A dimensão ética e estética na docência no ensino superior : fricções entre a arte contemporânea, cuidado de si e pedagogia universitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feldhaus, Marcelo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248869
Resumo: Esta pesquisa se inscreve no campo das problematizações sobre a PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, o CUIDADO DE SI em Michel Foucault e algumas produções de ARTE CONTEMPORÂNEA como disparadoras para pensar em uma dimensão ética e estética para a docência no ensino superior. Para tanto, o objetivo geral foi o de analisar outros modos de ser docente no ensino superior, para além dos conceitos hegemônicos que ainda refletem currículos e práticas pedagógicas com nuances tecnicistas de uma educação superior voltada sobremaneira à profissionalização técnica e que, por vezes, afasta-se de uma formação integral, abrindo espaço para uma dimensão estética na docência. Opera com o conceito de pedagogia universitária friccionada às noções de ética e de estética em Foucault, a partir de algumas proposições de arte contemporânea e de docência-formação-artista ancorada nas contribuições epistemológicas de Michel Foucault e outros interlocutores. Trata-se de uma pesquisa que aprofunda e atualiza de modo analítico os conceitos estruturantes de pedagogia universitária, o cuidado de si e a docência-formação-artista. Participaram da pesquisa sete professoras universitárias de diferentes áreas do conhecimento da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, com a elaboração de diários de campo que reverberam gestos autobiográficos e escritas de si das docentes, que são acrescidas de entrevistas virtuais e memórias de infância do pesquisador. Essas memórias são imagens vivas e presentes em minha professoralidade, e contribuem na minha constituição de professor, e de certo modo ganham a densidade de um cuidado de si, uma prática de operação sobre o que nos constrói professoras e professores. Nesse aspecto, a presença de imagens de produções artísticas contemporâneas, que povoam tanto o texto quantoas intervenções que compõem as ações com as professoras que participaram da pesquisa, emergem como materialidades para a produção dos dados. É nesse ínterim que entende-se que o método para a produção de dados está intimamente ligado às formas artísticas de investigação no intuito de auxiliarem a colocar em suspenso o que se acredita sobre a pedagogia universitária, abrindo a possibilidade de pensar uma dimensão ética e estética para/na formação da/o docente que atua no ensino superior menos vinculada a prescrições, certezas e soluções. Pretende-se abrir espaço para as incertezas quando falamos em formação docente, mais abertas a deslizamentos, atitudes e outras formas de pensar e existir. Por fim, aponta-se para outros modos de operar a docência ligados à abertura de práticas contaminadas pela experiência, constituindo, assim, uma dimensão estética para a formação docente no ensino superior, disparada por alguns artistas contemporâneos e suas produções, de modo a mobilizar o estranhamento e colocar em jogo o que acreditamos sobre a docência, a arte e a vida.
id URGS_04f427f15647a3e491e0d43c35d7f6bf
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248869
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Feldhaus, MarceloLoponte, Luciana Gruppelli2022-09-14T04:53:10Z2022http://hdl.handle.net/10183/248869001148886Esta pesquisa se inscreve no campo das problematizações sobre a PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, o CUIDADO DE SI em Michel Foucault e algumas produções de ARTE CONTEMPORÂNEA como disparadoras para pensar em uma dimensão ética e estética para a docência no ensino superior. Para tanto, o objetivo geral foi o de analisar outros modos de ser docente no ensino superior, para além dos conceitos hegemônicos que ainda refletem currículos e práticas pedagógicas com nuances tecnicistas de uma educação superior voltada sobremaneira à profissionalização técnica e que, por vezes, afasta-se de uma formação integral, abrindo espaço para uma dimensão estética na docência. Opera com o conceito de pedagogia universitária friccionada às noções de ética e de estética em Foucault, a partir de algumas proposições de arte contemporânea e de docência-formação-artista ancorada nas contribuições epistemológicas de Michel Foucault e outros interlocutores. Trata-se de uma pesquisa que aprofunda e atualiza de modo analítico os conceitos estruturantes de pedagogia universitária, o cuidado de si e a docência-formação-artista. Participaram da pesquisa sete professoras universitárias de diferentes áreas do conhecimento da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, com