A família na escola : uma aliança produtiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klaus, Viviane
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/13258
Resumo: A partir de estudos genealógicos sobre a família e a escola —realizados principalmente por Julia Varela e Fernando Alvarez-Uría, Philippe Ariès, Jacques Donzelot, Michel Foucault— procuro, nesta Dissertação, descrever e analisar de que formas a família e a escola vêm sendo narradas e fabricadas no tempo e no espaço, marcando alguns pontos de emergência, continuidades e descontinuidades. Colocando em questão o caráter construído de legitimidade e de naturalidade da escola e da família modernas, abordo algumas das condições de possibilidade do surgimento/fabricação da aliança família/escola, procurando entender algumas das relações que foram se construindo a partir deste binômio na educação escolarizada moderna. Tendo mapeado e localizado meu tema de estudo —aliança família/escola—, investigo como esta aliança vem sendo narrada e fabricada atualmente, no Brasil. Para tanto, utilizo como corpus alguns fragmentos dos materiais produzidos na Campanha promovida pelo Governo Federal —Dia Nacional da Família na Escola—, nos anos de 2001 e 2002. Analiso os ditos sobre família, escola e aliança família/escola presentes nestes materiais. Utilizo o conceito foucaultiano de governamentalidade, de modo a perceber como a família, a escola e a aliança família/escola são enredadas em (e enredam) estratégias de governamento, bem como quais são as novas racionalidades e técnicas de governamentalidade que se manifestam nessa campanha. Minha análise se dá também no sentido de demonstrar a produtividade e a positividade desta aliança, pois ao mesmo tempo em que ela é fabricada, ela fabrica, produz, cria novas práticas e novas subjetividades.
id URGS_0c8b80d6d50fe503cab6d9886b661c58
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13258
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Klaus, VivianeVeiga-Neto, Alfredo José da2008-07-03T04:11:40Z2004http://hdl.handle.net/10183/13258000427963A partir de estudos genealógicos sobre a família e a escola —realizados principalmente por Julia Varela e Fernando Alvarez-Uría, Philippe Ariès, Jacques Donzelot, Michel Foucault— procuro, nesta Dissertação, descrever e analisar de que formas a família e a escola vêm sendo narradas e fabricadas no tempo e no espaço, marcando alguns pontos de emergência, continuidades e descontinuidades. Colocando em questão o caráter construído de legitimidade e de naturalidade da escola e da família modernas, abordo algumas das condições de possibilidade do surgimento/fabricação da aliança família/escola, procurando entender algumas das relações que foram se construindo a partir deste binômio na educação escolarizada moderna. Tendo mapeado e localizado meu tema de estudo —aliança família/escola—, investigo como esta aliança vem sendo narrada e fabricada atualmente, no Brasil. Para tanto, utilizo como corpus alguns fragmentos dos materiais produzidos na Campanha promovida pelo Governo Federal —Dia Nacional da Família na Escola—, nos anos de 2001 e 2002. Analiso os ditos sobre família, escola e aliança família/escola presentes nestes materiais. Utilizo o conceito foucaultiano de governamentalidade, de modo a perceber como a família, a escola e a aliança família/escola são enredadas em (e enredam) estratégias de governamento, bem como quais são as novas racionalidades e técnicas de governamentalidade que se manifestam nessa campanha. Minha análise se dá também no sentido de demonstrar a produtividade e a positividade desta aliança, pois ao mesmo tempo em que ela é fabricada, ela fabrica, produz, cria novas práticas e novas subjetividades.Starting from genealogical studies on family and school —carried out mainly by Julia Varela and Fernando Alvarez-Uría, Philippe Ariès, Jacques Donzelot, Michel Foucault— this thesis is an attempt to describe and analyse the ways in which family and school have been narrated and construed in time and space by highlighting some emerging points, continuities and discontinuities. By putting into question the character of legitimacy and naturalness of modern school and family that has been construed, some possibilities for the birth of a family/school alliance are investigated in an attempt to understand the relationships that were construed from this binomial in modern school education. After the field of study —family/school alliance— has been mapped and delimited, an investigation on how this alliance has been narrated and construed in today’s Brazil is carried out. To do so, a corpus based on some excerpts from materials produced for a campaign of the Brazilian Federal Government —National Family in the School Day— in the years of 2001 and 2002 is used. The statements on family, school and family/school alliance found in these materials are analyzed. Foucault’s concept of governamentality is used to perceive how family, school and the school/family alliance are embedded in (and also encompass the) governance strategies and to identify which new rationalities and governamentality techniques are