Memórias em disputa : a ditadura civil-militar e o ensino de história
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/213522 |
Resumo: | A presente dissertação, inserida na linha de pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar”, tem como tema principal as relações entre o Ensino de História e as disputas de memória em torno da ditadura civil-militar, entendida como tema sensível, pois é complexo e recente. O problema consiste em entender como o ensino de História se situa nos processos de disputas de memória, especialmente quando esta memória está atrelada à ditadura civil-militar. A partir de uma metodologia qualitativa, a aula de História foi abordada a partir de dois olhares: a) o dos professores, obtido por meio de entrevistas e b) o dos alunos, dado por atividades diversificadas como músicas, leituras de fontes históricas, como cartas e debates, visando à sensibilização e ao entendimento do tema. O trabalho foi realizado com duas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual do Município de Taquari. Como atividade pedagógica final, os alunos construíram cartas abertas, as quais foram inseridas em jornais fictícios, versando sobre os Direitos Humanos e a atualidade, mas retomando a questão da ditadura. Da análise das atividades percebeu-se que os alunos têm diferentes perspectivas sobre a ditadura civil-militar, o que demonstra não só uma disputa entre o conhecimento histórico e a memória, como também interesse pelo tema. Além disso, notaram-se ideias sedimentadas relacionadas à violência e à qualidade da educação na época da ditadura, as quais foram e devem ser problematizadas constantemente pelos docentes, pois a reflexão sobre este período está diretamente vinculada à noção de democracia e direitos humanos. |
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Rosa, Eleandro Viana daPereira, Nilton Mullet2020-09-15T04:04:14Z2020http://hdl.handle.net/10183/213522001115875A presente dissertação, inserida na linha de pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar”, tem como tema principal as relações entre o Ensino de História e as disputas de memória em torno da ditadura civil-militar, entendida como tema sensível, pois é complexo e recente. O problema consiste em entender como o ensino de História se situa nos processos de disputas de memória, especialmente quando esta memória está atrelada à ditadura civil-militar. A partir de uma metodologia qualitativa, a aula de História foi abordada a partir de dois olhares: a) o dos professores, obtido por meio de entrevistas e b) o dos alunos, dado por atividades diversificadas como músicas, leituras de fontes históricas, como cartas e debates, visando à sensibilização e ao entendimento do tema. O trabalho foi realizado com duas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual do Município de Taquari. Como atividade pedagógica final, os alunos construíram cartas abertas, as quais foram inseridas em jornais fictícios, versando sobre os Direitos Humanos e a atualidade, mas retomando a questão da ditadura. Da análise das atividades percebeu-se que os alunos têm diferentes perspectivas sobre a ditadura civil-militar, o que demonstra não só uma disputa entre o conhecimento histórico e a memória, como também interesse pelo tema. Além disso, notaram-se ideias sedimentadas relacionadas à violência e à qualidade da educação na época da ditadura, as quais foram e devem ser problematizadas constantemente pelos docentes, pois a reflexão sobre este período está diretamente vinculada à noção de democracia e direitos humanos.The following master theses is included in the research line “Saberes Históricos no Espaço Escolar” (Historical Knowledge in School Space) and its main theme is the relation between History Teaching and the memory disputes about the civil-military dictatorship, which is understood as a sensitive theme, because it is complicated and recent. The problem entails understanding how History Teaching is in memory disputes processes, especially when it is about civil-military dictatorship. Using a qualitative methodology, the History class was dealt from two aspects: the teachers’ and the students’ standpoint. To get the first, interviews were realized and to get the second, the activities were diversified, for example, music and historical reading, like letters and debates, all of them aiming at understanding and touching. This work was realized with two nineth grade classes of a state Elementary School in the city of Taquari. In the final pedagogical activity, they constructed open letters about Human Rights and topicality, but resuming dictatorship, which were posted in fictitious newspapers. Analyzing this activity, it was noticed that the students have different perspectives about civilmilitary dictatorship, what shows not only a dispute between historical knowledge and memory, but also an interest in the topic. Moreover, strong ideas about violence and education quality in dictatorship time were saw and they were and must be constantly problematized by the teachers, because the reflection about dictatorship is directly linked to the democracy and Human Rights notion.application/pdfporEnsino de históriaDitadura militarDireitos humanosHistorical TeachingCivil-Military DictatorshipHuman RightsSensitive TopicMemórias em disputa : a ditadura civil-militar e o ensino de históriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaPorto Alegre, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115875.pdf.txt001115875.pdf.txtExtracted Texttext/plain229664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213522/2/001115875.pdf.txtb246f5a513e30516862f98c906605a31MD52ORIGINAL001115875.pdfTexto completoapplication/pdf5806124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/213522/1/001115875.pdf7432e97e984339c7e7b2881bb719797cMD5110183/2135222020-09-16 04:04:53.872313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/213522Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-09-16T07:04:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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