a elaboração de diários de campo que reverberam gestos autobiográficos e escritas de si das docentes, que são acrescidas de entrevistas virtuais e memórias de infância do pesquisador. Essas memórias são imagens vivas e presentes em minha professoralidade, e contribuem na minha constituição de professor, e de certo modo ganham a densidade de um cuidado de si, uma prática de operação sobre o que nos constrói professoras e professores. Nesse aspecto, a presença de imagens de produções artísticas contemporâneas, que povoam tanto o texto quantoas intervenções que compõem as ações com as professoras que participaram da pesquisa, emergem como materialidades para a produção dos dados. É nesse ínterim que entende-se que o método para a produção de dados está intimamente ligado às formas artísticas de investigação no intuito de auxiliarem a colocar em suspenso o que se acredita sobre a pedagogia universitária, abrindo a possibilidade de pensar uma dimensão ética e estética para/na formação da/o docente que atua no ensino superior menos vinculada a prescrições, certezas e soluções. Pretende-se abrir espaço para as incertezas quando falamos em formação docente, mais abertas a deslizamentos, atitudes e outras formas de pensar e existir. Por fim, aponta-se para outros modos de operar a docência ligados à abertura de práticas contaminadas pela experiência, constituindo, assim, uma dimensão estética para a formação docente no ensino superior, disparada por alguns artistas contemporâneos e suas produções, de modo a mobilizar o estranhamento e colocar em jogo o que acreditamos sobre a docência, a arte e a vida.This research is part of the field of problematizations about UNIVERSITY PEDAGOGY, the SELF-CARE in Michel Foucault and some CONTEMPORARY ART productions as triggers to think about an ethical and aesthetic dimension for teaching in higher education. Therefore, the general objective was to analyze other ways of being a professor in higher education, in addition to the hegemonic concepts that still reflect curriculum and pedagogical practices with technical particularities, focused greatly on technical professionalization and that, at times, moves away from an integral formation, opening space for an aesthetic dimension in teaching. It operates with the concept of university pedagogy rubbing against Foucault’s notions of ethics and aesthetics, based on some propositions of contemporary art and teaching-training- artist anchored in the epistemological contributions of Michel Foucault and other interlocutors. It is research that deepens and updates in an analytical way the structuring concepts of university pedagogy, self-care and artist-education-teaching. Seven university professors from different areas of knowledge at the Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc participated in this research, with the elaboration of field diaries that reverberate autobiographical gestures and self-writing of the professors, which are added by virtual interviews and childhood memories of researcher. These memories are living images and present in my professorship, and they contribute to my constitution as a professor, and in a way, they gain the density of a self-care, a practice of operation on what builds us in professors. In this aspect, the presence of images of contemporary artistic productions, which populate both the text and the interventions that make up the actions with the professor who participated in the research, emerge as materialities for the data production. It is in the meantime that it is understood that the method for the data production is closely linked to the artistic forms of investigation in order to help put in abeyance what is believed about university pedagogy, opening the possibility of thinking about an ethical and aesthetic dimension for/in the training of professors who work in higher education less linked to prescriptions, certainties and solutions. It is intended to make room for uncertainties when we talk about professor training, more open to slips, attitudes and other ways of thinking and existing. Finally, it points to other ways of operating teaching linked to the opening of practices contaminated by the experience, thus constituting an aesthetic dimension for professor training in higher education, triggered by some contemporary artists and their productions, in order to mobilize estrangement and putting into play what we believe about teaching, art and life.Esta investigación se enmarca en el campo de las problematizaciones sobre la PEDAGOGÍA UNIVERSITARIA, el CUIDADO DE SÍ en Michel Foucault y algunas producciones del ARTE CONTEMPORÁNEO como disparadores para pensar una dimensión ética y