Letramento criativo : metódica para o desenvolvimento da consciência de design no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sperb, Daniel Quintana
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156500
Resumo: O objetivo geral desta tese é criar uma metódica para o desenvolvimento da consciência de Design em alunos de ensino médio. Quanto à natureza e aos objetivos, o presente estudo se enquadra como uma Pesquisa Aplicada e Exploratória. Com relação aos procedimentos, caracteriza-se como uma Pesquisa-Ação. Foram estabelecidas premissas básicas para o desenvolvimento do Letramento Criativo; operacionalizada uma sequência lógica de pranchas de capacitação, por meio do agrupamento de ferramentas criativas. Foram também avaliadas as contribuições do Letramento Criativo com relação à percepção de valor e ao desempenho dos estudantes perante as disciplinas do currículo formal, e desenhado um Manual de Aplicação do Letramento Criativo para escolas. Com relação ao estudo aplicado, houve a geração de subsídios teóricos provenientes da literatura, bem como subsídios práticos advindos dos estudos de caso analisados. Ambos os níveis de subsídios conferiram condições para verificar as bases para a identificação de elementos que vieram a compor as Premissas do Letramento Criativo Ao identificar os elementos-base para a configuração das Premissas do Letramento Criativo no âmbito do Desenho Industrial, do Design de Negócios, dos Estudos de Caso e, ainda, com o suporte do referencial teórico, foi possível gerar um sistema de análise que resultou no estabelecimento de cinco macroetapas, que compõem a metódica do Letramento Criativo. As macroetapas são edificadas a partir de premissas, classificadas em três grupos de nível estratégico, tático e operacional e versaram sobre consciência de design, conhecimento acumulado, ferramentas criativas, abordagem sistêmica, preceitos de inovação, qualidades intuitivas, cultura material, fatores projetuais e modelagem de negócios. A experiência da aplicação da metódica se mostrou aderente às necessidades da escola e dos alunos, que demonstraram motivação e comprometimento ao longo do experimento. Com relação à escola, houve a decisão de descontinuar o projeto global denominado Junior Achievement, para estabelecer o Letramento Criativo como proposta para o desenvolvimento da consciência de Design e empreendedorismo em seus alunos.
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Com relação ao estudo aplicado, houve a geração de subsídios teóricos provenientes da literatura, bem como subsídios práticos advindos dos estudos de caso analisados. Ambos os níveis de subsídios conferiram condições para verificar as bases para a identificação de elementos que vieram a compor as Premissas do Letramento Criativo Ao identificar os elementos-base para a configuração das Premissas do Letramento Criativo no âmbito do Desenho Industrial, do Design de Negócios, dos Estudos de Caso e, ainda, com o suporte do referencial teórico, foi possível gerar um sistema de análise que resultou no estabelecimento de cinco macroetapas, que compõem a metódica do Letramento Criativo. As macroetapas são edificadas a partir de premissas, classificadas em três grupos de nível estratégico, tático e operacional e versaram sobre consciência de design, conhecimento acumulado, ferramentas criativas, abordagem sistêmica, preceitos de inovação, qualidades intuitivas, cultura material, fatores projetuais e modelagem de negócios. A experiência da aplicação da metódica se mostrou aderente às necessidades da escola e dos alunos, que demonstraram motivação e comprometimento ao longo do experimento. Com relação à escola, houve a decisão de descontinuar o projeto global denominado Junior Achievement, para estabelecer o Letramento Criativo como proposta para o desenvolvimento da consciência de Design e empreendedorismo em seus alunos.The main goal of the present thesis is to create a method for the development of design conscience in high school students. The nature and specific targets of this study is characterized as an applied and exploratory research, and regarding the procedures, the study is characterized as an action research. Basic premises were established for the development of creative literacy, operationalising a logical sequence of training boards, through the grouping of creative tools. The contributions of creative literacy regarding the perception of value, and the performance of students facing the formal curriculum subjects were also evaluated and an application manual for creative schools was designed. Regarding the applied study, it was notorious the generation of theoretical support from the literature as well as practical benefits arising from the analyzed case studies. Both support levels conferred a position to verify the basis for identifying elements that compose the premises of the creative literacy By identifying the basic elements for configuration of the creative literacy premises of the industrial design, business design, case studies and also with the theoretical support, it was possible to generate a robust analysis system that resulted in the establishment of five macro steps. These macro steps, which compose the methodical of the creative literacy, comprise nine premises. The premises were classified by three level groups, strategic, tactical and operational, and contemplate the consciousness of design, accumulated knowledge, creative tools, systemic approach, innovation principles, intuitive qualities, material culture, projective factors, and business modeling. The experience of applying this method, was adherent to the needs of the school and the students, who demonstrated motivation and commitment throughout the experiment. Regarding the school, it has been decided to replace the global project called Junior Achievement to establish the creative literacy as a proposal for the development of design conscience and entrepreneurship in their students.application/pdfporEngenharia de produçãoDesignCriatividadeEducaçãoDesignEducationCreative literacyLetramento criativo : metódica para o desenvolvimento da consciência de design no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2016doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015813.pdf001015813.pdfTexto completoapplication/pdf9593793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156500/1/001015813.pdfbf46921ac05968c3ee318986d410f959MD51TEXT001015813.pdf.txt001015813.pdf.txtExtracted Texttext/plain338714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156500/2/001015813.pdf.txt65d5b516797c166fd46ec1e9e1c27271MD52THUMBNAIL001015813.pdf.jpg001015813.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1181http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156500/3/001015813.pdf.jpg82420507a0d9c81068fe6eee862315c0MD5310183/1565002018-10-25 09:17:30.105oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156500Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:17:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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