Saberes populares e conhecimento científico : construindo uma unidade de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Küster, Joziani
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196545
Resumo: Esta dissertação apresenta resultados de uma investigação realizada em uma unidade escolar do interior do município de Rio do Oeste/SC. Fizeram parte da investigação nove professores que lecionam nas diversas áreas de ensino da referida escola, um diretor e 24 estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental. A investigação tratou de um estudo de caso e teve como problema central a seguinte questão: De que forma os saberes populares influenciam na formação de saberes científicos nos estudantes de uma escola de ensino fundamental da cidade de Rio do Oeste? Tendo como objetivo geral a construção de uma unidade de aprendizagem valorizando os saberes populares do município, transformando estes em conhecimentos científicos nas aulas de Ciências. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários ao longo do projeto, em seguida foram tratados por Análise Textual Discursiva, objetivando a produção de metatextos que permitissem a compreensão da forma como os saberes populares da região se consolidam em fazeres escolares. Para a elaboração da unidade de aprendizagem, o projeto foi dividido por etapas, buscando responder às questões de pesquisa referentes aos saberes populares, à prática docente e dos saberes escolares. As questões de pesquisa trataram dos objetivos específicos dessa investigação, constituindo três capítulos, sendo: A ciência dos saberes populares; A escola e a diversidade de saberes; O ensino de Ciências e a ciência do saber. Esses capítulos resultaram na elaboração e aplicação da unidade de aprendizagem sobre os saberes da comunidade e as fases da lua, possibilitando a abordagem de conceitos científicos; elaboração do calendário lunar; identificação dos saberes populares relacionados à gastronomia, arquitetura, agricultura e regularidades celestes e inovação dos saberes tradicionais.
id URGS_07ec7e68b8991e62e74a42d8c2ad93ec
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196545
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Küster, JozianiRobaina, Jose Vicente Lima2019-07-04T02:33:45Z2019http://hdl.handle.net/10183/196545001095286Esta dissertação apresenta resultados de uma investigação realizada em uma unidade escolar do interior do município de Rio do Oeste/SC. Fizeram parte da investigação nove professores que lecionam nas diversas áreas de ensino da referida escola, um diretor e 24 estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental. A investigação tratou de um estudo de caso e teve como problema central a seguinte questão: De que forma os saberes populares influenciam na formação de saberes científicos nos estudantes de uma escola de ensino fundamental da cidade de Rio do Oeste? Tendo como objetivo geral a construção de uma unidade de aprendizagem valorizando os saberes populares do município, transformando estes em conhecimentos científicos nas aulas de Ciências. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários ao longo do projeto, em seguida foram tratados por Análise Textual Discursiva, objetivando a produção de metatextos que permitissem a compreensão da forma como os saberes populares da região se consolidam em fazeres escolares. Para a elaboração da unidade de aprendizagem, o projeto foi dividido por etapas, buscando responder às questões de pesquisa referentes aos saberes populares, à prática docente e dos saberes escolares. As questões de pesquisa trataram dos objetivos específicos dessa investigação, constituindo três capítulos, sendo: A ciência dos saberes populares; A escola e a diversidade de saberes; O ensino de Ciências e a ciência do saber. Esses capítulos resultaram na elaboração e aplicação da unidade de aprendizagem sobre os saberes da comunidade e as fases da lua, possibilitando a abordagem de conceitos científicos; elaboração do calendário lunar; identificação dos saberes populares relacionados à gastronomia, arquitetura, agricultura e regularidades celestes e inovação dos saberes tradicionais.This thesis presents a result of an investigation conducted in a school facility in the countryside of Rio do Oeste / SC. The research includes nine teachers who teach in different areas in the school, including a principal and 24 students of the 8th year of Elementary School. The research outlines a case study and had as the main problem the following question: how does the popular knowledge influence on the formation of scientific knowledge on the students of a primary school in the city of Rio do Oeste? By having as general objective the construction of a learning unit that values the popular knowledge of the municipality, and transforming them into scientific knowledge in the science classes. The data were collected through interviews and questionnaires throughout the project, then they were analyzed through Discursive Textual Analysis, aiming at the production of metatexts that could allow the understanding of how the popular knowledge of the region is consolidated in school practices. For the development of this learning unit, the project was set in stages, seeking to respond to the questions regarding the popular knowledge, teaching practices and school knowledge. The research questions outlines the specific objectives of this