Proposta de um modelo para avaliação de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social a partir da percepção de clientes finais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonatto, Fernanda Sbaraini
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32018
Resumo: A avaliação de empreendimentos do ponto de vista do cliente final tem grande importância no esforço de melhoria da habitação de interesse social, podendo auxiliar na avaliação de resultados, na identificação de erros e acertos frente aos objetivos e ações do projeto. Este tipo de avaliação pode criar oportunidades de aprendizagem sobre os usuários e produtos, contribuindo para aumentar a geração de valor em futuros empreendimentos. No entanto, a diversidade e dinâmica de programas habitacionais e a falta de clareza nos objetivos dos empreendimentos podem dificultar o processo de avaliação. Com freqüência, as avaliações realizadas nos empreendimentos de habitação de interesse social têm como foco os atributos do produto, sem estabelecer uma conexão com os objetivos esperados. Apenas com a clara identificação dos resultados esperados é possível avaliar o sucesso destas empreendimentos, de forma a desenvolver soluções que atendam melhor as necessidades e expectativas dos usuários. O objetivo desta pesquisa foi propor um modelo para estruturar as avaliações de empreendimentos habitacionais de interesse social a partir na percepção dos usuários e adaptável aos diferentes programas habitacionais, com foco na geração de valor. Os conceitos utilizados nesta pesquisa provém principalmente das áreas de marketing e desenvolvimento do produto. O desenvolvimento do modelo partiu da clara identificação do produto habitação de interesse social de forma ampla, sendo adotada uma hierarquia de valor que vincula os atributos às suas conseqüências de uso e aos objetivos esperados. A pesquisa foi dividida em três grandes etapas. A primeira etapa teve como objetivo compreender os programas habitacionais existentes, assim como sobre o processo de desenvolvimento de empreendimentos habitacionais de interesse social e o produto resultante. Na segunda etapa, o modelo de avaliação foi desenvolvido e aprimorado durante os três estudos empíricos nos quais foram avaliados três empreendimentos de programas habitacionais distintos. Na ultima etapa, o modelo desenvolvido foi avaliado, buscando expor as conexões teóricas e contribuições da solução. As principais contribuições da pesquisa são referentes ao modelo de avaliação desenvolvido, que estrutura a avaliação de empreendimentos habitacionais de interesse social, e também ao processo de aplicação do mesmo.
id URGS_0e962eec28bb2623be4a134f9e3950ce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32018
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bonatto, Fernanda SbarainiFormoso, Carlos Torres2011-09-24T01:18:43Z2010http://hdl.handle.net/10183/32018000783701A avaliação de empreendimentos do ponto de vista do cliente final tem grande importância no esforço de melhoria da habitação de interesse social, podendo auxiliar na avaliação de resultados, na identificação de erros e acertos frente aos objetivos e ações do projeto. Este tipo de avaliação pode criar oportunidades de aprendizagem sobre os usuários e produtos, contribuindo para aumentar a geração de valor em futuros empreendimentos. No entanto, a diversidade e dinâmica de programas habitacionais e a falta de clareza nos objetivos dos empreendimentos podem dificultar o processo de avaliação. Com freqüência, as avaliações realizadas nos empreendimentos de habitação de interesse social têm como foco os atributos do produto, sem estabelecer uma conexão com os objetivos esperados. Apenas com a clara identificação dos resultados esperados é possível avaliar o sucesso destas empreendimentos, de forma a desenvolver soluções que atendam melhor as necessidades e expectativas dos usuários. O objetivo desta pesquisa foi propor um modelo para estruturar as avaliações de empreendimentos habitacionais de interesse social a partir na percepção dos usuários e adaptável aos diferentes programas habitacionais, com foco na geração de valor. Os conceitos utilizados nesta pesquisa provém principalmente das áreas de marketing e desenvolvimento do produto. O desenvolvimento do modelo partiu da clara identificação do produto habitação de interesse social de forma ampla, sendo adotada uma hierarquia de valor que vincula os atributos às suas conseqüências de uso e aos objetivos esperados. A pesquisa foi dividida em três grandes etapas. A primeira etapa teve como objetivo compreender os programas habitacionais existentes, assim como sobre o processo de desenvolvimento de empreendimentos habitacionais de interesse social e o produto resultante. Na segunda etapa, o modelo de avaliação foi desenvolvido e aprimorado durante os três estudos empíricos nos quais foram avaliados três empreendimentos de programas habitacionais distintos. Na ultima etapa, o modelo desenvolvido foi avaliado, buscando expor as conexões teóricas e contribuições da solução. As principais contribuições da pesquisa são referentes ao modelo de avaliação desenvolvido, que estrutura a avaliação de empreendimentos habitacionais de interesse social, e também ao processo de aplicação do mesmo.The evaluation of projects from the perspective of the final client is very important for the effort of improving social housing, making it possible to support the assessment of results, and the identification of errors and achievements in relation to project objectives and actions. This type of evaluation may create opportunities for learning about customer and product, and improving value generation in future projects. However, the diversity and dynamics of housing programs and the lack of clarity in project objectives may hinder the evaluating process. Often, the evaluation of social housing projects is focused on product attributes, without establishing a clear connection with the expected objectives. Only by identifying what are the expected results it is possible to assess project success, in order to develop solutions that fulfil the needs and expectations of final users. The aim of this research work is to propose a model for structuring the evaluation of social housing projects focused on value generation, based on the perception of final customers, which is adaptable to different housing programs. The concepts used in this research come from the areas of marketing, and product development. The development of the model starts with the clear identification of the extended social housing product, adopting a value hierarchy that links product attributes to the consequences of its use and intended goals of the project. The research study was divided into three major stages. The first stage aimed to understand existing housing programs, the social housing product development process and the resulting products. In