Participação esportiva no Brasil : da escola ao alto rendimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magno, Felipe
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218219
Resumo: O interesse acadêmico em analisar os correlatos da participação esportiva em vários países aumentou recentemente. No entanto, em países em desenvolvimento, que não monitoram dados esportivos de maneira sistemática, esse tipo de investigação ainda é escasso e fragmentado. O objetivo do presente estudo é o de analisar a participação esportiva no Brasil em três níveis: escola, população e alto rendimento. O caminho hipotético sugerido é o seguinte: as instalações esportivas escolares impactam nos esportes ofertados nas escolas; há relação dos esportes praticados nas escolas com os esportes praticados pela população; há relação dos esportes praticados nas escolas com a trajetória de vida de atletas de alto rendimento. O estudo é divido em três artigos principais que têm os seguintes objetivos específicos: (i) analisar o impacto das instalações esportivas escolares nos esportes ensinados nas escolas (n=5.443 escolas); (ii) analisar os fatores relacionados à participação esportiva da população brasileira (n=71.142 pessoas); (iii) analisar a influência do esporte escolar na trajetória esportiva de atletas de alto rendimento (n=2.972 atletas). Os dados utilizados são provenientes de duas fontes principais: Projeto Referências para o Esporte de Alto Rendimento Brasileiro, finalizado em 2017; e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015 – Suplemento Práticas de Esporte e Atividade Física. Em todos os artigos é utilizada a regressão logística para a análise dos dados. Os principais resultados encontrados são: a grande quantidade de ginásios e quadras nas escolas do Brasil pode estar impactando no ensino prioritário de esportes como voleibol, basquetebol, handebol e futsal; há baixa participação da população brasileira em esportes (23,38%); homens predominam no contexto esportivo (2,3 vezes mais); o principal obstáculo à participação das mulheres é a falta de instalações esportivas; os atletas dos esportes com maior chance de serem influenciados pelo ambiente escolar são os do handebol, atletismo, futebol, basquetebol e voleibol; projetos sociais impactam atletas de esportes de combate como boxe, judô, taekwondo e luta olímpica. De maneira geral, as descobertas indicam a predominância de esportes coletivos nas escolas e na população mais jovem do Brasil. Nas escolas foi possível identificar a repercussão do tipo de instalação esportiva predominante (quadras e ginásios) nos esportes oferecidos. Quanto a população, não foi possível determinar se o contexto escolar tem impactado na participação da população em geral ou se o contexto esportivo brasileiro repercute no que é facultado nas escolas pelos professores. Pode-se conjecturar que essa transferência ocorre em ambos os sentidos. No que diz respeito aos atletas, uma maior influência dos esportes recorrentes nas escolas foi observada, sendo o ciclo instalação esportivas, esportes ensinados e repercussão no alto rendimento evidenciado. Para além dos novos achados, o estudo pode servir como instrumento facilitador para os formuladores de políticas voltadas à participação esportiva em todas as esferas.
