O uso dos e-books por professores de universidades federais : novos olhares sobre as bibliotecas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Juliani Menezes dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/259392
Resumo: Esta pesquisa investiga o livro digital e as bibliotecas no contexto do ensino superior, mais especificamente no que diz respeito ao uso e as percepções dos professores universitários, vinculada à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Apresenta como metodologia um estudo de caso, de abordagem quantiqualitativa e de cunho exploratório, tendo como instrumento de coleta de dados o levantamento de informações através de um diagnóstico de bibliotecas, um questionário on-line e entrevistas estruturadas. Os participantes da pesquisa são as bibliotecas digitais para o diagnóstico de bibliotecas e os professores universitários dessas instituições para o questionário e as entrevistas. Tem como objetivo geral analisar como se configura o cenário dos e-books em bibliotecas digitais de universidades federais brasileiras e seu uso pelos professores universitários. Discute o livro digital e as bibliotecas digitais no contexto da cibercultura e da sociedade informacional e a relação entre as tecnologias digitais (TD) e a Educação. O diagnóstico de bibliotecas possibilitou descobrir que 67% das bibliotecas universitárias disponibilizam livros digitais através da assinatura de bases de ebooks, além de mostrar as bases assinadas, os conteúdos e idiomas ofertados, a distribuição geográfica, a forma de acesso, a acessibilidade digital dos sites e o suporte ao usuário. O questionário on-line e as entrevistas estruturadas permitiram ampliar o entendimento sobre a percepção dos professores universitários no que diz respeito ao uso do livro digital no contexto acadêmico. Conclui que as reconfigurações da sociedade, incluindo as universidades, bibliotecas e salas de aula, também provocaram mudanças no formato do livro e na forma de ler, ou seja, promovendo a cultura da leitura digital. Aponta que o livro digital e o livro físico irão coexistir, em vista disso, essas transformações exigem adaptações e o desenvolvimento de habilidades específicas para a convivência na cibercultura. Essas habilidades são necessárias a todas as pessoas envolvidas no contexto cibercultural, mas nesta pesquisa destacamos a importância de professores e bibliotecários estarem inseridos e participativos nesse fluxo informacional, a fim de que o livro digital se torne familiar e natural no contexto acadêmico.
id URGS_0a93034aeb8fe07ce13147ea973ab220
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259392
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Reis, Juliani Menezes dosBackes, Luciana2023-06-24T03:37:55Z2017http://hdl.handle.net/10183/259392001171797Esta pesquisa investiga o livro digital e as bibliotecas no contexto do ensino superior, mais especificamente no que diz respeito ao uso e as percepções dos professores universitários, vinculada à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Apresenta como metodologia um estudo de caso, de abordagem quantiqualitativa e de cunho exploratório, tendo como instrumento de coleta de dados o levantamento de informações através de um diagnóstico de bibliotecas, um questionário on-line e entrevistas estruturadas. Os participantes da pesquisa são as bibliotecas digitais para o diagnóstico de bibliotecas e os professores universitários dessas instituições para o questionário e as entrevistas. Tem como objetivo geral analisar como se configura o cenário dos e-books em bibliotecas digitais de universidades federais brasileiras e seu uso pelos professores universitários. Discute o livro digital e as bibliotecas digitais no contexto da cibercultura e da sociedade informacional e a relação entre as tecnologias digitais (TD) e a Educação. O diagnóstico de bibliotecas possibilitou descobrir que 67% das bibliotecas universitárias disponibilizam livros digitais através da assinatura de bases de ebooks, além de mostrar as bases assinadas, os conteúdos e idiomas ofertados, a distribuição geográfica, a forma de acesso, a acessibilidade digital dos sites e o suporte ao usuário. O questionário on-line e as entrevistas estruturadas permitiram ampliar o entendimento sobre a percepção dos professores universitários no que diz respeito ao uso do livro digital no contexto acadêmico. Conclui que as reconfigurações da sociedade, incluindo as universidades, bibliotecas e salas de aula, também provocaram mudanças no formato do livro e na forma de ler, ou seja, promovendo a cultura da leitura digital. Aponta que o livro digital e o livro físico irão coexistir, em vista disso, essas transformações exigem adaptações e o desenvolvimento de habilidades específicas para a convivência na cibercultura. Essas habilidades são necessárias a todas as pessoas envolvidas no contexto cibercultural, mas nesta pesquisa destacamos a importância de professores e bibliotecários estarem inseridos e participativos nesse fluxo informacional, a fim de que o livro digital se torne familiar e natural no contexto acadêmico.This research investigates the digital book and libraries in higher education context, more specifically regarding the use and the perception of university professors. This research is linked to the line of research Cultures, Languages and Technologies in Education. A case study is present as methodology, with a quail-quantitative and exploratory approach, bringing as a data collection tool the information gathering through a library diagnostic, an online questionnaire and structured interviews. The survey participants were digital libraries for libraries diagnostic and the university professors from these institutions for the questionnaire and interviews. The general objective is to analyze how the e-book scenario is configuring in Brazilian federal universities and its use by professors. This study discusses digital books and digital libraries in cyberculture context and the relation between digital technologies and Education. The libraries diagnostic enables to discover that 67% of university libraries provide digital books through signature in e-books database, as well as show signed databases, content and languages offered, geographical distribution, means of access, digital accessibility in websites and user support. The online questionnaire and the structured interviews allowed increasing the understanding about the perception of