A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199298 |
Resumo: | Reconhecendo a importância da Estatística na formação do educando esta pesquisa objetivou investigar como o ensino da Estatística no Ensino Médio contribui para a formação crítica dos estudantes. O aporte teórico se baseia na Educação Estatística Crítica de Campos (2007), que visa desenvolver as habilidades de letramento, raciocínio e pensamento estatístico juntamente com os objetivos da Educação Matemática Crítica a fim de proporcionar uma pedagogia democrática e reflexiva. Ainda, para o autor, ambientes de Modelagem Matemática contribuem no desenvolvimento da Educação Estatística Crítica ao permitir um ambiente de problematização e investigação. Deste modo, buscou-se identificar como a Educação Estatística Crítica está presente no ensino dos conceitos estatísticos e se a Modelagem Matemática é utilizada pelos professores como estratégia de ensino deste conteúdo. A pesquisa aconteceu em duas escolas da rede estadual de ensino no município de Rio do Sul, Santa Catarina. A pesquisa é de caráter qualitativo e para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com docentes e observações do ambiente escolar. Para a análise de dados optou-se pelo método da triangulação de dados. Foi possível identificar que o ensino da Estatística nas duas escolas contribui para o desenvolvimento das habilidades de letramento, raciocínio e pensamento estatístico, bem como possibilitam uma formação reflexiva e questionadora. |
id |
URGS_0dfe5218c0914f0fb4301c43db4e4574 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199298 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Trainotti, AndressaSant'Ana, Marilaine de Fraga2019-09-13T03:50:21Z2019http://hdl.handle.net/10183/199298001100463Reconhecendo a importância da Estatística na formação do educando esta pesquisa objetivou investigar como o ensino da Estatística no Ensino Médio contribui para a formação crítica dos estudantes. O aporte teórico se baseia na Educação Estatística Crítica de Campos (2007), que visa desenvolver as habilidades de letramento, raciocínio e pensamento estatístico juntamente com os objetivos da Educação Matemática Crítica a fim de proporcionar uma pedagogia democrática e reflexiva. Ainda, para o autor, ambientes de Modelagem Matemática contribuem no desenvolvimento da Educação Estatística Crítica ao permitir um ambiente de problematização e investigação. Deste modo, buscou-se identificar como a Educação Estatística Crítica está presente no ensino dos conceitos estatísticos e se a Modelagem Matemática é utilizada pelos professores como estratégia de ensino deste conteúdo. A pesquisa aconteceu em duas escolas da rede estadual de ensino no município de Rio do Sul, Santa Catarina. A pesquisa é de caráter qualitativo e para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com docentes e observações do ambiente escolar. Para a análise de dados optou-se pelo método da triangulação de dados. Foi possível identificar que o ensino da Estatística nas duas escolas contribui para o desenvolvimento das habilidades de letramento, raciocínio e pensamento estatístico, bem como possibilitam uma formação reflexiva e questionadora.Acknowledging the importance of the Statistics in the education of the student, this research investigated how the teaching of Statistics in High School contributes to the critical formation of students. The theoretical basis is based on Critical Statistical Education of Campos (2007), which aims to develop skills of statistical literacy, reasoning and thinking, together with the objectives of Critical Mathematics Education in order to provide a democratic and reflective pedagogy. Also, for the author, Mathematical Modeling environments contribute to the development of Critical Statistical Education by allowing an enviroment of problematization and investigation. In this way, was sought to identify how the Critical Statistical Education is present in the teaching of statistical concepts and if the Mathematical Modeling is used by teachers as a strategy for teaching this content. The research was conducted in two schools of the state education network in the city of Rio do Sul, Santa Catarina. The research is qualitative and for the data collection was conducted interviews with teachers and observations of the school environment. For the analysis of data was opted for the triangulation of data. It was possible to identify that the teaching of Statistics in the two schools contributes to the development skills of statistical literacy, reasoning and thinking, as well as a reflexive and questioning formation.application/pdfporEnsino de estatísticaEducação EstatísticaModelagem matemáticaStatistical TeachingMathematical ModelingCritical Statistical EducationA educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100463.pdf.txt001100463.pdf.txtExtracted Texttext/plain186903http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199298/2/001100463.pdf.txtb1997be233312aef0cf808b90ac90458MD52ORIGINAL001100463.pdfTexto completoapplication/pdf2844867http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199298/1/001100463.pdfaf25fbe9358ff2093bc5122066205e25MD5110183/1992982019-09-14 03:54:50.975333oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199298Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-09-14T06:54:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC |
title |
A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC |
spellingShingle |
A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC Trainotti, Andressa Ensino de estatística Educação Estatística Modelagem matemática Statistical Teaching Mathematical Modeling Critical Statistical Education |
title_short |
A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC |
title_full |
A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC |
title_fullStr |
A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC |
title_full_unstemmed |
A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC |
title_sort |
A educação estatística e a modelagem matemática na formação crítica dos estudantes do ensino médio de escolas do município de Rio do Sul - SC |
author |
Trainotti, Andressa |
author_facet |
Trainotti, Andressa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trainotti, Andressa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
contributor_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de estatística Educação Estatística Modelagem matemática |
topic |
Ensino de estatística Educação Estatística Modelagem matemática Statistical Teaching Mathematical Modeling Critical Statistical Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Statistical Teaching Mathematical Modeling Critical Statistical Education |
description |
Reconhecendo a importância da Estatística na formação do educando esta pesquisa objetivou investigar como o ensino da Estatística no Ensino Médio contribui para a formação crítica dos estudantes. O aporte teórico se baseia na Educação Estatística Crítica de Campos (2007), que visa desenvolver as habilidades de letramento, raciocínio e pensamento estatístico juntamente com os objetivos da Educação Matemática Crítica a fim de proporcionar uma pedagogia democrática e reflexiva. Ainda, para o autor, ambientes de Modelagem Matemática contribuem no desenvolvimento da Educação Estatística Crítica ao permitir um ambiente de problematização e investigação. Deste modo, buscou-se identificar como a Educação Estatística Crítica está presente no ensino dos conceitos estatísticos e se a Modelagem Matemática é utilizada pelos professores como estratégia de ensino deste conteúdo. A pesquisa aconteceu em duas escolas da rede estadual de ensino no município de Rio do Sul, Santa Catarina. A pesquisa é de caráter qualitativo e para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com docentes e observações do ambiente escolar. Para a análise de dados optou-se pelo método da triangulação de dados. Foi possível identificar que o ensino da Estatística nas duas escolas contribui para o desenvolvimento das habilidades de letramento, raciocínio e pensamento estatístico, bem como possibilitam uma formação reflexiva e questionadora. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-13T03:50:21Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199298 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100463 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199298 |
identifier_str_mv |
001100463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199298/2/001100463.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199298/1/001100463.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b1997be233312aef0cf808b90ac90458 af25fbe9358ff2093bc5122066205e25 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085498659536896 |