Formação, socialização e construção do conhecimento do adolescente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257723 |
Resumo: | Este estudo investiga a formação e a construção do conhecimento de adolescentes a partir de seus processos de socialização e desenvolvimento intelectual e psicológico. Busca mostrar que a formação e o conhecimento dos adolescentes se efetivam segundo condições históricas, sociais e epistemológicas determinadas, as quais engendram formas renovadas de ações e interações dos sujeitos entre si, com o conhecimento, com a sociedade. Tomando a socialização e o desenvolvimento como categorias chaves, os horizontes teóricos da Epistemologia Genética, da Psicologia e das Ciências Sociais são articulados a partir dos conceitos de conhecimento, cotidiano, sujeito epistemológico e sociológico, interações e conflitos cognitivos-sócio-afetivos, relação indivíduo sociedade, relações escola, sujeito, conhecimento e sociedade. A explicitação e desenvolvimento conceitual convergem para a problematização, enquadre e reflexão dos processos sociais, históricos e cotidianos da formação de adolescentes de meios populares, tendo por base investigação empírica com adolescentes, pais e professores da periferia de Manaus/AM. Analisa os processos de socialização e construção do conhecimento a partir da inserção efetiva da adolescência na sociedade urbana, na família, nas relações contextuais e de pares etários, refletindo sobre as perspectivas dos sujeitos em relação ao mundo do trabalho, consumo e mídia. Enfatiza que os modos de pensar e as interações cognitivas, sociais e afetivas dos adolescentes se modificaram profundamente no último século, apresentando novas visibilidades e conflitos os quais fazem surgir novas formas e significados das relações entre os diversos grupos etários da sociedade. A pesquisa ressalta que os conflitos dos adolescentes se definem através da convergência entre seus processos intelectuais, afetivos, morais e seus processos de inserção na sociedade (contextual e abrangente). Evidencia que tais conflitos condicionam e definem as formas de socialização e construção do conhecimento, tornando-se as chaves da compreensão dos processos da educação, da crítica e análise das possibilidades do trabalho escolar para a formação dos adolescentes contemporâneos. O estudo busca engendrar uma concepção sócio-epistêmica construtivista de apreensão do sujeito da educação, visando a reflexão, a análise e a fundamentação do trabalho escolar centrado nos processos efetivos da formação dos indivíduos. |
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Brito, Luiz Carlos Cerquinho deBecker, Fernando2023-05-04T04:03:26Z2002http://hdl.handle.net/10183/257723000317066Este estudo investiga a formação e a construção do conhecimento de adolescentes a partir de seus processos de socialização e desenvolvimento intelectual e psicológico. Busca mostrar que a formação e o conhecimento dos adolescentes se efetivam segundo condições históricas, sociais e epistemológicas determinadas, as quais engendram formas renovadas de ações e interações dos sujeitos entre si, com o conhecimento, com a sociedade. Tomando a socialização e o desenvolvimento como categorias chaves, os horizontes teóricos da Epistemologia Genética, da Psicologia e das Ciências Sociais são articulados a partir dos conceitos de conhecimento, cotidiano, sujeito epistemológico e sociológico, interações e conflitos cognitivos-sócio-afetivos, relação indivíduo sociedade, relações escola, sujeito, conhecimento e sociedade. A explicitação e desenvolvimento conceitual convergem para a problematização, enquadre e reflexão dos processos sociais, históricos e cotidianos da formação de adolescentes de meios populares, tendo por base investigação empírica com adolescentes, pais e professores da periferia de Manaus/AM. Analisa os processos de socialização e construção do conhecimento a partir da inserção efetiva da adolescência na sociedade urbana, na família, nas relações contextuais e de pares etários, refletindo sobre as perspectivas dos sujeitos em relação ao mundo do trabalho, consumo e mídia. Enfatiza que os modos de pensar e as interações cognitivas, sociais e afetivas dos adolescentes se modificaram profundamente no último século, apresentando novas visibilidades e conflitos os quais fazem surgir novas formas e significados das relações entre os diversos grupos etários da sociedade. A pesquisa ressalta que os conflitos dos adolescentes se definem através da convergência entre seus processos intelectuais, afetivos, morais e seus processos de inserção na sociedade (contextual e abrangente). Evidencia que tais conflitos condicionam e definem as formas de socialização e construção do conhecimento, tornando-se as chaves da compreensão dos processos da educação, da crítica e análise das possibilidades do trabalho escolar para a formação dos adolescentes contemporâneos. O estudo busca engendrar uma concepção sócio-epistêmica construtivista de apreensão do sujeito da educação, visando a reflexão, a análise e a fundamentação do trabalho escolar centrado nos processos efetivos da formação dos indivíduos.This study investigates adolescents' formation and construction of knowledge starting from their psychological and intelectual development as well as their socialization processes. It attempts to demonstrate that adolescents formation and knowledge are effected according to specific historical social and epistemological conditions which engender renewed forms of the subjects' actions and interactions with knowledge and society. Having socialization and developlment as key categories, the theoretical horizons of Epistemological Genetics, Psichology and Social Sciencies are articulated starting from the concepts of knowledge, quotidian, sociological and epistemological knowledge, affective socio-cognitive conflicts and interactions, the relation between individual and society and the relations between subject, school, knowledge and society. The explicitation and conceptual development converge to the problematization, framing and reflection of social, historical and everyday processes of peripherical area adolescents' formation, having the empirical investigation of adolescents, parents and teachers of Manaus/AM surroundings as basis. It analyzes the socialization and construction of knowledge processes starting from the effective insertion of adolescents in urban society, in the family, in contextual and age pair relations reflecting about the subjects' perspectives as to the labor, consume and media world. It enphasizes that the ways of thinking and the adolescents' affective, social and cognitive formation have changed deeply in the last century for presenting new visibilities and conflicts which give raise to new forms and meanings for relations in the several age groups in society. This reasearch points out that the adolescents' conflicts are defined by means of the convergence between their intelectual, affective and moral processes and their insertion processes in society (contextual and comprehensive). It makes clear that such conflicts conditon and define the socialization and construction forms of knowledge becoming the keys for the understanding of the processes of education, critique and analysis of school work possibilities of contemporary adolescents' formation. This study attempts to engender a socio-epistemical constructivist conception of the subject's education aprehension and aims the reflection, analysis and fundamentation of school work centered in the affective processes of individuais' formation.application/pdfporConstrução do conhecimentoAdolescenteSocializaçãoEducaçãoDesenvolvimento cognitivoPeriferia urbanaEpistemologia genéticaManaus (AM)Formação, socialização e construção do conhecimento do adolescenteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000317066.pdf.txt000317066.pdf.txtExtracted Texttext/plain579543http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257723/2/000317066.pdf.txt012560ddddc2f15177c11e737ed4823fMD52ORIGINAL000317066.pdfTexto completoapplication/pdf21886051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257723/1/000317066.pdf40689c62ef0bbcd79ba53f1a1b713eebMD5110183/2577232023-05-10 03:27:39.005571oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257723Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-10T06:27:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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