Enunciados verbais no espaço da representação pictórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lauer Alves Nunes dos
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36748
Resumo: A pesquisa Enunciados Verbais no Espaço da Produção Pictórica define-se pela realização de um conjunto de dez pinturas e sua reflexão teórica apresentando conceitos e referências capazes de auxiliar a análise das mesmas. As pinturas foram executadas em telas de formatos regulares (quadradas ou retangulares) com dimensões variáveis entre 1,00 x 1,00 e 1,00 e 2,30 m; as técnicas utilizadas foram: óleo, encáustica e acrílica. Sua aparência geral é definida pela economia de informações visuais que lhes confere um caráter reducionista. A principal característica das obras é o fato de possuírem, em seu interior, enunciados verbais gráficos dotados de um componente ambíguo: sua leitura pode envolver tanto uma qualidade representativa, quanto auto-referente. Seus títulos/enunciados são: 1. Tão Presente em seu Retrato; 2. Sem Ver-se Repentinamente; 3. Sobre sua Própria Imagem; Sob sua Própria Imagem; 5. Seu Desaparecimento; 6. Desde en...; 7. Sendo Visto; 8. Sendo Visto; 9. Ao Ver-se; 10. Dessa Aparição. A partir do cruzamento entre verbal e visual foram buscados conceitos relativos a imagem e texto na Filosofia (Foucault, Deleuze); Semiótica e Semiologia; referências históricas em artistas do século XX (Duchamp, Magrtte, J. Johns, Klein, Mira Schendel); e poéticas (reducionismo). Levantados esses dados foi feita a análise de cada pintura, vistas sob uma perspectiva pessoal na intenção de garantir a continuidade do processo e permanência das obras no contexto contemporâneo.
id URGS_07373734e353c71afe0baac16641df9b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36748
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Santos, Lauer Alves Nunes dosDisconzi, Romanita2012-01-20T01:19:39Z1997http://hdl.handle.net/10183/36748000125664A pesquisa Enunciados Verbais no Espaço da Produção Pictórica define-se pela realização de um conjunto de dez pinturas e sua reflexão teórica apresentando conceitos e referências capazes de auxiliar a análise das mesmas. As pinturas foram executadas em telas de formatos regulares (quadradas ou retangulares) com dimensões variáveis entre 1,00 x 1,00 e 1,00 e 2,30 m; as técnicas utilizadas foram: óleo, encáustica e acrílica. Sua aparência geral é definida pela economia de informações visuais que lhes confere um caráter reducionista. A principal característica das obras é o fato de possuírem, em seu interior, enunciados verbais gráficos dotados de um componente ambíguo: sua leitura pode envolver tanto uma qualidade representativa, quanto auto-referente. Seus títulos/enunciados são: 1. Tão Presente em seu Retrato; 2. Sem Ver-se Repentinamente; 3. Sobre sua Própria Imagem; Sob sua Própria Imagem; 5. Seu Desaparecimento; 6. Desde en...; 7. Sendo Visto; 8. Sendo Visto; 9. Ao Ver-se; 10. Dessa Aparição. A partir do cruzamento entre verbal e visual foram buscados conceitos relativos a imagem e texto na Filosofia (Foucault, Deleuze); Semiótica e Semiologia; referências históricas em artistas do século XX (Duchamp, Magrtte, J. Johns, Klein, Mira Schendel); e poéticas (reducionismo). Levantados esses dados foi feita a análise de cada pintura, vistas sob uma perspectiva pessoal na intenção de garantir a continuidade do processo e permanência das obras no contexto contemporâneo.The research project Verbal Propositions in the Space of Pictorial Representation is characterized by the production of a group of ten paintings and the theoretical reflection involving the presentation of concepts and historic references which capacitate their analysis. The paintings were made using stretched canvases with square or rectangular shapes of dimensions varying between 1.0 x 1.0 meters and 1.0 x 2.3 meters. Painting techniques utilized include: oil, encaustic, and acrylic. Their general appearence is defined by an economy of visual information wich confers to them a reductionist character. The principle characteristic of the work is the presentation in its interior of a formally graphic/verbal proposition wich has an ambiguous component: its decodification could be seen, on one hand, as representational, and on other hand, as auto-referential. The painting titles propositions are the following: 1. Tão Presente em Seu Retrato; 2. Sem Ver-se Repentinamente; 3. Sobre sua Própria Imagem ; 4. Sob Sua Própria Imagem ; 5.Seu Desaparecimento; 6. Desde En...; 7.Sendo Visto; 8. Aparição Silenciosa ; 9. Ao Ver-se; 10. Dessa Aparição. From this point of intersection theories are investigated including concepts relating to text and image in