O jogo estésico : uma possibilidade de educação integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Miriam Benigna Lessa
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13254
Resumo: Esta pesquisa trata das percepções corporais e da necessidade de se trabalhar com o sentir na formação de professores, partindo do Jogo Teatral e ampliando para o Jogo Estésico. A pesquisa propõe formas de percepção, que incluem e ampliam as percepções dos cinco sentidos, perseguindo estados ampliados da consciência, numa busca pela transcendência do ser humano, a partir do sensível, recorrendo para esse enfoque à perspectiva de ser integral de Ken Wilber e aos estudos de Apometria, desenvolvidos por José Lacerda de Azevedo. A metodologia se apóia no conceito de vivência, pois a considero um ato de criação e assumo a inseparatividade entre sujeito que observa e sujeito que é observado. O Método orienta-se por uma Fenomenologia baseada em Merleau-Ponty complementada pela visão da Hermenêutica Imaginativa de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Finalmente, após o trabalho de interpretação das vivências, realizando os diálogos necessários com os autores escolhidos e criando novos significados, avalio que o trabalho constituiu-se como contribuição para a formação de professores, através de novas percepções da realidade, necessárias para uma educação integral, tal como é compreendida nesta tese.
id URGS_07147dc02325d06749e652ff072a4076
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13254
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Dias, Miriam Benigna LessaSilva, Dinorá Fraga da2008-07-02T04:15:56Z2007http://hdl.handle.net/10183/13254000642216Esta pesquisa trata das percepções corporais e da necessidade de se trabalhar com o sentir na formação de professores, partindo do Jogo Teatral e ampliando para o Jogo Estésico. A pesquisa propõe formas de percepção, que incluem e ampliam as percepções dos cinco sentidos, perseguindo estados ampliados da consciência, numa busca pela transcendência do ser humano, a partir do sensível, recorrendo para esse enfoque à perspectiva de ser integral de Ken Wilber e aos estudos de Apometria, desenvolvidos por José Lacerda de Azevedo. A metodologia se apóia no conceito de vivência, pois a considero um ato de criação e assumo a inseparatividade entre sujeito que observa e sujeito que é observado. O Método orienta-se por uma Fenomenologia baseada em Merleau-Ponty complementada pela visão da Hermenêutica Imaginativa de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Finalmente, após o trabalho de interpretação das vivências, realizando os diálogos necessários com os autores escolhidos e criando novos significados, avalio que o trabalho constituiu-se como contribuição para a formação de professores, através de novas percepções da realidade, necessárias para uma educação integral, tal como é compreendida nesta tese.Thís research deals with the corporal perceptions and the need to work with feelings when training teachers based on the Drama Game and expanding into the Esthesíc Game. The research proposes forms of perceptíon that include and expand the perceptions of the tive senses, pursuing expanded states of the conscience in a search for the transcendence of the human beíng based on being sensitive and using this focus with the perspective of the ''whole being" by Ken Wilber and the Apometry studies developed by José Lacerda de Azevedo. The methodology is supported on the concept of interaction because I consider it an act of creation and assume the inseparability between the subject that observes and the subject that is being observed. The Method is guided by a Phenomenology based on Merleau-Ponty complemented by the vision of the Imaginative Hermeneutics of Márcia Sá Cavalcante Schuback. Finaliy, after the work of ínterpretíng the interactions, carrying out the dialogues needed with the authors chosen, and creating new meanings, I consider the work as beíng a contribution toward the training of teachers by means of new perceptions of reaJity, which is needed for an integral education such as what is covered in this thesis.application/pdfporJogoTeatroProfessorFormaçãoEducação integralIntegral educationTraining of teachersEsthesic gameO jogo estésico : uma possibilidade de educação integralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2007doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000642216.pdf000642216.pdfTexto parcialapplication/pdf5856433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13254/1/000642216.pdf6f2ae7053217370f49bbc0761d39d380MD51TEXT000642216.pdf.txt000642216.pdf.txtExtracted Texttext/plain209275http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13254/2/000642216.pdf.txt590a23d42eae59a9c0f7435f598df570MD52THUMBNAIL000642216.pdf.jpg000642216.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1074http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13254/3/000642216.pdf.jpgb7fbfc78d98af36edcb85e888ce139b3MD5310183/132542023-09-17 03:32:12.716937oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13254Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-17T06:32:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O jogo estésico : uma possibilidade de educação integral
title O jogo estésico : uma possibilidade de educação integral
spellingShingle O jogo estésico : uma possibilidade de educação integral
Dias, Miriam Benigna Lessa
Jogo
Teatro
Professor
Formação
Educação integral
Integral education
Training of teachers
Esthesic game
title_short O jogo estésico : uma possibilidade de educação integral
title_full O jogo estésico : uma possibilidade de educação integral
title_fullStr O jogo estésico : uma possibilidade de educação integral
title_full_unstemmed O jogo estésico : uma possibilidade de educação integral
title_sort O jogo estésico : uma possibilidade de educação integral
author Dias, Miriam Benigna Lessa
author_facet Dias, Miriam Benigna Lessa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Miriam Benigna Lessa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Dinorá Fraga da
contributor_str_mv Silva, Dinorá Fraga da
dc.subject.por.fl_str_mv Jogo
Teatro
Professor
Formação
Educação integral
topic Jogo
Teatro
Professor
Formação
Educação integral
Integral education
Training of teachers
Esthesic game
dc.subject.eng.fl_str_mv Integral education
Training of teachers
Esthesic game
description Esta pesquisa trata das percepções corporais e da necessidade de se trabalhar com o sentir na formação de professores, partindo do Jogo Teatral e ampliando para o Jogo Estésico. A pesquisa propõe formas de percepção, que incluem e ampliam as percepções dos cinco sentidos, perseguindo estados ampliados da consciência, numa busca pela transcendência do ser humano, a partir do sensível, recorrendo para esse enfoque à perspectiva de ser integral de Ken Wilber e aos estudos de Apometria, desenvolvidos por José Lacerda de Azevedo. A metodologia se apóia no conceito de vivência, pois a considero um ato de criação e assumo a inseparatividade entre sujeito que observa e sujeito que é observado. O Método orienta-se por uma Fenomenologia baseada em Merleau-Ponty complementada pela visão da Hermenêutica Imaginativa de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Finalmente, após o trabalho de interpretação das vivências, realizando os diálogos necessários com os autores escolhidos e criando novos significados, avalio que o trabalho constituiu-se como contribuição para a formação de professores, através de novas percepções da realidade, necessárias para uma educação integral, tal como é compreendida nesta tese.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-07-02T04:15:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13254
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000642216
url http://hdl.handle.net/10183/13254
identifier_str_mv 000642216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13254/1/000642216.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13254/2/000642216.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13254/3/000642216.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6f2ae7053217370f49bbc0761d39d380
590a23d42eae59a9c0f7435f598df570
b7fbfc78d98af36edcb85e888ce139b3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085121636696064