Enem e ensino de geografia interfaces que precisam ser discutidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153242 |
Resumo: | O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa de Ensino de Geografia do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho tem como objetivo geral investigar os fundamentos, as concepções e as práticas dos professores do componente curricular de Geografia no Ensino Médio, para compreender as dificuldades apresentadas pelos estudantes na resolução de questões de Geografia da Prova de Ciências Humanas do ENEM. Metodologicamente configura-se como uma investigação de caráter qualitativo, empregando a técnica de análise de conteúdo. A investigação estruturou-se em etapas consecutivas e complementares a fim de, identificar quais ações têm sido implementadas a partir da Matriz de Referência do ENEM nas instituições de ensino da rede pública estadual de Porto Alegre. Buscamos compreender o quanto esta avaliação em larga escala vem influenciando as práticas pedagógicas no Ensino Médio, até o ponto de organização de um currículo estruturado por competências e habilidades constituído em três pilares teóricos que sustentam a reforma educacional: a interdisciplinaridade, a contextualização e resolução de problemas. A pesquisa buscou aportes teóricos e empíricos que nos permitissem refletir de maneira mais significativa os limites e as possibilidades que o ENEM, como política pública de avaliação da educação básica, apresenta diante da realidade das escolas. |
id |
URGS_0a98f7befe4b0ef5f2561d20d76bd768 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153242 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Andrade, Cristiane Maciel de SouzaCostella, Roselane Zordan2017-03-16T02:20:28Z2016http://hdl.handle.net/10183/153242001015406O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa de Ensino de Geografia do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho tem como objetivo geral investigar os fundamentos, as concepções e as práticas dos professores do componente curricular de Geografia no Ensino Médio, para compreender as dificuldades apresentadas pelos estudantes na resolução de questões de Geografia da Prova de Ciências Humanas do ENEM. Metodologicamente configura-se como uma investigação de caráter qualitativo, empregando a técnica de análise de conteúdo. A investigação estruturou-se em etapas consecutivas e complementares a fim de, identificar quais ações têm sido implementadas a partir da Matriz de Referência do ENEM nas instituições de ensino da rede pública estadual de Porto Alegre. Buscamos compreender o quanto esta avaliação em larga escala vem influenciando as práticas pedagógicas no Ensino Médio, até o ponto de organização de um currículo estruturado por competências e habilidades constituído em três pilares teóricos que sustentam a reforma educacional: a interdisciplinaridade, a contextualização e resolução de problemas. A pesquisa buscou aportes teóricos e empíricos que nos permitissem refletir de maneira mais significativa os limites e as possibilidades que o ENEM, como política pública de avaliação da educação básica, apresenta diante da realidade das escolas.The present study is attached to the research line of the Graduate Studies Program of Geography of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). The work aims to investigate the principles, the conceptions and the High School Geography teachers´ practices in order to understand the difficulties that students have when answering the Geography questions in the Human Sciences Exam of ENEM. It is, methodologically, an investigation of qualitative nature, using the contents analysis technique. The research was based in successive and complementary stages in order to identify which actions have been used according to the “Matriz de Referência do ENEM” in the public schools of Porto Alegre. It is important to understand how this large-scale evaluation has been influencing the pedagogic high school practices, including the organization of the educational curriculum planned in competences and abilities based in three pillars of the educational reform: the interdisciplinary approach, the contextualization and the problem resolution. It is aimed to find out during the process and at the end of the research, theoretical and empirical contributions that enable us to a further reflection on the limits and the possibilities that the ENEM, as a public education policy of the basic education evaluation system, presents to the reality of the schools.application/pdfporExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)AprendizagemEnsino de geografiaGeografiaENEMGeographyTeaching and LearningEvaluationEnem e ensino de geografia interfaces que precisam ser discutidasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015406.pdf001015406.pdfTexto completoapplication/pdf3283390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153242/1/001015406.pdf8e47d8bc5a94070550402b6e8de61b99MD51TEXT001015406.pdf.txt001015406.pdf.txtExtracted Texttext/plain474069http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153242/2/001015406.pdf.txta27b556097a4b032166c49a47eebb007MD52THUMBNAIL001015406.pdf.jpg001015406.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153242/3/001015406.pdf.jpg6fbe7df6afa31aa64465bcfcef60476cMD5310183/1532422018-10-22 08:20:58.029oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153242Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:20:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Enem e ensino de geografia interfaces que precisam ser discutidas |
title |
Enem e ensino de geografia interfaces que precisam ser discutidas |
spellingShingle |
Enem e ensino de geografia interfaces que precisam ser discutidas Andrade, Cristiane Maciel de Souza Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Aprendizagem Ensino de geografia Geografia ENEM Geography Teaching and Learning Evaluation |
title_short |
Enem e ensino de geografia interfaces que precisam ser discutidas |
title_full |
Enem e ensino de geografia interfaces que precisam ser discutidas |
title_fullStr |
Enem e ensino de geografia interfaces que precisam ser discutidas |
title_full_unstemmed |
Enem e ensino de geografia interfaces que precisam ser discutidas |
title_sort |
Enem e ensino de geografia interfaces que precisam ser discutidas |
author |
Andrade, Cristiane Maciel de Souza |
author_facet |
Andrade, Cristiane Maciel de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Cristiane Maciel de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costella, Roselane Zordan |
contributor_str_mv |
Costella, Roselane Zordan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Aprendizagem Ensino de geografia Geografia |
topic |
Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Aprendizagem Ensino de geografia Geografia ENEM Geography Teaching and Learning Evaluation |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
ENEM Geography Teaching and Learning Evaluation |
description |
O presente trabalho está vinculado à linha de pesquisa de Ensino de Geografia do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O trabalho tem como objetivo geral investigar os fundamentos, as concepções e as práticas dos professores do componente curricular de Geografia no Ensino Médio, para compreender as dificuldades apresentadas pelos estudantes na resolução de questões de Geografia da Prova de Ciências Humanas do ENEM. Metodologicamente configura-se como uma investigação de caráter qualitativo, empregando a técnica de análise de conteúdo. A investigação estruturou-se em etapas consecutivas e complementares a fim de, identificar quais ações têm sido implementadas a partir da Matriz de Referência do ENEM nas instituições de ensino da rede pública estadual de Porto Alegre. Buscamos compreender o quanto esta avaliação em larga escala vem influenciando as práticas pedagógicas no Ensino Médio, até o ponto de organização de um currículo estruturado por competências e habilidades constituído em três pilares teóricos que sustentam a reforma educacional: a interdisciplinaridade, a contextualização e resolução de problemas. A pesquisa buscou aportes teóricos e empíricos que nos permitissem refletir de maneira mais significativa os limites e as possibilidades que o ENEM, como política pública de avaliação da educação básica, apresenta diante da realidade das escolas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-16T02:20:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/153242 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001015406 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/153242 |
identifier_str_mv |
001015406 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153242/1/001015406.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153242/2/001015406.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153242/3/001015406.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e47d8bc5a94070550402b6e8de61b99 a27b556097a4b032166c49a47eebb007 6fbe7df6afa31aa64465bcfcef60476c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085395816251392 |