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O estudo é divido em três artigos principais que têm os seguintes objetivos específicos: (i) analisar o impacto das instalações esportivas escolares nos esportes ensinados nas escolas (n=5.443 escolas); (ii) analisar os fatores relacionados à participação esportiva da população brasileira (n=71.142 pessoas); (iii) analisar a influência do esporte escolar na trajetória esportiva de atletas de alto rendimento (n=2.972 atletas). Os dados utilizados são provenientes de duas fontes principais: Projeto Referências para o Esporte de Alto Rendimento Brasileiro, finalizado em 2017; e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2015 – Suplemento Práticas de Esporte e Atividade Física. Em todos os artigos é utilizada a regressão logística para a análise dos dados. Os principais resultados encontrados são: a grande quantidade de ginásios e quadras nas escolas do Brasil pode estar impactando no ensino prioritário de esportes como voleibol, basquetebol, handebol e futsal; há baixa participação da população brasileira em esportes (23,38%); homens predominam no contexto esportivo (2,3 vezes mais); o principal obstáculo à participação das mulheres é a falta de instalações esportivas; os atletas dos esportes com maior chance de serem influenciados pelo ambiente escolar são os do handebol, atletismo, futebol, basquetebol e voleibol; projetos sociais impactam atletas de esportes de combate como boxe, judô, taekwondo e luta olímpica. De maneira geral, as descobertas indicam a predominância de esportes coletivos nas escolas e na população mais jovem do Brasil. Nas escolas foi possível identificar a repercussão do tipo de instalação esportiva predominante (quadras e ginásios) nos esportes oferecidos. Quanto a população, não foi possível determinar se o contexto escolar tem impactado na participação da população em geral ou se o contexto esportivo brasileiro repercute no que é facultado nas escolas pelos professores. Pode-se conjecturar que essa transferência ocorre em ambos os sentidos. No que diz respeito aos atletas, uma maior influência dos esportes recorrentes nas escolas foi observada, sendo o ciclo instalação esportivas, esportes ensinados e repercussão no alto rendimento evidenciado. Para além dos novos achados, o estudo pode servir como instrumento facilitador para os formuladores de políticas voltadas à participação esportiva em todas as esferas.The academic interest in analysing the correlates of sports participation in several countries has recently increased. However, in developing countries, which do not systematically monitor sports data, this type of investigation is still scarce and fragmented. The aim of the present study is to analyse sports participation in Brazil at three levels: school, population, and elite athletes. The suggested hypothetical path is as follows: available school sports facilities have an impact on sports offered in schools; there is a relationship between sports practiced in schools and sports practiced by the population; there is a relationship between sports practiced in schools and the life trajectory of elite athletes. The study is divided into three main articles that have the following specific objectives: (i) to analyse the impact of school sports facilities on sports taught in schools (n = 5,443 schools); (ii) to analyse the factors related to the sports participation of the Brazilian population (n = 71,142 people); (iii) to analyse the influence of school sports on the sports trajectory of elite athletes (n = 2,972 athletes). Data came from two main sources: Project References for Brazilian Elite Sport, completed in 2017; and the National Household Sample Survey (PNAD) 2015 - Supplement of Sports Practice and Physical Activity. In all articles, logistic regression was used for data analysis. The main results found were: the large number of gymnasiums and courts in schools in Brazil may be impacting the teaching of sports such as volleyball, basketball, handball and futsal; there is a low participation of the Brazilian population in sports (23.38%); men predominate in the sport context (2.3 times more than women); the main obstacle to women's participation is the lack of sports facilities; the athletes most likely influenced by the school environment are those of handball, athletics, football, basketball and volleyball; social projects impact athletes in combat sports such as boxing, judo, taekwondo and Olympic wrestling. In general, the findings indicate the predominance of team sports in schools and in the younger population of Brazil. In schools, it was possible to identify the repercussion of the type of predominant sports facility (courts and gymnasiums) in the sports offered. As for the population, it was not possible to determine whether the school context has impacted the participation of the general population or whether the Brazilian sports context affects what is provided in schools by teachers. It may be conjectured that this relation exists in both directions. Regarding athletes, a greater influence of recurrent sports in schools was observed, with the sports facilities, sports taught and repercussions on high performance being evidenced. In addition to the new findings, the study may serve as a tool for sports participation policy makers in all spheres.application/pdfporInstalações esportivasEscolasSports facilitiesSchoolYoung peopleSports participationHigh performanceParticipação esportiva no Brasil : da escola ao alto rendimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121385.pdf.txt001121385.pdf.txtExtracted Texttext/plain199297http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218219/2/001121385.pdf.txtb0c61bf3c6511d3e0b5fba2b7b6f0fb2MD52ORIGINAL001121385.pdfTexto completoapplication/pdf2006250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218219/1/001121385.pdffe5914b41742b2709d6c6b51335548f6MD5110183/2182192021-12-19 05:29:37.883885oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-19T07:29:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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