Diálogos necessários entre a educação infantil e o ensino fundamental : construindo intersecção na transição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Raquel Karpinski
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254519
Resumo: Esta pesquisa objetivou investigar os processos de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental-Anos Iniciais, buscando compreender como o processo de transição entre as etapas educacionais estão sendo realizados no contexto da Rede Municipal de Educação do município de Feliz/RS, a partir da escuta do(as) professores(as) e gestores(as) sobre as inter-relações entre as políticas públicas de Educação Básica e as práticas de transição realizadas nos espaços escolares com foco no bem-estar e nas aprendizagens das crianças. A metodologia deste trabalho consistiu na consulta documental e na realização de diálogo com professores(as) e gestores(as) e teve o apoio teórico dos(as) autores(as) Formosinho (2006), Freire (2015c, 1985, 2013,1975, 1983, 2000, 2014, 1981,1994, 1996, 2003, 1967, 2008, 2001), Oliveira-Formosinho, Kishimoto e Pinazza (2007), Barbosa e Flores (2020), Lüdke e André (2013), Barbosa et al. (2012), Oliveira et al. (2016), Bronfenbrenner (1996), Ariès (1981), Rosemberg (1976), Carvalho e Schwengber (2014), Ball (2001; 2014,2016), Saviani (2007), Mainardes (2006), Corsaro (2001; 2011), Bardin (2016), Barbosa (2007; 2009; 2013a ou b), Kuhlmann Júnior (2001), Kramer (1982; 1987; 2006; 2003) e Sarmento (1997), assim como no aporte legal: Constituição Federal (BRASIL, 1988); Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil BRASIL, 1998); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010); Planos Nacionais de Educação (BRASIL, 2001; 2014); Base Nacional Comum Curricular (2017). A importância desta pesquisa reside no fato de que a transição entre a Educação Infantil para o Ensino Fundamental-Anos Iniciais traz alterações significativas para as crianças que estão nessa etapa da Educação Básica. Além da troca de professores(as), colegas e até de espaço escolar, a aprendizagem, outrora centrada nos eixos das interações e da brincadeira, começa a ser substituída por uma rotina mais rigorosa, com conteúdos mais sistematizados e avaliações complexas. Nosso trabalho observou que a transição entre as etapas se mostra desafiadora por conta do desconhecimento dos(as) professores(as) das políticas educacionais, ausência de formação e debate local, ocasionando em entendimentos diversos em relação às especificidades de uma etapa e outra. Destacamos, também, as descontinuidades existentes entre os dois espaços analisados: a redução no tempo de brincar, a não realização de brincadeiras como processo para aprendizagem das crianças e, de certa forma, a foco nos conteúdos do Ensino Fundamental, centrando as práticas docentes em atividades relacionadas ao letramento e à alfabetização em seus modelos tradicionais.
id URGS_06403b55c7f293872e63d1fb55697375
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254519
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lemes, Raquel KarpinskiBarbosa, Maria Carmen Silveira2023-02-08T05:04:00Z2022http://hdl.handle.net/10183/254519001161449Esta pesquisa objetivou investigar os processos de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental-Anos Iniciais, buscando compreender como o processo de transição entre as etapas educacionais estão sendo realizados no contexto da Rede Municipal de Educação do município de Feliz/RS, a partir da escuta do(as) professores(as) e gestores(as) sobre as inter-relações entre as políticas públicas de Educação Básica e as práticas de transição realizadas nos espaços escolares com foco no bem-estar e nas aprendizagens das crianças. A metodologia deste trabalho consistiu na consulta documental e na realização de diálogo com professores(as) e gestores(as) e teve o apoio teórico dos(as) autores(as) Formosinho (2006), Freire (2015c, 1985, 2013,1975, 1983, 2000, 2014, 1981,1994, 1996, 2003, 1967, 2008, 2001), Oliveira-Formosinho, Kishimoto e Pinazza (2007), Barbosa e Flores (2020), Lüdke e André (2013), Barbosa et al. (2012), Oliveira et al. (2016), Bronfenbrenner (1996), Ariès (1981), Rosemberg (1976), Carvalho e Schwengber (2014), Ball (2001; 2014,2016), Saviani (2007), Mainardes (2006), Corsaro (2001; 2011), Bardin (2016), Barbosa (2007; 2009; 2013a ou b), Kuhlmann Júnior (2001), Kramer (1982; 1987; 2006; 2003) e Sarmento (1997), assim como no aporte legal: Constituição Federal (BRASIL, 1988); Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil BRASIL, 1998); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010); Planos Nacionais de Educação (BRASIL, 2001; 2014); Base Nacional Comum Curricular (2017). A importância desta pesquisa reside no fato de que a transição entre a Educação Infantil