In praise of movement : embodiment of The Marriage of Heaven and Hell

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lauschner, Amanda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172925
Resumo: O objetivo geral desta dissertação é interpretar o corpo enquanto instância semântica no poema O Casamento do Céu e do Inferno (1790), do poeta inglês William Blake. Sustenta-se que uma semântica profunda de TMHH instaura uma forma ativa, integrada e franca de viver. Investigaremos a concepção de corpo presente do poema a fim de validar a hipótese de que é possível ter a vida transformada pela leitura de um texto altamente poético. Essa transformação, em última instância, é uma consequência da apropriação do texto pelo leitor. Tal apropriação se dá não só pela via mental, mas de fato pela incorporação do texto literário. O trabalho será realizado com base na hermenêutica de Paul Ricoeur, especialmente na dialética da conjectura e da validação. Já o livro de artista, ramo da arte conceitual do qual Blake é visto como um dos precursores, será apresentado enquanto performance e demonstração dos sentidos de corporeidade vislumbrados pela presente interpretação do poema. Em termos de embodiment, o papel da gravura em metal do processo criativo completo de Blake abre-nos possibilidades para um amplo horizonte de metáforas relacionadas às especificidades dessa técnica quando em articulação com o poema.
id URGS_0ebd93e18f40a87dfe18db4322649e20
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172925
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Lauschner, AmandaRosenfield, Kathrin Holzermayr Lerrer2018-02-27T02:24:08Z2017http://hdl.handle.net/10183/172925001060299O objetivo geral desta dissertação é interpretar o corpo enquanto instância semântica no poema O Casamento do Céu e do Inferno (1790), do poeta inglês William Blake. Sustenta-se que uma semântica profunda de TMHH instaura uma forma ativa, integrada e franca de viver. Investigaremos a concepção de corpo presente do poema a fim de validar a hipótese de que é possível ter a vida transformada pela leitura de um texto altamente poético. Essa transformação, em última instância, é uma consequência da apropriação do texto pelo leitor. Tal apropriação se dá não só pela via mental, mas de fato pela incorporação do texto literário. O trabalho será realizado com base na hermenêutica de Paul Ricoeur, especialmente na dialética da conjectura e da validação. Já o livro de artista, ramo da arte conceitual do qual Blake é visto como um dos precursores, será apresentado enquanto performance e demonstração dos sentidos de corporeidade vislumbrados pela presente interpretação do poema. Em termos de embodiment, o papel da gravura em metal do processo criativo completo de Blake abre-nos possibilidades para um amplo horizonte de metáforas relacionadas às especificidades dessa técnica quando em articulação com o poema.The general objective of this dissertation is to interpret the body as a semantic instance in the poem The Marriage of Heaven and Hell (1790), from English poet William Blake. It holds that the depth semantics of TMHH establishes an active, integrated, and franc way of living. We will investigate the conception of a present ‘body’ of the poem to validate the hypothesis that it is possible to have lives transformed by the reading of a highly poetic text. This transformation is ultimately a consequence of the appropriation of the text by the reader. Such appropriation is not only mental, but it takes place in the incorporation, or embodiment, of the literary text. The work will be based on Paul Ricoeur’s hermeneutics, especially the dialectics of guess and validation. The artist’s book, a field of conceptual art of which Blake is seen as precursor, will be presented as performance and demonstration of the senses of corporeality foreseen in this interpretation of the poem. In terms of embodiment, the role of engraving in Blake’s complete creative process opens to a wild horizon of metaphors concerning the specificities of this art in relation to the poem.application/pdfengRicoeur, Paul, 1913-2005Blake, William, 1757-1827. O Casamento do Céu e do Inferno (1790)Literatura inglesaHermenêuticaHermeneuticsEmbodimentArtist’s BookThe Marriage of Heaven and HellIn praise of movement : embodiment of The Marriage of Heaven and Hellinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001060299.pdf001060299.pdfTexto completo (inglês)application/pdf2442896http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172925/1/001060299.pdfcbd2e1e71eb696bd1c7ece7bf8a58630MD51TEXT001060299.pdf.txt001060299.pdf.txtExtracted Texttext/plain209629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172925/2/001060299.pdf.txt35817208abe88feec89c759b915baa95MD52THUMBNAIL001060299.pdf.jpg001060299.