Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruduit, Simone Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/88356
Resumo: A presente tese parte do reconhecimento de que a violência tem desafiado, insistentemente, nossas instituições sociais contemporâneas. E assim a violência seria uma das características que marca as relações sociais na atualidade. Também seriam próprias do tempo atual mudanças no âmbito da família e do trabalho o que deixaria, sobretudo os jovens, com um sentimento de que suas vidas estariam em uma situação “labiríntica”: sem referências de como e para onde seguir suas trajetórias. Por estas razões, o estudo busca discutir a capacidade de uma instituição, como a escolar, em lidar com os contornos assumidos pelos processos de socialização e de integração social dos jovens no contexto das sociedades atuais, indagando sobre as formas e os significados dos ajustes dessa instituição à nova realidade que se nos apresenta. Neste sentido, constata-se que o volume da capital social desta organização escolar (parcerias e colaborações estabelecidas pelas escolas) tende a interferir favoravelmente na execução de programas e ações de prevenção à violência na escola. Isso é demonstrado pelo estudo da implementação do “Programa Escola Aberta para a Cidadania” (PEAC) em escolas públicas estaduais situadas na Região Metropolitana de Porto Alegre.
id URGS_0683f300f25d0822b8f8823814450590
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88356
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ruduit, Simone RodriguesSantos, José Vicente Tavares dos2014-03-12T01:50:13Z2012http://hdl.handle.net/10183/88356000905813A presente tese parte do reconhecimento de que a violência tem desafiado, insistentemente, nossas instituições sociais contemporâneas. E assim a violência seria uma das características que marca as relações sociais na atualidade. Também seriam próprias do tempo atual mudanças no âmbito da família e do trabalho o que deixaria, sobretudo os jovens, com um sentimento de que suas vidas estariam em uma situação “labiríntica”: sem referências de como e para onde seguir suas trajetórias. Por estas razões, o estudo busca discutir a capacidade de uma instituição, como a escolar, em lidar com os contornos assumidos pelos processos de socialização e de integração social dos jovens no contexto das sociedades atuais, indagando sobre as formas e os significados dos ajustes dessa instituição à nova realidade que se nos apresenta. Neste sentido, constata-se que o volume da capital social desta organização escolar (parcerias e colaborações estabelecidas pelas escolas) tende a interferir favoravelmente na execução de programas e ações de prevenção à violência na escola. Isso é demonstrado pelo estudo da implementação do “Programa Escola Aberta para a Cidadania” (PEAC) em escolas públicas estaduais situadas na Região Metropolitana de Porto Alegre.This thesis starts from the recognition that violence has challenged our contemporary social institutions insistently. Therefore, violence would be one of the characteristics that mark social relations today. Changes within the family and work are also typical of the present time and these would make people, mainly the youth, feel as if they were inside a labyrinth: without any points of reference on how to lead their lives. For these reasons, the study seeks to discuss the ability of an institution, like school, in dealing with the outlines assumed by processes of socialization and social integration of young people in the context of contemporary societies, by inquiring about the ways and the meanings of the adjustments of such institution to the new reality presented to us. In this regard, it is noted that the volume of social capital of this school organization (partnerships and collaborations established by schools) tends to interfere in favor of implementation of programs and actions to prevent violence at school. This is demonstrated by the study of the implementation of "Open School for Citizenship program" (PEAC) in public schools located in the metropolitan area of Porto Alegre.application/pdfporPrograma Escola Aberta para a CidadaniaJovensViolência na escolaPrevençãoParcerias interorganizacionaisCapital socialPorto Alegre, Região Metropolitana de (RS)Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000905813.pdf000905813.pdfTexto completoapplication/pdf1081361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88356/1/000905813.pdfa8dcae2b769f698635d1a4b95595f28fMD51TEXT000905813.pdf.txt000905813.pdf.txtExtracted Texttext/plain279305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88356/2/000905813.pdf.txt22b300f7b46c159d3edc8cc122846002MD52THUMBNAIL000905813.pdf.jpg000905813.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88356/3/000905813.pdf.jpg5a9bf240987fe7341a350b908960212eMD5310183/883562018-10-18 08:02:01.123oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T11:02:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul
title Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul
spellingShingle Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul
Ruduit, Simone Rodrigues
Programa Escola Aberta para a Cidadania
Jovens
Violência na escola
Prevenção
Parcerias interorganizacionais
Capital social
Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS)
title_short Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul
title_full Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul
title_fullStr Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul
title_sort Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul
author Ruduit, Simone Rodrigues
author_facet Ruduit, Simone Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruduit, Simone Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, José Vicente Tavares dos
contributor_str_mv Santos, José Vicente Tavares dos
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Escola Aberta para a Cidadania
Jovens
Violência na escola
Prevenção
Parcerias interorganizacionais
Capital social
Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS)
topic Programa Escola Aberta para a Cidadania
Jovens
Violência na escola
Prevenção
Parcerias interorganizacionais
Capital social
Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS)
description A presente tese parte do reconhecimento de que a violência tem desafiado, insistentemente, nossas instituições sociais contemporâneas. E assim a violência seria uma das características que marca as relações sociais na atualidade. Também seriam próprias do tempo atual mudanças no âmbito da família e do trabalho o que deixaria, sobretudo os jovens, com um sentimento de que suas vidas estariam em uma situação “labiríntica”: sem referências de como e para onde seguir suas trajetórias. Por estas razões, o estudo busca discutir a capacidade de uma instituição, como a escolar, em lidar com os contornos assumidos pelos processos de socialização e de integração social dos jovens no contexto das sociedades atuais, indagando sobre as formas e os significados dos ajustes dessa instituição à nova realidade que se nos apresenta. Neste sentido, constata-se que o volume da capital social desta organização escolar (parcerias e colaborações estabelecidas pelas escolas) tende a interferir favoravelmente na execução de programas e ações de prevenção à violência na escola. Isso é demonstrado pelo estudo da implementação do “Programa Escola Aberta para a Cidadania” (PEAC) em escolas públicas estaduais situadas na Região Metropolitana de Porto Alegre.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-03-12T01:50:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/88356
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000905813
url http://hdl.handle.net/10183/88356
identifier_str_mv 000905813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88356/1/000905813.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88356/2/000905813.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88356/3/000905813.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a8dcae2b769f698635d1a4b95595f28f
22b300f7b46c159d3edc8cc122846002
5a9bf240987fe7341a350b908960212e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085281191165952