Philosophy (Foucault, Deleuze); Semiotics and Semiology; historical refernces of twentieth century artists (Duchamp, Magritte, Johns, Klein, Schendel) and poetical form (reductionism). Based on this information the analysis of each painting was carried out from a personal perspective with the intention to guarantee the continuity of the process and the permanence of these works in a contemporary context.application/pdfporPintura contemporanea : AnaliseSantos, Lauer Alves Nunes dos : Poéticas visuais : PinturaTeseSantos, Lauer Alves Nunes dosEnunciados verbais no espaço da representação pictóricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesCurso de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS1997mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000125664.pdf.txt000125664.pdf.txtExtracted Texttext/plain0http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36748/2/000125664.pdf.txtd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD52ORIGINAL000125664.pdf000125664.pdfTexto completoapplication/pdf20597090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36748/1/000125664.pdfb37345991bc5cab4e9fdc57721183d22MD5110183/367482019-11-27 05:02:19.129009oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36748Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-27T07:02:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Enunciados verbais no espaço da representação pictórica
title Enunciados verbais no espaço da representação pictórica
spellingShingle Enunciados verbais no espaço da representação pictórica
Santos, Lauer Alves Nunes dos
Pintura contemporanea : Analise
Santos, Lauer Alves Nunes dos : Poéticas visuais : Pintura
Tese
Santos, Lauer Alves Nunes dos
title_short Enunciados verbais no espaço da representação pictórica
title_full Enunciados verbais no espaço da representação pictórica
title_fullStr Enunciados verbais no espaço da representação pictórica
title_full_unstemmed Enunciados verbais no espaço da representação pictórica
title_sort Enunciados verbais no espaço da representação pictórica
author Santos, Lauer Alves Nunes dos
author_facet Santos, Lauer Alves Nunes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lauer Alves Nunes dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Disconzi, Romanita
contributor_str_mv Disconzi, Romanita
dc.subject.por.fl_str_mv Pintura contemporanea : Analise
Santos, Lauer Alves Nunes dos : Poéticas visuais : Pintura
Tese
Santos, Lauer Alves Nunes dos
topic Pintura contemporanea : Analise
Santos, Lauer Alves Nunes dos : Poéticas visuais : Pintura
Tese
Santos, Lauer Alves Nunes dos
description A pesquisa Enunciados Verbais no Espaço da Produção Pictórica define-se pela realização de um conjunto de dez pinturas e sua reflexão teórica apresentando conceitos e referências capazes de auxiliar a análise das mesmas. As pinturas foram executadas em telas de formatos regulares (quadradas ou retangulares) com dimensões variáveis entre 1,00 x 1,00 e 1,00 e 2,30 m; as técnicas utilizadas foram: óleo, encáustica e acrílica. Sua aparência geral é definida pela economia de informações visuais que lhes confere um caráter reducionista. A principal característica das obras é o fato de possuírem, em seu interior, enunciados verbais gráficos dotados de um componente ambíguo: sua leitura pode envolver tanto uma qualidade representativa, quanto auto-referente. Seus títulos/enunciados são: 1. Tão Presente em seu Retrato; 2. Sem Ver-se Repentinamente; 3. Sobre sua Própria Imagem; Sob sua Própria Imagem; 5. Seu Desaparecimento; 6. Desde en...; 7. Sendo Visto; 8. Sendo Visto; 9. Ao Ver-se; 10. Dessa Aparição. A partir do cruzamento entre verbal e visual foram buscados conceitos relativos a imagem e texto na Filosofia (Foucault, Deleuze); Semiótica e Semiologia; referências históricas em artistas do século XX (Duchamp, Magrtte, J. Johns, Klein, Mira Schendel); e poéticas (reducionismo). Levantados esses dados foi feita a análise de cada pintura, vistas sob uma perspectiva pessoal na intenção de garantir a continuidade do processo e permanência das obras no contexto contemporâneo.
publishDate 1997
dc.date.issued.fl_str_mv 1997
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-20T01:19:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36748
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000125664
url http://hdl.handle.net/10183/36748
identifier_str_mv 000125664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36748/2/000125664.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36748/1/000125664.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
b37345991bc5cab4e9fdc57721183d22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309012723400704