Investigando o papel da conscienciosidade na percepção da sociedade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goldstein, Maurício Raskin
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252500
Resumo: A conscienciosidade é o fator de personalidade do Big Five que ilustra a relação do indivíduo com o controle de impulsos, a postergação da gratificação, o planejamento, a orientação a objetivos e o cumprimento de normas sociais. A comparação das médias de avaliações da conscienciosidade entre indivíduos de diferentes culturas têm apresentado resultados paradoxais. Estes resultados são justificados através de dois modelos, sendo eles o Efeito de Grupo de Referência (EGR) e o Modelo de Privação. Os dois modelos propõem que indivíduos autoavaliam suas personalidades baseando-se na percepção que têm da presença ou ausência de aspectos relacionados aos fatores de personalidade em suas culturas. A presente dissertação investigou a relação entre a conscienciosidade autopercebida e a percepção de aspectos do fator na sociedade. Participaram do estudo 267 adultos com idades entre 20 e 85 anos (M = 42,4; DP = 15,3) de ambos os sexos (feminino = 73,4%, masculino = 26,6%). Os participantes foram convidados a participar de uma pesquisa online, na qual responderam à Escala de Conscienciosidade de Chernyshenko e a um questionário de percepção sobre aspectos da conscienciosidade na sociedade brasileira. Para análise da relação entre a autopercepção das facetas da conscienciosidade e a percepção das facetas de conscienciosidade na sociedade, foi realizado um teste de correlações. Para avaliar como o conjunto de facetas de conscienciosidade está associado à percepção sobre aspectos de conscienciosidade na sociedade brasileira, realizou-se uma análise de eixos principais, fixando em 2 o número de fatores a serem extraídos e com rotação oblíqua que permite correlação entre os fatores. Os resultados indicam que a percepção da conscienciosidade na população tende a assemelhar-se à autoavaliação do fator, o que contradiz o Modelo de Privação. Foi constatado que tanto a autopercepção do fator quanto a 6 percepção do mesmo na sociedade estão positivamente correlacionadas com a idade dos participantes. Foram encontradas correlações médias entre a percepção das diferentes facetas da conscienciosidade percebida, o que indica que as mesmas estão relacionadas. Sugere-se que este achado sirva de base para estudos futuros.
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Participaram do estudo 267 adultos com idades entre 20 e 85 anos (M = 42,4; DP = 15,3) de ambos os sexos (feminino = 73,4%, masculino = 26,6%). Os participantes foram convidados a participar de uma pesquisa online, na qual responderam à Escala de Conscienciosidade de Chernyshenko e a um questionário de percepção sobre aspectos da conscienciosidade na sociedade brasileira. Para análise da relação entre a autopercepção das facetas da conscienciosidade e a percepção das facetas de conscienciosidade na sociedade, foi realizado um teste de correlações. Para avaliar como o conjunto de facetas de conscienciosidade está associado à percepção sobre aspectos de conscienciosidade na sociedade brasileira, realizou-se uma análise de eixos principais, fixando em 2 o número de fatores a serem extraídos e com rotação oblíqua que permite correlação entre os fatores. Os resultados indicam que a percepção da conscienciosidade na população tende a assemelhar-se à autoavaliação do fator, o que contradiz o Modelo de Privação. Foi constatado que tanto a autopercepção do fator quanto a 6 percepção do mesmo na sociedade estão positivamente correlacionadas com a idade dos participantes. Foram encontradas correlações médias entre a percepção das diferentes facetas da conscienciosidade percebida, o que indica que as mesmas estão relacionadas. Sugere-se que este achado sirva de base para estudos futuros.Conscientiousness is the Big Five's personality factor that illustrates the individual's relationship with impulse control, postponing gratification, planning, goal orientation, and compliance with social norms. A comparison of averages of consciousness ratings across cultures has yielded paradoxical results. These results are justified through two models, namely the Reference Group Effect (EGR) and the Deprivation Model. Both models propose that they self-evaluate their personalities based on their perception of the presence or absence of aspects related to personality factors in their cultures. This dissertation investigated the relationship between self-perceived conscientiousness and the perception of aspects of the factor in society. The study included 267 adults aged between 20 and 85 years (M = 42.4; SD = 15.3) of both genders (female = 73.4%, male = 26.6%). Participants were excluded from participating in an online survey, in which they answered the Chernyshenko Consciousness Scale and a perception questionnaire about aspects of consciousness in Brazilian society. To analyze the relationship between self-perception of conscientiousness facets and perception of conscientiousness facets in society, a correlation test was performed. To assess how the set of facets of consciousness is associated with the perception of aspects of consciousness in Brazilian society, an analysis of the main axes was carried out, setting the number of factors to be extracted at 2 and with oblique rotation that allows correlation between the factors . The results indicate that the perception of awareness in the population tends to resemble the self-assessment of the factor, which contradicts the Deprivation Model. It was found that both the self-perception of the factor and the perception of it in society are positively correlated with the age of the participants. Average correlations were found between the perception of different facets of perceived consciousness, 8 which indicates that they are related. It is suggested that this finding serves as a basis for future studies.application/pdfporTraços de personalidadePsicometriaAdaptaçãoNormas sociaisPersonalityPsychometryConscientiousnessBig fiveSocietyBrazilInvestigando o papel da conscienciosidade na percepção da sociedadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001154221.pdf.txt001154221.pdf.txtExtracted Texttext/plain87468http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252500/2/001154221.pdf.txtab1b9e1c9fe4a2c26154c5af3a851bfbMD52ORIGINAL001154221.pdfTexto completoapplication/pdf1377269http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252500/1/001154221.pdf3edca709047f4d2392d5c73a3a242ccfMD5110183/2525002023-02-03 05:51:00.233224oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252500Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-03T07:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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