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172925/3/001060299.pdf.jpg0c36f2dd71359a94b0550dd28554a4a2MD5310183/1729252023-03-15 03:23:42.493199oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172925Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-15T06:23:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv In praise of movement : embodiment of The Marriage of Heaven and Hell
title In praise of movement : embodiment of The Marriage of Heaven and Hell
spellingShingle In praise of movement : embodiment of The Marriage of Heaven and Hell
Lauschner, Amanda
Ricoeur, Paul, 1913-2005
Blake, William, 1757-1827. O Casamento do Céu e do Inferno (1790)
Literatura inglesa
Hermenêutica
Hermeneutics
Embodiment
Artist’s Book
The Marriage of Heaven and Hell
title_short In praise of movement : embodiment of The Marriage of Heaven and Hell
title_full In praise of movement : embodiment of The Marriage of Heaven and Hell
title_fullStr In praise of movement : embodiment of The Marriage of Heaven and Hell
title_full_unstemmed In praise of movement : embodiment of The Marriage of Heaven and Hell
title_sort In praise of movement : embodiment of The Marriage of Heaven and Hell
author Lauschner, Amanda
author_facet Lauschner, Amanda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lauschner, Amanda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosenfield, Kathrin Holzermayr Lerrer
contributor_str_mv Rosenfield, Kathrin Holzermayr Lerrer
dc.subject.por.fl_str_mv Ricoeur, Paul, 1913-2005
Blake, William, 1757-1827. O Casamento do Céu e do Inferno (1790)
Literatura inglesa
Hermenêutica
topic Ricoeur, Paul, 1913-2005
Blake, William, 1757-1827. O Casamento do Céu e do Inferno (1790)
Literatura inglesa
Hermenêutica
Hermeneutics
Embodiment
Artist’s Book
The Marriage of Heaven and Hell
dc.subject.eng.fl_str_mv Hermeneutics
Embodiment
Artist’s Book
The Marriage of Heaven and Hell
description O objetivo geral desta dissertação é interpretar o corpo enquanto instância semântica no poema O Casamento do Céu e do Inferno (1790), do poeta inglês William Blake. Sustenta-se que uma semântica profunda de TMHH instaura uma forma ativa, integrada e franca de viver. Investigaremos a concepção de corpo presente do poema a fim de validar a hipótese de que é possível ter a vida transformada pela leitura de um texto altamente poético. Essa transformação, em última instância, é uma consequência da apropriação do texto pelo leitor. Tal apropriação se dá não só pela via mental, mas de fato pela incorporação do texto literário. O trabalho será realizado com base na hermenêutica de Paul Ricoeur, especialmente na dialética da conjectura e da validação. Já o livro de artista, ramo da arte conceitual do qual Blake é visto como um dos precursores, será apresentado enquanto performance e demonstração dos sentidos de corporeidade vislumbrados pela presente interpretação do poema. Em termos de embodiment, o papel da gravura em metal do processo criativo completo de Blake abre-nos possibilidades para um amplo horizonte de metáforas relacionadas às especificidades dessa técnica quando em articulação com o poema.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-27T02:24:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172925
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001060299
url http://hdl.handle.net/10183/172925
identifier_str_mv 001060299
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172925/1/001060299.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172925/2/001060299.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172925/3/001060299.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cbd2e1e71eb696bd1c7ece7bf8a58630
35817208abe88feec89c759b915baa95
0c36f2dd71359a94b0550dd28554a4a2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085433736953856