em escolares com DI, incluindo a perspectiva de seus respectivos cuidadores. Metodologia: Após revisão da literatura dos estudos que relacionaram DI e Odontologia nas bases de dados PubMed, Embase, SCIELO e LILACS, sem restrição de data ou idioma, até julho de 2019 e leitura de todo o material selecionado, registro e análise dos resultados, foi realizada a construção de um modelo teórico. Este modelo teórico embasou a realização de um estudo transversal com 299 pessoas com DI e seus respectivos cuidadores em seis escolas de educação especial na região metropolitana de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. Realizou-se avaliação do índice CPOD e ceod (dentes cariados, perdidos e obturados) dos DI e de seus cuidadores, além da avaliação de sintomas de ansiedade, depressão, estresse, qualidade do sono e variáveis socioeconômicas dos cuidadores. A higiene bucal do DI foi avaliada por meio do Índice de Placa Visível (IPV) e do Índice de Sangramento Gengival (ISG) e a competência Motora por meio do teste de proficiência de Bruininsks-Oseretsky, além do nível de dependência de Katz e o cuidador testado quanto à sua exaustão por meio da Escala de Severidade de Fadiga. A associação entre as variáveis de exposição e a variável dependente foi verificada pelo teste do Qui-quadrado. Foram calculadas razões de prevalência brutas e ajustadas por meio de regressão de Poisson, utilizando o software SPSS V 21.0. Resultados: Na população estudada encontrou-se associação entre comorbidades psíquicas do cuidador e uma pior condição de saúde bucal, tanto para o DI quanto para o cuidador. Foi encontrada maior experiência de carie em cuidadores com sintomas de ansiedade (RP=1,48; IC95%1,07-2,06), depressão (RP=1,39; IC95%1,05-1,85), alto níveis de estresse (RP=1,58; IC95%1,17-2,13) e distúrbios do sono (RP=1,59; IC95%1,18-2,14). Para a saúde bucal do DI, as seguintes comorbidades psíquicas do cuidador estiveram associadas: ansiedade (RP=1,44; IC95%1,03-2,01), sintomas de depressão (RP=1,41; IC95%1,04-1,91) e o alto nível de estresse (RP=1,86; IC95% 1,32-2,63). A psicomotricidade é um fator fundamental na manutenção da higiene bucal, uma vez que possuir uma integração motora fina (RP=0,49; IC95% 0,33-0,75), uma precisão motora fina (RP=0,50; IC95% 0,26-0,94) e destreza manual (RP=0,62; IC95% 0,49-0,77) apresentou-se como fator protetor, ainda os DI cujo cuidadores apresentaram exaustão evidenciaram pior condição de saúde bucal (RP = 1.36; IC95% 1,06-1.65). Conclusões: Este estudo aponta que a saúde bucal do escolar com deficiência intelectual está relacionada com a saúde bucal e mental de seu cuidador, assim como com a sua própria habilidade motora. Estabeleceu-se o entendimento de que a destreza manual, bem como o controle manual fino desempenham um papel central na higiene oral de pessoas com deficiência intelectual. Intervenções destinadas a melhorar a higiene bucal dessa população devem levar em conta a sobrecarga do cuidador. Assim, trabalhar na promoção de saúde bucal e geral da pessoa com DI, bem como do seu cuidador, são recursos que podem proporcionar a conquista de uma melhor qualidade de vida deste grupo.