found in this campaign. This analysis also shows the productive and positive aspects of this alliance because at the same time it is construed, it also construes, produces and creates new practices and subjectivities.application/pdfporRelação escola-famíliaModernidadeRelação de poderCotidiano escolarPolítica educacionalPolíticas públicasGovernamentalidadeCampanha Dia Nacional da Família na EscolaBrasilFoucaultFamily-school allianceGovernamentalityPublic policiesA família na escola : uma aliança produtivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000427963.pdf.txt000427963.pdf.txtExtracted Texttext/plain522194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13258/2/000427963.pdf.txtb8cb78656662f2f8db425c58f0c9ab7aMD52ORIGINAL000427963.pdf000427963.pdfTexto completoapplication/pdf768535http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13258/1/000427963.pdf74cd5f5c97c5c3c3abe1791ade75fe32MD51THUMBNAIL000427963.pdf.jpg000427963.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1171http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13258/3/000427963.pdf.jpgf9f29cfa6371696af88000958b0485c6MD5310183/132582018-10-05 08:32:39.577oai:www.lume.ufrgs.br:10183/13258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:32:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A família na escola : uma aliança produtiva
title A família na escola : uma aliança produtiva
spellingShingle A família na escola : uma aliança produtiva
Klaus, Viviane
Relação escola-família
Modernidade
Relação de poder
Cotidiano escolar
Política educacional
Políticas públicas
Governamentalidade
Campanha Dia Nacional da Família na Escola
Brasil
Foucault
Family-school alliance
Governamentality
Public policies
title_short A família na escola : uma aliança produtiva
title_full A família na escola : uma aliança produtiva
title_fullStr A família na escola : uma aliança produtiva
title_full_unstemmed A família na escola : uma aliança produtiva
title_sort A família na escola : uma aliança produtiva
author Klaus, Viviane
author_facet Klaus, Viviane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klaus, Viviane
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Veiga-Neto, Alfredo José da
contributor_str_mv Veiga-Neto, Alfredo José da
dc.subject.por.fl_str_mv Relação escola-família
Modernidade
Relação de poder
Cotidiano escolar
Política educacional
Políticas públicas
Governamentalidade
Campanha Dia Nacional da Família na Escola
Brasil
topic Relação escola-família
Modernidade
Relação de poder
Cotidiano escolar
Política educacional
Políticas públicas
Governamentalidade
Campanha Dia Nacional da Família na Escola
Brasil
Foucault
Family-school alliance
Governamentality
Public policies
dc.subject.eng.fl_str_mv Foucault
Family-school alliance
Governamentality
Public policies
description A partir de estudos genealógicos sobre a família e a escola —realizados principalmente por Julia Varela e Fernando Alvarez-Uría, Philippe Ariès, Jacques Donzelot, Michel Foucault— procuro, nesta Dissertação, descrever e analisar de que formas a família e a escola vêm sendo narradas e fabricadas no tempo e no espaço, marcando alguns pontos de emergência, continuidades e descontinuidades. Colocando em questão o caráter construído de legitimidade e de naturalidade da escola e da família modernas, abordo algumas das condições de possibilidade do surgimento/fabricação da aliança família/escola, procurando entender algumas das relações que foram se construindo a partir deste binômio na educação escolarizada moderna. Tendo mapeado e localizado meu tema de estudo —aliança família/escola—, investigo como esta aliança vem sendo narrada e fabricada atualmente, no Brasil. Para tanto, utilizo como corpus alguns fragmentos dos materiais produzidos na Campanha promovida pelo Governo Federal —Dia Nacional da Família na Escola—, nos anos de 2001 e 2002. Analiso os ditos sobre família, escola e aliança família/escola presentes nestes materiais. Utilizo o conceito foucaultiano de governamentalidade, de modo a perceber como a família, a escola e a aliança família/escola são enredadas em (e enredam) estratégias de governamento, bem como quais são as novas racionalidades e técnicas de governamentalidade que se manifestam nessa campanha. Minha análise se dá também no sentido de demonstrar a produtividade e a positividade desta aliança, pois ao mesmo tempo em que ela é fabricada, ela fabrica, produz, cria novas práticas e novas subjetividades.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-07-03T04:11:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/13258
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000427963
url http://hdl.handle.net/10183/13258
identifier_str_mv 000427963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13258/2/000427963.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13258/1/000427963.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/13258/3/000427963.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b8cb78656662f2f8db425c58f0c9ab7a
74cd5f5c97c5c3c3abe1791ade75fe32
f9f29cfa6371696af88000958b0485c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085122558394368