Neurodesenvolvimento de crianças nascidas prematuras durante os três primeiros anos de vida : estudo longitudinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Luciana Pagliarin
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270523
Resumo: Introdução: Crianças prematuras são mais suscetíveis a riscos no neurodesenvolvimento em comparação com crianças nascidas a termo, devido à exposição de inúmeros fatores de riscos biológicos e desfechos clínicos adversos, os quais podem comprometer a função motora, cognitiva, linguística dessas crianças. Se alterações no neurodesenvolvimento são detectadas precocemente favorecem o encaminhamento dessas crianças para intervenção ainda nos primeiros meses de vida, otimizando benefícios e reduzindo o risco de futuras deficiências. Esse estudo teve como objetivos gerais: 1) Verificar se o desempenho motor no período neonatal é preditor do desenvolvimento cognitivo, de linguagem e motor aos 4, 12, 18 e 32 meses de idade em crianças prematuras com baixo peso; 2) Examinar as mudanças ao longo do tempo no neurodesenvolvimento, nas habilidades socias da criança, nas habilidades de cuidado maternal e nas díades de interação mãe/criança em crianças prematuras com baixo peso; 3) Analisar os fatores de risco e proteção associados ao neurodesenvolvimento ao longo do tempo. Métodos: Foram avaliadas crianças prematuras nascidas com idade gestacional inferior a 34 semanas, de janeiro a agosto de 2019, em um hospital público do sul do Brasil, referência no cuidado de gestações e nascimentos de alto risco. Para a avaliação das crianças foram utilizados os instrumentos Test of Infant Motor Performance (TIMP) no período neonatal, Bayley Scales of Infant and Toddler Development -III (BSITD-III) nos domínios cognitivo, de linguagem e motor aos 4, 12, 18 e 32 meses de idade corrigida e a Interaction Rating Scale (IRS) aos 4 e 18 meses de idade corrigida. Resultados: O desempenho motor no período neonatal previu significativamente o desenvolvimento motor aos 32 meses de idade corrigida (p=0,012). As avaliações aos 4 meses foram preditoras do neurodesenvolvimento (cognitivo, motor, linguagem) aos 12 meses, sendo que a linguagem sendo o preditor preditivo para as avaliações de 18 (p=0,042) e 32 meses (p=0,003). A interação mãe/criança teve valores significativos aos 18 meses nas habilidades maternas (p<0,05) e na interação geral (p=0,003). Conclusão: Os resultados indicam que o neurodesenvolvimento aos 32 meses pode ser previsto ainda no período neonatal e ressaltam a importância da avaliação com instrumentos sensíveis a alterações no desenvolvimento precocemente em crianças prematuras, independentemente da sua idade gestacional, para referenciar essas crianças a cuidados especializados.
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Esse estudo teve como objetivos gerais: 1) Verificar se o desempenho motor no período neonatal é preditor do desenvolvimento cognitivo, de linguagem e motor aos 4, 12, 18 e 32 meses de idade em crianças prematuras com baixo peso; 2) Examinar as mudanças ao longo do tempo no neurodesenvolvimento, nas habilidades socias da criança, nas habilidades de cuidado maternal e nas díades de interação mãe/criança em crianças prematuras com baixo peso; 3) Analisar os fatores de risco e proteção associados ao neurodesenvolvimento ao longo do tempo. Métodos: Foram avaliadas crianças prematuras nascidas com idade gestacional inferior a 34 semanas, de janeiro a agosto de 2019, em um hospital público do sul do Brasil, referência no cuidado de gestações e nascimentos de alto risco. Para a avaliação das crianças foram utilizados os instrumentos Test of Infant Motor Performance (TIMP) no período neonatal, Bayley Scales of Infant and Toddler Development -III (BSITD-III) nos domínios cognitivo, de linguagem e motor aos 4, 12, 18 e 32 meses de idade corrigida e a Interaction Rating Scale (IRS) aos 4 e 18 meses de idade corrigida. Resultados: O desempenho motor no período neonatal previu significativamente o desenvolvimento motor aos 32 meses de idade corrigida (p=0,012). As avaliações aos 4 meses foram preditoras do neurodesenvolvimento (cognitivo, motor, linguagem) aos 12 meses, sendo que a linguagem sendo o preditor preditivo para as avaliações de 18 (p=0,042) e 32 meses (p=0,003). A interação mãe/criança teve valores significativos aos 18 meses nas habilidades maternas (p<0,05) e na interação geral (p=0,003). Conclusão: Os resultados indicam que o neurodesenvolvimento aos 32 meses pode ser previsto ainda no período neonatal e ressaltam a importância da avaliação com instrumentos sensíveis a alterações no desenvolvimento precocemente em crianças prematuras, independentemente da sua idade gestacional, para referenciar essas crianças a cuidados especializados.Introduction: Premature children are more susceptible to neurodevelopmental risks compared to children born at term, due to the exposure of numerous biological risk factors and adverse clinical outcomes, which can compromise the motor, cognitive and linguistic function of these children. If changes in neurodevelopment are detected early, they favor the referral of these children for intervention in the first months of life, optimizing benefits and reducing the risk of future disabilities. This study had the following general objectives: 1) Verify whether motor performance in the neonatal period is a predictor of cognitive, language and motor development at 4, 12, 18 and 32 months of age in low birth weight premature children; 2) Examine changes over time in neurodevelopment, child social skills, maternal care skills, and mother/child interaction dyads in low birth weight premature children; 3) Analyze the risk and protective factors associated with neurodevelopment over time. Methods: Premature children born with a gestational age of less than 34 weeks were evaluated, from January to August 2019, in a public hospital in southern Brazil, a reference in the care of high-risk pregnancies and births. To evaluate the children, the Test of Infant Motor Performance (TIMP) instruments were used in the neonatal period, Bayley Scales of Infant and Toddler Development -III (BSITD-III) in the cognitive, language and motor domains at 4, 12, 18 and 32 months of corrected age and the Interaction Rating Scale (IRS) at 4 and 18 months of corrected age. Results: Motor performance in the neonatal period significantly predicted motor development at 32 months of corrected age (p=0.012). Assessments at 4 months were predictors of neurodevelopment (cognitive, motor, language) at 12 months, with language being the predictive predictor for assessments at 18 (p=0.042) and 32 months (p=0.003). The mother/child interaction had significant values at 18 months in maternal skills (p<0.05) and in the general interaction (p=0.003). Conclusion: The results indicate that neurodevelopment at 32 months can be predicted even in the neonatal period and highlight the importance of evaluating instruments sensitive to changes in development early in premature children, regardless of their gestational age, to refer these children to specialized care.application/pdfporTranstornos do neurodesenvolvimentoRecém-nascido prematuroDesenvolvimento infantilNeurodevelopmentPremature newbornChild developmentNeurodesenvolvimento de crianças nascidas prematuras durante os três primeiros anos de vida : estudo longitudinalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193708.pdf.txt001193708.pdf.txtExtracted Texttext/plain11454http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270523/2/001193708.pdf.txtd0dad5eb7b7961693a0d43f20ba0e970MD52ORIGINAL001193708.pdfTexto parcialapplication/pdf764838http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270523/1/001193708.pdf70dad6a320d667ab562ca1ef9b764a40MD5110183/2705232023-12-24 04:26:46.861829oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270523Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-24T06:26:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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