Mulheres em movimento mudam o mundo : educativo NA/DA marcha mundial das mulheres

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Vanessa Nesbada da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131020
Resumo: Esta dissertação investiga o educativo na Marcha Mundial de Mulheres, partindo da premissa de que os movimentos sociais populares são também espaços de educação. A opção pelo materialismo histórico dialético, como método, não é nada fácil no atual momento histórico. Isso porque este método exige uma rigorosa análise das múltiplas determinações que atravessam a sociedade de classes, mormente a atual. Assim, buscar condicionamentos e rupturas torna-se difícil num mundo acadêmico que busca fatiar o conhecimento e negar a possibilidade de captar a totalidade do real. Foram adotadas como metodologia: a observação participante, a pesquisa bibliográfica em materiais impressos e a análise de instrumentos audiovisuais. Análises de entrevistas semi-estruturadas também se fizeram necessárias. Como referência teórica fundamental trabalhou-se com os conceitos de anúncio e denúncia, de Paulo Freire, permitindo concluir, com isso, que a Marcha Mundial das Mulheres educa suas militantes em todos os aspectos da vida, além de alfabetizá-las politicamente para intervenção no mundo, incluindo os espaços públicos e privados. E com este movimento de anúncio e denúncia, proposto por Freire, observa-se que é possível construir o inédito viável, ou, mais propriamente, uma utopia realizável.
id URGS_0ea271133d17c502d651656082afa8f2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131020
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gil, Vanessa Nesbada da SilvaRibeiro, Marlene2015-12-12T02:39:24Z2015http://hdl.handle.net/10183/131020000979668Esta dissertação investiga o educativo na Marcha Mundial de Mulheres, partindo da premissa de que os movimentos sociais populares são também espaços de educação. A opção pelo materialismo histórico dialético, como método, não é nada fácil no atual momento histórico. Isso porque este método exige uma rigorosa análise das múltiplas determinações que atravessam a sociedade de classes, mormente a atual. Assim, buscar condicionamentos e rupturas torna-se difícil num mundo acadêmico que busca fatiar o conhecimento e negar a possibilidade de captar a totalidade do real. Foram adotadas como metodologia: a observação participante, a pesquisa bibliográfica em materiais impressos e a análise de instrumentos audiovisuais. Análises de entrevistas semi-estruturadas também se fizeram necessárias. Como referência teórica fundamental trabalhou-se com os conceitos de anúncio e denúncia, de Paulo Freire, permitindo concluir, com isso, que a Marcha Mundial das Mulheres educa suas militantes em todos os aspectos da vida, além de alfabetizá-las politicamente para intervenção no mundo, incluindo os espaços públicos e privados. E com este movimento de anúncio e denúncia, proposto por Freire, observa-se que é possível construir o inédito viável, ou, mais propriamente, uma utopia realizável.This dissertation investigates the educational at the World March of Women, on the premise that popular social movements are also educational spaces. The choice of dialectical historical materialism as a method, it is not easy in the current historical moment. That's because this method requires a rigorous analysis of multiple determinations that cross class society, especially the current one. So look for conditions and disruptions becomes difficult in academia that seeks slice knowledge and deny the possibility of grasping the totality of reality. They were adopted as methodology: participant observation, the literature in printed materials and analysis of audiovisual instruments. Analysis of semi-structured interviews also were required. As a fundamental theoretical reference work was done with advertising concepts and denunciation of Paulo Freire, allowing to conclude, therefore, that the World March of Women educates its militants in all aspects of life, as well as literate them politically for intervention world, including public and private spaces. And with this announcement motion and complaint, proposed by Freire, it is observed that it is possible to build viable unpublished, or, more properly, an achievable utopia.application/pdfporMulherFeminismoMovimentos sociaisFeminismPatriarchyPopular social movementsMulheres em movimento mudam o mundo : educativo NA/DA marcha mundial das mulheresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979668.pdf000979668.pdfTexto completoapplication/pdf1685488http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131020/1/000979668.pdf9107169ad3e1f244c8904c772dc08acfMD51TEXT000979668.pdf.txt000979668.pdf.txtExtracted Texttext/plain228027http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131020/2/000979668.pdf.txta4eb12e486178ba06788a08cd419204eMD52THUMBNAIL000979668.pdf.jpg000979668.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131020/3/000979668.pdf.jpg66fb1c5d2da128295943c1741da2d98aMD5310183/1310202018-10-25 09:48:07.381oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131020Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:48:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mulheres em movimento mudam o mundo : educativo NA/DA marcha mundial das mulheres
title Mulheres em movimento mudam o mundo : educativo NA/DA marcha mundial das mulheres
spellingShingle Mulheres em movimento mudam o mundo : educativo NA/DA marcha mundial das mulheres
Gil, Vanessa Nesbada da Silva
Mulher
Feminismo
Movimentos sociais
Feminism
Patriarchy
Popular social movements
title_short Mulheres em movimento mudam o mundo : educativo NA/DA marcha mundial das mulheres
title_full Mulheres em movimento mudam o mundo : educativo NA/DA marcha mundial das mulheres
title_fullStr Mulheres em movimento mudam o mundo : educativo NA/DA marcha mundial das mulheres
title_full_unstemmed Mulheres em movimento mudam o mundo : educativo NA/DA marcha mundial das mulheres
title_sort Mulheres em movimento mudam o mundo : educativo NA/DA marcha mundial das mulheres
author Gil, Vanessa Nesbada da Silva
author_facet Gil, Vanessa Nesbada da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Vanessa Nesbada da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Marlene
contributor_str_mv Ribeiro, Marlene
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Feminismo
Movimentos sociais
topic Mulher
Feminismo
Movimentos sociais
Feminism
Patriarchy
Popular social movements
dc.subject.eng.fl_str_mv Feminism
Patriarchy
Popular social movements
description Esta dissertação investiga o educativo na Marcha Mundial de Mulheres, partindo da premissa de que os movimentos sociais populares são também espaços de educação. A opção pelo materialismo histórico dialético, como método, não é nada fácil no atual momento histórico. Isso porque este método exige uma rigorosa análise das múltiplas determinações que atravessam a sociedade de classes, mormente a atual. Assim, buscar condicionamentos e rupturas torna-se difícil num mundo acadêmico que busca fatiar o conhecimento e negar a possibilidade de captar a totalidade do real. Foram adotadas como metodologia: a observação participante, a pesquisa bibliográfica em materiais impressos e a análise de instrumentos audiovisuais. Análises de entrevistas semi-estruturadas também se fizeram necessárias. Como referência teórica fundamental trabalhou-se com os conceitos de anúncio e denúncia, de Paulo Freire, permitindo concluir, com isso, que a Marcha Mundial das Mulheres educa suas militantes em todos os aspectos da vida, além de alfabetizá-las politicamente para intervenção no mundo, incluindo os espaços públicos e privados. E com este movimento de anúncio e denúncia, proposto por Freire, observa-se que é possível construir o inédito viável, ou, mais propriamente, uma utopia realizável.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-12T02:39:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131020
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000979668
url http://hdl.handle.net/10183/131020
identifier_str_mv 000979668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131020/1/000979668.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131020/2/000979668.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131020/3/000979668.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9107169ad3e1f244c8904c772dc08acf
a4eb12e486178ba06788a08cd419204e
66fb1c5d2da128295943c1741da2d98a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085343056101376