Técnicas estendidas no repertório uruguaio para flauta doce nos séculos XX e XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodríguez Martínez, José Antonio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214302
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo a descrição dos tipos de técnicas estendidas que aparecem no repertório para flauta doce, composto por autores uruguaios nos séculos XX e XXI. Para tal, apresenta um mapeamento das obras e das técnicas estendidas usadas nas duas últimas décadas do século XX e nas duas primeiras do XXI. As técnicas são apresentadas segundo a nomenclatura utilizada pelos próprios compositores. Estudaram-se quais elementos da técnica tradicional (ar, língua, dedos) são usados para desenvolver as técnicas estendidas. A metodologia da presente dissertação de mestrado envolve trabalho de cunho analíticoreflexivo, baseado na coleta do repertório para flauta doce composto por autores uruguaios. Este texto está estruturado em três capítulos assim organizados: “Capítulo I, Breve panorama da flauta doce na cena musical uruguaia”, permite compreender a inserção da flauta doce no ambiente musical uruguaio, oferece uma comparação com a situação do instrumento na região (Argentina e Brasil) e mostra um levantamento das obras e dos compositores uruguaio para flauta doce; “Capítulo II, Técnica estendida na flauta doce no repertório uruguaio”, levanta os conceitos de técnica e técnica estendida do nível geral ao particular e descreve as técnicas estendidas presentes no repertório uruguaio para flauta doce e “Capítulo III, Técnicas estendidas: o que elas nos falam do repertório uruguaio para flauta doce?”. Como resultado, o processo de pesquisa atesta a presença de novas técnicas estendidas desenvolvidas pelos compositores e nos permite refletir sobre um processo dialético gerado pelo uso de técnicas estendidas e os benefícios que pode gerar na técnica tradicional do instrumento.
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Este texto está estruturado em três capítulos assim organizados: “Capítulo I, Breve panorama da flauta doce na cena musical uruguaia”, permite compreender a inserção da flauta doce no ambiente musical uruguaio, oferece uma comparação com a situação do instrumento na região (Argentina e Brasil) e mostra um levantamento das obras e dos compositores uruguaio para flauta doce; “Capítulo II, Técnica estendida na flauta doce no repertório uruguaio”, levanta os conceitos de técnica e técnica estendida do nível geral ao particular e descreve as técnicas estendidas presentes no repertório uruguaio para flauta doce e “Capítulo III, Técnicas estendidas: o que elas nos falam do repertório uruguaio para flauta doce?”. Como resultado, o processo de pesquisa atesta a presença de novas técnicas estendidas desenvolvidas pelos compositores e nos permite refletir sobre um processo dialético gerado pelo uso de técnicas estendidas e os benefícios que pode gerar na técnica tradicional do instrumento.This research aims to describe the types of extended techniques present in the repertoire for recorder, composed by Uruguayan authors in the 20th and 21st centuries. A collection of works and extended techniques used in the last two decades of the 20th century and in the first two decades of the 21st century is presented here. The techniques are presented taking into account the nomenclature used by the composers. Which elements of the basic technique (air, tongue, fingers) are used to develop extended techniques were analyzed. The methodology used in this paper involves analytical-reflective work, based on the collection of the repertoire for recorder composed by Uruguayan authors. This work is structured in three chapters organized as follows: Chapter I, a brief overview of the recorder in the Uruguayan music scene, this chapter allows us to understand the insertion of the recorder in the Uruguayan musical environment and offers a comparison with the situation of the instrument in the region (Argentina and Brazil), also offers an outline of the Uruguayan repertoire for recorder showing the results obtained with the collection of works and composers; Chapter II, presents the concepts of technique and extended technique from a general level to a particular one, and also presents a description of the extended techniques in the Uruguayan repertoire and Chapter III, Extended technique: what do they tell to us about the uruguayan recorder repertoire? As a result, the research process raised the presence of new extended techniques developed by the composers, and allows us to reflect on a dialectical process generated by the use of extended techniques and the benefits that it can bring in the traditional technique of the instrument.Esta investigación tiene como objetivo describir los tipos de técnicas extendidas presentes en el repertorio para flauta dulce compuesto por autores uruguayos en los siglos XX y XXI. Para ello se presenta un listado de obras y de las técnicas extendidas utilizadas en las últimas dos décadas del siglo XX y en las dos primeras del siglo XXI. Las técnicas son presentadas teniendo en cuenta la nomenclatura utilizada por los compositores. Se estudió cuáles elementos de la técnica tradicional (aire, lengua, dedos) son usados para desarrollar las técnicas extendidas. La metodología utilizada en este texto, involucra trabajo de tipo analítico-reflexivo, basado en la recolección del repertorio para flauta dulce compuesto por autores uruguayos. Este trabajo está estructurado en tres capítulos organizados de la siguiente manera: Capítulo I, Breve panorama de la flauta dulce en la escena musical uruguaya, este capítulo nos permite comprender la inserción de la flauta dulce en el ambiente musical uruguayo y nos ofrece una comparación con la situación del instrumento en la región (Argentina y Brasil), ofrece además un delineamiento del repertorio uruguayo para flauta dulce mostrando los resultados obtenidos con la recogida de obras y compositores; Capítulo II, Técnica extendida en la flauta dulce en el repertorio uruguayo, presenta los conceptos de técnica y técnica extendida desde un nivel general al particular, presenta una descripción de las técnicas extendidas en el repertorio uruguayo y Capítulo III, Técnicas extendidas: ¿qué es lo que nos dicen del repertorio uruguayo para flauta dulce? El proceso de investigación deja de manifiesto la presencia de nuevas técnicas extendidas desarrolladas por los compositores y nos permite reflexionar sobre un proceso dialéctico generado por el uso de técnicas extendidas y los beneficios que puede provocar en la técnica tradicional del instrumento.application/pdfporFlauta doceFlauta doce : TécnicaMúsica contemporâneaRecorderExtended techniqueTraditional techniqueContemporary musicRecorder in UruguayFlauta dulceTécnica extendidaTécnica tradicionalFlauta dulce en el UruguayTécnicas estendidas no repertório uruguaio para flauta doce nos séculos XX e XXIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Música2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001118907.pdf.txt001118907.pdf.txtExtracted Texttext/plain196679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214302/2/001118907.pdf.txt9ffdef470394ac85e9ca4c46a549d806MD52ORIGINAL001118907.pdfTexto completoapplication/pdf9496286http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214302/1/001118907.pdf3776e6435700a0a8a52a5d425fd95394MD5110183/2143022020-10-22 04:06:51.525794oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214302Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-10-22T07:06:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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