Relevos : da rigidez à flexibilidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/219899 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado em poéticas visuais trata das ma terialidades e conceitos que perpassam as formas dos meus relevos em minha produção em poética visual e sobre os meus procedimen tos operacionais criativos. Através de ponderações sobre a matéria que utilizo e as possibilidades da forma com suas ligeiras variações, sugiro uma reflexão sobre a grade composta pela repetição de ele mentos que estruturam os meus relevos enquanto superfícies rígidas e flexíveis com suas proeminências táteis e visuais. E, ainda, reitero que em todos os meus trabalhos permanece como fio condutor a ideia do movimento posta pelas configurações geométricas de suas estruturas flexíveis, as quais criam pontos de tensão e equilíbrio conforme a disposição dos trabalhos nos espaços expositivos, propi ciando diferentes percepções e sensações ao espectador. |
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Lima, Leonardo Leal Loureiro deBarachini, Teresinha2021-04-14T04:27:12Z2020http://hdl.handle.net/10183/219899001124475Esta dissertação de mestrado em poéticas visuais trata das ma terialidades e conceitos que perpassam as formas dos meus relevos em minha produção em poética visual e sobre os meus procedimen tos operacionais criativos. Através de ponderações sobre a matéria que utilizo e as possibilidades da forma com suas ligeiras variações, sugiro uma reflexão sobre a grade composta pela repetição de ele mentos que estruturam os meus relevos enquanto superfícies rígidas e flexíveis com suas proeminências táteis e visuais. E, ainda, reitero que em todos os meus trabalhos permanece como fio condutor a ideia do movimento posta pelas configurações geométricas de suas estruturas flexíveis, as quais criam pontos de tensão e equilíbrio conforme a disposição dos trabalhos nos espaços expositivos, propi ciando diferentes percepções e sensações ao espectador.The present Master´s thesis in visual poetics addresses the ma terialities and concepts that go through the forms and reliefs, as well as the creative operational procedures, in my visual poetics produc tion. Based on my analysis of the material I use and the possibilities of form and their slight variations, I suggest a reflection about the grid formed by the repetition of elements that structures my reliefs, as hard and flexible surfaces with their visual and tactile prominen ces. I also reaffirm that, throughout my work, there is the idea of movement through the geometrical configurations of flexible struc tures, which create points of tension and balance, according to the positioning of the pieces in their places of exhibit, thus providing the spectator different perceptions and sensations.application/pdfporPoéticas visuaisRelevo : ArteEsculturaRepetição (Arte)ReliefSculptureFlexibleRepetitionFrameRelevos : da rigidez à flexibilidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001124475.pdf.txt001124475.pdf.txtExtracted Texttext/plain122505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219899/2/001124475.pdf.txt231ec80adbae36c069595f9f4822920eMD52ORIGINAL001124475.pdfTexto completoapplication/pdf26947758http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/219899/1/001124475.pdff1e12a47c5fb98ee607f5f44866f6aedMD5110183/2198992021-05-07 05:09:09.465001oai:www.lume.ufrgs.br:10183/219899Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:09:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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