Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/61731 |
Resumo: | O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma proposta de estudo do assunto Programação Linear no currículo do Ensino Médio na disciplina de matemática. Faremos uma revisão acerca de alguns temas relevantes sobre a Programação Linear, bem como sobre a Resolução de Problemas em Matemática, a qual consistirá na metodologia usada nessa atividade. Será apresentada uma aplicação prática dessa proposta, através de uma sequência didática, que foi aplicada num grupo de alunos do Ensino Médio, numa escola da rede de Ensino Público Federal da cidade de Porto Alegre, no ano de 2011. A Programação Linear por apresentar caráter aplicativo e contextualizado pode ser perfeitamente trabalhada no Ensino Médio do currículo da disciplina de matemática, pois tornará os discentes mais participativos e motivados a estudar e discutir essa disciplina. Seguindo a metodologia da resolução de problemas, apresentaremos algumas atividades que poderão servir de sugestões para possíveis aplicações em outros contextos e situações. Vale destacar que a resolução de problemas em matemática pode aproximar o aluno dessa disciplina, criando um ambiente muito favorável para o pleno desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, aliando conhecimento, autonomia, criatividade, bem como aplicando, contextualizando e relacionando a matemática com o mundo que nos cerca. |
id |
URGS_09b83b29f4b36e7b270f5703038f9c7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61731 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Melo, Jorge Nazareno BatistaFachin, Maria Paula Goncalves2012-12-04T01:38:39Z2012http://hdl.handle.net/10183/61731000866424O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma proposta de estudo do assunto Programação Linear no currículo do Ensino Médio na disciplina de matemática. Faremos uma revisão acerca de alguns temas relevantes sobre a Programação Linear, bem como sobre a Resolução de Problemas em Matemática, a qual consistirá na metodologia usada nessa atividade. Será apresentada uma aplicação prática dessa proposta, através de uma sequência didática, que foi aplicada num grupo de alunos do Ensino Médio, numa escola da rede de Ensino Público Federal da cidade de Porto Alegre, no ano de 2011. A Programação Linear por apresentar caráter aplicativo e contextualizado pode ser perfeitamente trabalhada no Ensino Médio do currículo da disciplina de matemática, pois tornará os discentes mais participativos e motivados a estudar e discutir essa disciplina. Seguindo a metodologia da resolução de problemas, apresentaremos algumas atividades que poderão servir de sugestões para possíveis aplicações em outros contextos e situações. Vale destacar que a resolução de problemas em matemática pode aproximar o aluno dessa disciplina, criando um ambiente muito favorável para o pleno desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, aliando conhecimento, autonomia, criatividade, bem como aplicando, contextualizando e relacionando a matemática com o mundo que nos cerca.The present work has as its main objective to present a proposal of study of the subject Linear Programming on the curriculum of High Schools in the discipline of Mathematics. We will do a review on some relevant themes about Linear Programming, as well as the resolution of Math problems, which will consist in the methodology used in this activity. A practical application of this proposal will be presented through a didactic sequence, which was applied in a group of High School students from a federal public school in the city of Porto Alegre, in 2011. Because of its applicative and contextualized character, the Linear Programming is perfectly adequate to be presented and worked in High Schools in the discipline of Math, for it will make students more participative and motivated to study and discuss this subject. Following the methodology of resolution of problems, we will present some activities that may serve as suggestions to possible applications in other contexts and situations. It’s important to point out that the resolution of Math problems may approach students to this discipline, creating a very favorable environment to the full development of their cognitive capacities, allying knowledge, autonomy, creativity, as well as applying, contextualizing and relating Mathematics to the world around us.application/pdfporEnsino-aprendizagemEnsino medio : MatematicaProgramação linearTeaching proposalLinear programmingResolution of problemsMathematics educationMathematics teachingUma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000866424.pdf000866424.pdfTexto completoapplication/pdf1662237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61731/1/000866424.pdf1c8e9538f6e82c5184a15f73fb61f300MD51TEXT000866424.pdf.txt000866424.pdf.txtExtracted Texttext/plain218334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61731/2/000866424.pdf.txt71e94b7afae8fa86b421934a6a7554deMD52THUMBNAIL000866424.pdf.jpg000866424.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61731/3/000866424.pdf.jpg9bc6988d84f4c1c274ce82a79518c9dbMD5310183/617312018-10-16 08:23:13.371oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61731Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:23:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio |
title |
Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio |
spellingShingle |
Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio Melo, Jorge Nazareno Batista Ensino-aprendizagem Ensino medio : Matematica Programação linear Teaching proposal Linear programming Resolution of problems Mathematics education Mathematics teaching |
title_short |
Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio |
title_full |
Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio |
title_fullStr |
Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio |
title_sort |
Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio |
author |
Melo, Jorge Nazareno Batista |
author_facet |
Melo, Jorge Nazareno Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Jorge Nazareno Batista |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fachin, Maria Paula Goncalves |
contributor_str_mv |
Fachin, Maria Paula Goncalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Ensino medio : Matematica Programação linear |
topic |
Ensino-aprendizagem Ensino medio : Matematica Programação linear Teaching proposal Linear programming Resolution of problems Mathematics education Mathematics teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching proposal Linear programming Resolution of problems Mathematics education Mathematics teaching |
description |
O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma proposta de estudo do assunto Programação Linear no currículo do Ensino Médio na disciplina de matemática. Faremos uma revisão acerca de alguns temas relevantes sobre a Programação Linear, bem como sobre a Resolução de Problemas em Matemática, a qual consistirá na metodologia usada nessa atividade. Será apresentada uma aplicação prática dessa proposta, através de uma sequência didática, que foi aplicada num grupo de alunos do Ensino Médio, numa escola da rede de Ensino Público Federal da cidade de Porto Alegre, no ano de 2011. A Programação Linear por apresentar caráter aplicativo e contextualizado pode ser perfeitamente trabalhada no Ensino Médio do currículo da disciplina de matemática, pois tornará os discentes mais participativos e motivados a estudar e discutir essa disciplina. Seguindo a metodologia da resolução de problemas, apresentaremos algumas atividades que poderão servir de sugestões para possíveis aplicações em outros contextos e situações. Vale destacar que a resolução de problemas em matemática pode aproximar o aluno dessa disciplina, criando um ambiente muito favorável para o pleno desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, aliando conhecimento, autonomia, criatividade, bem como aplicando, contextualizando e relacionando a matemática com o mundo que nos cerca. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-12-04T01:38:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/61731 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000866424 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/61731 |
identifier_str_mv |
000866424 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61731/1/000866424.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61731/2/000866424.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61731/3/000866424.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1c8e9538f6e82c5184a15f73fb61f300 71e94b7afae8fa86b421934a6a7554de 9bc6988d84f4c1c274ce82a79518c9db |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085245134831616 |