A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/108950 |
Resumo: | Esta dissertação tem como tema a história da música em Porto Alegre e a participação dos afrodescendentes em sua construção no pós-abolição, mais especificamente na Primeira República. Partindo dos pressupostos da História Social, este estudo tem por objetivo problematizar como as categorias de raça, classe e cultura permearam as disputas em torno da legitimação do cenário musical e como os diferentes usos da música proporcionaram formas de mobilidade social para músicos e grupos afrodescendentes. Através de jornais (principalmente A Federação e O Exemplo) e de documentações oficiais (principalmente Relatórios municipais e estaduais) procura-se perceber o campo musical como uma arena de conflitos e disputas agenciadas por diferentes sujeitos em relação. Para isto, busca-se analisar estas questões sob variados ângulos que articulam diferentes locais e usos da música, assim como os sujeitos que atuaram na construção e legitimação desta cultura musical. Por fim, tenciona-se a relação entre música popular e música erudita com os afrodescendentes na formação de uma cultura nacional. |
id |
URGS_071c66d1f2b4b8ef0b2991020ff3e573 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108950 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Bohrer, Felipe RodriguesXavier, Regina Célia Lima2015-01-14T02:16:19Z2014http://hdl.handle.net/10183/108950000948148Esta dissertação tem como tema a história da música em Porto Alegre e a participação dos afrodescendentes em sua construção no pós-abolição, mais especificamente na Primeira República. Partindo dos pressupostos da História Social, este estudo tem por objetivo problematizar como as categorias de raça, classe e cultura permearam as disputas em torno da legitimação do cenário musical e como os diferentes usos da música proporcionaram formas de mobilidade social para músicos e grupos afrodescendentes. Através de jornais (principalmente A Federação e O Exemplo) e de documentações oficiais (principalmente Relatórios municipais e estaduais) procura-se perceber o campo musical como uma arena de conflitos e disputas agenciadas por diferentes sujeitos em relação. Para isto, busca-se analisar estas questões sob variados ângulos que articulam diferentes locais e usos da música, assim como os sujeitos que atuaram na construção e legitimação desta cultura musical. Por fim, tenciona-se a relação entre música popular e música erudita com os afrodescendentes na formação de uma cultura nacional.This dissertation has as a theme the history of music in Porto Alegre and the participation of afrodescendants in the construction in the post-abolition, more specifically at first republic. Starting from assumptions of Social History, this study has as goal problematize how the categories of race, class and culture permeate the disputes surrounding the legitimization of the music cenary and how the differents musical uses provided ways of social mobility for musicians and afrodescedants groups. Through the journals (mainly A Federação e O Exemplo) and official documentation (mainly state and municipal reports) seeks to realize the musical field as arena of conflicts and brokered disputes by differents people in relation. For this, seeks to analyse this questions from several angles that articulate differents places and musical uses, as the people who act in construction and legitimization of this musical culture.application/pdfporRaçaClasseCulturaMúsicaAfrodescendenteHistória socialPrimeira RepúblicaHistória e MúsicaPorto Alegre (RS)São Borja (RS)Social history of musicPost-abolitionAfrodescendantsA música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-aboliçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948148.pdf000948148.pdfTexto completoapplication/pdf4953148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108950/1/000948148.pdf8e0e7dbfc8afbd6ca174cdd7474b7208MD51TEXT000948148.pdf.txt000948148.pdf.txtExtracted Texttext/plain658144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108950/2/000948148.pdf.txtd2f01cff838bb4c59914fddad2afbd22MD52THUMBNAIL000948148.pdf.jpg000948148.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108950/3/000948148.pdf.jpg13ae01653f829a5e2163241908db6a6aMD5310183/1089502018-10-23 08:38:52.161oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T11:38:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição |
title |
A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição |
spellingShingle |
A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição Bohrer, Felipe Rodrigues Raça Classe Cultura Música Afrodescendente História social Primeira República História e Música Porto Alegre (RS) São Borja (RS) Social history of music Post-abolition Afrodescendants |
title_short |
A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição |
title_full |
A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição |
title_fullStr |
A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição |
title_full_unstemmed |
A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição |
title_sort |
A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição |
author |
Bohrer, Felipe Rodrigues |
author_facet |
Bohrer, Felipe Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bohrer, Felipe Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Xavier, Regina Célia Lima |
contributor_str_mv |
Xavier, Regina Célia Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Raça Classe Cultura Música Afrodescendente História social Primeira República História e Música Porto Alegre (RS) São Borja (RS) |
topic |
Raça Classe Cultura Música Afrodescendente História social Primeira República História e Música Porto Alegre (RS) São Borja (RS) Social history of music Post-abolition Afrodescendants |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Social history of music Post-abolition Afrodescendants |
description |
Esta dissertação tem como tema a história da música em Porto Alegre e a participação dos afrodescendentes em sua construção no pós-abolição, mais especificamente na Primeira República. Partindo dos pressupostos da História Social, este estudo tem por objetivo problematizar como as categorias de raça, classe e cultura permearam as disputas em torno da legitimação do cenário musical e como os diferentes usos da música proporcionaram formas de mobilidade social para músicos e grupos afrodescendentes. Através de jornais (principalmente A Federação e O Exemplo) e de documentações oficiais (principalmente Relatórios municipais e estaduais) procura-se perceber o campo musical como uma arena de conflitos e disputas agenciadas por diferentes sujeitos em relação. Para isto, busca-se analisar estas questões sob variados ângulos que articulam diferentes locais e usos da música, assim como os sujeitos que atuaram na construção e legitimação desta cultura musical. Por fim, tenciona-se a relação entre música popular e música erudita com os afrodescendentes na formação de uma cultura nacional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-01-14T02:16:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/108950 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000948148 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/108950 |
identifier_str_mv |
000948148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108950/1/000948148.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108950/2/000948148.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108950/3/000948148.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e0e7dbfc8afbd6ca174cdd7474b7208 d2f01cff838bb4c59914fddad2afbd22 13ae01653f829a5e2163241908db6a6a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085309131522048 |