Characterizing visual acuity in the use of head mounted displays
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/235938 |
Resumo: | Na oftalmologia existem várias ferramentas para avaliar e corrigir a visão de uma pessoa. Na RV, ao usar um HMD, mesmo um usuário com visão normal é desafiado por obstáculos adicionais que afetam a acuidade perceptiva do ambiente virtual, impactando negativamente seu desempenho na tarefa de uma aplicação. Resolução da tela, mas tam bém lentes sujas e ajuste de vergência ruim são exemplos de possíveis problemas. Para melhor entender e resolver este problema, fornecemos um estudo sobre a avaliação da acuidade visual em uma configuração VR. A variabilidade da precisão perceptiva entre os usuários e o sistema é uma questão ainda pouco explorada na literatura, sendo este pro blema o foco desta pesquisa. Projetamos dois métodos baseados em testes oftalmológicos que permitem coletar medidas quantitativas a partir de como um usuário percebe os de talhes visuais ao usar um HMD. Cada um dos dois métodos foi testado em experimentos de usuários que realizamos com mais de 40 participantes. Descobrimos, entre outros re sultados, que a acuidade visual em VR é significativa e consideravelmente menor do que em ambientes reais. Além disso, encontramos várias correlações da acuidade medida e do desempenho da tarefa com dificuldade de ajustar o HMD e o uso de óculos de prescrição. |
id |
URGS_0917ea66016bfe35a87ab2db5becd8c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235938 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Fontoura, Vladimir Soares daMaciel, Anderson2022-03-15T04:33:45Z2022http://hdl.handle.net/10183/235938001138218Na oftalmologia existem várias ferramentas para avaliar e corrigir a visão de uma pessoa. Na RV, ao usar um HMD, mesmo um usuário com visão normal é desafiado por obstáculos adicionais que afetam a acuidade perceptiva do ambiente virtual, impactando negativamente seu desempenho na tarefa de uma aplicação. Resolução da tela, mas tam bém lentes sujas e ajuste de vergência ruim são exemplos de possíveis problemas. Para melhor entender e resolver este problema, fornecemos um estudo sobre a avaliação da acuidade visual em uma configuração VR. A variabilidade da precisão perceptiva entre os usuários e o sistema é uma questão ainda pouco explorada na literatura, sendo este pro blema o foco desta pesquisa. Projetamos dois métodos baseados em testes oftalmológicos que permitem coletar medidas quantitativas a partir de como um usuário percebe os de talhes visuais ao usar um HMD. Cada um dos dois métodos foi testado em experimentos de usuários que realizamos com mais de 40 participantes. Descobrimos, entre outros re sultados, que a acuidade visual em VR é significativa e consideravelmente menor do que em ambientes reais. Além disso, encontramos várias correlações da acuidade medida e do desempenho da tarefa com dificuldade de ajustar o HMD e o uso de óculos de prescrição.There, ophthalmology has several tools to assess and correct a person’s vision. In VR, when wearing an HMD, even a user with normal vision is challenged by additional hur dles that affect the virtual environment’s perceptual acuity, negatively impacting their performance in the application task. Display resolution, but also soiled lenses and bad vergence adjustment are examples of possible issues. To better understand and tackle this problem, we provide a study on assessing visual acuity in a VR setup. The variabil ity of perceptual accuracy between users and the system is an issue still poorly explored in the literature, and this problem is the focus of this research. We designed two meth ods based on ophthalmology tests that allow to collect quantitative measures from how a user perceives visual details when using an HMD. Each of the two methods was tested in user experiments we conducted with more than 40 participants. We found out, among other results, that visual acuity in VR is significantly and considerably lower than in real environments. Besides, we found several correlations of the measured acuity and task performance with difficulty adjusting the HMD and use of prescription glasses.application/pdfengRealidade virtualAcuidade visualPerception in VRHead-mounted DisplayVirtual RealityVisual AcuitySnellenCharacterizing visual acuity in the use of head mounted displaysCaracterização da Acuidade Visual na utilização de "Head Mounted Displays" info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de InformáticaPrograma de Pós-Graduação em ComputaçãoPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001138218.pdf.txt001138218.pdf.txtExtracted Texttext/plain159713http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235938/2/001138218.pdf.txt25f930871544262873c073c450b11630MD52ORIGINAL001138218.pdfTexto completo (inglês)application/pdf18917250http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235938/1/001138218.pdf96c822ee0739c59f21dc3442561b11c4MD5110183/2359382022-04-28 04:43:58.672045oai:www.lume.ufrgs.br:10183/235938Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-28T07:43:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Characterizing visual acuity in the use of head mounted displays |
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv |
Caracterização da Acuidade Visual na utilização de "Head Mounted Displays" |
title |
Characterizing visual acuity in the use of head mounted displays |
spellingShingle |
Characterizing visual acuity in the use of head mounted displays Fontoura, Vladimir Soares da Realidade virtual Acuidade visual Perception in VR Head-mounted Display Virtual Reality Visual Acuity Snellen |
title_short |
Characterizing visual acuity in the use of head mounted displays |
title_full |
Characterizing visual acuity in the use of head mounted displays |
title_fullStr |
Characterizing visual acuity in the use of head mounted displays |
title_full_unstemmed |
Characterizing visual acuity in the use of head mounted displays |
title_sort |
Characterizing visual acuity in the use of head mounted displays |
author |
Fontoura, Vladimir Soares da |
author_facet |
Fontoura, Vladimir Soares da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontoura, Vladimir Soares da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maciel, Anderson |
contributor_str_mv |
Maciel, Anderson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Realidade virtual Acuidade visual |
topic |
Realidade virtual Acuidade visual Perception in VR Head-mounted Display Virtual Reality Visual Acuity Snellen |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Perception in VR Head-mounted Display Virtual Reality Visual Acuity Snellen |
description |
Na oftalmologia existem várias ferramentas para avaliar e corrigir a visão de uma pessoa. Na RV, ao usar um HMD, mesmo um usuário com visão normal é desafiado por obstáculos adicionais que afetam a acuidade perceptiva do ambiente virtual, impactando negativamente seu desempenho na tarefa de uma aplicação. Resolução da tela, mas tam bém lentes sujas e ajuste de vergência ruim são exemplos de possíveis problemas. Para melhor entender e resolver este problema, fornecemos um estudo sobre a avaliação da acuidade visual em uma configuração VR. A variabilidade da precisão perceptiva entre os usuários e o sistema é uma questão ainda pouco explorada na literatura, sendo este pro blema o foco desta pesquisa. Projetamos dois métodos baseados em testes oftalmológicos que permitem coletar medidas quantitativas a partir de como um usuário percebe os de talhes visuais ao usar um HMD. Cada um dos dois métodos foi testado em experimentos de usuários que realizamos com mais de 40 participantes. Descobrimos, entre outros re sultados, que a acuidade visual em VR é significativa e consideravelmente menor do que em ambientes reais. Além disso, encontramos várias correlações da acuidade medida e do desempenho da tarefa com dificuldade de ajustar o HMD e o uso de óculos de prescrição. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-15T04:33:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/235938 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001138218 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/235938 |
identifier_str_mv |
001138218 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235938/2/001138218.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/235938/1/001138218.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
25f930871544262873c073c450b11630 96c822ee0739c59f21dc3442561b11c4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085579106287616 |