Memórias em disputa : a ditadura civil-militar e o ensino de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Eleandro Viana da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/213522
Resumo: A presente dissertação, inserida na linha de pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar”, tem como tema principal as relações entre o Ensino de História e as disputas de memória em torno da ditadura civil-militar, entendida como tema sensível, pois é complexo e recente. O problema consiste em entender como o ensino de História se situa nos processos de disputas de memória, especialmente quando esta memória está atrelada à ditadura civil-militar. A partir de uma metodologia qualitativa, a aula de História foi abordada a partir de dois olhares: a) o dos professores, obtido por meio de entrevistas e b) o dos alunos, dado por atividades diversificadas como músicas, leituras de fontes históricas, como cartas e debates, visando à sensibilização e ao entendimento do tema. O trabalho foi realizado com duas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual do Município de Taquari. Como atividade pedagógica final, os alunos construíram cartas abertas, as quais foram inseridas em jornais fictícios, versando sobre os Direitos Humanos e a atualidade, mas retomando a questão da ditadura. Da análise das atividades percebeu-se que os alunos têm diferentes perspectivas sobre a ditadura civil-militar, o que demonstra não só uma disputa entre o conhecimento histórico e a memória, como também interesse pelo tema. Além disso, notaram-se ideias sedimentadas relacionadas à violência e à qualidade da educação na época da ditadura, as quais foram e devem ser problematizadas constantemente pelos docentes, pois a reflexão sobre este período está diretamente vinculada à noção de democracia e direitos humanos.
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