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Este modelo teórico embasou a realização de um estudo transversal com 299 pessoas com DI e seus respectivos cuidadores em seis escolas de educação especial na região metropolitana de Porto Alegre, capital do Estado do Rio Grande do Sul. Realizou-se avaliação do índice CPOD e ceod (dentes cariados, perdidos e obturados) dos DI e de seus cuidadores, além da avaliação de sintomas de ansiedade, depressão, estresse, qualidade do sono e variáveis socioeconômicas dos cuidadores. A higiene bucal do DI foi avaliada por meio do Índice de Placa Visível (IPV) e do Índice de Sangramento Gengival (ISG) e a competência Motora por meio do teste de proficiência de Bruininsks-Oseretsky, além do nível de dependência de Katz e o cuidador testado quanto à sua exaustão por meio da Escala de Severidade de Fadiga. A associação entre as variáveis de exposição e a variável dependente foi verificada pelo teste do Qui-quadrado. 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A psicomotricidade é um fator fundamental na manutenção da higiene bucal, uma vez que possuir uma integração motora fina (RP=0,49; IC95% 0,33-0,75), uma precisão motora fina (RP=0,50; IC95% 0,26-0,94) e destreza manual (RP=0,62; IC95% 0,49-0,77) apresentou-se como fator protetor, ainda os DI cujo cuidadores apresentaram exaustão evidenciaram pior condição de saúde bucal (RP = 1.36; IC95% 1,06-1.65). Conclusões: Este estudo aponta que a saúde bucal do escolar com deficiência intelectual está relacionada com a saúde bucal e mental de seu cuidador, assim como com a sua própria habilidade motora. Estabeleceu-se o entendimento de que a destreza manual, bem como o controle manual fino desempenham um papel central na higiene oral de pessoas com deficiência intelectual. Intervenções destinadas a melhorar a higiene bucal dessa população devem levar em conta a sobrecarga do cuidador. Assim, trabalhar na promoção de saúde bucal e geral da pessoa com DI, bem como do seu cuidador, são recursos que podem proporcionar a conquista de uma melhor qualidade de vida deste grupo.Introduction: Intellectual Disability (ID) impacts on functional limitations in the life of the affected person, including the oral health of these individuals. The understanding of the multiple biological and social factors involved in oral diseases, can contribute to obtain high levels of quality in the care of people with intellectual disabilities. Objectives: To analyze the oral health situation and associated factors in students with Intellectual Disabilities including the perspective of their respective caregivers. Methodology: After reviewing the literature of the studies that related ID and Dentistry in the PubMed, Embase, SCIELO and LILACS databases, without date or language restriction, until July 2019 and reading all the selected material, recording and analyzing the results, it was performed the construction of a theoretical model. This theoretical model was the basis for a cross-sectional study with 299 people with ID and their respective caregivers in six special education schools in the metropolitan region of Porto Alegre, capital of the state of Rio Grande do Sul. The CPOD and ceod index (decayed, lost and filled teeth) of ID and their caregivers were performed, in addition to the assessment of symptoms of anxiety, depression, stress, sleep quality and socioeconomic variables of caregivers. The oral hygiene of the ID was assessed by means of the Visible Plaque Index (VPI) and the Gingival Bleeding Index (GBI) and the Motor competence through the Bruininsks-Oseretsky proficiency test, in addition to the Katz level of dependence and the caregiver tested for exhaustion using the Fatigue Severity Scale. The association between exposure variables and the dependent variable was verified using the Chi-square test. Crude and adjusted prevalence ratios were calculated using Poisson regression, using the SPSS V 21.0 software. Results: In the studied population, an association was found between the caregiver's psychic comorbidities and a worse oral health condition, both for ID and for the caregiver. For the caregiver, greater experience of caries was found in caregivers with symptoms of anxiety (PR=1.48; 95%CI 1.07-2.06), depression (PR=1.39; 95%CI 1.05-1.85), high levels of stress (PR=1.58; 95%CI 1.17-2.13) and sleep disorders (PR=1.59; 95%CI 1.18-2.14). As for the oral health of person with ID, the following caregiver's psychic comorbidities were associated: anxiety symptoms (PR=1.44; 95%CI 1.03-2.01), symptoms of depression (PR=1.41; 95%CI 1.04-1.91) and the high level of stress (PR=1.86; 95%CI 1.32-2.63). Psychomotricity is a fundamental factor in maintaining oral hygiene, once to have fine motor integration (PR=0.49; 95%CI 0.33-0.75), fine motor precision (PR=0.50; 95%CI 0.26-0.94) and manual dexterity (PR=0.62; 95%CI 0.49-0.77) was a protective fator, Still, persons with ID whose caregivers were exhausted had worse oral health conditions (PR = 1.36; 95%CI 1,06-1.65). Conclusions: This study points out that the oral health of students with intellectual disabilities is related to the oral and mental health of their caregivers, as well as their own motor skills. The understanding was established that manual dexterity as well as fine manual control plays a central role in the oral hygiene of people with intellectual disabilities. Interventions to improve the oral health of this population must take into account the caregiver burden. Thus, work at the promotion of oral and general health of the person with ID, as well as their caregivers, are resources that can provide the achievement of a better quality of life.application/pdfporSaúde bucalCuidadoresDeficiência intelectualEstudantesHigiene bucalSaúde mentalCaracterísticas de saúde e nível de dependência na deficiência intelectual : impactos da saúde do cuidador na saúde bucal do escolar deficienteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em EpidemiologiaPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115660.pdf.txt001115660.pdf.txtExtracted Texttext/plain241301http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211265/2/001115660.pdf.txtdd0ecdda22dba62680f6ad7b6b8c9455MD52ORIGINAL001115660.pdfTexto completoapplication/pdf1961982http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211265/1/001115660.pdf080cf79092800afbb19f4d6385652183MD5110183/2112652023-02-15 04:23:50.500919oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211265Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-15T06:23:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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