Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/88356 |
Resumo: | A presente tese parte do reconhecimento de que a violência tem desafiado, insistentemente, nossas instituições sociais contemporâneas. E assim a violência seria uma das características que marca as relações sociais na atualidade. Também seriam próprias do tempo atual mudanças no âmbito da família e do trabalho o que deixaria, sobretudo os jovens, com um sentimento de que suas vidas estariam em uma situação “labiríntica”: sem referências de como e para onde seguir suas trajetórias. Por estas razões, o estudo busca discutir a capacidade de uma instituição, como a escolar, em lidar com os contornos assumidos pelos processos de socialização e de integração social dos jovens no contexto das sociedades atuais, indagando sobre as formas e os significados dos ajustes dessa instituição à nova realidade que se nos apresenta. Neste sentido, constata-se que o volume da capital social desta organização escolar (parcerias e colaborações estabelecidas pelas escolas) tende a interferir favoravelmente na execução de programas e ações de prevenção à violência na escola. Isso é demonstrado pelo estudo da implementação do “Programa Escola Aberta para a Cidadania” (PEAC) em escolas públicas estaduais situadas na Região Metropolitana de Porto Alegre. |
id |
URGS_0683f300f25d0822b8f8823814450590 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88356 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Ruduit, Simone RodriguesSantos, José Vicente Tavares dos2014-03-12T01:50:13Z2012http://hdl.handle.net/10183/88356000905813A presente tese parte do reconhecimento de que a violência tem desafiado, insistentemente, nossas instituições sociais contemporâneas. E assim a violência seria uma das características que marca as relações sociais na atualidade. Também seriam próprias do tempo atual mudanças no âmbito da família e do trabalho o que deixaria, sobretudo os jovens, com um sentimento de que suas vidas estariam em uma situação “labiríntica”: sem referências de como e para onde seguir suas trajetórias. Por estas razões, o estudo busca discutir a capacidade de uma instituição, como a escolar, em lidar com os contornos assumidos pelos processos de socialização e de integração social dos jovens no contexto das sociedades atuais, indagando sobre as formas e os significados dos ajustes dessa instituição à nova realidade que se nos apresenta. Neste sentido, constata-se que o volume da capital social desta organização escolar (parcerias e colaborações estabelecidas pelas escolas) tende a interferir favoravelmente na execução de programas e ações de prevenção à violência na escola. Isso é demonstrado pelo estudo da implementação do “Programa Escola Aberta para a Cidadania” (PEAC) em escolas públicas estaduais situadas na Região Metropolitana de Porto Alegre.This thesis starts from the recognition that violence has challenged our contemporary social institutions insistently. Therefore, violence would be one of the characteristics that mark social relations today. Changes within the family and work are also typical of the present time and these would make people, mainly the youth, feel as if they were inside a labyrinth: without any points of reference on how to lead their lives. For these reasons, the study seeks to discuss the ability of an institution, like school, in dealing with the outlines assumed by processes of socialization and social integration of young people in the context of contemporary societies, by inquiring about the ways and the meanings of the adjustments of such institution to the new reality presented to us. In this regard, it is noted that the volume of social capital of this school organization (partnerships and collaborations established by schools) tends to interfere in favor of implementation of programs and actions to prevent violence at school. This is demonstrated by the study of the implementation of "Open School for Citizenship program" (PEAC) in public schools located in the metropolitan area of Porto Alegre.application/pdfporPrograma Escola Aberta para a CidadaniaJovensViolência na escolaPrevençãoParcerias interorganizacionaisCapital socialPorto Alegre, Região Metropolitana de (RS)Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaPorto Alegre, BR-RS2012doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000905813.pdf000905813.pdfTexto completoapplication/pdf1081361http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88356/1/000905813.pdfa8dcae2b769f698635d1a4b95595f28fMD51TEXT000905813.pdf.txt000905813.pdf.txtExtracted Texttext/plain279305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88356/2/000905813.pdf.txt22b300f7b46c159d3edc8cc122846002MD52THUMBNAIL000905813.pdf.jpg000905813.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88356/3/000905813.pdf.jpg5a9bf240987fe7341a350b908960212eMD5310183/883562018-10-18 08:02:01.123oai:www.lume.ufrgs.br:10183/88356Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T11:02:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul |
title |
Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul Ruduit, Simone Rodrigues Programa Escola Aberta para a Cidadania Jovens Violência na escola Prevenção Parcerias interorganizacionais Capital social Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS) |
title_short |
Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul |
title_full |
Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Capital social e estratégias de prevenção e enfrentamento da violência entre jovens : projeto escola aberta para a cidania no estado do Rio Grande do Sul |
author |
Ruduit, Simone Rodrigues |
author_facet |
Ruduit, Simone Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ruduit, Simone Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, José Vicente Tavares dos |
contributor_str_mv |
Santos, José Vicente Tavares dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Escola Aberta para a Cidadania Jovens Violência na escola Prevenção Parcerias interorganizacionais Capital social Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS) |
topic |
Programa Escola Aberta para a Cidadania Jovens Violência na escola Prevenção Parcerias interorganizacionais Capital social Porto Alegre, Região Metropolitana de (RS) |
description |
A presente tese parte do reconhecimento de que a violência tem desafiado, insistentemente, nossas instituições sociais contemporâneas. E assim a violência seria uma das características que marca as relações sociais na atualidade. Também seriam próprias do tempo atual mudanças no âmbito da família e do trabalho o que deixaria, sobretudo os jovens, com um sentimento de que suas vidas estariam em uma situação “labiríntica”: sem referências de como e para onde seguir suas trajetórias. Por estas razões, o estudo busca discutir a capacidade de uma instituição, como a escolar, em lidar com os contornos assumidos pelos processos de socialização e de integração social dos jovens no contexto das sociedades atuais, indagando sobre as formas e os significados dos ajustes dessa instituição à nova realidade que se nos apresenta. Neste sentido, constata-se que o volume da capital social desta organização escolar (parcerias e colaborações estabelecidas pelas escolas) tende a interferir favoravelmente na execução de programas e ações de prevenção à violência na escola. Isso é demonstrado pelo estudo da implementação do “Programa Escola Aberta para a Cidadania” (PEAC) em escolas públicas estaduais situadas na Região Metropolitana de Porto Alegre. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-03-12T01:50:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/88356 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000905813 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/88356 |
identifier_str_mv |
000905813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88356/1/000905813.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88356/2/000905813.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/88356/3/000905813.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a8dcae2b769f698635d1a4b95595f28f 22b300f7b46c159d3edc8cc122846002 5a9bf240987fe7341a350b908960212e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085281191165952 |