Saberes populares e conhecimento científico : construindo uma unidade de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196545 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta resultados de uma investigação realizada em uma unidade escolar do interior do município de Rio do Oeste/SC. Fizeram parte da investigação nove professores que lecionam nas diversas áreas de ensino da referida escola, um diretor e 24 estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental. A investigação tratou de um estudo de caso e teve como problema central a seguinte questão: De que forma os saberes populares influenciam na formação de saberes científicos nos estudantes de uma escola de ensino fundamental da cidade de Rio do Oeste? Tendo como objetivo geral a construção de uma unidade de aprendizagem valorizando os saberes populares do município, transformando estes em conhecimentos científicos nas aulas de Ciências. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários ao longo do projeto, em seguida foram tratados por Análise Textual Discursiva, objetivando a produção de metatextos que permitissem a compreensão da forma como os saberes populares da região se consolidam em fazeres escolares. Para a elaboração da unidade de aprendizagem, o projeto foi dividido por etapas, buscando responder às questões de pesquisa referentes aos saberes populares, à prática docente e dos saberes escolares. As questões de pesquisa trataram dos objetivos específicos dessa investigação, constituindo três capítulos, sendo: A ciência dos saberes populares; A escola e a diversidade de saberes; O ensino de Ciências e a ciência do saber. Esses capítulos resultaram na elaboração e aplicação da unidade de aprendizagem sobre os saberes da comunidade e as fases da lua, possibilitando a abordagem de conceitos científicos; elaboração do calendário lunar; identificação dos saberes populares relacionados à gastronomia, arquitetura, agricultura e regularidades celestes e inovação dos saberes tradicionais. |
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Küster, JozianiRobaina, Jose Vicente Lima2019-07-04T02:33:45Z2019http://hdl.handle.net/10183/196545001095286Esta dissertação apresenta resultados de uma investigação realizada em uma unidade escolar do interior do município de Rio do Oeste/SC. Fizeram parte da investigação nove professores que lecionam nas diversas áreas de ensino da referida escola, um diretor e 24 estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental. A investigação tratou de um estudo de caso e teve como problema central a seguinte questão: De que forma os saberes populares influenciam na formação de saberes científicos nos estudantes de uma escola de ensino fundamental da cidade de Rio do Oeste? Tendo como objetivo geral a construção de uma unidade de aprendizagem valorizando os saberes populares do município, transformando estes em conhecimentos científicos nas aulas de Ciências. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários ao longo do projeto, em seguida foram tratados por Análise Textual Discursiva, objetivando a produção de metatextos que permitissem a compreensão da forma como os saberes populares da região se consolidam em fazeres escolares. Para a elaboração da unidade de aprendizagem, o projeto foi dividido por etapas, buscando responder às questões de pesquisa referentes aos saberes populares, à prática docente e dos saberes escolares. As questões de pesquisa trataram dos objetivos específicos dessa investigação, constituindo três capítulos, sendo: A ciência dos saberes populares; A escola e a diversidade de saberes; O ensino de Ciências e a ciência do saber. Esses capítulos resultaram na elaboração e aplicação da unidade de aprendizagem sobre os saberes da comunidade e as fases da lua, possibilitando a abordagem de conceitos científicos; elaboração do calendário lunar; identificação dos saberes populares relacionados à gastronomia, arquitetura, agricultura e regularidades celestes e inovação dos saberes tradicionais.This thesis presents a result of an investigation conducted in a school facility in the countryside of Rio do Oeste / SC. The research includes nine teachers who teach in different areas in the school, including a principal and 24 students of the 8th year of Elementary School. The research outlines a case study and had as the main problem the following question: how does the popular knowledge influence on the formation of scientific knowledge on the students of a primary school in the city of Rio do Oeste? By having as general objective the construction of a learning unit that values the popular knowledge of the municipality, and transforming them into scientific knowledge in the science classes. The data were collected through interviews and questionnaires throughout the project, then they were analyzed through Discursive Textual Analysis, aiming at the production of metatexts that could allow the understanding of how the popular knowledge of the region is consolidated in school practices. For the development of this learning unit, the project was set in stages, seeking to respond to the questions regarding the popular knowledge, teaching practices and school knowledge. The research questions outlines the specific objectives of this research, constituting three chapters: The science of the popular knowledge; The school and the diversity of knowledge; The science teaching and the science of knowledge. These chapters resulted in the elaboration and application of the learning unit on the knowledge of the community and the phases of the moon, which allowed the approach of scientific concepts; preparation of the lunar calendar; identification of popular knowledge related to gastronomy, architecture, agriculture and celestial regularities and innovation of the traditional knowledge.application/pdfporEnsino de ciênciasEnsino fundamentalConhecimento popularConhecimento científicoConstrução do conhecimentoPopular knowledgeScience educationLearning unitSaberes populares e conhecimento científico : construindo uma unidade de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095286.pdf.txt001095286.pdf.txtExtracted Texttext/plain165310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196545/2/001095286.pdf.txt037bcf72455e13d77cea833f644cf4a3MD52ORIGINAL001095286.pdfTexto completoapplication/pdf883756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196545/1/001095286.pdfa80a2f9ca0ebfcd44bed85eb5444480dMD5110183/1965452019-07-05 02:33:56.429179oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196545Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-05T05:33:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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