Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Jorge Nazareno Batista
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/61731
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma proposta de estudo do assunto Programação Linear no currículo do Ensino Médio na disciplina de matemática. Faremos uma revisão acerca de alguns temas relevantes sobre a Programação Linear, bem como sobre a Resolução de Problemas em Matemática, a qual consistirá na metodologia usada nessa atividade. Será apresentada uma aplicação prática dessa proposta, através de uma sequência didática, que foi aplicada num grupo de alunos do Ensino Médio, numa escola da rede de Ensino Público Federal da cidade de Porto Alegre, no ano de 2011. A Programação Linear por apresentar caráter aplicativo e contextualizado pode ser perfeitamente trabalhada no Ensino Médio do currículo da disciplina de matemática, pois tornará os discentes mais participativos e motivados a estudar e discutir essa disciplina. Seguindo a metodologia da resolução de problemas, apresentaremos algumas atividades que poderão servir de sugestões para possíveis aplicações em outros contextos e situações. Vale destacar que a resolução de problemas em matemática pode aproximar o aluno dessa disciplina, criando um ambiente muito favorável para o pleno desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, aliando conhecimento, autonomia, criatividade, bem como aplicando, contextualizando e relacionando a matemática com o mundo que nos cerca.
id URGS_09b83b29f4b36e7b270f5703038f9c7a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61731
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Melo, Jorge Nazareno BatistaFachin, Maria Paula Goncalves2012-12-04T01:38:39Z2012http://hdl.handle.net/10183/61731000866424O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma proposta de estudo do assunto Programação Linear no currículo do Ensino Médio na disciplina de matemática. Faremos uma revisão acerca de alguns temas relevantes sobre a Programação Linear, bem como sobre a Resolução de Problemas em Matemática, a qual consistirá na metodologia usada nessa atividade. Será apresentada uma aplicação prática dessa proposta, através de uma sequência didática, que foi aplicada num grupo de alunos do Ensino Médio, numa escola da rede de Ensino Público Federal da cidade de Porto Alegre, no ano de 2011. A Programação Linear por apresentar caráter aplicativo e contextualizado pode ser perfeitamente trabalhada no Ensino Médio do currículo da disciplina de matemática, pois tornará os discentes mais participativos e motivados a estudar e discutir essa disciplina. Seguindo a metodologia da resolução de problemas, apresentaremos algumas atividades que poderão servir de sugestões para possíveis aplicações em outros contextos e situações. Vale destacar que a resolução de problemas em matemática pode aproximar o aluno dessa disciplina, criando um ambiente muito favorável para o pleno desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, aliando conhecimento, autonomia, criatividade, bem como aplicando, contextualizando e relacionando a matemática com o mundo que nos cerca.The present work has as its main objective to present a proposal of study of the subject Linear Programming on the curriculum of High Schools in the discipline of Mathematics. We will do a review on some relevant themes about Linear Programming, as well as the resolution of Math problems, which will consist in the methodology used in this activity. A practical application of this proposal will be presented through a didactic sequence, which was applied in a group of High School students from a federal public school in the city of Porto Alegre, in 2011. Because of its applicative and contextualized character, the Linear Programming is perfectly adequate to be presented and worked in High Schools in the discipline of Math, for it will make students more participative and motivated to study and discuss this subject. Following the methodology of resolution of problems, we will present some activities that may serve as suggestions to possible applications in other contexts and situations. It’s important to point out that the resolution of Math problems may approach students to this discipline, creating a very favorable environment to the full development of their cognitive capacities, allying knowledge, autonomy, creativity, as well as applying, contextualizing and relating Mathematics to the world around us.application/pdfporEnsino-aprendizagemEnsino medio : MatematicaProgramação linearTeaching proposalLinear programmingResolution of problemsMathematics educationMathematics teachingUma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000866424.pdf000866424.pdfTexto completoapplication/pdf1662237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61731/1/000866424.pdf1c8e9538f6e82c5184a15f73fb61f300MD51TEXT000866424.pdf.txt000866424.pdf.txtExtracted Texttext/plain218334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61731/2/000866424.pdf.txt71e94b7afae8fa86b421934a6a7554deMD52THUMBNAIL000866424.pdf.jpg000866424.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1185http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61731/3/000866424.pdf.jpg9bc6988d84f4c1c274ce82a79518c9dbMD5310183/617312018-10-16 08:23:13.371oai:www.lume.ufrgs.br:10183/61731Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:23:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio
title Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio
spellingShingle Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio
Melo, Jorge Nazareno Batista
Ensino-aprendizagem
Ensino medio : Matematica
Programação linear
Teaching proposal
Linear programming
Resolution of problems
Mathematics education
Mathematics teaching
title_short Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio
title_full Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio
title_fullStr Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio
title_full_unstemmed Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio
title_sort Uma proposta de ensino e aprendizagem de programação linear no Ensino Médio
author Melo, Jorge Nazareno Batista
author_facet Melo, Jorge Nazareno Batista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Jorge Nazareno Batista
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fachin, Maria Paula Goncalves
contributor_str_mv Fachin, Maria Paula Goncalves
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Ensino medio : Matematica
Programação linear
topic Ensino-aprendizagem
Ensino medio : Matematica
Programação linear
Teaching proposal
Linear programming
Resolution of problems
Mathematics education
Mathematics teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching proposal
Linear programming
Resolution of problems
Mathematics education
Mathematics teaching
description O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar uma proposta de estudo do assunto Programação Linear no currículo do Ensino Médio na disciplina de matemática. Faremos uma revisão acerca de alguns temas relevantes sobre a Programação Linear, bem como sobre a Resolução de Problemas em Matemática, a qual consistirá na metodologia usada nessa atividade. Será apresentada uma aplicação prática dessa proposta, através de uma sequência didática, que foi aplicada num grupo de alunos do Ensino Médio, numa escola da rede de Ensino Público Federal da cidade de Porto Alegre, no ano de 2011. A Programação Linear por apresentar caráter aplicativo e contextualizado pode ser perfeitamente trabalhada no Ensino Médio do currículo da disciplina de matemática, pois tornará os discentes mais participativos e motivados a estudar e discutir essa disciplina. Seguindo a metodologia da resolução de problemas, apresentaremos algumas atividades que poderão servir de sugestões para possíveis aplicações em outros contextos e situações. Vale destacar que a resolução de problemas em matemática pode aproximar o aluno dessa disciplina, criando um ambiente muito favorável para o pleno desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, aliando conhecimento, autonomia, criatividade, bem como aplicando, contextualizando e relacionando a matemática com o mundo que nos cerca.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-12-04T01:38:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/61731
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000866424
url http://hdl.handle.net/10183/61731
identifier_str_mv 000866424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61731/1/000866424.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61731/2/000866424.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/61731/3/000866424.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c8e9538f6e82c5184a15f73fb61f300
71e94b7afae8fa86b421934a6a7554de
9bc6988d84f4c1c274ce82a79518c9db
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085245134831616