estética para la enseñanza en la educación superior. Por tanto, el objetivo general fue analizar otras formas de ser docente en la educación superior, además de las concepciones hegemónicas que aún reflejan los currículos y las prácticas pedagógicas con matices tecnicistas de una educación superior enfocada en gran medida a la profesionalización técnica y que, en ocasiones, distancia una formación integral, abriendo espacio para una dimensión estética en la enseñanza. Opera con el concepto de pedagogía universitaria rozando las nociones foucaultianas de ética y estética, a partir de algunas proposiciones del arte contemporáneo y de la enseñanza-formación-artista ancladas en los aportes epistemológicos de Michel Foucault y otros interlocutores. Es una investigación que profundiza y actualiza de manera analítica los conceptos estructurantes de la pedagogía universitaria, el autocuidado y la formación-docencia-artista. Siete profesores universitarios de diferentes áreas del conocimiento de la Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc participaron de la investigación, con la elaboración de diarios de campo que reverberan gestos autobiográficos y auto escritura de los profesores, a los que se suman entrevistas virtuales y memorias de infancia del investigador. Estos recuerdos son imágenes vivas y presentes en mi cátedra, y contribuyen a mi constitución como docente, y de alguna manera adquieren la densidad de un cuidado de sí, una práctica de operación sobre lo que nos construye docentes. En ese aspecto, la presencia de imágenes de producciones artísticas contemporáneas, que pueblan tanto el texto como las intervenciones que componen las acciones con los docentes que participaron de la investigación, emergen como materialidades para la producción de datos. Es mientras tanto que se entiende que el método de producción de datos está íntimamente ligado a las formas artísticas de investigación para ayudar a dejar en suspenso lo que se cree sobre la pedagogía universitaria, abriendo la posibilidad de pensar una ética y una estética dimensión para/en la formación de profesores que actúan en la educación superior menos ligados a recetas, certezas y soluciones. Se pretende dar cabida a las incertidumbres cuando hablamos de formación docente, más abierta a los deslices, actitudes y otras formas de pensar y de existir. Finalmente, apunta a otras formas de operar la enseñanza vinculadas a la apertura de prácticas contaminadas por la experiencia, constituyendo así una dimensión estética para la formación docente en la educación superior, desencadenada por algunos artistas contemporáneos y sus producciones, con el fin de movilizar el extrañamiento y poner en juego lo que creemos sobre la enseñanza, el arte y la vida.application/pdfporProfessorEnsino superiorArte contemporâneaPedagogiaArtCollege educationMichel FoucaultProfessor TrainingTeaching aestheticsArteEducación universitariaEnseñanza de la estéticaFormación DocenteMichel FoucaultA dimensão ética e estética na docência no ensino superior : fricções entre a arte contemporânea, cuidado de si e pedagogia universitáriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001148886.pdf.txt001148886.pdf.txtExtracted Texttext/plain590921http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248869/2/001148886.pdf.txteb288f4158a7d6dc3146c624f239da81MD52ORIGINAL001148886.pdfTexto completoapplication/pdf29720865http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248869/1/001148886.pdf646fb93c20022ed1b34653f75164fe26MD5110183/2488692022-09-15 04:59:57.7827oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248869Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-15T07:59:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dimensão ética e estética na docência no ensino superior : fricções entre a arte contemporânea, cuidado de si e pedagogia universitária
title A dimensão ética e estética na docência no ensino superior : fricções entre a arte contemporânea, cuidado de si e pedagogia universitária
spellingShingle A dimensão ética e estética na docência no ensino superior : fricções entre a arte contemporânea, cuidado de si e pedagogia universitária
Feldhaus, Marcelo
Professor
Ensino superior
Arte contemporânea
Pedagogia
Art
College education
Michel Foucault
Professor Training
Teaching aesthetics
Arte
Educación universitaria
Enseñanza de la estética
Formación Docente
Michel Foucault
title_short A dimensão ética e estética na docência no ensino superior : fricções entre a arte contemporânea, cuidado de si e pedagogia universitária
title_full A dimensão ética e estética na docência no ensino superior : fricções entre a arte contemporânea, cuidado de si e pedagogia universitária
