A atuação pedagógica de mulheres no Museu Histórico Nacional (1922-1958)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Fernanda Santana Rabello de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/278796
Resumo: Este trabalho aborda o estudo da atuação pedagógica de mulheres no Museu Histórico Nacional, entre 1922 e 1958, tendo como objetivo identificar as concepções pedagógicas presentes no trabalho educativo realizado nesta instituição. Para isso, analisou parte da produção intelectual das profissionais Nair de Moraes Carvalho, Sigrid Porto e Barros e Dulce Cardozo Ludolf, identificando, nas concepções pedagógicas observadas e na produção textual analisada, rupturas, permanências e influências na constituição das atuais bases da educação museal no Brasil, ten do como referência a Política Nacional de Educação Museal. São analisados textos publicados nos Anais do Museu Histórico Nacional, a Política Nacional de Educação Museal e uma literatura multirreferencial que relaciona Museologia, Educação e questões de gênero. Identificou-se a Escola Ativa como base das concepções pedagógicas das Conservadoras do Museu Histórico Nacional, além das suas projeções para a educação museal que apontaram para a constituição de referências e subsídios para as políticas públicas contemporâneas, que apontam especialmente para relações entre o trabalho pedagógico dessas intelectuais e a Política Nacional de Educação Museal.
id URGS_0abe8db40adb427d4956d297d09305a0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278796
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Castro, Fernanda Santana Rabello deFaria, Ana Carolina Gelmini de2024-09-11T06:18:21Z2024http://hdl.handle.net/10183/278796001210401Este trabalho aborda o estudo da atuação pedagógica de mulheres no Museu Histórico Nacional, entre 1922 e 1958, tendo como objetivo identificar as concepções pedagógicas presentes no trabalho educativo realizado nesta instituição. Para isso, analisou parte da produção intelectual das profissionais Nair de Moraes Carvalho, Sigrid Porto e Barros e Dulce Cardozo Ludolf, identificando, nas concepções pedagógicas observadas e na produção textual analisada, rupturas, permanências e influências na constituição das atuais bases da educação museal no Brasil, ten do como referência a Política Nacional de Educação Museal. São analisados textos publicados nos Anais do Museu Histórico Nacional, a Política Nacional de Educação Museal e uma literatura multirreferencial que relaciona Museologia, Educação e questões de gênero. Identificou-se a Escola Ativa como base das concepções pedagógicas das Conservadoras do Museu Histórico Nacional, além das suas projeções para a educação museal que apontaram para a constituição de referências e subsídios para as políticas públicas contemporâneas, que apontam especialmente para relações entre o trabalho pedagógico dessas intelectuais e a Política Nacional de Educação Museal.This work approaches the study of the pedagogical performance of women in the National Historical Museum, between 1922 and 1958, aiming to identify the pedagogical conceptions present in the educational work carried out in this institution. For this, it analyzes part of the intellectual production of professionals Nair de Moraes Carvalho, Sigrid Porto e Barros and Dulce Cardozo Ludolf, identifying in the observed pedagogical conceptions and in the analyzed textual production, ruptures, permanences and influences in the constitution of the current bases of museum education in Brazil, with reference to the National Museum Education Policy. Texts published in the Annals of the National Historical Museum, the National Museum Education Policy and a multi-referential literature that relates Museology, Education and gender issues are analyzed. The Active Learning was identified as the basis of the pedagogical conceptions of the Conservators of the National Historical Museum, in addition to their projections for museum education that pointed to the constitution of references and subsidies for contemporary public policies, which point especially to relationships between the pedagogical work of these intellectuals and the National Museum Education Policy.application/pdfporMuseologiaMuseologyMuseum educationWomenGenrePedagogical conceptsA atuação pedagógica de mulheres no Museu Histórico Nacional (1922-1958)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Museologia e PatrimônioPorto Alegre, BR-RS2024mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001210401.pdf.txt001210401.pdf.txtExtracted Texttext/plain245053http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278796/2/001210401.pdf.txt428d43778aef355382783f8375db8511MD52ORIGINAL001210401.pdfTexto completoapplication/pdf1219667http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278796/1/001210401.pdf20403970aa9a6eb1152ebd1b8f81002aMD5110183/2787962024-09-11 06:26:17.301oai:www.lume.ufrgs.br:10183/278796Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-09-11T09:26:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A atuação pedagógica de mulheres no Museu Histórico Nacional (1922-1958)
title A atuação pedagógica de mulheres no Museu Histórico Nacional (1922-1958)
spellingShingle A atuação pedagógica de mulheres no Museu Histórico Nacional (1922-1958)
Castro, Fernanda Santana Rabello de
Museologia
Museology
Museum education
Women
Genre
Pedagogical concepts
title_short A atuação pedagógica de mulheres no Museu Histórico Nacional (1922-1958)
title_full A atuação pedagógica de mulheres no Museu Histórico Nacional (1922-1958)
title_fullStr A atuação pedagógica de mulheres no Museu Histórico Nacional (1922-1958)
title_full_unstemmed A atuação pedagógica de mulheres no Museu Histórico Nacional (1922-1958)
title_sort A atuação pedagógica de mulheres no Museu Histórico Nacional (1922-1958)
author Castro, Fernanda Santana Rabello de
author_facet Castro, Fernanda Santana Rabello de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Fernanda Santana Rabello de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Faria, Ana Carolina Gelmini de
contributor_str_mv Faria, Ana Carolina Gelmini de
dc.subject.por.fl_str_mv Museologia
topic Museologia
Museology
Museum education
Women
Genre
Pedagogical concepts
dc.subject.eng.fl_str_mv Museology
Museum education
Women
Genre
Pedagogical concepts
description Este trabalho aborda o estudo da atuação pedagógica de mulheres no Museu Histórico Nacional, entre 1922 e 1958, tendo como objetivo identificar as concepções pedagógicas presentes no trabalho educativo realizado nesta instituição. Para isso, analisou parte da produção intelectual das profissionais Nair de Moraes Carvalho, Sigrid Porto e Barros e Dulce Cardozo Ludolf, identificando, nas concepções pedagógicas observadas e na produção textual analisada, rupturas, permanências e influências na constituição das atuais bases da educação museal no Brasil, ten do como referência a Política Nacional de Educação Museal. São analisados textos publicados nos Anais do Museu Histórico Nacional, a Política Nacional de Educação Museal e uma literatura multirreferencial que relaciona Museologia, Educação e questões de gênero. Identificou-se a Escola Ativa como base das concepções pedagógicas das Conservadoras do Museu Histórico Nacional, além das suas projeções para a educação museal que apontaram para a constituição de referências e subsídios para as políticas públicas contemporâneas, que apontam especialmente para relações entre o trabalho pedagógico dessas intelectuais e a Política Nacional de Educação Museal.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-09-11T06:18:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/278796
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001210401
url http://hdl.handle.net/10183/278796
identifier_str_mv 001210401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278796/2/001210401.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/278796/1/001210401.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 428d43778aef355382783f8375db8511
20403970aa9a6eb1152ebd1b8f81002a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085651091030016