para o Ensino Fundamental-Anos Iniciais traz alterações significativas para as crianças que estão nessa etapa da Educação Básica. Além da troca de professores(as), colegas e até de espaço escolar, a aprendizagem, outrora centrada nos eixos das interações e da brincadeira, começa a ser substituída por uma rotina mais rigorosa, com conteúdos mais sistematizados e avaliações complexas. Nosso trabalho observou que a transição entre as etapas se mostra desafiadora por conta do desconhecimento dos(as) professores(as) das políticas educacionais, ausência de formação e debate local, ocasionando em entendimentos diversos em relação às especificidades de uma etapa e outra. Destacamos, também, as descontinuidades existentes entre os dois espaços analisados: a redução no tempo de brincar, a não realização de brincadeiras como processo para aprendizagem das crianças e, de certa forma, a foco nos conteúdos do Ensino Fundamental, centrando as práticas docentes em atividades relacionadas ao letramento e à alfabetização em seus modelos tradicionais.This research aimed to investigate the processes of transition between Kindergarten and Elementary School - Early Years, seeking to understand how the process of transition between the educational stages is being carried out in the context of the Municipal Education Network of the city of Feliz/RS, from listening to the teachers and managers about the interrelationships between the public policies of Basic Education and the transition practices carried out in school spaces focusing on the well-being and learning of children. The methodology of this work consisted of document consultation and dialogue with teachers and managers and had the theoretical support of the authors Formosinho (2006), Freire (2015c, 1985, 2013,1975, 1983, 2000, 2014, 1981,1994, 1996, 2003, 1967, 2008, 2001), OliveiraFormosinho, Kishimoto e Pinazza (2007), Barbosa e Flores (2020), Lüdke e André (2013), Barbosa et al. (2012), Oliveira et al. (2016), Bronfenbrenner (1996), Ariès (1981), Rosemberg (1976), Carvalho e Schwengber (2014), Ball (2001; 2014,2016), Saviani (2007), Mainardes (2006), Corsaro (2001; 2011), Bardin (2016), Barbosa (2007; 2009; 2013a ou b), Kuhlmann Júnior (2001), Kramer (1982; 1987; 2006; 2003) and Sarmento (1997), as well as the legal contribution: Constituição Federal (BRASIL, 1988); Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010); Planos Nacionais de Educação (BRASIL, 2001; 2014); Base Nacional Comum Curricular (2017). The importance of this research lies in the fact that the transition from Early Childhood Education to Primary School brings significant changes for children in this stage of Basic Education. Besides changing teachers, classmates, and even school space, the process of learning, once centered on interaction and play, begins to be replaced by a more rigorous routine, with more systematized content and complex assessments. Our work remarked that the transition between the stages is challenging because of the teachers’ lack of knowledge of the educational policies, absence of training, and local debate, resulting in different understandings as to the specificities of one stage and another. We also emphasize the discontinuities existing between the two spaces analyzed: the reduction in the time for playing, the lack of laying as a process for the children’s learning, and in a certain way, the focus on the contents of elementary school, centering the teaching practices on activities related to literacy in their traditional models.application/pdfporEducação infantilEnsino fundamentalPolíticas públicasTransitions between stagesEducational practicesEarly childhood educationElementary schoolEducational public policiesDiálogos necessários entre a educação infantil e o ensino fundamental : construindo intersecção na transiçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001161449.pdf.txt001161449.pdf.txtExtracted Texttext/plain744336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254519/2/001161449.pdf.txt46f9990d1b2875437b32e2cef2ba392cMD52ORIGINAL001161449.pdfTexto completoapplication/pdf15779137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254519/1/001161449.pdfbd204996e0a4c9a412bea989f8f9533dMD5110183/2545192023-02-09 05:56:47.558016oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254519Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-09T07:56:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diálogos necessários entre a educação infantil e o ensino fundamental : construindo intersecção na transição
title Diálogos necessários entre a educação infantil e o ensino fundamental : construindo intersecção na transição
spellingShingle Diálogos necessários entre a educação infantil e o ensino fundamental : construindo intersecção na transição
Lemes, Raquel Karpinski
