O conhecimento contabil dos formandos dos cursos de ciencias contabeis na grande Porto Alegre e suas relacoes com as caracteristicas dos docentes e discentes e abordagens de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmidt, Paulo
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/106882
Resumo: Este estudo objetivou identificar o nível de conhecimento contábil dos alunos formandos das 6 faculdades de Ciências Contábeis da Grande Porto Alegre e suas relações com as característica dos docentes e discentes e com as abordagens de ensino adotadas em sala de aula. Os principais resultados encontrados indicam que: -os formandos da PUCRS obtiveram a média mais alta na prova de conhecimento contábil; -a diferença entre as médias dos alunos formandos das 6 instituições foi significativa, indicando gue existe relação entre nível de conhecimento contábil e ine.tituição; -a média do nível de conhecimento contábil dos alunos formandos do sexo masculino é significativamente mais alta do que a do e.exo feminino; -os alunos formandos da faixa de idade de 20 a 24 anos apresentaram média levemente superior as demais, mas a diferença não é estatisticamente significativa, não havendo, portanto, relação entre idade e nível de conhecimento contábil; -a maioria dos formandos trabalham e verificou-se gue o setor de atuação não influenciou o nível de contábil; -a abordagem tradicional foi percebida pelos alunos formnados formandos como a mais adotada no processo ensino-aprendizagem, entretanto não há relação entre abordagem de ensino e nivel de conhecimento contábil; -o corpo docente da UFRGS é o de melhor formação, com maior tempo de atividade docente, o mais numeroso, com maior número de créditos semanais contratados, com maior número de mestres e o único gue possui doutores, mas apesar destas características, não possui os alunos formandos com mais alto nível de conhecimento contábil. Não foi constatada relação entre características dos docentes e nível de conhecimento contábil.
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