Diálogos necessários entre a educação infantil e o ensino fundamental : construindo intersecção na transição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254519 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou investigar os processos de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental-Anos Iniciais, buscando compreender como o processo de transição entre as etapas educacionais estão sendo realizados no contexto da Rede Municipal de Educação do município de Feliz/RS, a partir da escuta do(as) professores(as) e gestores(as) sobre as inter-relações entre as políticas públicas de Educação Básica e as práticas de transição realizadas nos espaços escolares com foco no bem-estar e nas aprendizagens das crianças. A metodologia deste trabalho consistiu na consulta documental e na realização de diálogo com professores(as) e gestores(as) e teve o apoio teórico dos(as) autores(as) Formosinho (2006), Freire (2015c, 1985, 2013,1975, 1983, 2000, 2014, 1981,1994, 1996, 2003, 1967, 2008, 2001), Oliveira-Formosinho, Kishimoto e Pinazza (2007), Barbosa e Flores (2020), Lüdke e André (2013), Barbosa et al. (2012), Oliveira et al. (2016), Bronfenbrenner (1996), Ariès (1981), Rosemberg (1976), Carvalho e Schwengber (2014), Ball (2001; 2014,2016), Saviani (2007), Mainardes (2006), Corsaro (2001; 2011), Bardin (2016), Barbosa (2007; 2009; 2013a ou b), Kuhlmann Júnior (2001), Kramer (1982; 1987; 2006; 2003) e Sarmento (1997), assim como no aporte legal: Constituição Federal (BRASIL, 1988); Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil BRASIL, 1998); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010); Planos Nacionais de Educação (BRASIL, 2001; 2014); Base Nacional Comum Curricular (2017). A importância desta pesquisa reside no fato de que a transição entre a Educação Infantil para o Ensino Fundamental-Anos Iniciais traz alterações significativas para as crianças que estão nessa etapa da Educação Básica. Além da troca de professores(as), colegas e até de espaço escolar, a aprendizagem, outrora centrada nos eixos das interações e da brincadeira, começa a ser substituída por uma rotina mais rigorosa, com conteúdos mais sistematizados e avaliações complexas. Nosso trabalho observou que a transição entre as etapas se mostra desafiadora por conta do desconhecimento dos(as) professores(as) das políticas educacionais, ausência de formação e debate local, ocasionando em entendimentos diversos em relação às especificidades de uma etapa e outra. Destacamos, também, as descontinuidades existentes entre os dois espaços analisados: a redução no tempo de brincar, a não realização de brincadeiras como processo para aprendizagem das crianças e, de certa forma, a foco nos conteúdos do Ensino Fundamental, centrando as práticas docentes em atividades relacionadas ao letramento e à alfabetização em seus modelos tradicionais. |
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Lemes, Raquel KarpinskiBarbosa, Maria Carmen Silveira2023-02-08T05:04:00Z2022http://hdl.handle.net/10183/254519001161449Esta pesquisa objetivou investigar os processos de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental-Anos Iniciais, buscando compreender como o processo de transição entre as etapas educacionais estão sendo realizados no contexto da Rede Municipal de Educação do município de Feliz/RS, a partir da escuta do(as) professores(as) e gestores(as) sobre as inter-relações entre as políticas públicas de Educação Básica e as práticas de transição realizadas nos espaços escolares com foco no bem-estar e nas aprendizagens das crianças. A metodologia deste trabalho consistiu na consulta documental e na realização de diálogo com professores(as) e gestores(as) e teve o apoio teórico dos(as) autores(as) Formosinho (2006), Freire (2015c, 1985, 2013,1975, 1983, 2000, 2014, 1981,1994, 1996, 2003, 1967, 2008, 2001), Oliveira-Formosinho, Kishimoto e Pinazza (2007), Barbosa e Flores (2020), Lüdke e André (2013), Barbosa et al. (2012), Oliveira et al. 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Além da troca de professores(as), colegas e até de espaço escolar, a aprendizagem, outrora centrada nos eixos das interações e da brincadeira, começa a ser substituída por uma rotina mais rigorosa, com conteúdos mais sistematizados e avaliações complexas. Nosso trabalho observou que a transição entre as etapas se mostra desafiadora por conta do desconhecimento dos(as) professores(as) das políticas educacionais, ausência de formação e debate local, ocasionando em entendimentos diversos em relação às especificidades de uma etapa e outra. Destacamos, também, as descontinuidades existentes entre os dois espaços analisados: a redução no tempo de brincar, a não realização de brincadeiras como processo para aprendizagem das crianças e, de certa forma, a foco nos conteúdos do Ensino Fundamental, centrando as práticas docentes em atividades relacionadas ao letramento e à alfabetização em seus modelos tradicionais.This research aimed to investigate the processes of transition between Kindergarten and Elementary School - Early Years, seeking to understand how the process of transition between the educational stages is being carried out in the context of the Municipal Education Network of the city of Feliz/RS, from listening to the teachers and managers about the interrelationships between the public policies of Basic Education and the transition practices carried out in school spaces focusing on the well-being and learning of children. The methodology of this work consisted of document consultation and dialogue with teachers and managers and had the theoretical support of the authors Formosinho (2006), Freire (2015c, 1985, 2013,1975, 1983, 2000, 2014, 1981,1994, 1996, 2003, 1967, 2008, 2001), OliveiraFormosinho, Kishimoto e Pinazza (2007), Barbosa e Flores (2020), Lüdke e André (2013), Barbosa et al. (2012), Oliveira et al. (2016), Bronfenbrenner (1996), Ariès (1981), Rosemberg (1976), Carvalho e Schwengber (2014), Ball (2001; 2014,2016), Saviani (2007), Mainardes (2006), Corsaro (2001; 2011), Bardin (2016), Barbosa (2007; 2009; 2013a ou b), Kuhlmann Júnior (2001), Kramer (1982; 1987; 2006; 2003) and Sarmento (1997), as well as the legal contribution: Constituição Federal (BRASIL, 1988); Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010); Planos Nacionais de Educação (BRASIL, 2001; 2014); Base Nacional Comum Curricular (2017). The importance of this research lies in the fact that the transition from Early Childhood Education to Primary School brings significant changes for children in this stage of Basic Education. Besides changing teachers, classmates, and even school space, the process of learning, once centered on interaction and play, begins to be replaced by a more rigorous routine, with more systematized content and complex assessments. Our work remarked that the transition between the stages is challenging because of the teachers’ lack of knowledge of the educational policies, absence of training, and local debate, resulting in different understandings as to the specificities of one stage and another. We also emphasize the discontinuities existing between the two spaces analyzed: the reduction in the time for playing, the lack of laying as a process for the children’s learning, and in a certain way, the focus on the contents of elementary school, centering the teaching practices on activities related to literacy in their traditional models.application/pdfporEducação infantilEnsino fundamentalPolíticas públicasTransitions between stagesEducational practicesEarly childhood educationElementary schoolEducational public policiesDiálogos necessários entre a educação infantil e o ensino fundamental : construindo intersecção na transiçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161449.pdf.txt001161449.pdf.txtExtracted Texttext/plain744336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254519/2/001161449.pdf.txt46f9990d1b2875437b32e2cef2ba392cMD52ORIGINAL001161449.pdfTexto completoapplication/pdf15779137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254519/1/001161449.pdfbd204996e0a4c9a412bea989f8f9533dMD5110183/2545192023-02-09 05:56:47.558016oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254519Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-09T07:56:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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