Educação infantil
Ensino fundamental
Políticas públicas
Transitions between stages
Educational practices
Early childhood education
Elementary school
Educational public policies
title_short Diálogos necessários entre a educação infantil e o ensino fundamental : construindo intersecção na transição
title_full Diálogos necessários entre a educação infantil e o ensino fundamental : construindo intersecção na transição
title_fullStr Diálogos necessários entre a educação infantil e o ensino fundamental : construindo intersecção na transição
title_full_unstemmed Diálogos necessários entre a educação infantil e o ensino fundamental : construindo intersecção na transição
title_sort Diálogos necessários entre a educação infantil e o ensino fundamental : construindo intersecção na transição
author Lemes, Raquel Karpinski
author_facet Lemes, Raquel Karpinski
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Raquel Karpinski
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
contributor_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Ensino fundamental
Políticas públicas
topic Educação infantil
Ensino fundamental
Políticas públicas
Transitions between stages
Educational practices
Early childhood education
Elementary school
Educational public policies
dc.subject.eng.fl_str_mv Transitions between stages
Educational practices
Early childhood education
Elementary school
Educational public policies
description Esta pesquisa objetivou investigar os processos de transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental-Anos Iniciais, buscando compreender como o processo de transição entre as etapas educacionais estão sendo realizados no contexto da Rede Municipal de Educação do município de Feliz/RS, a partir da escuta do(as) professores(as) e gestores(as) sobre as inter-relações entre as políticas públicas de Educação Básica e as práticas de transição realizadas nos espaços escolares com foco no bem-estar e nas aprendizagens das crianças. A metodologia deste trabalho consistiu na consulta documental e na realização de diálogo com professores(as) e gestores(as) e teve o apoio teórico dos(as) autores(as) Formosinho (2006), Freire (2015c, 1985, 2013,1975, 1983, 2000, 2014, 1981,1994, 1996, 2003, 1967, 2008, 2001), Oliveira-Formosinho, Kishimoto e Pinazza (2007), Barbosa e Flores (2020), Lüdke e André (2013), Barbosa et al. (2012), Oliveira et al. (2016), Bronfenbrenner (1996), Ariès (1981), Rosemberg (1976), Carvalho e Schwengber (2014), Ball (2001; 2014,2016), Saviani (2007), Mainardes (2006), Corsaro (2001; 2011), Bardin (2016), Barbosa (2007; 2009; 2013a ou b), Kuhlmann Júnior (2001), Kramer (1982; 1987; 2006; 2003) e Sarmento (1997), assim como no aporte legal: Constituição Federal (BRASIL, 1988); Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990); Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996); Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil BRASIL, 1998); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010); Planos Nacionais de Educação (BRASIL, 2001; 2014); Base Nacional Comum Curricular (2017). A importância desta pesquisa reside no fato de que a transição entre a Educação Infantil para o Ensino Fundamental-Anos Iniciais traz alterações significativas para as crianças que estão nessa etapa da Educação Básica. Além da troca de professores(as), colegas e até de espaço escolar, a aprendizagem, outrora centrada nos eixos das interações e da brincadeira, começa a ser substituída por uma rotina mais rigorosa, com conteúdos mais sistematizados e avaliações complexas. Nosso trabalho observou que a transição entre as etapas se mostra desafiadora por conta do desconhecimento dos(as) professores(as) das políticas educacionais, ausência de formação e debate local, ocasionando em entendimentos diversos em relação às especificidades de uma etapa e outra. Destacamos, também, as descontinuidades existentes entre os dois espaços analisados: a redução no tempo de brincar, a não realização de brincadeiras como processo para aprendizagem das crianças e, de certa forma, a foco nos conteúdos do Ensino Fundamental, centrando as práticas docentes em atividades relacionadas ao letramento e à alfabetização em seus modelos tradicionais.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-08T05:04:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254519
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001161449
url http://hdl.handle.net/10183/254519
identifier_str_mv 001161449
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254519/2/001161449.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254519/1/001161449.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 46f9990d1b2875437b32e2cef2ba392c
bd204996e0a4c9a412bea989f8f9533d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085609208807424