research, constituting three chapters: The science of the popular knowledge; The school and the diversity of knowledge; The science teaching and the science of knowledge. These chapters resulted in the elaboration and application of the learning unit on the knowledge of the community and the phases of the moon, which allowed the approach of scientific concepts; preparation of the lunar calendar; identification of popular knowledge related to gastronomy, architecture, agriculture and celestial regularities and innovation of the traditional knowledge.application/pdfporEnsino de ciênciasEnsino fundamentalConhecimento popularConhecimento científicoConstrução do conhecimentoPopular knowledgeScience educationLearning unitSaberes populares e conhecimento científico : construindo uma unidade de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095286.pdf.txt001095286.pdf.txtExtracted Texttext/plain165310http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196545/2/001095286.pdf.txt037bcf72455e13d77cea833f644cf4a3MD52ORIGINAL001095286.pdfTexto completoapplication/pdf883756http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196545/1/001095286.pdfa80a2f9ca0ebfcd44bed85eb5444480dMD5110183/1965452019-07-05 02:33:56.429179oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196545Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-07-05T05:33:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Saberes populares e conhecimento científico : construindo uma unidade de aprendizagem
title Saberes populares e conhecimento científico : construindo uma unidade de aprendizagem
spellingShingle Saberes populares e conhecimento científico : construindo uma unidade de aprendizagem
Küster, Joziani
Ensino de ciências
Ensino fundamental
Conhecimento popular
Conhecimento científico
Construção do conhecimento
Popular knowledge
Science education
Learning unit
title_short Saberes populares e conhecimento científico : construindo uma unidade de aprendizagem
title_full Saberes populares e conhecimento científico : construindo uma unidade de aprendizagem
title_fullStr Saberes populares e conhecimento científico : construindo uma unidade de aprendizagem
title_full_unstemmed Saberes populares e conhecimento científico : construindo uma unidade de aprendizagem
title_sort Saberes populares e conhecimento científico : construindo uma unidade de aprendizagem
author Küster, Joziani
author_facet Küster, Joziani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Küster, Joziani
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
contributor_str_mv Robaina, Jose Vicente Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Ensino fundamental
Conhecimento popular
Conhecimento científico
Construção do conhecimento
topic Ensino de ciências
Ensino fundamental
Conhecimento popular
Conhecimento científico
Construção do conhecimento
Popular knowledge
Science education
Learning unit
dc.subject.eng.fl_str_mv Popular knowledge
Science education
Learning unit
description Esta dissertação apresenta resultados de uma investigação realizada em uma unidade escolar do interior do município de Rio do Oeste/SC. Fizeram parte da investigação nove professores que lecionam nas diversas áreas de ensino da referida escola, um diretor e 24 estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental. A investigação tratou de um estudo de caso e teve como problema central a seguinte questão: De que forma os saberes populares influenciam na formação de saberes científicos nos estudantes de uma escola de ensino fundamental da cidade de Rio do Oeste? Tendo como objetivo geral a construção de uma unidade de aprendizagem valorizando os saberes populares do município, transformando estes em conhecimentos científicos nas aulas de Ciências. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e questionários ao longo do projeto, em seguida foram tratados por Análise Textual Discursiva, objetivando a produção de metatextos que permitissem a compreensão da forma como os saberes populares da região se consolidam em fazeres escolares. Para a elaboração da unidade de aprendizagem, o projeto foi dividido por etapas, buscando responder às questões de pesquisa referentes aos saberes populares, à prática docente e dos saberes escolares. As questões de pesquisa trataram dos objetivos específicos dessa investigação, constituindo três capítulos, sendo: A ciência dos saberes populares; A escola e a diversidade de saberes; O ensino de Ciências e a ciência do saber. Esses capítulos resultaram na elaboração e aplicação da unidade de aprendizagem sobre os saberes da comunidade e as fases da lua, possibilitando a abordagem de conceitos científicos; elaboração do calendário lunar; identificação dos saberes populares relacionados à gastronomia, arquitetura, agricultura e regularidades celestes e inovação dos saberes tradicionais.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-04T02:33:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196545
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001095286
url http://hdl.handle.net/10183/196545
identifier_str_mv 001095286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196545/2/001095286.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196545/1/001095286.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 037bcf72455e13d77cea833f644cf4a3
a80a2f9ca0ebfcd44bed85eb5444480d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309147416133632