Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Diandra Dal Sent
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/128920
Resumo: A partir da Epistemologia Genética, de Jean Piaget, e das Neurociências, de António Damásio, este trabalho apresenta e analisa explicações desses dois campos distintos de conhecimento no que diz respeito a suas complementaridades sobre a construção do sujeito cognoscente. Destaca, outrossim, a relevância da interação entre organismo ou sujeito e meio ou objeto como possibilitadora da construção dos conhecimentos (como conteúdos), tanto quanto do próprio sujeito cognoscente (como forma, estrutura ou capacidade). Destaca também o papel da ação do sujeito quando dessas construções. Para tanto, vale-se, sobretudo, da compreensão do ser humano como um ser primeiramente biológico, cujas capacidades cognitivas são entendidas como prolongamentos de capacidades orgânicas em patamares progressivamente complexos. Por fim, analisa como a compreensão acerca do sujeito cognoscente pode influir nas práticas educacionais escolarizadas.
id URGS_04a4ee79cf0628eb5f8d9efd5b115762
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128920
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Machado, Diandra Dal SentBecker, Fernando2015-11-05T02:37:58Z2015http://hdl.handle.net/10183/128920000975390A partir da Epistemologia Genética, de Jean Piaget, e das Neurociências, de António Damásio, este trabalho apresenta e analisa explicações desses dois campos distintos de conhecimento no que diz respeito a suas complementaridades sobre a construção do sujeito cognoscente. Destaca, outrossim, a relevância da interação entre organismo ou sujeito e meio ou objeto como possibilitadora da construção dos conhecimentos (como conteúdos), tanto quanto do próprio sujeito cognoscente (como forma, estrutura ou capacidade). Destaca também o papel da ação do sujeito quando dessas construções. Para tanto, vale-se, sobretudo, da compreensão do ser humano como um ser primeiramente biológico, cujas capacidades cognitivas são entendidas como prolongamentos de capacidades orgânicas em patamares progressivamente complexos. Por fim, analisa como a compreensão acerca do sujeito cognoscente pode influir nas práticas educacionais escolarizadas.Starting out from explanations provided both by Jean Piaget’s Genetic Epistemology, and by António Damásio's Neuroscience, this work attempts to underline what is common between those two fields of knowledge in regards to the construction of the learning subject. In doing so, it stresses the importance of the interaction between organism or subject and environment or object as an enabler for the construction of knowledges (or contents), as well as the construction of the learning subject itself (as shape, structure or capacity). It also stresses the role of the subject's action inasmuch as those constructions are concerned. For that, it makes use, mainly, of the understanding of the human being as a first and foremost biological being, whose learning capacities are understood as extensions of its organic capacities in ever more complex stages. Finally, it analyses how the understanding of the learning subject may affect educational practices at school.application/pdfporEpistemologia genéticaPsicanáliseSujeito socialOrganismLearning subjectInteractionChange / ConservationEducationEpistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975390.pdf000975390.pdfTexto completoapplication/pdf790201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128920/1/000975390.pdf91d3b3e975d71f24ececb0d3a3afe2a1MD51TEXT000975390.pdf.txt000975390.pdf.txtExtracted Texttext/plain232085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128920/2/000975390.pdf.txtb5ecaba0ac2eab013b5566b2b3755b66MD52THUMBNAIL000975390.pdf.jpg000975390.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128920/3/000975390.pdf.jpg89c4e6775e6404b0946e42d04c148642MD5310183/1289202019-09-07 02:33:49.090991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-09-07T05:33:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente
title Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente
spellingShingle Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente
Machado, Diandra Dal Sent
Epistemologia genética
Psicanálise
Sujeito social
Organism
Learning subject
Interaction
Change / Conservation
Education
title_short Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente
title_full Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente
title_fullStr Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente
title_full_unstemmed Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente
title_sort Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente
author Machado, Diandra Dal Sent
author_facet Machado, Diandra Dal Sent
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Diandra Dal Sent
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Becker, Fernando
contributor_str_mv Becker, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia genética
Psicanálise
Sujeito social
topic Epistemologia genética
Psicanálise
Sujeito social
Organism
Learning subject
Interaction
Change / Conservation
Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Organism
Learning subject
Interaction
Change / Conservation
Education
description A partir da Epistemologia Genética, de Jean Piaget, e das Neurociências, de António Damásio, este trabalho apresenta e analisa explicações desses dois campos distintos de conhecimento no que diz respeito a suas complementaridades sobre a construção do sujeito cognoscente. Destaca, outrossim, a relevância da interação entre organismo ou sujeito e meio ou objeto como possibilitadora da construção dos conhecimentos (como conteúdos), tanto quanto do próprio sujeito cognoscente (como forma, estrutura ou capacidade). Destaca também o papel da ação do sujeito quando dessas construções. Para tanto, vale-se, sobretudo, da compreensão do ser humano como um ser primeiramente biológico, cujas capacidades cognitivas são entendidas como prolongamentos de capacidades orgânicas em patamares progressivamente complexos. Por fim, analisa como a compreensão acerca do sujeito cognoscente pode influir nas práticas educacionais escolarizadas.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-05T02:37:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/128920
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000975390
url http://hdl.handle.net/10183/128920
identifier_str_mv 000975390
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128920/1/000975390.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128920/2/000975390.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128920/3/000975390.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 91d3b3e975d71f24ececb0d3a3afe2a1
b5ecaba0ac2eab013b5566b2b3755b66
89c4e6775e6404b0946e42d04c148642
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085337277399040