Das disposições sociais aos habitus estudantis : as incorporações do êxito escolar no ensino médio integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zibenberg, Igor Ghelman Sordi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/203807
Resumo: Esta tese tem com objeto de análise o êxito escolar dos egressos da Educação Profissional Técnica de Ensino Médio Integrada ao Ensino Médio dos cursos do Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Mobilizando aportes teórico-metodológicos da tradição sociológica disposicionalista fundamentada em Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, o objetivo é compreender a incorporação do êxito escolar através da formação dos habitus estudantis dos referidos concluintes. Para produção do material empírico, foram realizadas entrevistas longas e semiestruturadas com estudantes que concluíram os cursos entre os anos de 2015 e 2018. A hipótese inicial é a de que haveria uma relação entre a conclusão do curso com a constituição de um habitus estudantil através das disposições sociais incorporadas pelos egressos através das redes de interdependência e dos quadros de socialização a que pertencem os estudantes. A análise das transcrições das entrevistas confrontadas com o aparato teórico permite sintetizar que os egressos concluíram seus cursos a partir da incorporação e da atualização de seus habitus os quais, apesar de apresentarem algumas disposições sociais recorrentes, se demonstraram heterogêneos entre si. Ou seja, embora o conjunto de disposições sociais tenha se mostrado rentável do ponto de vista escolar, não há um habitus estudantil uníssono entre eles, mas a viabilização do êxito escolar se constitui a partir de uma pluralidade de habitus estudantis. Em cada um dos oito casos analisados foram identificados os quadros de socialização que influenciaram a constituição das disposições sociais correlatas ao êxito escolar, sendo que as redes de interdependência da família, da escola de Ensino Fundamental e do Campus Restinga se apresentaram com os principais contextos de socialização.
id URGS_0a6c750220d5768b3d2383a824325fb4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203807
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Zibenberg, Igor Ghelman SordiFranzói, Naira Lisboa2019-12-27T04:03:14Z2019http://hdl.handle.net/10183/203807001109326Esta tese tem com objeto de análise o êxito escolar dos egressos da Educação Profissional Técnica de Ensino Médio Integrada ao Ensino Médio dos cursos do Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Mobilizando aportes teórico-metodológicos da tradição sociológica disposicionalista fundamentada em Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, o objetivo é compreender a incorporação do êxito escolar através da formação dos habitus estudantis dos referidos concluintes. Para produção do material empírico, foram realizadas entrevistas longas e semiestruturadas com estudantes que concluíram os cursos entre os anos de 2015 e 2018. A hipótese inicial é a de que haveria uma relação entre a conclusão do curso com a constituição de um habitus estudantil através das disposições sociais incorporadas pelos egressos através das redes de interdependência e dos quadros de socialização a que pertencem os estudantes. A análise das transcrições das entrevistas confrontadas com o aparato teórico permite sintetizar que os egressos concluíram seus cursos a partir da incorporação e da atualização de seus habitus os quais, apesar de apresentarem algumas disposições sociais recorrentes, se demonstraram heterogêneos entre si. Ou seja, embora o conjunto de disposições sociais tenha se mostrado rentável do ponto de vista escolar, não há um habitus estudantil uníssono entre eles, mas a viabilização do êxito escolar se constitui a partir de uma pluralidade de habitus estudantis. Em cada um dos oito casos analisados foram identificados os quadros de socialização que influenciaram a constituição das disposições sociais correlatas ao êxito escolar, sendo que as redes de interdependência da família, da escola de Ensino Fundamental e do Campus Restinga se apresentaram com os principais contextos de socialização.This thesis has as object of analysis the academic success of the graduates of the Technical Education of High School Integrated to High School of the courses of the Restinga Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul. Mobilizing theoretical and methodological contributions of the dispositionalist sociological tradition based on Pierre Bourdieu and Bernard Lahire, the objective is to understand the incorporation of school success through the formation of student´s habitus of the referred graduates. For the production of empirical material, long and semi-structured interviews were conducted with students who completed the courses between 2015 and 2018.The initial hypothesis is that there would be a relationship between the conclusion of the course and the constitution of a student´s habitus through the social dispositions incorporated by the graduates through the networks of interdependence and the socialization frameworks to which the students belong. The analysis of the interviews transcripts confronted with the theoretical apparatus allows us to synthesize that the graduates completed their courses from the incorporation and updating of their habitus which, despite presenting some recurrent social dispositions, proved to be heterogeneous