the second stage, the evaluation model was developed and improved in the three empirical studies, in which three projects from different social housing programmes were evaluated. In the final stage, the proposed model was evaluated in order to discuss the theoretical connections and contributions of the solution. The main contributions of this study are concerned with the model itself, which establish a structure for evaluating social housing programs, as well as a process for implementing it.application/pdfporAvaliação pós-ocupaçãoConstrução civilHabitação popularGestãoEvaluation modelPost-occupation evaluationSocial housing projectsValue generationValue hierarchyProposta de um modelo para avaliação de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social a partir da percepção de clientes finaisProposal of a model for social housing projects evaluation from the perception of final customers info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000783701.pdf.txt000783701.pdf.txtExtracted Texttext/plain477988http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32018/2/000783701.pdf.txtebdc3f5fc39ddf73a55775257671d3f1MD52ORIGINAL000783701.pdf000783701.pdfTexto completoapplication/pdf23326302http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32018/1/000783701.pdf339eb9f8a3317290a78b20fd886abfeeMD51THUMBNAIL000783701.pdf.jpg000783701.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32018/3/000783701.pdf.jpgc883f3b3f328c958088b63799996cdedMD5310183/320182019-02-21 02:34:48.839179oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-02-21T05:34:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de um modelo para avaliação de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social a partir da percepção de clientes finais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Proposal of a model for social housing projects evaluation from the perception of final customers
title Proposta de um modelo para avaliação de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social a partir da percepção de clientes finais
spellingShingle Proposta de um modelo para avaliação de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social a partir da percepção de clientes finais
Bonatto, Fernanda Sbaraini
Avaliação pós-ocupação
Construção civil
Habitação popular
Gestão
Evaluation model
Post-occupation evaluation
Social housing projects
Value generation
Value hierarchy
title_short Proposta de um modelo para avaliação de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social a partir da percepção de clientes finais
title_full Proposta de um modelo para avaliação de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social a partir da percepção de clientes finais
title_fullStr Proposta de um modelo para avaliação de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social a partir da percepção de clientes finais
title_full_unstemmed Proposta de um modelo para avaliação de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social a partir da percepção de clientes finais
title_sort Proposta de um modelo para avaliação de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social a partir da percepção de clientes finais
author Bonatto, Fernanda Sbaraini
author_facet Bonatto, Fernanda Sbaraini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonatto, Fernanda Sbaraini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Formoso, Carlos Torres
contributor_str_mv Formoso, Carlos Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação pós-ocupação
Construção civil
Habitação popular
Gestão
topic Avaliação pós-ocupação
Construção civil
Habitação popular
Gestão
Evaluation model
Post-occupation evaluation
Social housing projects
Value generation
Value hierarchy
dc.subject.eng.fl_str_mv Evaluation model
Post-occupation evaluation
Social housing projects
Value generation
Value hierarchy
description A avaliação de empreendimentos do ponto de vista do cliente final tem grande importância no esforço de melhoria da habitação de interesse social, podendo auxiliar na avaliação de resultados, na identificação de erros e acertos frente aos objetivos e ações do projeto. Este tipo de avaliação pode criar oportunidades de aprendizagem sobre os usuários e produtos, contribuindo para aumentar a geração de valor em futuros empreendimentos. No entanto, a diversidade e dinâmica de programas habitacionais e a falta de clareza nos objetivos dos empreendimentos podem dificultar o processo de avaliação. Com freqüência, as avaliações realizadas nos empreendimentos de habitação de interesse social têm como foco os atributos do produto, sem estabelecer uma conexão com os objetivos esperados. Apenas com a clara identificação dos resultados esperados é possível avaliar o sucesso destas empreendimentos, de forma a desenvolver soluções que atendam melhor as necessidades e expectativas dos usuários. O objetivo desta pesquisa foi propor um modelo para estruturar as avaliações de empreendimentos habitacionais de interesse social a partir na percepção dos usuários e adaptável aos diferentes programas habitacionais, com foco na geração de valor. Os conceitos utilizados nesta pesquisa provém principalmente das áreas de marketing e desenvolvimento do produto. O desenvolvimento do modelo partiu da clara identificação do produto habitação de interesse social de forma ampla, sendo adotada uma hierarquia de valor que vincula os atributos às suas conseqüências de uso e aos objetivos esperados. A pesquisa foi dividida em três grandes etapas. A primeira etapa teve como objetivo compreender os programas habitacionais existentes, assim como sobre o processo de desenvolvimento de empreendimentos habitacionais de interesse social e o produto resultante. Na segunda etapa, o modelo de avaliação foi desenvolvido e aprimorado durante os três estudos empíricos nos quais foram avaliados três empreendimentos de programas habitacionais distintos. Na ultima etapa, o modelo desenvolvido foi avaliado, buscando expor as conexões teóricas e contribuições da solução. As principais contribuições da pesquisa são referentes ao modelo de avaliação desenvolvido, que estrutura a avaliação de empreendimentos habitacionais de interesse social, e também ao processo de aplicação do mesmo.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-24T01:18:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32018
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000783701
url http://hdl.handle.net/10183/32018
identifier_str_mv 000783701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32018/2/000783701.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32018/1/000783701.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32018/3/000783701.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ebdc3f5fc39ddf73a55775257671d3f1
339eb9f8a3317290a78b20fd886abfee
c883f3b3f328c958088b63799996cded
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085209128828928