professors concerning digital books’ use in academic context. This research concludes that reconfigurations in society, including universities, libraries and classrooms, also lead to changes in book format and in the way to read; in other words, promoting the digital reading culture. It shows that digital and physical book will coexist; therefore, these transformations require adaptations and specific skills development for coexistence in cyberculture. These skills are need to all people involved in the cybercultural context, but in this research we highlighted the importance of professors and librarians be inserted and participative in this informational flow, in order to become the digital book on something familiar and natural in the academic context.application/pdfporBiblioteca universitáriaLivro eletrônicoEnsino superiorDigital libraryUniversity librariesHybrid lbraryDigital bookDigital technology in EducationUniversity professorsO uso dos e-books por professores de universidades federais : novos olhares sobre as bibliotecasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisCentro Universitário La SallePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCanoas, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001171797.pdf.txt001171797.pdf.txtExtracted Texttext/plain320711http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259392/2/001171797.pdf.txt32362aed73c7c9bbda6c7ab2b39b462bMD52ORIGINAL001171797.pdfTexto completoapplication/pdf1955419http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259392/1/001171797.pdf832282514eda698c79bc6a8f86ab2575MD5110183/2593922023-07-25 03:38:12.175156oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259392Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-25T06:38:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso dos e-books por professores de universidades federais : novos olhares sobre as bibliotecas
title O uso dos e-books por professores de universidades federais : novos olhares sobre as bibliotecas
spellingShingle O uso dos e-books por professores de universidades federais : novos olhares sobre as bibliotecas
Reis, Juliani Menezes dos
Biblioteca universitária
Livro eletrônico
Ensino superior
Digital library
University libraries
Hybrid lbrary
Digital book
Digital technology in Education
University professors
title_short O uso dos e-books por professores de universidades federais : novos olhares sobre as bibliotecas
title_full O uso dos e-books por professores de universidades federais : novos olhares sobre as bibliotecas
title_fullStr O uso dos e-books por professores de universidades federais : novos olhares sobre as bibliotecas
title_full_unstemmed O uso dos e-books por professores de universidades federais : novos olhares sobre as bibliotecas
title_sort O uso dos e-books por professores de universidades federais : novos olhares sobre as bibliotecas
author Reis, Juliani Menezes dos
author_facet Reis, Juliani Menezes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Juliani Menezes dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Backes, Luciana
contributor_str_mv Backes, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca universitária
Livro eletrônico
Ensino superior
topic Biblioteca universitária
Livro eletrônico
Ensino superior
Digital library
University libraries
Hybrid lbrary
Digital book
Digital technology in Education
University professors
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital library
University libraries
Hybrid lbrary
Digital book
Digital technology in Education
University professors
description Esta pesquisa investiga o livro digital e as bibliotecas no contexto do ensino superior, mais especificamente no que diz respeito ao uso e as percepções dos professores universitários, vinculada à linha de pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Apresenta como metodologia um estudo de caso, de abordagem quantiqualitativa e de cunho exploratório, tendo como instrumento de coleta de dados o levantamento de informações através de um diagnóstico de bibliotecas, um questionário on-line e entrevistas estruturadas. Os participantes da pesquisa são as bibliotecas digitais para o diagnóstico de bibliotecas e os professores universitários dessas instituições para o questionário e as entrevistas. Tem como objetivo geral analisar como se configura o cenário dos e-books em bibliotecas digitais de universidades federais brasileiras e seu uso pelos professores universitários. Discute o livro digital e as bibliotecas digitais no contexto da cibercultura e da sociedade informacional e a relação entre as tecnologias digitais (TD) e a Educação. O diagnóstico de bibliotecas possibilitou descobrir que 67% das bibliotecas universitárias disponibilizam livros digitais através da assinatura de bases de ebooks, além de mostrar as bases assinadas, os conteúdos e idiomas ofertados, a distribuição geográfica, a forma de acesso, a acessibilidade digital dos sites e o suporte ao usuário. O questionário on-line e as entrevistas estruturadas permitiram ampliar o entendimento sobre a percepção dos professores universitários no que diz respeito ao uso do livro digital no contexto acadêmico. Conclui que as reconfigurações da sociedade, incluindo as universidades, bibliotecas e salas de aula, também provocaram mudanças no formato do livro e na forma de ler, ou seja, promovendo a cultura da leitura digital. Aponta que o livro digital e o livro físico irão coexistir, em vista disso, essas transformações exigem adaptações e o desenvolvimento de habilidades específicas para a convivência na cibercultura. Essas habilidades são necessárias a todas as pessoas envolvidas no contexto cibercultural, mas nesta pesquisa destacamos a importância de professores e bibliotecários estarem inseridos e participativos nesse fluxo informacional, a fim de que o livro digital se torne familiar e natural no contexto acadêmico.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-24T03:37:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/259392
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001171797
url http://hdl.handle.net/10183/259392
identifier_str_mv 001171797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259392/2/001171797.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259392/1/001171797.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 32362aed73c7c9bbda6c7ab2b39b462b
832282514eda698c79bc6a8f86ab2575
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309218333425664