title_fullStr A dimensão ética e estética na docência no ensino superior : fricções entre a arte contemporânea, cuidado de si e pedagogia universitária
title_full_unstemmed A dimensão ética e estética na docência no ensino superior : fricções entre a arte contemporânea, cuidado de si e pedagogia universitária
title_sort A dimensão ética e estética na docência no ensino superior : fricções entre a arte contemporânea, cuidado de si e pedagogia universitária
author Feldhaus, Marcelo
author_facet Feldhaus, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feldhaus, Marcelo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
contributor_str_mv Loponte, Luciana Gruppelli
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Ensino superior
Arte contemporânea
Pedagogia
topic Professor
Ensino superior
Arte contemporânea
Pedagogia
Art
College education
Michel Foucault
Professor Training
Teaching aesthetics
Arte
Educación universitaria
Enseñanza de la estética
Formación Docente
Michel Foucault
dc.subject.eng.fl_str_mv Art
College education
Michel Foucault
Professor Training
Teaching aesthetics
dc.subject.spa.fl_str_mv Arte
Educación universitaria
Enseñanza de la estética
Formación Docente
Michel Foucault
description Esta pesquisa se inscreve no campo das problematizações sobre a PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA, o CUIDADO DE SI em Michel Foucault e algumas produções de ARTE CONTEMPORÂNEA como disparadoras para pensar em uma dimensão ética e estética para a docência no ensino superior. Para tanto, o objetivo geral foi o de analisar outros modos de ser docente no ensino superior, para além dos conceitos hegemônicos que ainda refletem currículos e práticas pedagógicas com nuances tecnicistas de uma educação superior voltada sobremaneira à profissionalização técnica e que, por vezes, afasta-se de uma formação integral, abrindo espaço para uma dimensão estética na docência. Opera com o conceito de pedagogia universitária friccionada às noções de ética e de estética em Foucault, a partir de algumas proposições de arte contemporânea e de docência-formação-artista ancorada nas contribuições epistemológicas de Michel Foucault e outros interlocutores. Trata-se de uma pesquisa que aprofunda e atualiza de modo analítico os conceitos estruturantes de pedagogia universitária, o cuidado de si e a docência-formação-artista. Participaram da pesquisa sete professoras universitárias de diferentes áreas do conhecimento da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, com a elaboração de diários de campo que reverberam gestos autobiográficos e escritas de si das docentes, que são acrescidas de entrevistas virtuais e memórias de infância do pesquisador. Essas memórias são imagens vivas e presentes em minha professoralidade, e contribuem na minha constituição de professor, e de certo modo ganham a densidade de um cuidado de si, uma prática de operação sobre o que nos constrói professoras e professores. Nesse aspecto, a presença de imagens de produções artísticas contemporâneas, que povoam tanto o texto quantoas intervenções que compõem as ações com as professoras que participaram da pesquisa, emergem como materialidades para a produção dos dados. É nesse ínterim que entende-se que o método para a produção de dados está intimamente ligado às formas artísticas de investigação no intuito de auxiliarem a colocar em suspenso o que se acredita sobre a pedagogia universitária, abrindo a possibilidade de pensar uma dimensão ética e estética para/na formação da/o docente que atua no ensino superior menos vinculada a prescrições, certezas e soluções. Pretende-se abrir espaço para as incertezas quando falamos em formação docente, mais abertas a deslizamentos, atitudes e outras formas de pensar e existir. Por fim, aponta-se para outros modos de operar a docência ligados à abertura de práticas contaminadas pela experiência, constituindo, assim, uma dimensão estética para a formação docente no ensino superior, disparada por alguns artistas contemporâneos e suas produções, de modo a mobilizar o estranhamento e colocar em jogo o que acreditamos sobre a docência, a arte e a vida.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-14T04:53:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/248869
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001148886
url http://hdl.handle.net/10183/248869
identifier_str_mv 001148886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248869/2/001148886.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248869/1/001148886.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv eb288f4158a7d6dc3146c624f239da81
646fb93c20022ed1b34653f75164fe26
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085596212756480