Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/128920 |
Resumo: | A partir da Epistemologia Genética, de Jean Piaget, e das Neurociências, de António Damásio, este trabalho apresenta e analisa explicações desses dois campos distintos de conhecimento no que diz respeito a suas complementaridades sobre a construção do sujeito cognoscente. Destaca, outrossim, a relevância da interação entre organismo ou sujeito e meio ou objeto como possibilitadora da construção dos conhecimentos (como conteúdos), tanto quanto do próprio sujeito cognoscente (como forma, estrutura ou capacidade). Destaca também o papel da ação do sujeito quando dessas construções. Para tanto, vale-se, sobretudo, da compreensão do ser humano como um ser primeiramente biológico, cujas capacidades cognitivas são entendidas como prolongamentos de capacidades orgânicas em patamares progressivamente complexos. Por fim, analisa como a compreensão acerca do sujeito cognoscente pode influir nas práticas educacionais escolarizadas. |
id |
URGS_04a4ee79cf0628eb5f8d9efd5b115762 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128920 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Machado, Diandra Dal SentBecker, Fernando2015-11-05T02:37:58Z2015http://hdl.handle.net/10183/128920000975390A partir da Epistemologia Genética, de Jean Piaget, e das Neurociências, de António Damásio, este trabalho apresenta e analisa explicações desses dois campos distintos de conhecimento no que diz respeito a suas complementaridades sobre a construção do sujeito cognoscente. Destaca, outrossim, a relevância da interação entre organismo ou sujeito e meio ou objeto como possibilitadora da construção dos conhecimentos (como conteúdos), tanto quanto do próprio sujeito cognoscente (como forma, estrutura ou capacidade). Destaca também o papel da ação do sujeito quando dessas construções. Para tanto, vale-se, sobretudo, da compreensão do ser humano como um ser primeiramente biológico, cujas capacidades cognitivas são entendidas como prolongamentos de capacidades orgânicas em patamares progressivamente complexos. Por fim, analisa como a compreensão acerca do sujeito cognoscente pode influir nas práticas educacionais escolarizadas.Starting out from explanations provided both by Jean Piaget’s Genetic Epistemology, and by António Damásio's Neuroscience, this work attempts to underline what is common between those two fields of knowledge in regards to the construction of the learning subject. In doing so, it stresses the importance of the interaction between organism or subject and environment or object as an enabler for the construction of knowledges (or contents), as well as the construction of the learning subject itself (as shape, structure or capacity). It also stresses the role of the subject's action inasmuch as those constructions are concerned. For that, it makes use, mainly, of the understanding of the human being as a first and foremost biological being, whose learning capacities are understood as extensions of its organic capacities in ever more complex stages. Finally, it analyses how the understanding of the learning subject may affect educational practices at school.application/pdfporEpistemologia genéticaPsicanáliseSujeito socialOrganismLearning subjectInteractionChange / ConservationEducationEpistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000975390.pdf000975390.pdfTexto completoapplication/pdf790201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128920/1/000975390.pdf91d3b3e975d71f24ececb0d3a3afe2a1MD51TEXT000975390.pdf.txt000975390.pdf.txtExtracted Texttext/plain232085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128920/2/000975390.pdf.txtb5ecaba0ac2eab013b5566b2b3755b66MD52THUMBNAIL000975390.pdf.jpg000975390.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1086http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128920/3/000975390.pdf.jpg89c4e6775e6404b0946e42d04c148642MD5310183/1289202019-09-07 02:33:49.090991oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128920Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-09-07T05:33:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente |
title |
Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente |
spellingShingle |
Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente Machado, Diandra Dal Sent Epistemologia genética Psicanálise Sujeito social Organism Learning subject Interaction Change / Conservation Education |
title_short |
Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente |
title_full |
Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente |
title_fullStr |
Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente |
title_full_unstemmed |
Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente |
title_sort |
Epistemologia genética e neurociências : construção do sujeito cognoscente |
author |
Machado, Diandra Dal Sent |
author_facet |
Machado, Diandra Dal Sent |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Diandra Dal Sent |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Becker, Fernando |
contributor_str_mv |
Becker, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia genética Psicanálise Sujeito social |
topic |
Epistemologia genética Psicanálise Sujeito social Organism Learning subject Interaction Change / Conservation Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Organism Learning subject Interaction Change / Conservation Education |
description |
A partir da Epistemologia Genética, de Jean Piaget, e das Neurociências, de António Damásio, este trabalho apresenta e analisa explicações desses dois campos distintos de conhecimento no que diz respeito a suas complementaridades sobre a construção do sujeito cognoscente. Destaca, outrossim, a relevância da interação entre organismo ou sujeito e meio ou objeto como possibilitadora da construção dos conhecimentos (como conteúdos), tanto quanto do próprio sujeito cognoscente (como forma, estrutura ou capacidade). Destaca também o papel da ação do sujeito quando dessas construções. Para tanto, vale-se, sobretudo, da compreensão do ser humano como um ser primeiramente biológico, cujas capacidades cognitivas são entendidas como prolongamentos de capacidades orgânicas em patamares progressivamente complexos. Por fim, analisa como a compreensão acerca do sujeito cognoscente pode influir nas práticas educacionais escolarizadas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-11-05T02:37:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/128920 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000975390 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/128920 |
identifier_str_mv |
000975390 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128920/1/000975390.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128920/2/000975390.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128920/3/000975390.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
91d3b3e975d71f24ececb0d3a3afe2a1 b5ecaba0ac2eab013b5566b2b3755b66 89c4e6775e6404b0946e42d04c148642 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085337277399040 |