among each other. In other words, although the set of social dispositions proved to be profitable from the school point of view, there is not a unified student´s habitus among them, but the viability of school success is constituted from a plurality of student´s habitus. In each of the eight cases analyzed, the socialization frameworks that influenced the constitution of social dispositions related to school success were identified, being that the networks of interdependence of the family, elementary school and Campus Restinga were the main contexts of socialization.application/pdfporEnsino médioEvasão escolarÊxito escolarIntegrated high schoolSchool successStudent´s habitusDas disposições sociais aos habitus estudantis : as incorporações do êxito escolar no ensino médio integradoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109326.pdf.txt001109326.pdf.txtExtracted Texttext/plain498548http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203807/2/001109326.pdf.txt89c329d8f7105d8c13c48b41dbb1a372MD52ORIGINAL001109326.pdfTexto completoapplication/pdf2112794http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203807/1/001109326.pdfb5a1409bebd0b90a6a374b0e7004e9efMD5110183/2038072021-12-06 05:38:50.393497oai:www.lume.ufrgs.br:10183/203807Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-12-06T07:38:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Das disposições sociais aos habitus estudantis : as incorporações do êxito escolar no ensino médio integrado
title Das disposições sociais aos habitus estudantis : as incorporações do êxito escolar no ensino médio integrado
spellingShingle Das disposições sociais aos habitus estudantis : as incorporações do êxito escolar no ensino médio integrado
Zibenberg, Igor Ghelman Sordi
Ensino médio
Evasão escolar
Êxito escolar
Integrated high school
School success
Student´s habitus
title_short Das disposições sociais aos habitus estudantis : as incorporações do êxito escolar no ensino médio integrado
title_full Das disposições sociais aos habitus estudantis : as incorporações do êxito escolar no ensino médio integrado
title_fullStr Das disposições sociais aos habitus estudantis : as incorporações do êxito escolar no ensino médio integrado
title_full_unstemmed Das disposições sociais aos habitus estudantis : as incorporações do êxito escolar no ensino médio integrado
title_sort Das disposições sociais aos habitus estudantis : as incorporações do êxito escolar no ensino médio integrado
author Zibenberg, Igor Ghelman Sordi
author_facet Zibenberg, Igor Ghelman Sordi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zibenberg, Igor Ghelman Sordi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franzói, Naira Lisboa
contributor_str_mv Franzói, Naira Lisboa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Evasão escolar
Êxito escolar
topic Ensino médio
Evasão escolar
Êxito escolar
Integrated high school
School success
Student´s habitus
dc.subject.eng.fl_str_mv Integrated high school
School success
Student´s habitus
description Esta tese tem com objeto de análise o êxito escolar dos egressos da Educação Profissional Técnica de Ensino Médio Integrada ao Ensino Médio dos cursos do Campus Restinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Mobilizando aportes teórico-metodológicos da tradição sociológica disposicionalista fundamentada em Pierre Bourdieu e Bernard Lahire, o objetivo é compreender a incorporação do êxito escolar através da formação dos habitus estudantis dos referidos concluintes. Para produção do material empírico, foram realizadas entrevistas longas e semiestruturadas com estudantes que concluíram os cursos entre os anos de 2015 e 2018. A hipótese inicial é a de que haveria uma relação entre a conclusão do curso com a constituição de um habitus estudantil através das disposições sociais incorporadas pelos egressos através das redes de interdependência e dos quadros de socialização a que pertencem os estudantes. A análise das transcrições das entrevistas confrontadas com o aparato teórico permite sintetizar que os egressos concluíram seus cursos a partir da incorporação e da atualização de seus habitus os quais, apesar de apresentarem algumas disposições sociais recorrentes, se demonstraram heterogêneos entre si. Ou seja, embora o conjunto de disposições sociais tenha se mostrado rentável do ponto de vista escolar, não há um habitus estudantil uníssono entre eles, mas a viabilização do êxito escolar se constitui a partir de uma pluralidade de habitus estudantis. Em cada um dos oito casos analisados foram identificados os quadros de socialização que influenciaram a constituição das disposições sociais correlatas ao êxito escolar, sendo que as redes de interdependência da família, da escola de Ensino Fundamental e do Campus Restinga se apresentaram com os principais contextos de socialização.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-12-27T04:03:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/203807
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001109326
url http://hdl.handle.net/10183/203807
identifier_str_mv 001109326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203807/2/001109326.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/203807/1/001109326.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 89c329d8f7105d8c13c48b41dbb1a372
b5a1409bebd0b90a6a374b0e7004e9ef
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085511799242752