A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bohrer, Felipe Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/108950
Resumo: Esta dissertação tem como tema a história da música em Porto Alegre e a participação dos afrodescendentes em sua construção no pós-abolição, mais especificamente na Primeira República. Partindo dos pressupostos da História Social, este estudo tem por objetivo problematizar como as categorias de raça, classe e cultura permearam as disputas em torno da legitimação do cenário musical e como os diferentes usos da música proporcionaram formas de mobilidade social para músicos e grupos afrodescendentes. Através de jornais (principalmente A Federação e O Exemplo) e de documentações oficiais (principalmente Relatórios municipais e estaduais) procura-se perceber o campo musical como uma arena de conflitos e disputas agenciadas por diferentes sujeitos em relação. Para isto, busca-se analisar estas questões sob variados ângulos que articulam diferentes locais e usos da música, assim como os sujeitos que atuaram na construção e legitimação desta cultura musical. Por fim, tenciona-se a relação entre música popular e música erudita com os afrodescendentes na formação de uma cultura nacional.
id URGS_071c66d1f2b4b8ef0b2991020ff3e573
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108950
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bohrer, Felipe RodriguesXavier, Regina Célia Lima2015-01-14T02:16:19Z2014http://hdl.handle.net/10183/108950000948148Esta dissertação tem como tema a história da música em Porto Alegre e a participação dos afrodescendentes em sua construção no pós-abolição, mais especificamente na Primeira República. Partindo dos pressupostos da História Social, este estudo tem por objetivo problematizar como as categorias de raça, classe e cultura permearam as disputas em torno da legitimação do cenário musical e como os diferentes usos da música proporcionaram formas de mobilidade social para músicos e grupos afrodescendentes. Através de jornais (principalmente A Federação e O Exemplo) e de documentações oficiais (principalmente Relatórios municipais e estaduais) procura-se perceber o campo musical como uma arena de conflitos e disputas agenciadas por diferentes sujeitos em relação. Para isto, busca-se analisar estas questões sob variados ângulos que articulam diferentes locais e usos da música, assim como os sujeitos que atuaram na construção e legitimação desta cultura musical. Por fim, tenciona-se a relação entre música popular e música erudita com os afrodescendentes na formação de uma cultura nacional.This dissertation has as a theme the history of music in Porto Alegre and the participation of afrodescendants in the construction in the post-abolition, more specifically at first republic. Starting from assumptions of Social History, this study has as goal problematize how the categories of race, class and culture permeate the disputes surrounding the legitimization of the music cenary and how the differents musical uses provided ways of social mobility for musicians and afrodescedants groups. Through the journals (mainly A Federação e O Exemplo) and official documentation (mainly state and municipal reports) seeks to realize the musical field as arena of conflicts and brokered disputes by differents people in relation. For this, seeks to analyse this questions from several angles that articulate differents places and musical uses, as the people who act in construction and legitimization of this musical culture.application/pdfporRaçaClasseCulturaMúsicaAfrodescendenteHistória socialPrimeira RepúblicaHistória e MúsicaPorto Alegre (RS)São Borja (RS)Social history of musicPost-abolitionAfrodescendantsA música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-aboliçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000948148.pdf000948148.pdfTexto completoapplication/pdf4953148http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108950/1/000948148.pdf8e0e7dbfc8afbd6ca174cdd7474b7208MD51TEXT000948148.pdf.txt000948148.pdf.txtExtracted Texttext/plain658144http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108950/2/000948148.pdf.txtd2f01cff838bb4c59914fddad2afbd22MD52THUMBNAIL000948148.pdf.jpg000948148.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108950/3/000948148.pdf.jpg13ae01653f829a5e2163241908db6a6aMD5310183/1089502018-10-23 08:38:52.161oai:www.lume.ufrgs.br:10183/108950Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T11:38:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição
title A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição
spellingShingle A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição
Bohrer, Felipe Rodrigues
Raça
Classe
Cultura
Música
Afrodescendente
História social
Primeira República
História e Música
Porto Alegre (RS)
São Borja (RS)
Social history of music
Post-abolition
Afrodescendants
title_short A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição
title_full A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição
title_fullStr A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição
title_full_unstemmed A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição
title_sort A música na cadência da história : raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós-abolição
author Bohrer, Felipe Rodrigues
author_facet Bohrer, Felipe Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bohrer, Felipe Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Xavier, Regina Célia Lima
contributor_str_mv Xavier, Regina Célia Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Raça
Classe
Cultura
Música
Afrodescendente
História social
Primeira República
História e Música
Porto Alegre (RS)
São Borja (RS)
topic Raça
Classe
Cultura
Música
Afrodescendente
História social
Primeira República
História e Música
Porto Alegre (RS)
São Borja (RS)
Social history of music
Post-abolition
Afrodescendants
dc.subject.eng.fl_str_mv Social history of music
Post-abolition
Afrodescendants
description Esta dissertação tem como tema a história da música em Porto Alegre e a participação dos afrodescendentes em sua construção no pós-abolição, mais especificamente na Primeira República. Partindo dos pressupostos da História Social, este estudo tem por objetivo problematizar como as categorias de raça, classe e cultura permearam as disputas em torno da legitimação do cenário musical e como os diferentes usos da música proporcionaram formas de mobilidade social para músicos e grupos afrodescendentes. Através de jornais (principalmente A Federação e O Exemplo) e de documentações oficiais (principalmente Relatórios municipais e estaduais) procura-se perceber o campo musical como uma arena de conflitos e disputas agenciadas por diferentes sujeitos em relação. Para isto, busca-se analisar estas questões sob variados ângulos que articulam diferentes locais e usos da música, assim como os sujeitos que atuaram na construção e legitimação desta cultura musical. Por fim, tenciona-se a relação entre música popular e música erudita com os afrodescendentes na formação de uma cultura nacional.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-14T02:16:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/108950
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000948148
url http://hdl.handle.net/10183/108950
identifier_str_mv 000948148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108950/1/000948148.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108950/2/000948148.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/108950/3/000948148.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e0e7dbfc8afbd6ca174cdd7474b7208
d2f01cff838bb4c59914fddad2afbd22
13ae01653f829a5e2163241908db6a6a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085309131522048